domingo, 4 de março de 2012

Eleição não é futebol. Torça, mas participe


Mais uma eleição se aproxima, ou melhor, já chegou faz dias. E em Santa Cruz do Capibaribe, a participação na política, para muitos, é tida como um passa-tempo ou fonte de lazer.  Marx acusava a religião de ser o “Ópio do Povo”, aqui temos a maneira de articular e discutir política também funcionando como plano de ação entorpecente.

As malas e as grandes movimentações, regadas a sons estridentes e luzes apoteóticas demonstram um pouco de sua ação alucinógena. Isso numa verdadeira batalha pelo poder, com poucos, ou raros, soldados preocupados com o melhor para a cidade e também com verdadeiros mercenários preocupados com dinheiro e consigo mesmo. Cada comício faz a cidade parar. O número de pessoas e a euforia da massa vai ser a pauta de discussões da semana, mas será que em meio a toda essa euforia sobrará lucidez para discernir qual é a melhor escolha?

Infelizmente, ao longo dos anos, temos acompanhado uma população que faz suas escolhas e torce por determinado grupo político como para um time de futebol.  Primeiro com uma escolha influenciada pelos pais desde cedo, por amigos ou por uma apresentação do time, perdão, do político. Só para participar da disputa, da competição, sentir emoção e poder debochar do perdedor.

Na política, é necessário exercer o direito de escolha com plena liberdade, sem ter que satisfazer amigos ou parentes. Não confunda futebol com eleição. Participe dos acontecimentos políticos da cidade não como mero expectador, mas como sujeito agente de transformação. Esqueça a paixão, a bajulação e, acima de tudo, não seja um analfabeto político. Como dizia Bertolt Brecht: O analfabeto político tanto ignora que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o tolo que da sua ignorância política nascem o menor abandonado, o assaltante e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, corrupto.

Por: Prof. Tenório

Secretário de Agricultura vai a Jataúba e libera ações para o município Secretário de Agricultura vai a Jataúba e libera ações para o município


“Em seu cinquentenário quem ganhou o maior presente foi o povo” essas foram as palavras do Deputado Diogo Moraes em Jataúba após reunião com o secretário de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco Ranilson Ramos.

Diogo esteve com o secretário na casa do líder da oposição jataubense Mamão. Na ocasião foram liberadas 800 horas de máquinas para auxiliar o homem do campo da cidade. “Essas máquinas servirão para restauração, ampliação de barragens e ações para o trabalhador rural, o que trará benefícios para toda a população de Jataúba” informou Mamão (PSB).

O secretário também atendeu a solicitação da recuperação e ampliação de 3 poços com estrutura de cata-ventos. “Essas e outras ações fazem parte das políticas públicas para o homem do campo de nosso Governador Eduardo Campos, me coloco a disposição do povo de Jataúba e Diogo é um parceiro muito grande do nosso governo”. Finalizou Ranilson que ainda participou do 19º encontro do CESMAPE (Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Agricultura de Pernambuco), sediado em Jataúba pela primeira vez.

Juiz impede crime ambiental em Santa Cruz do Capibaribe


O juiz Tito Lívio Araújo Monteiro, da Terceira Vara Cível da Comarca de Santa Cruz do Capibaribe, deferiu liminar, na tarde desta sexta-feira (2), proibindo a retirada de areia das margens do Rio Capibaribe. Ele atendeu a pedido de um morador da área que informava a retirada desordenada de areia da margem do rio. 

A denúncia foi feita por um leitor atento do Blog de Jamildo, que enviou fotos onde reclama da degradação que está acontecendo às margens do Rio Capibaribe no povoado conhecido como Poço da Lama, em Santa Cruz do Capibaribe. Ele afirma que um empresário está retirando a material e ocasionando um crime ambiental. O empresário foi notificado da decisão judicial e, em caso de descumprimento, terá que pagar uma multa de R$ 10 mil por dia.

Fonte: Blog do Jamildo

Vertentes e Toritama participaram ativamente do 2° Encontro de Conselhos‏


Toritama e Vertentes esteve muito bem representada no 2° Encontro de Conselhos de Direitos e Tutelares do Estado de Pernambuco. Durante os dias 29 de fevereiro, 1 e 2 de março, no Teatro Municipal da cidade de Santa Cruz do Capibaribe, sob a organização do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, COMDECA, tendo como Presidente o senhor Marivaldo e demais diretores, com apoio da Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Capibaribe, na administração Construir e Cuidar das Pessoas, Prefeito o senhor Antonio Figueiroa "Toinho do Pará", Escola de Conselhos de Pernambuco e o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, CEDCA/PE.

Foram três dias de muito aprendizado, muito conhecimento, troca de ideias e informações, mais de setenta cidades do estado tiveram seus representantes presentes, além de representantes de outros estados como Paraíba e o Rio Grande do Norte.

Por aqui passaram os profissionais como; Silvino Neto do Conselho Estadual, Conceição Presidente da Associação dos Conselheiros e ex-conselheiros do estado de Pernambuco, Uziel Aragão advogado e ex-conselheiro de Santa Cruz, Humberto Miranda da Escola de Conselhos, o Psicólogo Roberto Pacheco, Marcos Oliveira, Beatriz Guimarães, Ana Paula do SIPIA, além de outras personalidades no que diz respeito aos direitos das crianças e adolescentes.
Um vasto assunto foi explanado, apresentado, divulgado e muito bem debatido, muitas vezes acalorado, muitas discussões, trocas de informações e ideias por parte dos seus participantes, um evento grandioso que superou as expectativas.
E mesmos licenciados os conselheiros Wendell Galdino e Ivanildo Vieira, além da conselheira, Juciana Petrimperni, que está no finalzinho do seu mandato e também marcou presença, nestes três dias, deste evento tão importante não só pra agora,mas para o futuro dos nossos conselhos.

E é por isso mais uma vez, que Toritama esteve bem representada, neste que é o evento que marca a abertura do calendário dos eventos relacionados as políticas publicas de interesse dos nossos jovens e adolescentes.
Quem também esteve presente foram os conselheiros da cidade das Vertentes, Zenaildo, Daví Ramos e Zé Nilton, que estão se capacitando para melhor atender as famílias vertentenses, como se ver na foto acima, Wendell Galdino (Toritama),Zé Nilton (Vertentes), Silvino Neto do Conselho Estadual, Zenaildo (Vertentes) e Ivanildo Vieira (Toritama).

Fonte Wendell Galdino

Parlamentar prestigia Cinquentenário de Jataúba


O deputado estadual Edson Vieira (PSDB) esteve nesta sexta-feira (02) na cidade de Jataúba, participando ao lado do prefeito Carlos Sinaldo e do ex-prefeito Antônio de Roque da comemoração ao aniversario de emancipação Política da terra da Beterraba, que este ano completa 50 anos de emancipação Política.
Durante a manhã, o deputado prestigiou a cerimônia cívica de hasteamento da bandeira do município, posteriormente participou do 19º encontro do CESMAPE (Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Agricultura de Pernambuco), este evento foi realizado pela primeira vez me Jataúba e contou com a participação de vários secretários de Agricultura de cidades vizinhas e do Secretário Estadual de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos.
Além de parabenizar todos os munícipes jataubenses por mais uma aniversário, Edson Vieira falou que “hoje Jataúba é sem dúvidas uma importante cidade do Polo de Confecções que ajuda a crescer toda nossa região, mas com um atrativo a mais, a vocação para agricultura, principalmente a agricultura familiar”, frisou o parlamentar.

Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual Edson Vieira