quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Violência: Uns não vêem, outros não falam, mas todos sentem!

 

A violência em Santa Cruz do Capibaribe, assim como em toda região pode ser definida da seguinte forma; uns não vêem, outros não falam, mas todos sentem. A sociedade em geral vem sentindo na pele o terror causado pela violência.

Mas quem são os verdadeiros responsáveis?, ou quem trará a solução para este problema?, venho percebendo que a grande maioria de imediato logo responde os políticos. Será que todos não temos uma parcela de culpa?, como cidadão não posso simplesmente culpar a classe política e cruzar os braços.

Quando um problema atinge todas as esferas de uma sociedade é sinal de que todos devemos nos mobilizar em busca da solução, cada um dentro de suas razões e deveres, unindo os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, por ultimo e na minha opinião o mais importante o poder popular.

Seja a nível de País, Estado ou Município a violência deve ser combatida com eficácia, acredito que a solução esteja nas bases, talvez se os gestores investirem mais em educação as crianças optarão cada vez menos pela vida de crimes, talvez se o judiciário tratar bandido como bandido independente da idade os delinquentes fossem deixando de existir a cada dia, talvez se os legisladores criassem leis mais severas contra os criminosos quem sabe a vida de crimes deixasse de ser uma opção de fácil acesso e para finalizar se a população cobrasse mais o bem comum ao invés do próprio, todas as autoridades e poderes constituídos se esforçassem em fazer o melhor para todos.

Para reflexão deixo a seguinte frase;

"Nada há nas ruas que não tenha sido colocado por nós, seja por indicação, consequência ou omissão".

Por Joseilson Chagas