sábado, 16 de fevereiro de 2013

População do Dona Lica reclama por falta de medicamentos, vacinas e outros materiais no PSF do Bairro


Um PSF sobrecarregado é a realidade do Posto de Saúde da Família do Loteamento Dona Lica em Santa Cruz do Capibaribe. A unidade atende a uma população que já precisaria de dois Postos, devido à grande quantidade de pessoas residentes no Dona Lica I e Dona Lica II. Além disso a população vem constantemente sofrendo e reclamando com a falta de assistência, onde falta medicamentos essenciais como os de Hipertensão e Diabetes, entre outros. As vacinas também têm faltado com muita frequência.

No Posto de Saúde do Dona Lica, aconteceu recentemente um caso onde um paciente foi ao médico e, ao ter sua Pressão Arterial aferida na unidade, constatou-se uma pressão bastante alta, porém nenhum medicamento havia para tentar controlar.

Até o dia de fechamento desta matéria em 15/02/2013, nenhum exame citológico (para prevenção da saúde mulher) foi realizado no PSF Dona Lica neste ano de 2013. Quem trabalha na função de Agente Comunitário tem sofrido com as cobranças da população, são crianças que precisam tomar vacinas e têm que se deslocar até unidades mais distantes, mulheres que precisam fazer exames citológicos e não encontram o serviço no posto, diabéticos e Hipertensos que precisam do medicamento e não tem na unidade.

Fonte: Blog Merece Destaque
Escrito por Almir das Neves

Edson Vieira concede entrevista e anuncia inauguração de primeira Policlínica de sua Administração



O prefeito de Santa Cruz do Capibaribe Edson Vieira (PSDB) foi um dos entrevistados do programa “Nordeste em Foco” desta sexta-feira (15). O tucano aproveitou a oportunidade e anunciou a implantação, prevista para o início do mês de março, de uma Policlínica, que oferecerá especialidades médicas para a população da cidade.
Segundo Edson a Policlínica, que será instalada defronte da Igreja Monte Sião, próximo à PE-160, será chamada de AME (Assistência Médica Especializada). “Nesta Policlínica teremos especialidades como, fisioterapia, hidroterapia, além de médicos que atenderão de forma digna a população de nossa cidade”, disse o prefeito.
De acordo com ele, o prédio onde funcionará a Policlínica já está pronto para receber os equipamentos e profissionais que atuarão na assistência à população.
Vale lembrar – Na campanha municipal de 2012 a saúde pública de Santa Cruz do Capibaribe foi um tema bastante explorado. À época, Edson prometeu a implantação de quatro Policlínicas na cidade.
Com a inauguração desta, no início de março, como anunciado no programa “Nordeste em Foco” desta sexta, o prefeito cumprirá parte da promessa em um curtíssimo espaço de tempo.  
Orelha em pé – O prefeito falou também no programa sobre o arrombamento ocorrido no inicio desta semana contra a Escola Municipal Ivone Gonçalves, localizada na Avenida 29 de Dezembro.
Para Edson, é muito estanho que apenas documentos e um laptop tenham sido levados do prédio. “Eu fiquei muito triste com o fato e como dizem, no linguajar popular, fiquei “com uma pulga atrás da orelha”. Mas as Polícias já estão realizando seu trabalho e em breve tenho certeza de que os culpados serão identificados e apresentados à sociedade”, finalizou o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe.
Fique ligado – o programa “Nordeste em Foco” vai ao ar de segunda a sexta, de 11 da manhã ao meio-dia, na Rede Nordeste de Rádios, compostas pelas Emissoras, Rádio Vale do Capibaribe (1.370Khz), Farol FM (90,5), Nova Geração FM (104,9) e Filadelfia FM (104,5) www.radiofiladelfia.fm5.com.br. 

César Mello – da Redação “Nordeste em Foco”

Nota de esclarecimento do Dep. Federal José Augusto Maia


NOTA A IMPRENSA 

            COMO E PORQUE ZÉ AUGUSTO SE CONVERTEU
No ultimo sábado ( 09) à noite, milhares de ouvintes surpreenderam-se ao ouvir e ver  pelas Rádios, Blogs e Rede Sociais, quando foi noticiada a minha decisão de me tornar um evangélico, não por se tratar de algo raro ou difícil de acontecer, atitudes assim são tomadas todos os dias em todos os lugares, mas por se tratar de um Deputado Federal, uma pessoa pública e muito conhecida como eu, o fato tomou maior dimensão.
Na madrugada e no dia seguinte pelo telefone e redes sociais, deu para perceber como a notícia chegou às pessoas, uns muito felizes, alguns tristes, uns surpresos, outros até com deboche, mas tudo isso é esperado quando um fato assim envolve uma pessoa pública.
                               E POR QUE ESSA MUDANÇA?
   GOSTARIA MUITO DE SUA ATENÇÃO NO QUE ESCREVO A SEGUIR
Há tempos venho passando por momentos muito difíceis de minha vida, não só porque perdi um pleito eleitoral, isso faz parte de quem concorre, ainda sou Deputado Federal e tenho me esforçado muito para contribuir com minha Cidade, meu Estado e meu País.
Só eu e Deus sabemos, minha esposa, irmãos e filhos são testemunhas do tanto quanto tenho sofrido nos últimos anos. Perdi meu pai, minha mãe, tive problemas de saúde, prejuízos de ordem financeira, no campo político, muitas decepções, traições, covardia, injúrias e difamações, coisas horríveis atribuídas a minha pessoa que muito feriu a minha moral e minha dignidade injustamente. 
E o que mais dói! vindo não só de alguns opositores maldosos e maliciosos, mas também de pessoas que estendi a mão com o maior apreço, carinho e consideração.
Reconheço que tenho meus defeitos e falhas, mas também minhas virtudes, lutas e conquistas reais.
                  MIMHA CRENÇA E O QUE ME SURPREENDE 
Sempre acreditei em Deus, lhe pedi ajuda, rezei, orei, agradeci, procurei fazer o bem, quase toda minha vida útil foi dedicada à causa pública e tenho toda certeza que o mais ferrenho de meus adversários e os que mais atiram pedras sobre mim, sabem o quanto meu trabalho contribui para melhorar suas vidas e a de todos, sem distinção de cor, partido político, ou classe social. 
E por que tanta coisa dá errado comigo? Por que faço tanto e recebo tantas pancadas? Por que milhares me amam e centenas e centenas me odeiam? Sem que eu lhes tenha feito mal nenhum, pelo contrário até fazendo o bem.
    COMO TEM SIDO MIMHA VIDA, MINHA ANGUSTIA E MINHA DOR
De uns tempos pra cá, não tenho mais conseguido dormir, só com remédios fortes, minha vida tem sido muito sofrida e de muita agonia, nada tem me dado prazer, nada me conforta, sofre eu e meus familiares, e o que mais me entristecer: São as decepções, as traições e covardia uma em cima da outra. E como suportar tudo isso? E como encontrar uma saída? 
Acredito que todas essas tribulações, tenham me feito parar pra pensar, me reciclar, me orientar, somar, subtrair, observar tudo minuciosamente e colocar dentro de mim, que não adianta ter poder, prestígio, ser alguém notável e na realidade viver sempre endividado, numa vida de agonia, sem sossego, com problemas e o mais importante de tudo, não estar sendo uma pessoa feliz.
                                
                            A ROTINA E A METAMORFOSE 
Na última quinta-feira saindo da rotina de Brasília, vim para o Sepultamento de dois amigos, em seguida Participei na Matriz da Igreja Católica da recepção e Missa da posse do Padre Joselito, novo pároco da Igreja Católica, gostei muito dele, uma pessoa simples, humilde, inteligente e muito carismático, pelo que senti vai prestar um bom serviço à sociedade, sua Igreja e seus féis. 
No sábado, participei de um bloco carnavalesco que tinha no estandarte "Bloco dos que não foram " em seguida cumprindo minha agenda, à noite fui participar do Congresso da UMADESC promovido pela juventude da Igreja Assembleia de Deus de nossa Cidade.
                             POR QUE E COMO ME CONVERTI
Desde o início da pregação do Pastor Eliseu Vicente, eu senti que algo penetrava muito forte na minha mente, parecia que quase tudo que ele falava estava se passando comigo e a cada momento eu era mais envolvido em sua pregação, falando sobre Jó, ele dava exemplos que nos momentos de dor, agonia, frustrações, decepções, traições, perdas financeiras, perda de entes queridos, desequilíbrios na família e outras tribulações, muitas vezes, Deus permite acontecer nas nossas vidas, para que a gente se toque, dê uma parada para pensar, meditar, ouvir mais e se orientar que só se entregando a Ele, poderá sair do sofrimento, vencer os obstáculos e conquistar a felicidade. 
                             MOMENTO QUE TOCOU A EMOÇÃO
Dando uma pausa na pregação e dirigindo-se a todos, afirmava o pastor que naquele momento Deus lhe dizia que havia uma pessoa no meio daquela multidão, que passava por momentos difíceis e que essa pessoa iria tomar uma decisão de mudar sua vida, era um Sr. "de bigode", que estava com uma criança no colo e com seu dedo indicador apontou em minha direção! 
Todos perceberam que esse Sr. era eu, foi muito forte nesse instante pra mim, baixei a cabeça e não contive as lágrimas, na igreja houve um momento de expectativa e em seguida um grito alto de glória me fez abrir os meus olhos e levantar a cabeça. Era minha esposa Jailda com seu braço erguido e se dirigindo ao Pastor, momento que a emoção tomou conta de todo meu corpo e segundos depois fui eu que levantei a mão, me dirigindo também ao Pastor e em frente ao Púlpito, um instante de bênçãos e orações por mim, minha esposa e outros que também recebia Jesus em seus corações nesse culto.
                                 O IMPACTO E A DÙVIDA
No entanto, uma decisão assim vinda de um político, pode pairar muitas dúvidas na cabeça das pessoas, sou do meio e conheço, mas tenho absoluta certeza de que Deus vai fazer com que todos entendam que essa metamorfose na minha vida, já vinha sendo preparada por Ele, apenas chegou a hora.
E muitos podem até se perguntar. E Zé não disse agora no texto que era um homem que acreditava em Deus? Era outro Deus? Ou está mentindo?
A quem pensou assim, eu respondo! É o mesmo Deus! Sempre tive fé, mas só o procurava para me servir, Ele me deu muitas vitórias e livramentos, mas quando a tempestade passava, eu me esquecia Dele, eu sabia que Ele existia, mas não lhe procurava todos os dias para me orientar e lhe agradecer.
                                POR QUE UMA IGREJA
Carrego comigo a certeza de que não é a Igreja que vai nos dar o que precisamos. seja ela Evangélica ou Católica, grande ou pequena, rica ou pobre, necessitamos e devemos sim de ter e ir a Igreja, é uma casa de Deus, lá vamos buscar a palavra, é a escola da fé e da Bíblia Sagrada, onde o pastor vai pregar, explicar, nos orientar e aprendendo podemos multiplicar os ensinamentos, mas quem pode nos salvar e nos fazer feliz, é Deus. 
E só seremos felizes, se aprendermos primeiramente a amar ao próximo como a si mesmo e depois se renunciarmos dos vícios, da avareza, da corrupção, da falsa moralidade, dos desejos da carne, da vaidade, intolerância e etc. 
Serei um crente em Deus sem querer falar que essa ou aquela igreja é melhor, se for membro de qualquer Igreja Cristã, que dentro dela e de seu coração tenha Deus presente como o caminho, a luz e a salvação, vou sempre respeitar e me congratular. 
Não sei se vou conseguir o entendimento de todos e cumprir tudo que hoje está em minha mente para ser alcançado, mas vou dar tudo de mim para segurar minha decisão e só uma coisa eu peço a Deus! Dê felicidade a mim, meu povo e minha família.
                               
        E A POLÍTICA, COMO CAMINHAR DE AGORA EM DIANTE
Vou continuar minha vida pública e minha caminhada com os mesmos propósitos de contribuir para o bem coletivo, meu lado continuará o mesmo, o do trabalho e do progresso, vou sempre apontar os erros e aplaudir os acertos quando for preciso e vou abraçar a todos independente de suas crenças.
Não passa nem de longe pela minha cabeça, a partir desse momento, querer obter frutos políticos por essa decisão.
Até por que tenho a inteira convicção de que você pode enganar a qualquer pessoa, até a si mesmo, porém enganar a Deus, é extremamente e completamente impossível.
Minha arma sempre foi e sempre será o meu trabalho prestado, trabalho este que já deu muitos frutos e se Deus quiser outros bons frutos ainda virão. 
Para finalizar, afirmo não guardar mágoas e nem ressentimentos de ninguém, o que mais me motivou a tomar essa decisão além de conseguir paz na minha vida e no meu espírito, foi também ganhar forças com Deus para poder perdoar e não se envergonhar de pedir perdão aos que já se sentiram ou sentem-se magoados por mim. Que a paz do senhor este com todos.
                                              José Augusto Maia.
 " Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem".
                                                          Jó 42:5
           Santa Cruz  do Capibaribe 14 de Fevereiro de 2013.

Opinião do leitor


Desabafo de um filho de Toritama ao descaso a sua terra


Uma das causas que mais chamam a nossa atenção são os anúncios de vários investimentos em todas as áreas dos governos e em especial a área da saúde.

Vejo e ouço nos meios de comunicações tantos valores a serem investidos nestas áreas, mas na prática busco saber aonde vão parar tanto dinheiro, pois a cada dia a nossa saúde publica é só manchete negativa, faltam leitos, médicos, remédios e etc.

Nas áreas de estruturas vejo uma trans-nordestina se acabando e todo o nosso dinheiro virando pó, as nossas estradas no limite, obras inacabadas e pra vão tanto dinheiro?!.
Vemos os governos se engradecendo ao falar nas arrecadações, onde bilhões e bilhões são arrecadados, e mesmo assim são aumentados os impostos impiedosamente.

Tento entender, mas não consigo engolir tanta demagogia. A pior são nas visita desses governantes quando dizem que vão fazer algo e em sessão solenes anunciam a liberação de recursos pra isso ou aquilo, mas na prática esses benefícios não saem do papel e depois ainda dizem que a culpa são dos municípios que não cumprem com suas obrigações e acordos, como se eles não soubessem disso.

Brincam com o nosso sentimento e esperança, enganam o povo e ainda saem de bons moços, e por fim não recebemos quase nada e ainda somos os culpados, por todo erro deles.

Maior exemplo disso a minha cidade, responsável por 16% do jeans do Brasil, não temos nem um benefício de grande proporção em nenhuma área do governo.
O que vejo mesmo são as fiscalizações constantes, a perseguição ao nosso povo e ao nosso comércio, mas vantagens mesmo nenhuma e obras ou conquistas só quando brigamos ou nos manifestamos.

Sou de um município de menos de 32 km², com pouco mais de 38 mil habitantes, sem falar que temos todos os dias um aumento de numa média de 5 mil pessoas que vem trabalhar em minha cidade, são o chamado população flutuante, em dias normais, esse número chega a dez vezes mais em dias de feiras, principalmente da moda.
E a segurança é pequena pra tanta gente, a saúde fica sobre-carregada, sem falar em outras áreas.

Me pergunto mais, como pode uma cidade conhecida nacionalmente como a "Capital do Jeans" e nela não há se quer uma escola de corte e costura?!
Como pode uma cidade de tantos talentos, não dispomos de uma área de lazer e esportes, digna pra seu povo?

Como não temos uma escola de referência e nem técnica pra descobrirmos novos talentos?!
Não dispomos de uma creche, onde as mães deviam deixar seus filhos durante o dia, enquanto as mesmas trabalham.

E pra não esquecer ainda damos todo o suporte a uma região por nome de Vila Canaã, que pertence a Caruaru, mas quem dá a atenção devida a esta localidade é Toritama. É Toritama que lhe dar emprego, saúde, educação e algo mais e nada é feito, por esta localidade nem também á entregam de uma vez por toda para Toritama cuidar dela.
É muita coisa pra um povo e uma pequena e produtiva região, que só é exigida pelos poderes, mas que pouco é atendida quando solicitada.

Toritama cidade de trabalho, terra de oportunidades, de um povo honrado, corajoso e trabalhador, porém esquecido de apoio por parte dos governos, só lembrado na hora de ser tirado algo a mais desse povo.

Desabafo de um filho desta terra de oportunidades, chamada Toritama.

Por Wendell Galdino.