quinta-feira, 25 de abril de 2013

“A esperança se renova”, este era o slogan da campanha de Eduardo Campos em 2006


Eduardo Campos é sem duvida um fenômeno da política. Com uma capacidade de negociação impressionante e um carisma raro, ele também tem a imagem de um político moderno, que não se intimida com seus adversários. Eduardo caminha a passos largos para ser candidato a presidente da República, não apenas como coadjuvante, mas com chances reais de chegar ao Palácio do Planalto.
Passou por cima de todos os seus adversários políticos em Pernambuco, conquistando a maioria deles para o seu projeto político, inclusive seu ex- desafeto Jarbas Vasconcelos. Chamou o PT para a briga na sucessão de Recife e mostrou a todos, inclusive a Lula, como se faz conchavo político. Foi audacioso, colocou todo mundo no bolso e Geraldo Júlio na Prefeitura do Recife.
Em algumas cidades, para vencer seus poucos adversários políticos, Eduardo nem precisou estar presente, apenas sua indicação bastou, como foi o caso de Santa Cruz do Capibaribe, onde mesmo os dois grupos fazendo parte da base do governo ele mostrou em vários momentos que o candidato dele era Edson Vieira. As negociações políticas mais importantes do Brasil hoje passam pela mesa deste jovem político, admirado por muitos e ovacionados por outros tantos.
Um estado administrado há seis anos por esse político espetacular é mostrado como se fosse uma Suíça. Na prática, não é bem isso que temos visto. Temos visto um estado onde a saúde não é diferente do restante do Brasil, o pacto pela vida é um marketing impressionante mas a realidade é que ainda somos um dos estados mais violentos do Brasil, a seca nos maltrata e só esperamos por Deus, por uma transposição que parece que nunca vai sair do papel e por um sacos de farelo de cana de açúcar, as estradas em péssimas condições, além de várias obras inacabadas.
A mais recente investida do governador é o chamado Pacto Federativo. Pernambuco parece ter ficado pequeno para o gigante Eduardo. E a esperança? Essa já morreu faz tempo, principalmente para o povo de Santa Cruz do Capibaribe. O mandato de Eduardo parece que já acabou, hoje ele atende a uma agenda nacional.
É bem verdade que nesses seis anos avançamos em alguns setores do nosso estado, mas nada que justifique o alarde feito em torno do nosso governador. Quanto ao seu relacionamento com nossa cidade, espero que ele diga o que fizemos de mal pra ele pra pedirmos desculpas pelo amor de Deus.

Nenhum comentário: