quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Assinatura do Termo de Adesão da Bolsa Universitária deverá ser realizada até a próxima sexta-feira



Os 281 estudantes contemplados com a Bolsa Universitária para o primeiro semestre de 2015 terão até a próxima sexta-feira (27), para assinar o termo de adesão, última etapa do processo de validação do benefício.
Além da assinatura, os estudantes também deverão anexar as cópias do CPF, RG e comprovante de residência ao documento que será entregue nos seguintes locais: Coordenadoria Municipal de Juventude, Avenida Padre Zuzinha, Nº 178, Centro; Casa das Juventudes, Rua São Paulo, Nº 711, Santa Tereza e Secretaria Municipal de Educação, Avenida 29 de Dezembro, Nº 79, Centro, no horário das 9h às 13h.

Ex-vereador Nezinho do Pará vai receber homenagem da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe pelos seus 100 anos de vida

A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe, em Sessão Ordinária realizada em 03 de fevereiro de 2015, por solicitação do Exmo. Sr. Presidente Vereador Afrânio Marques de Melo e subscrito por todos vereadores aprovou, por unanimidade pelos presentes, a realização de uma Sessão Solene em homenagem ao Sr. Manoel Barbosa da Silva (seu Nezinho do Pará), em virtude do seu centenário de nascimento, bem como pelos grandes serviços prestados para a cidade de Santa Cruz do Capibaribe, tendo sido eleito vereador do município, por quatro legislaturas, fazendo parte, inclusive, da primeira mesa diretora do Legislativo Municipal como 2º secretário.
A homenagem vai acontecer na próxima sexta-feira (27), às 19 horas, na Câmara de Vereadores.

Ypiranga perde contra o Porto e afunda ainda mais na tabela de classificação.


Na tarde desta terça - feira (24/02), o Porto recebeu a equipe do Ypiranga no estádio Antônio Inácio de Souza, pelo hexagonal da permanência. O time caruaruense venceu pelo placar de um gol a zero.

Mesmo debaixo de um sol escaldante, os times iniciaram a partida de muita correria e muito contato, sem falar nas chances de ambos os lados, mas que foi aproveitada pelo time da casa, que marcou o gol da vitória aos 11 minutos da segunda etapa da partida, através do meia Luquinhas, após bela troca de passes na entrada da área adversária, a jovem promessa recebeu um passe na medida para finalizar sem chances de defesa para o goleiro Elias do Ypiranga e fazer assim o gol do time do Porto Gavião Do Agreste.

Antes disso ainda no primeiro tempo ambas equipes fizeram um jogo aberto e de muita pegada e disposição. O Ypiranga - PE desperdiçou no mínimo duas chances de gol, uma num belo chute de Xinho que explodiu no travessão e Anderson Oliveira, que perdeu uma grande chance após receber um belo passe do ala Maneco. Anderson se livrou da marcação, mas na hora de finalizar chutou com força por sobre o gol defendido por Higor do Porto. Ainda na primeira etapa o Porto também perdeu uma grande chance com Kirus, através de uma boa cobrança de falta, que passou rente a trava de Elias.

No segundo tempo o jogo continuou pegado e com um bom volume de jogo para ambos os lados, mas aos 11 minutos, após boa troca de passes dos jogadores do Porto na entrada da grande área, a bola foi rolada na medida para o jogador Luquinhas finalizar de primeira no contra pé do arqueiro alviazulino, sem chances para o goleiro Elias. Fazia assim o gol que decidiria o jogo. O Ypiranga ainda teve o meia Anderson Oliveira expulso e terminou o jogo com um jogador a menos.

Após o gol e em seguida a expulsão de um atleta, o time de Santa Cruz do Capibaribe, sentiu o lado emocional e mesmo com as mudanças feitas pelo Técnico Neco, o time não conseguiu reagir e amargou mais uma derrota no campeonato e de quebra se afundou ainda mais na lanterna da competição.

O Clube Atlético do Porto, jogou e venceu de: 1 Higor, 2 Joazi, 3 Alisson, 4 Fabrício (A), 5 Caio (A), 6 Jorge, 7 Vagner Rosa, 8 Luquinha (1 gol), 9 Kirus, 10 Jackson (15 Lucas Gomes) e 11 Jefinho (16 Raimundo); Técnico Janduir.
Já o Ypiranga jogou com 12 Elias, 2 Maneco, 3 Jajá, 4 Toninho, 5 Airton Júnior, 6 Danilo Itaporanga (15 Jackson), 7 Jair, 8 Xinho, 9 Tiago Souza (19 Ila), 10 Anderson Oliveira (A+A=V) e 11 Danúbio; Técnico Neco.

A arbitragem foi de Deborah Cecília, auxiliada por Ricardo Chianca e Gilson Braz; Alexsandro Sena o 4° arbitro e Erich Bandeira. 

Local: Estádio Antônio Inácio de Souza - Caruaru.
Publico de 454 torcedores e uma renda de R$ 3.420,00.

A cobertura ficou por conta da Rede Titulares do Rádio (Rádios Vale do Capibaribe AM e Santa Cruz FM). Patrocínio Lavanderia Preferencial Jeans e Toritama Gold Hotel.

Por Wendell Galdino

Tadeu Alencar assume vice-presidência da comissão de reforma política‏


O deputado Tadeu Alencar (PSB-PE) foi eleito na tarde desta terça-feira (24) para a 3ª Vice-Presidência da Comissão Especial da Reforma Política, criada no início de fevereiro, na Câmara Federal, para analisar e consolidar as propostas apresentadas na Casa visando modificar a legislação eleitoral e partidária do País.O grupo - composto por 34 parlamentares titulares e mais 33 suplentes - traçou na sessão de hoje um roteiro de trabalho para as próximas semanas.
Único deputado pernambucano entre os titulares da comissão especial, Tadeu Alencar pretende atuar em sintonia com o seu partido, que marcou para a próxima quinta-feira (26) uma reunião da bancada na Câmara para fechar posição sobre os pontos polêmicos da reforma. Pessoalmente, ele se declara favorável ao financiamento público das campanhas, bem como ao fim da reeleição e à coincidência eleitoral, com a realização de pleitos para todos os cargos em um mesmo ano. “Mas vou aguardar o posicionamento oficial do PSB e vou defendê-lo na comissão”, explicou Tadeu. “A eleição para vice-presidente da comissão fortalece a representação do meu partido, o PSB, e aumenta a nossa responsabilidade de lutar por uma reforma política que atenda à expectativa da sociedade e que, melhorando a política, possa melhorar o Brasil”, acrescentou.
Tadeu Alencar destacou a aprovação dos requerimentos que preveem audiências públicas nesta primeira fase do trabalho. A comissão ouvirá entidades da sociedade civil, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), os sindicatos e outros organismos que colaboram com a discussão da reforma política, além de representantes do Executivo, Judiciário e Ministério Público.

Foto: Sérgio Francês/PSB

Teresa Leitão exige que Governo do Estado pague o piso dos professores

(null)
A deputada Teresa Leitão (PT) fez um apelo, nesta segunda (23), pelo reajuste, em 13%, do valor do piso salarial dos professores em Pernambuco. Teresa explicou em plenário que o Governo Federal anunciou o percentual em janeiro deste ano, mas o valor ainda não foi repassado à categoria pelo Governo de Pernambuco.
Teresa disse que o governador Paulo Câmara não está cumprindo a promessa feita durante a campanha de dobrar o valor do piso salarial. A parlamentar ressaltou que o Poder Executivo está acumulando dívidas, uma vez que o pagamento do reajuste vai precisar ser retroativo ao mês de janeiro.
A deputada cobrou a valorização do magistério e afirmou que Pernambuco tem hoje 17 mil professores trabalhando em contratos temporários. Ela considera o número muito alto se comparado à quantidade de profissionais efetivos. Teresa defendeu que essas questões precisam ser resolvidas antes da aprovação do Plano Estadual de Educação, que deve ser apreciado pela Assembleia até 25 de junho. A proposta está sendo tratada em um seminário do Fórum Estadual de Educação, realizado até essa terça (24), com a participação da parlamentar.
Em aparte, Edilson Silva (PSOL) criticou o atraso do Governo em se pronunciar sobre o reajuste do piso salarial dos professores. Ele afirmou que os gastos públicos estão sendo direcionados para setores considerados por ele desnecessários, como publicidade institucional.
Já o líder da Oposição, Sílvio Costa Filho (PTB) parabenizou Teresa por ter assumido a presidência da Comissão de Educação. Ele também cobrou posicionamento do Governo sobre o piso dos professores e pediu aos deputados da base aliada que articulem a negociação, apontando a situação precária da educação em Pernambuco.
Durante o tempo de liderança, o deputado Waldemar Borges (PSB) informou que a mesa de negociação do Governo sobre educação promoveu reunião semana passada, iniciando os debates sobre as questões registradas por Teresa Leitão.