sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

O Odorico de Santa Cruz



O ex-prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Toinho do Pará (PTB), é uma versão assemelhada de Odorico Paraguaçu, do Bem Amado. Fez festa para inaugurar uma fachada do cemitério e recolheu os animais abandonados na cidade, especialmente gatos, para serem criados numa área do próprio cemitério. Foram encontrados 644 gatos.

Por Magno Martins
Fonte: www.blogdomagno.com.br

Magno Martins no rastro da bandalheira


Numa visita a Toritama e Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste Setentrional, este blogueiro começou uma incursão aos municípios pernambucanos que se encontram praticamente Inadministráveis diante do caos deixado pelos prefeitos que se despediram em 1 de janeiro.
O quadro encontrado é chocante em termos de desmandos: computadores com a memória fiscal do município deletada, rombo nas contas da Previdência, salários atrasados em até três meses, incluindo o 13º salário.
Tudo isso e muito mais: roubos de equipamentos, como ar-condicionado, ventiladores e até uma geladeira se tornaram corriqueiros. Em Santa Cruz do Capibaribe, na folha de pessoal foi identificado até um coveiro-marajá, com salário de R$ 4 mil.
A cada informação levantada, um choque para os prefeitos Edson Vieira, de Santa Cruz, e Odon Ferreira, de Toritama, que recorreram ao recurso de decretos de emergência para tentar uma ordem jurídica de amparo às decisões que virão a tomar a partir de agora.
A sensação nos municípios, cujos cofres apareceram raspados pelos antecessores, é a de que a ação não se deu de forma isolada e pessoal, mas desencadeada por uma verdadeira quadrilha.
ARROMBADA – O prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira (PSDB), montou uma verdadeira força-tarefa para começar a trabalhar. Para ter acesso ao seu gabinete, no dia da posse, teve que arrombar as fechaduras. Lá, não encontrou sequer uma cadeira para sentar e despachar. O dia de ontem foi para tentar montar um local com as mínimas condições de trabalho, mas os telefones ainda estavam mudos e não havia sinal para acessar a internet.
Falência em Santa Cruz leva prefeito a decretar emergência
um gde
Uma espécie de força-tarefa em andamento para montagem do gabinete do prefeito de Santa Cruz

O prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira (PSDB), decretou, há pouco, estado de emergência para efeitos administrativos diante da situação de penúria em que recebeu a gestão do ex-prefeito Toinho do Pará (PTB). Com isso, o prefeito fica amparado na lei para fazer contratos emergenciais sem licitação por até 90 dias, caso seja comprovada a extrema necessidade.

Também passa a avaliar todos os contratos e optar pelos seus pagamentos ou não. Suspende os pagamentos das gratificações da gestão anterior e cria regras para novos contratos emergenciais. Pelo decreto, nenhuma despesa extra poderá ser feita pela equipe de secretários sem a autorização do prefeito.

Santa Cruz do Capibaribe é a segunda cidade do Agreste Setentrional a recorrer ao decreto do estado de emergência sob a alegação de que a situação deixada pela gestão anterior é praticamente ingovernável. Durante todo o dia de ontem (3), o prefeito ficou checando informações com a sua equipe.

A cada notícia chegada, um choque. “O município está um caos e não sabemos de fato quanto é o rombo total, porque a cada hora chegam informações inusitadas e chocantes”, disse o tucano, que tem trabalhado, nos últimos três dias, de sete da manhã até meia noite. 'Saímos do gabinete ontem perto da meia noite”, disse.

Enquanto Vieira perde o sono para administrar o quadro de terra arrasada, o ex-prefeito Toinho do Pará se volta agora para o futuro. O prefeito soube que, domingo passado, na antevéspera da sua posse, ele teria pagado a última fatura de uma fazenda na região do distrito de Poço Fundo.

foto gde
Esta é a mansão do ex-prefeito de Santa Cruz, Toinho do Pará (PTB)

Toinho se encaixa no perfil dos novos ricos. Uma das melhores casas da cidade é a dele, situada no bairro São Cristóvão, conforme foto feita por este blogueiro na passagem, hoje (4), pela cidade.
Por Magno Martins
Fonte: www.blogdomagno.com.br

Na Rota das Heranças Malditas



Conforme programado pelo repórter Magno Martins, responsável pelo Blog do Magno e pelo programa político mais ouvido no Nordeste, Frente a Frente com Magno Martins, começa a série de programas na rota das Heranças Malditas, uma forma do jornalista mostrar a real situação que cada gestor recebeu o seu município.

E na manhã desta sexta- feira, o  repórter Magno Martins, começou a caminhada em busca das heranças malditas, pela cidade de Toritama “A Capital do Jeans”, pra ver de perto a triste realidade em que se encontra o nosso município. Toritama foi a primeira cidade escolhida pelo repórter para começar a série de municípios que iniciaram este ano com suas heranças malditas, frutos das más administrações.

Em Toritama o repórter e sua equipe teve acesso as informações necessárias pra se ter ideia de como se encontra o município, o quadro é dramático, após a desastrosa administração em que viveu a cidade, entre os anos de 2009 á 2012, sob o comando do ex-democrata e hoje pessedista, Flávio Lima, que dizia durante a sua campanha que havia ‘arrumado a casa”.

O que se viu foi um verdadeiro e alarmante caos em todos os setores da cidade, objetos, móveis, veículos, prédios, todos danificados, sucateados e extraviados,em meio a tanto descaso restou ao prefeito recém - empossado Odon Ferreira PSB, decretar estado de emergência, e ao que foi informado o mesmo já pediu ajuda ao governado do estado, para que seja feita uma auditoria o mais rápido possível.

Vale lembrar que além desses descasos ainda encontrou as contas vazias e a folha de funcionários completamente inchada. E ainda a maior parte dos servidores sem receberem os salários refentes aos meses de novembro, dezembro e o 13° salário.

Pra piorar as coisas mesmo com as contas bloqueadas pela justiça, as folhas referentes a estes pagamentos foram extraviadas e apagadas das memórias dos computadores que restaram na prefeitura, outros desapareceram sem paradeiro.

Foi informado ao repórter de forma extra-oficial de que o débito da prefeitura com funcionários e fornecedores chega á 7,2 milhões, dos quais 6 milhões processados e 1,2 milhão em processamento para autorização de pagamento, isso sem falar no passivo com fornecedores e a Previdência Social, além da Celpe, que são astronômicos, segundo informações preliminares.

Estas são as informações repassadas pela assessoria da atual administração ao mais creditado repórter do Norte-Nordeste, o Sr. Magno Martins, em sua visita a Toritama, a primeira cidade visitada pelo “Projeto Heranças Malditas” uma série de reportagens feita pelo Blog do Magno Martins Fonseca e o Programa Frente a frente com Magno Martins.
De Toritama ,Magno seguiu para Santa Cruz do Capibaribe

Por Wendell Galdino

Prefeito da Cidade de Toritama declara "CALAMIDADE ADMINISTRATIVA"‏



Decreto nº 001/2013, de 03 de Janeiro de 2013. 

Declara Situação Anormal, característica como Situação de Calamidade Administrativa, Financeira e de Infraestrutura do município de Toritama e das outras providencias. O Prefeito Municipal de Toritama, Estado de Pernambuco, Senhor Odon Ferreira da Cunha, no uso das atribuições e deveres legais, especificamente o que dispõe a Constituição Federal de 1988 e a Lei Orgânica do Município em seu artigo 54, quanto às competências do Prefeito Municipal:


Considerando:
Desconhecimento acerca da real situação financeira, inclusive quanto à existência de déficit nas contas da prefeitura no dia 1º de janeiro de 2013;
A necessária reavaliação de alguns procedimentos administrativos;
Pelo fato de o gestor anterior não ter possibilitado a nova administração conhecer a realidade do Município inviabilizando o processo normal de transição, não disponibilizando as informações necessárias e nem os documentos essenciais ao conhecimento da realidade financeira do Município.

Que o Município encontra-se com os salários dos servidores municipais atrasados dos meses de novembro e dezembro e 13º salário;

Que as contas bancárias do Município estão bloqueadas por determinação judicial exarada nos autos do processo nº 1782-69.2012.8.17.14903, decisão interlocutória em anexo;
Que as finanças municipais, conforme havia adiantado o relatório de transição, confirmando-se com prévia auditoria nos setores contábeis, encontra-se em situação de ingerência total, os sistemas de controle foram deletados dos computadores, o município está negativado perante os órgãos competentes, as senhas de acesso dos programas são desconhecidas;

Os diários de tesouraria apontam que no período de 31 de dezembro de 2012, a administração pública encontra-se com a conta do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) negativa em R$ 35,78 ( trinta e cinco reais e setenta e oito centavos);
A falta de legislação que ampare o pagamento de verbas remuneratórias do servidores públicos municipais;
A inexistência de legislação que crie cargos atualmente constantes no quadro de pessoal no Município, ocupados indevidamente e sendo remunerados;
A CPL (Comissão Permanente de Licitação) está com seus computadores formatados, não existindo nenhuma informação acerca dos certames licitatórios, pregões eletrônicos, contratos e relatório de controle da central de compras;

A existência de má gestão na estrutura administrativa e física da Secretaria de Educação, em especial nas escolas do município, que se encontram sem nehuma condição de dar início ao ano letivo, por carências diversas, tais como edificação comprometida e má conservação;
Falta de condições para contratação de carros-pipa, tendo em vista que é a principal forma de abastecimento de água dos prédios públicos do município; A situação em que se encontra o matadouro público, em péssimo estado de higiene e conservação, necessitando de reforma para garantir o seu funcionamento mínimo;
O transporte da carne dos animais abatidos é feito de forma precária e sem nenhuma higiene;

A Secretaria de Ação Social foi despejada de suas instalações, e encontra-se sem nenhuma infraestrutura para promover suas atividades, comprometendo o andamento dos projetos a ela inerentes, em suma, está abandonada;
Que o Hospital Municipal encontra-se com quadro reduzido de profissionais da saúde, com equipamentos enferrujados e quebrados e sem material hospitalar, chegando inclusive, no mês de dezembro passado, a ficar fechado durante dias, sem prestar o serviço à população;
Que os prédios públicos, em gera, estão com as instalações elétricas, hidráulicas e infraestrutura em más condições, sem telefone e internet, inviabilizando o monitoramento de programas, repasses de FPM entre outras atividades que necessitam de comunicação online;
Que a situação acima narrada inviabiliza a renovação ou nova contratação de prédios particulares com finalidade pública, onde funcionam alguns órgãos públicos. DECRETA:

Art. 1º - Fica declarada em toda a extensão territorial do município de Toritama, Estado de Pernambuco, a existência de SITUAÇÃO ANORMAL provocada por motivo de ingerência governamental da gestão anterior, a qual é caracterizada como SITUAÇÃO DE CALAMIDADE ADMINISTRATIVA, FINANCEIRA E DE INFRAESTRUTURA para que produza todos os devidos e legais efeitos, em função dos fatos acima narrados.
Art. 2º - Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação, devendo vigorar até por prazo de 180 (cento e oitenta) dias, podendo este prazo ser alterado conforme situação fático/técnica.

Art. 3º - Publique-se no Diário Oficial do Estado, da União e da Associação dos Municípios Pernambucanos, encaminhando-se imediatamente cópias à Secretaria das Cidades do Estado, Gabinete do Governo do Estado de Pernambuco, Ministério Público Estadual na Comarca de Toritama e Ministério Público Federal fazendo-se juntar a este Decreto, como anexo único do mesmo, cópia de Ata da Reunião ocorrida na data de hoje com as Secretarias Municipais de Governo, Finanças e Administração, Vereadores, Assessoria Jurídica do Município.

Gabinete do Prefeito, em 03 de Janeiro de 2013.
Odon Ferreira da Cunha
Prefeito

INFORMAÇÕES DA ASSESSORIA DE IMPRENSA DA PREFEITURA MUNICIPAL DE TORITAMA, A MUDANÇA COMEÇOU.

Taquaritinga: tudo pronto para a Festa de Santo Amaro.



Neste próximo domingo, dia 06 de janeiro, após o nascer do sol e as girândolas acordarem o povo bom da Dália da Serra, terá início mais uma edição da quase bicentenária Festa de Santo Amaro, padroeiro de Taquaritinga do Norte, evento que movimenta todo o polo de confecções do Agreste Pernambucano. Este ano, com uma programação mais arrojada, a festa promete ser a maior de todos os tempos. Com uma vasta programação voltada para atender a todos os gostos musicais, e primando pelo perfeito equilíbrio entre as atividades religiosas e o lado profano, este secular evento que ocorrerá entre os dias 06 e 15 de janeiro próximos já movimenta a Dália da Serra, gerando uma grande expectativa junto à população, comércio local e aos turistas que não veem a hora de subirem a serra.
Com uma grande infraestrutura a festa deste ano contará com 3 polos de animação: o palco principal, onde se apresentam as grandes atrações, localizado na área central da cidade; o polo Nostalgia, localizado no coreto da Praça Antônio Pereira, palco para apresentação de artistas locais e ponto de encontro das famílias da região e o polo Arraial do Bardhigão, situado por trás do Centro Comercial, é o point dos amantes do forró pé de serra e da cultura popular.
Esta festa é uma realização da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Turismo e apesar do nível e da diversidade das atrações, apresenta um baixo custo para os cofres públicos, uma vez que a Secretária Magda Lucélia, fez um trabalho de captação de recursos que possibilitou a realização deste evento com atrações de renome nacional.
“A tradicional Festa de Santo Amaro é uma das grandes festas do Agreste Pernambucano, é uma celebração ímpar onde a confraternização dos presentes, especialmente das famílias, é uma marca registrada deste evento que tem um relevante impacto na economia local e atrai um grande numero de turistas para o nosso município”, destacou Magda.

Confira agora a programação:

PALCO PRINCIPAL

SEXTA (11/01-10h): DEVANEIOS DO FORRÓ / ZERO BALLA;
SÁBADO (12/01-10h): RICARDO FRANÇA / FORRÓ SOXOTEÁ / JOSILDO SÁ;
DOMINGO (13/01-10h): ORQUESTRA REQUINTE/FORRÓ DO BARDHIGÃO;
SEGUNDA (14/01-11h): 23FORRÓ DOS FIRMAS / PETRÚCIO AMORIM;
TERÇA (15/01-10h): PADRE EDSON RODRIGUES (SHOW MENSAGEM) / FRANCISCO CALDAS / ASAS DA AMÉRICA / GAROTA SAFADA.  

 PÓLO NOSTALGIA

DOMINGO (06/01-10h): ONDA DO PAGODE;
SEGUNDA (07/01-10h): NETTO SALLES;
TERÇA (08/01-10h): SAULO NASCIMENTO;
QUARTA (09/01-10h): BITONHO E MUSICAL SÓ EMOÇÕES;
QUINTA (10/01-10h): GALEGO SHOW;

PÓLO ARRAIAL DO BARDIGHÃO

SÁBADO (12/01-6h): FORRÓ NA FEIRA (MANHÃ) / 20h- GENECI DO ACORDEON / DEBIU SANFONEIRO;
DOMINGO (13/01-20h): SOCORRO E MAZÉ / PEDRO DE BILAU;
SEGUNDA (14/01-20h): TRIO CAPIBARIBE / BARDHIGÃO;
TERÇA (15/01-18h) - NELSON DO BREGA / FORROZÃO CHINELAR / BIDINGA

Santa Cruz do Capibaribe: Relação entre ALEPE e Prefeitura será maior‏


Segundo o deputado Diogo Moraes (PSB) a relação entre os poderes Legislativo Estadual e Executivo Municipal será a melhor possível agora com um prefeito parceiro.
Moraes tem bom trânsito com o Governo e irá cobrar projetos do município para que as ações sejam implementadas “Tenho certeza que a prefeitura de Santa Cruz irá investir em projetos, e irei cobrar para que as verbas sejam transformadas em obras” pontuou.

Taquaritinga: Prefeitura lança edital para contratações de profissionais para Projetos Sociais‏



A Prefeitura Municipal de Taquaritinga do Norte irá realizar um processo seletivo simplificado para a contratação de profissionais que darão continuidade a execução dos programas sociais federais já em funcionamento no município que são o CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), CREAS (Centro de Referência Especial da Assistência Social) e o PROJOVEM ADOLESCENTE, todos voltados para o atendimento às famílias em risco social na Dália da Serra. 
     
Nesta seleção serão disponibilizadas vagas para as seguintes funções: Assistente Social (4), Psicólogo (5), Professor de Capoeira (2), Entrevistador do Bolsa Família (3), Monitor do PROJOVEM (6), Professor de Informática (2), Instrutor de Beleza / Cabeleireiro (4), Instrutor de Beleza / Manicure e Pedicure (4), Educador Social (2), Professor de Hip Hop (2) e Professor de Artesanato (2).

O edital do Processo Seletivo Simplificado Nº 002/2012 onde constam todas as informações sobre esta seleção pública como remuneração, carga horária, exigências, documentação exigida, requisitos necessários para o preenchimento das vagas e outras informações, podem ser obtidas na Secretaria de Ação Social localizada a Rua Raul de Souza Amaral, no Centro, onde serão realizadas as inscrições no horário de 08h a 12h30. O período de inscrição se dará do dia 28 de janeiro ao dia 08 de fevereiro de 2013. Maiores esclarecimentos também podem ser obtidos através do telefone (81) 3733-1334.

“É uma das prioridades do nosso governo a manutenção e a ampliação das políticas públicas voltadas para os mais necessitados, pois estes programas promovem a inclusão social de muitas pessoas que até então estavam à margem das políticas públicas e hoje são beneficiadas com várias ações”, declarou o Prefeito Evilásio Araújo.