quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Santa Cruz é representada no Alepe Digital

Joseilson Chagas, Emanoel Glicério e Marcondes Moreno

Aconteceu nesta quarta feira (21), na capital pernambucana mais precisamente na Assembleia Legislativa de Pernambuco a realização do 1º Seminário Alepe Digital.

Cerca de oitenta comunicadores, entre blogueiros e radialistas de todas as regiões do Estado, participaram do Alepe Digital, onde Santa Cruz do Capibaribe foi representada pelos blogueiros Joseilson Chagas, Emanoel Glicério e Marcondes Moreno. Na ocasião, todos os participantes do seminário conheceram de perto o funcionamento do sistema de comunicação da Casa Joaquim Nabuco, no que se refere aos recursos de mídia disponíveis, e também debateram a importância das mídias digitais para a democratização da informação.

O blogueiro Magno Martins em sua fala destacou a blogosfera Santacruzense como uma grata surpresa, segundo Magno a cidade de Santa Cruz do Capibaribe foi uma das primeiras cidades onde o blogueiro realizou palestras falando sobre o surgimento dos blogs nos meios de comunicação, pouco tempo depois Magno já ouvia falar dos blogs santacruzenses.

Particularmente me sinto orgulhoso por saber que nossa blogosfera é observada pelas grandes mídias do estado, com isso comprovamos tudo aquilo que já sabíamos, Santa Cruz do Capibaribe é destaque também no segmento da comunicação.


Não poderia deixar de agradecer ao deputado Ricardo Costa pela atenção e o carinho com o qual tratou os membros da imprensa santacruzense, ao final de uma rápida conversa o deputado revelou que pretende realizar uma visita ao município de Santa Cruz do Capibaribe.

Em breve Santa Cruz do Capibaribe sediará o Encontro de Blogueiros do Polo de Confecções.

Alepe Digital 2013:


Corretores de Santa Cruz do Capibaribe discutem ações para este semestre


Discutir ações para este semestre foi o teor da reunião dos membros da Câmara Setorial de Corretores Imobiliários da CDL de Santa Cruz do Capibaribe, que aconteceu na tarde desta terça-feira (20), na sala de reuniões da entidade.

O encontro contou com a participação do Presidente da CDL, Fábio Lopes, além do coordenador da Câmara Flávio Dunda e alguns corretores/diretores da Câmara. Várias ações estão para acontecer e já começaram a ser planejadas. Na reunião foi discutido e aprovado a realização de um café da manhã para comemorar o Dia do Corretor, que acontece na próxima semana.

Assessoria de Comunicação da CDL

Ensino Médio chega ao Pará


Visando ampliar as possibilidades de educação para a Zona Rural do município de Santa Cruz do Capibaribe a Escola Dr. Adilson Bezerra de Souza que tem como Diretora Jéssyca Cavalcanti, irá implantar o ensino médio no distrito do Pará. O módulo de ensino será o TRAVESSIA, onde os alunos concluirão através de tele aulas, e com auxílio de um professor na área de humanas e um na área de exatas todo o ensino médio em 15 meses.

A reunião aconteceu na noite desta terça (20) na igreja local, e contou com professores da escola municipal José Quirino, pais e alunos. “Com o TRAVESSIA nós iremos ampliar o leque em termos de educação no Pará. Além de diretora da escola estou como vereadora e a educação é uma prioridade em meu mandato”. Disse Jéssyca Cavalcanti (PTC) que pretende futuramente levar o projeto para Poço Fundo.

Também participaram da reunião os vereadores Dida de Nan (PSDB) e Júnior Gomes (PSB). “ A Câmara apóia essa iniciativa, estaremos doando o material multimídia para a realização do curso composto por uma TV e um DVD. Essa iniciativa da Jéssyca em trazer o ensino médio pra cá é muito importante não só para os jovens, como também todos que pretendem voltar a escola”. Pontuou Júnior.

A primeira turma já tem data marcada para iniciar suas aulas, segunda (26) e contará com 30 alunos que deverão realizar a inscrição na escola local. Jovens como o Saulo Bianchi (16) será um dos que irá realizar o curso “É muito bom fazer o ensino médio aqui, bem mais próximo de minha casa e não preciso me dirigir a Santa Cruz. Segunda estarei iniciando o ensino médio aqui no Pará”. Comemorou. 

Sobre o início do curso, a jovem Mércia Monique (17) foi mais além. “Já estudei em Santa Cruz, mas desisti por conta da distância, era muito cansativo. Com as aulas aqui, irei me matricular e futuramente fazer um vestibular”.

A secretaria de educação irá disponibilizar transporte para os professores que irão ministrar o curso, bem como veículo para os residentes nos sítios localizados nas proximidades do Pará.

Para realizar as inscrições os interessados deverão levar para a Escola Municipal José Quirino;

2 fotos ¾;
Cópia do RG e CPF;
Comprovante de residência;
Declaração da escola.
Caso o aluno seja menor, os responsáveis deverão enviar cópias de seus RG e CPF.

Estação do Governo Presente Caruaru leva palestras educativas a escolas da cidade


Cumprindo seu objetivo que é garantir a igualdade de oportunidades e o acesso da população às ações do Governo Estadual nas áreas de maior vulnerabilidade a Estação do Governo Presente Caruaru articula com os programas Atitude, COAS e CREAS e leva para escolas da Capital do Forró, palestras educativas com temas voltados para problemáticas vividas no cotidiano escolar.

Tal iniciativa, veio por parte dos gestores das escolas que esbarram diariamente por diversos problemas nas instituições que solicitaram apoio à Estação do Governo Presente Caruaru que logo se prontificou e articulou com os parceiros uma serie de palestras voltadas para conscientizar os jovens sobre o uso das drogas, suas causas e efeitos, as doenças sexualmente transmissíveis, a homofobia, a violação dos direitos entre outras temáticas.

“Muito bom abordar estes temas tão polêmicos nas escolas, pois conseguimos levar importantes informações que mostram aos jovens o perigo deles ingressarem nas drogas, as consequências entre tantos outros assuntos de relevância que está  afastando os jovens da escola e do convívio familiar”, completou Cicera Vasconcelos coordenadora da Estação Caruaru.

A primeira Instituição a ser contemplada com as palestras será a Escola Municipal Laura Florêncio no Bairro do Salgado amanhã (21) a partir das 14h. Em seguida será a vez da Escola Municipal Josélia Florêncio no Bairro São João da Escócia próximo dia 29 a partir das 8h. As demais escolas serão agendadas nos próximos dias. 

Por Henrique Figueirôa