domingo, 24 de julho de 2011

Não fique de fora!

Reunião do Movimento pela Paz convite

Informo a todos que no dia  26/07 (terça), na CDL, das 19:30h às 21:30h, ocorrerá mais uma reunião do MovPaz. 

Nas reuniões, fazemos o estudo do primeiro livro de embasamento para o MovPaz, o Educação pela Paz, de Clóvis Nunes; além disso, após o estudo, discutimos o andamento das propostas do projeto, bem como os membros dão suas contribuições.

Qualquer dúvida, entre em contato. Todos estão convidados para participar dos estudos e programações do Movimento pela Paz e Não-violência de Santa Cruz.

Muita paz para todos!!!

Anne Karolynne Santos de Negreiros
Núcleo de Base do MovPaz Santa Cruz

Em Caruaru: Secretaria entrega Centro de Inclusão Produtiva


Uma ação inédita em Pernambuco. Assim pode ser considerada a implantação do Centro de Inclusão Produtiva – CIP na Penitenciária Juiz Plácido de Souza, em Caruaru. A iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos vai beneficiar 200 reeducandos da unidade prisional. Todas as atividades serão coordenadas pelo Programa Pernambuco no Batente – Compromisso Nacional.  
O objetivo é promover formas de inclusão social e produtiva da população carcerária desenvolvendo nas mesmas competências sociais e técnicas para a inserção no mundo produtivo. A estratégia é qualificar socialmente, profissionalmente e produtivamente para que haja a superação da vulnerabilidade social e pessoal.
A equipe do Pernambuco no Batente já encaminhou à direção da penitenciária fichas de inscrição para o cadastramento dos privados de liberdade. Podem participar da qualificação os reeducandos com idade a partir de 18 anos e prioritariamente membros de famílias beneficiárias do Cadastro Único – CadÚnico do Governo Federal. 
Após a inscrição, a SEDSDH, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS, vai disponibilizar todo o material necessário para o início das atividades. O CIP funcionará na unidade prisional por sete meses, onde serão ministradas aulas teóricas e práticas sobre Reciclagem de Garrafa PET. 
Na ocasião, os reeducandos poderão trabalhar na fabricação de vassouras, vassourões, cestos, de lixo, artesanatos, mobílias, objetos de decoração e utilidades em geral. A expectativa é que após a qualificação, eles estejam aptos a trabalhar neste segmento. 
Compromisso Nacional pelo Desenvolvimento Social (CNDS) –  Em 2009, o Governo de Pernambuco firmou convênio com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate á Fome – MDS para implantar em 41 municípios pernambucanos – espalhados pelas 12 Regiões de Desenvolvimento – ações de inclusão produtiva. Apenas oito estados da federação assinaram a proposta. A iniciativa, que estará beneficiando cerca de 10 mil famílias em situação de vulnerabilidade social e risco nos próximos três anos, é uma das estratégias da secretária da SEDSDH, Laura Gomes, na erradicação da pobreza extrema no país. Entre recursos da união e do tesouro estadual, mais 14 milhões serão aplicados na ação.