segunda-feira, 30 de março de 2015

ASCAP organiza caravana para a Hairnor 2015 em Recife‏

Campo da Comunidade da Magana recebe vestiários da gestão municipal‏


Foi entregue na manhã do último domingo (29), pelo prefeito Edson Vieira, os vestiários para o campo Nogueirão, na comunidade Magana, zona rural de Santa Cruz do Capibaribe.
A ação aconteceu durante a realização da abertura oficial da temporada 2015 do Campeonato dos Sítios, que contou com um torneio envolvendo 10 equipes finalizando com o Rivel da Magana como campeã da competição e Sport da Magana como vice.    
O prefeito Edson Vieira esteve na Comunidade da Magana, ao lado de secretários, vereadores, lideranças e populares, e falou sobre a obra. “Sabemos que aqui na Magana tem muitos peladeiros, a localidade tem a tradição de formar boas equipes para o Campeonato dos Sítios e competições afora, e em menos de trinta dias estivemos aqui, executamos a obra e hoje estamos entregando essa benfeitoria aos esportistas, e dando início ao Campeonato dos Sítios 2015 que vem sendo retomado e tratado com muito carinho pela nossa gestão”, ressaltou Vieira.
Sebastião Francisco de Souza (Tão de Tezin), foi o homenageado que deu nome ao vestiário, que conta com 60 metros quadrados de área construída, baterias de banheiros para donos da casa e visitantes, além de vestiários exclusivos para árbitros e auxiliares. “Está é uma ação vai beneficiar tanto o esporte amador, quanto as comunidades rurais do município, e pode ter certeza que teremos o compromisso de contribuir com essas áreas, no que estiver ao alcance da nossa pasta”, observou o secretário de Serviços Públicos, Júnior Gomes.
“A entrega dos vestiários da Magana, construído através de uma parceria entre a Secretaria de Serviços Públicos e a Gerência de Esportes vai proporcionar toda estrutura e conforto para os desportistas amadores do município e a partir do torneio de hoje, ficará à disposição dos nossos atletas para o Campeonato dos Sítios e diversas competições que venham a ser realizadas”, frisou o gestor de Esportes Rubens Monteiro.
O torneio foi exemplo de organização e contou com todo o suporte da Guarda Civil Municipal.

“Governo precisa dialogar mais”, diz Silvio Costa Filho sobre proposta de reajuste dos professores

Na comissão de educação da Assembleia Legislativa, o líder da bancada de oposição, deputado estadual Silvio Costa Filho (PTB), votou contra a aprovação do Projeto de Lei 79/2015, de autoria do Governo do Estado, que atualiza o Piso Salarial dos Professores para cerca de 4.060 docentes e exclui mais de 45 mil de qualquer reajuste. Com a medida, 90% dos professores do Estado deixam de receber aumento. Dos 4.060 professores que, segundo o projeto, devem receber o aumento salarial, 1.777 terão direito a 13,01% de reajuste e 2.283 poderão ser reajustados em 0,89%. O projeto seguirá agora para votação em plenário.
O assunto foi debatido na manhã desta segunda-feira (30). Além de Silvio Costa Filho, o deputado estadual Edilson Silva (PSOL) votou contra a proposta do governo. Se posicionaram a favor os deputados Eduíno Brito (PHS) e Adalto Santos (PSB). Por ter ocorrido o empate, o deputado Ângelo Ferreira (PSB) que presidia a reunião da comissão de educação, também deu voto favorável ao projeto.
Insatisfeitos com a proposta do governo, os professores da rede estadual realizaram na última semana uma paralisação de dois dias. O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) também decretou estado de greve da categoria. Caso o Governo insista na proposta, os professores podem parar por tempo indeterminado. Os equívocos do projeto de lei também motivaram o Ministério Público a instaurar inquérito civil para esclarecer se o governo estadual está cumprindo integralmente a Lei do Piso Salarial Nacional do Magistério.
Veja abaixo o que disse hoje o líder da bancada de oposição, Silvio Costa Filho, sobre o assunto:
“A oposição tem se manifestado completamente contrária ao projeto que veio do Governo do Estado. O projeto não atende à categoria. Há um conjunto de imperfeições e, de certa forma, é uma afronta aos professores do Estado de Pernambuco. O nosso sentimento é de que o governo precisava dialogar mais, sobretudo ter um gesto de humildade e desprendimento. Não adianta querer usar a força, e aprovar, porque tem a maioria da Casa. Tenho certeza que os professores de Pernambuco estão profundamente insatisfeitos com este projeto que chegou à Casa, mas a oposição vai cumprir o seu papel constitucional, que é o de lutar para que este projeto não seja aprovado e que possa chegar um projeto que beneficie a todos os professores de Pernambuco. É isto o que a gente tem defendido aqui na Casa”.

Em Encontro Estadual Em Olinda, Blogueiros Reforçam Defesa Pela Democratização Da Mídia


Encontro de Blogueiros e Ativistas Digitais (3ºBlogger) reuniu profissionais e estudantes do Cais ao Sertão pernambucano no último final de semana


Altamiro Borges, do Barão de Itararé, abriu o 3ºBloggerPE na sexta-feira (27/03),  e reforçou a democratização da mídia no Brasil. Participaram da mesa, a consulesa Geral da Venezuela no Recife, Carmen Novas Reys; Lissandro Nascimento (AblogPE);  o secretário de Comunicação da Prefeitura de Olinda, Elson Guimarães; Rafael Buda, do núcleo do Barão em Pernambuco.

Altamiro debateu a propriedade privada e analisou a publicidade governamental. “Eu acho que o debate aqui foi excelente, porque mostra exatamente isso, as pessoas estão querendo se inteirar mais com esse tema: a mídia. Às vezes a gente encara a mídia como uma coisa como se não interferisse na nossa vida. A mídia define valores, se você vai ser mais individualista, solidário, preconceitos. Ou seja, mexe com a informação”, explicou. Ele avaliou que a velha mídia não é mais o quarto poder, na verdade, segundo ele, a velha mídia é um 2º Estado dentro do Estado Republicano.

Representando a prefeitura de Olinda, Guimarães citou as decisões que o povo vem tomando nos últimos tempos sobre a comunicação. “O papel da comunicação, no nosso entendimento não tem como exercer a cidadania sem informações, mas por muitas vezes é desvirtuada. Ela não chega de uma forma direcionada, isso passa por um regime editorial que rege a informação do nosso País. Isso não é uma questão nacional, ela se reporta por além das fronteiras do nosso Brasil”, disse.

Na plenária final do #3BloggerPE, a gestão liderada por Lissandro Nascimento foi reconduzida para coordenar a Associação dos Blogueiros de Pernambuco (AblogPE), no sábado (28/03). Para um mandato de mais dois anos, ele pontuou as principais atividades e desafios da entidade: criação de 14 núcleos regionais da entidade e o retorno da discussão do Projeto das Mídias Alternativas na Alepe, que busca a democratização das verbas publicitárias dos três Poderes do Estado (PL nº 2164).

Lissandro é turismólogo, especialista em gestão de pessoas, comunicador e militante político. Sua monografia acadêmica abordou as Políticas de Turismo no Brasil, escolhida entre as 15 melhores do País pela Fundação Getúlio Vargas. ”É uma pessoa comprometida com o que faz e um entusiasta na defesa das mídias alternativas. Com atividades no movimento político e social desde os 15 anos de idade, ele tem contribuído hoje em aglutinar os blogueiros no fortalecimento das lutas que envolvem a categoria. Sua capacidade de buscar o consenso em um ambiente bastante plural, o fez merecedor desta reeleição”, declarou o jornalista paulista Altamiro Borges.

Outro ponto externado por Altamiro foi o fortalecimento da Associação dos Blogueiros do Estado de Pernambuco (AblogPE), que atualmente conta com 600 ativistas de conteúdo digital, e se expressa como experiência pioneira no País.

Ainda no sábado, o vice-presidente da AblogPE, Lúcio Cabral (NotíciasBR) e a Josélia Maria (Blog da Josélia)  mediaram o painel “Contexto Geral pela luta da democratização no Brasil e no Mundo”, tendo como palestrantes Tarso Violin do ParanáBlogs e Eduardo Guimarães, responsável pelo Blog da Cidadania e presidente do Movimento dos Sem Mídia. Escalado inicialmente, Rodrigo Vianna da TV Record, não pode comparecer ao evento em razão de ter quebrado o braço, o que o impediu de viajar por ordem médica.

Sérgio Bertoni (Fundação Blogosfero) interrogou os blogueiros “Podemos ter uma mídia democrática e a nossa própria internet?”, ao qual interagiu com a plenária essas circunstâncias na sociedade.
A presidente da União dos Estudantes de Pernambuco, Melka Pinto,  e Ivan Moraes (Centro Luiz Freire) debateram o tema: “Marco Civil da Internet e o futuro da Internet no Brasil”, bem como a “Comunicação pública em Pernambuco e no Brasil”. Dani Nurse e o diretor de imprensa eleito da AblogPE, Paulo Fernando, mediaram esta mesa.

Para compreender a atual discussão das reformas no País, o  Dr. Sílvio Pessoa de Carvalho Júnior, secretário Geral da OAB/PE e o advogado Jairo Medeiros fizeram uma síntese da “A Reforma Política como passo às mudanças estruturais”, com a mediação de Cristiano Pilako.

Debate em plenária

Nesse momento, os blogueiros aprovaram o Regimento Interno dos Núcleos Regionais, as Resoluções Gerais, e elegeram por aclamação (apenas com uma única discordância), a nova diretoria, conselho fiscal e os coordenadores dos 14 Núcleos Regionais.


A primeira reunião da segunda gestão eleita aconteceu na manhã desse domingo (29). Participaram toda a diretoria, membros do conselho fiscal e os coordenadores de núcleos. 

Por Max Felipe

Representantes de entidades e associações de Santa Cruz do Capibaribe se encontram com o presidente da Câmara de Vereadores


O presidente da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe, Professor Afrânio Marques, esteve reunido com representantes da sociedade civil organizada, com o objetivo de ter uma proximidade maior com a população, uma vez que os vereadores são os parlamentares mais próximos do povo e precisam estar em constante contato com a sociedade, para entender melhor os seus anseios e propor políticas públicas em prol das pessoas.
O presidente Afrânio Marques, relatou que o encontro foi de suma importância. “Quando a gente tem compromisso com as pessoas, automaticamente a gente passa a ouvir e entender melhor as demandas sociais e fica mais fácil propor projetos que contemplem políticas públicas de qualidade para a nossa população”, disse o presidente.
Participaram da reunião todos os segmentos de entidades que representam a sociedade, como Moda Center, CDL, ASCAP, Sindicatos, Grupos Religiosos e diversas associações com sede e atuação em Santa Cruz do Capibaribe. Durante o evento, diversos participantes fizeram uso da palavra, enfatizando a importância da realização e manutenção do evento. Todos aprovaram o encontro!

Rotary Santa Cruz realiza ação na Serra do Pará‏


Membros do Rotary Club de Santa Cruz do Capibaribe, juntamente com convidados, realizaram neste domingo (29) uma ação de coleta de resíduos na Serra do Pará, atrativo turístico do município que conta com escrituras rupestres e cavernas.
A governadora assistente Suely Azevedo e o presidente do Rotary Caruaru Norte Deoclecio Nascimento participaram da ação guiada pelo professor e ambientalista Arnaldo Viturino.
O presidente do Rotary Santa Cruz, Gilvan Feitosa, avalia que foram coletados aproximadamente 30 quilos de lixo na trilha que leva até a Serra do Pará, em sua maioria embalagens de água, refrigerante e comida.
“É mais uma ação de companheirismo desenvolvida pelo Rotary nesse primeiro ano de existência e juntos podemos fazer muito mais”, disse o presidente Gilvan Feitosa em fala de agradecimento ao grupo.
Arnaldo Viturino destacou a importância da ação. “É uma satisfação ver pessoas abraçando a causa da serra, estou sempre à disposição desse e de outros grupos que quiserem visitar o local”, falou.