quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Santa Cruz do Capibaribe pode ter fim de ano melhor do que em 2010, mesmo num período de dificuldade


O setor de varejo do município de Santa Cruz do Capibaribe espera um crescimento maior nas vendas em relação ao ano passado. É o que aponta a pesquisa realizada pelo Centro de Pesquisa (Cepesq) da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Pernambuco (Fecomércio-PE).

Realizada em convênio com o SEBRAE, a pesquisa contou com o apoio da Câmara dos Dirigentes Logistas (CDL) de Santa Cruz do Capibaribe e do SENAI. Ao todo, foram entrevistadas 1321 pessoas, das quais 227 eram empresários e gerentes do comércio tradicional (comércio de rua), 384 eram empreendedores do Moda Center (centro de compras que abriga 9.626 boxes), 382 eram consumidoras do comércio tradicional e 328 compravam no Moda Center.

“Este enorme esforço de pesquisa faz parte do acompanhamento sistemático da área, mas também foi motivado pelas dificuldades enfrentadas pelo varejo de Santa Cruz do Capibaribe, em razão deste ter tido sua imagem arranhada por acontecimentos recentes”, explica Josias Albuquerque, presidente do Sistema Fecomércio/Senac/Sesc.

No comércio tradicional as expectativas predominantes são de que as vendas serão menores que no ano passado, um resultado que é coerente com os levantados em outras cidades do Estado. Trata-se de um desempenho esperado em vista que no final de 2010 a economia apresentava forte crescimento, enquanto que no fim deste ano se registra uma desaceleração da atividade econômica. Com base nos dados levantados na pesquisa foi estimada uma redução de 10% nas vendas.

Chama a atenção os resultados obtidos no Moda Center. “Aquele que deveria ser o grande prejudicado com o arranhão na imagem do pólo de confecções do agreste pernambucano tem uma visão muito otimista das vendas de fim de ano, com mais de 55% dos empresários acreditando em faturamento maior, contra 35,5% que admitem queda”, completa Josias Albuquerque. Segundo a metodologia da Fecomércio-PE, estima-se um aumento no entorno de 8,5% nas vendas do Moda Center este ano, um número que supera a inflação de cerca de 6,5% esperada para o final deste ano.
EXPECTATIVA 2012 - Embora as expectativas dos empresários do comércio tradicional e do Moda Center divirjam em relação ao desempenho no fim do ano, elas são convergentes em relação ao que esperam para o ano de 2012. Em ambas as áreas é maior que 85% o percentual dos que projetam vendas maiores que em 2011. Os números obtidos indicam que é esperada uma situação muito melhor do que a verificada este ano.

CONSUMIDORES E COMPRADORES - Os dados obtidos junto aos compradores do Moda Center dão sustentação às expectativas positivas dos empresários. Para este ano o gasto médio deverá se aproximar de R$11.400,00 um valor bem acima dos R$6.500,00 registrados em 2010. Este grande aumento no valor médio das compras provem do comportamento daqueles que compram para revenda, que pretendem praticamente duplicar seu gasto médio este ano, uma indicação de que o Moda Center poderá estar atraindo compradores de maior porte do que no ano passado. Já os que compram para consumo próprio ou da família deverão seguir a tendência de queda verificada no comércio tradicional, diminuindo seu gasto médio.

Os empresários do comércio tradicional têm razão em esperar vendas menores este ano do que no ano passado. Devido à desaceleração da economia este ano houve mudança na intenção de compra dos consumidores locais, tal como vem acontecendo em outras áreas pesquisadas pela Fecomércio-PE. Os consumidores este ano estão menos dispostos a comprar do que em 2010, embora ainda seja alta a disposição parar gastar. Quase 65% dos pesquisados pretendem fazer compras neste fim de ano, contra cerca de 70% que compraram no ano passado. A redução do consumo deve ocorrer fortemente na classe C, que vinha se constituindo em um esteio da demanda.

O gasto médio por consumidor deverá subir de R$869,23 em 2010 para R$913,77, um aumento percentual menor do que a inflação de 6,5% esperada para o período. Em termos reais, deve-se esperar, do ponto de vista dos consumidores, um recuo de cerca de 10% nas vendas do comércio tradicional, valor coincidente ao que foi estimado pelas empresas.

Fonte: Fecomércio-PE

Livro sobre Santa Cruz do Capibaribe será lançado na próxima semana

A professora Avanísia Souza estará divulgando a nova edição do livro: "Muito além das feiras da Sulanca: a produção de confecção no Agreste/PE". Livro este que foi tema da pesquisa de tese do doutorado, da Professora Sônia lira, defendida em 2009. A Professora Sônia Lira estará fazendo o lançamento no CESAC, juntamente a professora Avanísia.
“Meu trabalho é uma pesquisa atualizada sobre o aglomerado produtivo de confecções do Agreste pernambucano, com ênfase em Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe e Toritama. Além disso, o livro foi lançamento, na Bienal, no Stand da Editora Universitária”, concluiu a professora, Sônia Lira.
O livro será lançado na sexta-feira (25), às 19 horas no Centro de Ensino Superior de Santa Cruz do Capibaribe (Cesac), que fica na Rua Maria Júlia Aragão, no Centro da cidade.
Em tempo: A professora Avanísia Souza, por sua vez, lança mais uma obra sua em conjunto com Israel Carvalho. Trata-se do livro: “Queremos trazer à memória”, que será lançado no dia 26, às 19 horas, em ocasião da das festividades alusivas aos 75 anos de construção do Iº Templo Evangélico do município, situado no Distrito de Poço Fundo.

Centro Administrativo do Moda Center será inaugurado nesta segunda-feira (21)


Na próxima segunda-feira (21), será inaugurado o Centro Administrativo do Condomínio Moda Center Santa Cruz. Um merecido espaço para abrigar a administração do maior parque de confecções do Brasil. Concluído, graças ao empenho da atual diretoria do parque, que fez com que a construtora cumprisse o que foi acordado no contrato há mais de 5 anos.

Deliberado em reunião da diretoria, o espaço recebe o nome de Centro Administrativo Manoel Nunes Paulino, em justa homenagem a um dos mais atuantes empresários do setor têxtil, presente em todas as etapas do Moda Center. O Centro conta com um auditório com capacidade para 80 pessoas, equipado com áudio e Data Show, onde serão realizados eventos para o público interno e externo. As reuniões ordinárias da diretoria do Moda Center, que antes eram realizadas em salas emprestadas pela CDL e Ascap, agora já estão acontecendo na Sala de Reuniões do Centro Administrativo.

No prédio também já estão funcionando a Sala da Superintendência; a Gerência de Comunicação e Marketing; o CPD (Centro de Processamento de Dados); a Sala do Síndico e a Sala de TI (Tecnologia da Informação). Nos próximos dias também funcionarão o Departamento Financeiro e o Departamento Pessoal. A confortável estrutura conta ainda com Sala de Recepção; Copa e Banheiros.

Reunir num só lugar a maioria dos departamentos do Moda Center, oferecendo comodidade aos clientes e colaboradores, é tratar a nossa economia com o respeito que ela merece.

A inauguração do Centro Administrativo Manoel Nunes Paulino está marcada para as 19h, com a presença dos condôminos, colaboradores, diretoria e líderes de diversos segmentos da sociedade.

Elinaldo Ventura
Gerente de Comunicação do Moda Center Santa Cruz

Rota do Mar 15 anos

Revista Movimentto destaca Moda Center Santa Cruz




A edição do mês de outubro da revista pernambucana Movimentto trouxe uma reportagem enaltecendo a maturidade e o potencial econômico conquistados pelo Moda Center Santa Cruz em cinco anos de existência e a importância do empreendimento para o desenvolvimento do Polo de Confecções.


A revista Movimentto circula mensalmente em todo o estado de Pernambuco, tratando de temas variados, nas áreas de turismo, educação, saúde e economia das cidades que se destacam nesses segmentos.


A estrutura do Moda Center Santa Cruz foi elogiada numa matéria de quatro páginas publicada na revista. O Moda Santa Cruz, realizado na semana em que o parque comemorou cinco anos de existência, também recebeu um enfoque positivo, com destaque para a seriedade e a organização do evento.

Deputado visita Moda Center Santa Cruz


O deputado estadual Edson Vieira (PSDB) visitou durante esta segunda-feira (14), o Moda Center Santa Cruz. Acompanhado do vereador Júnior Gomes e do ex-vereador Aguinaldo Xavier, Vieira visitou o Parque a fim de conversar com os confeccionistas e compradores e de observar como está o movimento do coração econômico de Santa Cruz do Capibaribe. “Nesse período que antecede o final do ano as feiras são sempre movimentadas, hoje foram contados mais de 400 ônibus e vans nos estacionamentos”, disse o deputado que considera o momento como reação da confecção do nosso Polo.
Assessoria de Imprensa

Toinho do Pará comemora o aquecimento das vendas no Polo de Confecções


A notícia da chegada do lixo hospitalar ao Porto de Suape gerou uma repercussão horrível para a imagem do Polo de Confecções do Agreste pernambucano. No entanto, segundo o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Toinho do Pará (PTB), a união de entidades e do povo das cidades que compõe o Polo, fizeram com o que a situação fosse revertida.

Para Toinho, campanhas promovidas pelos comitês liderados pela Prefeitura e Governo do Estado em defesa do Polo, campanhas feitas no Moda Center Santa Cruz, camisas, programas de rádio e matérias em blogs voltados para o tema contribuíram de forma decisiva para a vitória do Polo diante do risco iminente de uma crise econômica sem precedentes.

Outros fatores apontados pelo prefeito foram, o empenho da população em redes sociais e a comissão Federal formada pelo presidente da Câmara, deputado Marco Maia, composta pelos deputados José Augusto Maia, Protógenes Queiroz, Dr. Aluisio e Marlon Sampaio, que se esforçaram ao máximo para der repercussão positiva do Polo nos principais meios de comunicação do Brasil.

A devolução do lixo – Toinho do Pará citou também a intenção do deputado federal José Augusto Maia, que quer devolver o lixo hospitalar apreendido em Suape ao país de origem, os Estados Unidos. Para ele, se esse fato acontecer, e se no dia da devolução a mídia se fizer presente, teremos, com certeza, uma propaganda positiva em nível nacional para a nossa região, e aí sim, segundo ele, faremos do limão uma deliciosa limonada.

Assessoria de Imprensa