quinta-feira, 19 de maio de 2011

Prefeito Antônio Figueirôa participa de inauguração da JUCEPE em Santa Cruz do Capibaribe


        
O prefeito do município de Santa Cruz do Capibaribe, Antônio Figueirôa, participou nesta quinta-feira (19), da solenidade de inauguração da Junta Comercial de Pernambuco, que funcionará na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Também se fizeram presentes o secretário de Desenvolvimento Econômico, Adeilson Bezerra, o chefe de gabinete Carlos Lisboa, além dos vereadores Fernando Aragão, Nanau Marques, Deomedes Brito e Ernesto Maia. O prefeito ressaltou a importância da presença da JUCEPE no município, projeto de sua autoria na época em que era deputado estadual.
A vinda do escritório da JUCEPE para Santa Cruz do Capibaribe é resultado de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e a Câmara de Dirigentes Lojistas. Fábio Lopes, presidente da CDL afirmou que o dia de hoje veio coroar um trabalho árduo de dois anos pela implantação da JUCEPE na cidade. “Foram muitas idas e vindas, reuniões e negociações até chegarmos nesse dia tão importante. Os benefícios para a nossa economia serão muito grandes. A parceria entre a CDL e a Prefeitura Municipal foi fundamental para a vinda do escritório para Santa Cruz do Capibaribe”, afirmou Fábio.
O presidente da JUCEPE, Roberto Arraes, afirmou que o governo está dando um importante passo no sentido de descentralizar as ações governamentais. “Serão beneficiadas 13,5 mil empresas dos 19 municípios da região, que antes precisavam se deslocar para Caruaru. Os novos escritórios da JUCEPE serão dotados de alta tecnologia, visando diminuir o tempo de tramitação dos processos de abertura de empresas. A JUCEPE passará a ter um papel ainda mais decisivo no desenvolvimento da economia, atuando em conjunto com as empresas deixando de ser uma espécie de cartório. Esse é o primeiro de quatro escritórios que vamos inaugurar no interior, as outras unidades serão implantadas no Sertão e nas zonas da Mata Norte e Sul”, finalizou Arraes.     
ASCOM PMSCC

Mattheus Henning sobe ao podium no Panamericano de BMX na Colombia‏



        
O piloto santacruzense de Bicicross Mattheus Henning desembarcou nesta terça feira de mais uma de suas competições, onde estava fazendo parte da seleção brasileira de Bicicross que havia embarcado para a cidade de Bello na Colômbia, onde participaram representando o Brasil no Campeonato  Sulamericano e Pan-Americano nos dias 14/15 de maio e assim mais alguns pontos valiosos  para o ranking internacional.
       Nessa competição participaram vários atletas de renome internacional e o piloto santa-cruzense estava la marcando presença e representando Pernambuco e Santa Cruz do Capibaribe .
        O evento contou com a presença de aproximadamente 580 atletas de vários  Países de toda a America Latina onde aconteceu varias classificatórias que mostraram o alto nível da competição, com muitas disputas acirradas, muitas manobras, ultrapassagens e  quedas.
        O atleta Mattheus Henning foi bem confiante para essa competição, pois acreditava em um bom resultado no campeonato Pan-Americano, com isso o atleta participou em duas categorias, na Boys 13 anos e Cruizer 13/14 anos ,  e por isso o piloto vinha treinando forte desde o começo do ano para conseguir um bom resultado nesse campeonato. Na categoria Boys 13 anos o piloto ficou nas semifinais, devido o nível elevado dos atletas, já na categoria Cruizer 13/14 anos o piloto se classificou e acabou conseguindo o Quinto lugar no Pan-Americano e o Terceiro Lugar no Sul americano e assim trazendo um bom resultado para Pernambuco e também mais uma experiência na sua carreira de atleta
       Esse evento serviu como uma preparação para o campeonato mundial que irá acontecer nos dia 29, 30 e 31 de Julho na cidade de Copenhague na DINAMARCA, o piloto santa-cruzense Mattheus Henning também estará la para representar o estado de Pernambuco e a nossa cidade querida Santa Cruz do Capibaribe.
      Na próxima semana o piloto participará da 3° e 4° etapa do Brasileiro de BMX em Brasília nos dias 28 e 29 deste mês, Mattheus Henning vem disputando diversas competições uma atrás da outra sempre levando o nome de Santa Cruz em todas as competições por onde passa.
       O piloto conta com o apoio do Governo do Estado e Sec. de Esportes de Pernambuco em Santa Cruz do Capibaribe ele conta com o apoio da Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, Sec. de  educação e esporte, CDL  e com as empresas  Rota do Mar, Meta Mania, Moda Center ,AJMS Construtora.

Mendonça Filho pede informações ao ministro da Educação sobre livro polêmico que permite o uso errado de expressões gramaticais


      
O deputado federal Mendonça Filho entrou com pedido de informações para o ministro Ministro da Educação, Fernando Haddad, sobre a adoção, a aquisição e a distribuição do livro “Por uma Vida Melhor” pelo Programa Nacional do Livro Didático para a Educação de Jovens e Adultos. A obra, distribuída com cerca de 500 mil alunos da rede pública, vem causando polêmica porque permite o uso de erros gramaticais em expressões como “Nós pega o peixe”.
      “Ninguém deve ser discriminado por falar diferente da norma culta, mas a escola deve ensinar a língua padrão. É um absurdo o Ministério da Educação permitir o ensino do uso errado da gramática no material didático oficial. É inaceitável e claramente um mau uso dos recursos públicos”, criticou. No requerimento, o deputado fundamenta o pedido de informação em três tópicos: adoção e aquisição da obra, documentos do MEC que permitiriam uso de expressões gramaticais erradas e diretrizes para a utilização da língua portuguesa na educação formal.
       “É preciso saber quanto o Ministério gastou com a distribuição desse livro, mas é fundamental termos clareza sobre outros pontos, como a flexibilização da norma culta. O que não pode é o aluno escutar na escola que pode falar errado e quando fizer a redação do ENEM ser reprovado porque escreveu “diferente””, afirmou. O deputado vai aguardar o retorno do pedido de informação para decidir se apresenta uma representação no Ministério Público Federal e na Tribunal de Contas da União.
      “Não podemos ficar calados. O modo petista de governador já flexibilizou a ética, a liberdade de expressão e agora que flexibilizar a gramática. O caldo de cultura que o PT está deixando ao País é danoso para a realidade socio-cultural”, criticou. Segundo Mendonça, ao contrário do que o ministro disse, a discussão não é sobre liberdade de expressão e sim sobre ensino da língua portuguesa e o papel da escola. “Induzir o aluno a continuar falando errado é condená-lo a não ascender social e economicamente. No mundo real as empresas não contratam quem fala “diferente” da normal padrão. O mesmo ocorre com o vestibular e com os concursos”, alerta.  
Por: Nádia Ferreira 

Câmara Municipal realiza mais uma ouvida de testemunhas


A Mesa Diretora da Casa Dr. José Vieira de Araújo, realizou na manhã de hoje (19), em audiência, a oitiva de cinco testemunhas de defesa referentes ao processo de prestação de contas do período de 2007 da gestão do ex-prefeito, José Augusto Maia.

O Presidente da Câmara, Francisco Ricardo, e os vereadores Afrânio Marques, Deomedes Brito, Ernesto Maia, Fernando Aragão, Dr. Nanau e Zezin Buxim puderam presenciar os depoimentos de defesa das senhoras Sidalvânia Ramos, Lenira Pontes, Ronise Moura que não acrescentaram informações ao processo e do senhor Leone Sousa e da senhora Pratrícia Souto, que depuseram e esclareceram algumas dúvidas as quais foram questionados.

Amanhã, dia 20 de maio, haverá a oitiva de mais cinco testemunhas de defesa, Alexandre Araújo, Severino França, Alvani Lima, Cláudio Ferreira e Teotônio Sobrinho; referentes ao mesmo período da administração de 2007, do ex-prefeito José Augusto Maia.

Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores

Manoela Ramos 

Segurança nos bancos



O deputado Diogo Moraes (PSB), apresentou à Assembleia Legislativa, projeto de Lei (220/2011) que prima pela segurança do cliente de banco. Propõe proibir o uso de aparelhos celulares ou qualquer outro equipamento portátil, dotado ou não de câmeras fotográficas, filmadoras e similares nos caixas e terminais eletrônicos – onde o cliente realiza as operações bancárias. Se virar Lei, as instituições podem ser multadas em valores de R$ 5 mil a R$ 15 mil, em caso de descumprimento. Legislação semelhante já existe no estado do Rio de Janeiro, por exemplo, e pode evitar o conhecido crime apelidado de “saidinha de banco”, quando o celular é bastante usado para a troca de informações entre bandidos. 

Santacruzense lança livros de poesia comemorando o aniversário de Caruaru

Caruaru, capital do agreste de Pernambuco, aniversariou dia 18 de Maio e recebe um grande presente cultural dia 19 as 19h, no Maria José Recepções 1, com decoração de Renê Gouveia, onde acontece o coquetel de lançamento dos seis livros escritos pelo advogado Cloves Pacas Silva, com seus quase 80 anos.. As obras, não tratam da rotina advocatícia do especialista criminal, são seis livros que traduzem em poesias as mais diferentes formas de pensar e observar o mundo e os sentimentos que nos cercam.
O dom da escrita foi descoberto aos poucos. Aos 17 anos Dr Cloves fez o seu primeiro poema. Só depois, ao longo dos anos, que o fascínio pela expressão poética foi lhe ocupando ainda mais os pensamentos e a dedicação. Atualmente, seis obras completam o acervo literário do poeta advogado. São elas: Ensaios Literários Unificados; Meu universo; A Casa do Pai; O Velho Marujo; No Mundo da Bola, A Bola do Mundo e Posterior.
O autor possui uma forma peculiar de transformar em poesia os mais inusitados símbolos e situações da sociedade moderna. Em um de seus livros, ele demonstra a sua sensibilidade com a seguinte afirmativa: “A vida é feita de momentos. Cada momento tem o seu sentimento”. Com um amor incalculável para com a sua família, o poeta Cloves Pacas transcende as barreiras do sentimento familiar e expressa em suas poesias todos os tipos de amores: às mulheres; aos filhos; a cidade em que nasceu; à natureza, e principalmente ao Criador do universo.
Em cada estrofe, o leitor é tomado por uma emoção única, ora por uma denúncia à violência ora a expressão do mais simples e puro amor. Não há como identificar nas linhas escritas pelo autor um só momento que denuncie a sua longa experiência criminal, defendendo culpados e tentando a absolvição dos inocentes. Esse talvez tenha sido um dos motivos que o instigou a lançar, oficialmente, seus livros.
Segundo Cloves Pacas, muitas pessoas o conhecem pelos casos que defendeu durante os quarenta e seis anos que atuou como advogado. No entanto, sua expressão artística e poética não é de conhecimento público. “Sou o presidente da Academia de Letras de Santa Cruz do Capibaribe, mas as pessoas não conhecem meu trabalho como escritor. Me interessei em lançar meus livros para poder compartilhar todos os bons sentimentos que eles possuem”, desabafa Cloves Pacas Silva, que é pernambucano e nasceu na zona rural do município de Santa Cruz do Capibaribe, em 1932.

Por: Sandra Silva
Fonte: Revista Desafios

Abertas as inscrições para o IV Curta Taquary. De 15 de Maio a 15 de Julho



O Curta Taquary é um festival nacional de curta metragem que tem o objetivo de levar para o público de todas as classes sociais, trabalhos de artistas de todo território nacional, ampliando os horizontes destas produções. Sua 4ª Edição acontecerá nos dias 14, 15 e 16 de setembro de 2011 em Taquaritinga do Norte – PE, que com seu clima aconchegante das serras proporciona um excelente local para a realização de um dos principais festivais cinematográficos de curta metragem do circuito.

O festival tem como principio exibir trabalhos de jovens realizadores e participantes, celebrando as produções cinematográficas e o encontro de diversos realizadores do país.
O Evento tema a preocupação de inserir outros movimentos culturais, palestras, exposições, feira de artesanato, lançamentos de livros, CDs e filmes, recitais, shows estarão acontecendo durante o evento. Um verdadeiro movimento multicultural!
Serão três dias respirando cinema, cultura e turismo. Uma excelente combinação.

Mandem seus trabalhos

www.curtataquary.com