terça-feira, 8 de abril de 2014

Projeto do Bolsa Família Municipal chega à Câmara de Vereadores

(Imagem ilustrativa)

O prefeito encaminhou à Câmara de Vereadores O PROJETO DE LEI Nº 010/2014, de 04 de abril de 2014. o citado projeto refere-se a criação do Bolsa Família Municipal.

Veja abaixo o ofício que chegou junto ao projeto;
           _______________________________________________________


Santa Cruz do Capibaribe-PE, 04 de abril de 2014. 


CÂMARA DE VEREADORES 
Mensagem GP nº 010/2014. 
Ref. Projeto de Lei nº 010/2014. 



Excelentíssimo Senhor Presidente. 

Tenho a honra de submeter, por intermédio de Vossa Excelência, à apreciação dessa Casa das Leis, o Projeto de Lei que autoriza o Poder Executivo a criar o “Bolsa Família Municipal”, concedendo ajuda de custo às famílias consideradas de baixa renda em nosso município, e que não estão contempladas pelo Programa Federal de distribuição de renda. 

Referido projeto em anexo, proporciona à população carente, ajuda financeira para capaz de amenizar a situação de extrema pobreza vivenciada por estas famílias que serão beneficiadas, reduzindo a desigualdade social e aumentando o percentual de freqüência escolar, como também o acompanhamento das gestantes no pré-natal,  por se tratar de exigências para o enquadramento no programa bolsa família municipal, garantindo assim melhoria na qualidade de vida dessas pessoas comprovadamente carentes. 

Diante da necessidade de Lei para oferecer ajuda de custo a essas pessoas, e após a exposição das razões acima descritas, esperamos que haja uma ampla discussão democrática a respeito dos motivos ensejadores, logrando com a aprovação efetiva do referido Projeto, devendo ser devolvido posteriormente para a competente sanção. 

Nesta oportunidade, transmitimos a Vossa Excelência os nossos cumprimentos. 



EDSON DE SOUZA VIEIRA 

Prefeito 
___________________________________________________________

O objetivo do Projeto de Lei é o de atender as famílias consideradas carentes, excluídas dos programas federais de distribuição de renda, e por essa razão, poderão receber auxilio pelo município em razão de sua ausência em outro programa social previsto em lei.

Vale salientar que o projeto acima citado, foi motivo de algumas polêmicas por se tratar de uma promessa de campanha do atual prefeito, mas agora com a apresentação do projeto para apreciação dos vereadores, tudo leva a crer que vai se concretizar e com isso por um fim em mais este embate político.

Blogueiro Ivan Maurício É Nomeado Secretário Estadual de Imprensa


Os blogueiros de todo Pernambuco estão felizes com a nomeação do jornalista Ivan Maurício para a Secretaria Estadual de Imprensa, durante o curto governo de João Lyra Neto (PSB), que assumiu no lugar de Eduardo Campos, futuro candidato à presidência da República.

Ivan é um grande incentivador do jornalismo alternativo que ganhou força em todo o Estado de Pernambuco com a ascensão dos blogs em vários municípios pernambucanos, ele também é um dos principais criadores de conteúdo na mídia alternativa, acreditando tanto neste propósito, associou-se a primeira instituição de Pernambuco a defender e lutar para que o blogueiro tenha seu espaço reconhecido, (ABLOGPE).

Blogueiros: Ivan Maurício, Joseilson, Marcondes e o amigo Jairo.

Foi de Ivan Maurício a ideia de reunir os principais blogs de Pernambuco em encontros em Recife e região metropolitana. O primeiro Blogger-PE aconteceu em 2010 na Praia de Muro Alto, em Porto de Galinhas,  e contou com a presença de blogueiros do Agreste ao Sertão. No ano passado, Ivan ajudou a organizar um novo encontro, desta vez na Avenida Boa Viagem, em Recife.

PERFIL
Ivan Maurício Monteiro dos Santos nasceu no Recife, em 19 de junho de 1951. Formado em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Atuou como repórter e editor de veículos como Diário da Noite, Diário de Pernambuco, Jornal do Commercio, Vanguarda, O Globo e revista Manchete. Participou da chamada Imprensa Alternativa durante o regime militar, sendo correspondente para o Nordeste dos jornais Opinião e Movimento, tendo sido também colaborador dos jornais Coojornal, Versus, Extra, Mais Um e O Pasquim. Venceu o Prêmio Esso de Jornalismo - Região Nordeste em 1978. 

Foi diretor geral da TV Pernambuco e chefe de gabinete do então prefeito de Olinda, Germano Coelho (1982), além de ter presidido a Empresa de Urbanização e Desenvolvimento Integrado de Olinda (URB Olinda) e diretor-geral do Centro de Preservação dos Sítios Históricos da Prefeitura de Olinda. 

Foi fundador, integrante da executiva nacional e primeiro presidente do PSB em Pernambuco. É diretor de Conteúdo do portal O Nordeste, além de ter publicado cinco livros.

Fonte: www.ablogpe.com

Centro de Artesanato recebe lançamento de livro sobre escultores pernambucanos‏


Na próxima quinta-feira (10), a Galeria de Arte do Centro de Artesanato de Pernambuco recebe o lançamento do livro "Nova Fase da Lua – Escultores Populares de Pernambuco", de Flávia Martins, Rogerio Luz e Pedro Belchior, com fotografias de Francisco Moreira da Costa.

A publicação, que retrata a história e o processo de criação de oitenta e cinco escultores populares de Pernambuco, traz depoimentos e registros fotográficos dos artistas, suas obras e o espaço onde vivem.

Dividido em quatro capítulos - Metrópole, Mata, Agreste e Sertão, o livro busca caracterizar a produção artísticas a partir da palavra dos escultores, da observação direta da pesquisa e do diálogo dos autores com outras referências institucionais e bibliográficas.

Segundo Flávia Martins Albuquerque, uma das autoras, a história do livro surgiu de uma experiência acumulada há cerca de 40 anos. "A pesquisa anterior deu origem a 'O Reinado da Lua – Escultores Populares do Nordeste' (primeira edição em 1980 e quarta edição em 2010), do qual sou uma das autoras, junto com Sílvia Rodrigues Coimbra e Maria Letícia Duarte." comentou.

Além de divulgar a cultura pernambucana, o livro também foca em documentar a realidade (estilo de vida, processo de produção, características dos produtos e visões de mundo) através da singularidade da figura do escultor. O contexto social e histórico em transformação dos artistas também tem destaque na publicação.

A escolha dos escultores, que moram em 13 municípios do estado de Pernambuco, se deveu a representatividade e no prestígio alcançado em suas próprias comunidades, nos meios institucionais e nos circuitos de arte.

"Nova Fase da Lua foi um trabalho de equipe, no qual todos deram o máximo de si. As entrevistas foram transformadas em textos e serviram também de subsídios para nossas análises. Os textos foram elaborados e reelaborados inúmeras vezes até ficarmos satisfeitos com o resultado final. 

O dono da voz é o artista, seus depoimentos são o âmago do livro. Foi um processo de trabalho que nos deu muito prazer, e mais uma vez confirmou a riqueza do acervo cultural de Pernambuco. Esse livro não teria sido possível sem a receptividade, o apoio e a capacidade criativa dos artistas pernambucanos." esclarece Flávia Albuquerque.

Durante o evento da quinta-feira, Mestre Nado e sua família, que formam o grupo "Som do Barro", farão uma apresentação musical em homenagem a Sílvia Rodrigues Coimbra, pesquisadora que deu início ao trabalho que resultou no livro.

O livro, com 232 páginas e capa dura, será vendido no lançamento por R$ 110. A publicação recebeu o incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), que faz parte da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

Assessoria