segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Estado investirá R$ 75 Milhões na construção do Hospital Mestre Vitalino em Caruaru


“Será o maior hospital entregue pelo nosso Governo e o maior equipamento da saúde pública no interior”. Assim o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, definiu o Hospital Mestre Vitalino (HMV), que começou a ser construído desde o dia 30 de Novembro passado, às margens da BR-104, em Caruaru, no Agreste pernambucano. O investimento é de R$ 75 milhões e a inauguração está prevista para junho de 2013.

O HMV será o quarto hospital inaugurado pela atual gestão estadual que já entregou o Miguel Arraes (Paulista) e o Dom Hélder (Cabo) e, no dia 08 abriu as portas do Pelópidas Silveira (Curado). O Mestre Vitalino vai realizar atendimentos de média e alta complexidade e beneficiar 1,2 milhão de pernambucanos de 32 municípios da região. Gente como a bezerrense Dayse Gomes, 26. “Estávamos mesmo precisando desse apoio. Vai ajudar, com certeza, antes, dependendo do caso, tínhamos de ir até para o Recife”, disse a jovem.

Quando estiver em pleno funcionamento, o HMV terá capacidade de atender 6 mil pacientes por mês na urgência e emergência. Para efeito comparativo, o Hospital Miguel Arraes atende 4.300. O hospital caruaruense vai oferecer internação e atendimento ambulatorial – mil consultas/mês - de egressos em Clínica Médica, Cirurgia Geral, Neurologia Clínica, Cirurgia Vascular, Psiquiatria, Pediatria Clínica e Cirúrgica, Cardiologia, Urologia e Oncologia. “É a primeira urgência cardiológica de verdade no interior de Pernambuco”, afirmou o secretário de Saúde, Antonio Carlos Figueira.

A prefeitura de Caruaru doou o terreno de 4,7 hectares (equivalente a quase cinco campos de futebol) onde vai ficar o hospital. “Estamos satisfeitos com o volume de obras da saúde para o município, vamos ter a maior estrutura de saúde do interior”, frisou o gestor municipal José Queiroz, referindo-se à UPA que já está funcionando na cidade à UPA Especialidades recém-anunciada e à reforma no Hospital Regional do Agreste (HRA).

Recentemente o governador inaugurou a ampliação da emergência do Hospital Regional do Agreste, que faz parte de um pacote de obras que inclui ainda a ampliação do Núcleo de Reabilitação Física, do setor administrativo e da Unidade de Terapia Intensiva. Ainda no primeiro semestre de 2012, serão entregues os 70 novos leitos da enfermaria de ortopedia e as novas salas de cirurgia do bloco cirúrgico do HGA.

Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Nossa Opinião;

Enquanto isto, Santa Cruz do Capibaribe e sua classe política estudam uma forma de vender o atual hospital para construção de um novo. Na minha humilde opinião, analisando estes fatos só posso concluir que não temos prestígio algum junto ao Governo do Estado.

Pro Joseilson Chagas

Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz reúne-se com representantes da Associação dos Toioteiros


Em reunião ocorrida na última quinta-feira (10), o Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz do Capibaribe, Francisco Ricardo, discutiu em conjunto com Vereadores, o Vice Prefeito, José Elias, o Chefe de Operação e Fiscalização do Trânsito, Rodrigo, o Presidente da Associação dos Toioteiros, José Roberto e mais de 50 associados, a modificação da Lei que aborda a transferência de alvará e consequentemente da placa de aluguel dos toiotas.
Após inúmeras reivindicações da classe, ficou acertado o agendamento de uma nova reunião para o mês de março, para um melhor detalhamento das exigências e a busca da adequação da Lei às necessidades da categoria. Que também apresentou a existência de problemas relativos ao transporte intermunicipal.
De acordo com Francisco Ricardo, a solução para os problemas da classe dos toioteiros será obtida o mais breve possível, uma vez que a partir do momento que a categoria se organiza e procura por seus direitos, fica mais fácil para os Vereadores adequar ou criar Leis que os beneficiem e os integrem dentro da legalidade.

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Vereadores

O que dizem por ai


Dizem por ai que um famoso instituto de pesquisa está na cidade, claro que se trata apenas de expeculações, no entanto não podemos negar que os bastidores da política estão "pegando fogo".

Briga nos bastidores?



O diretor da Rádio Vale AM e comunicador Bartol Neves, afirmou no ar que houve uma discussão acalentada (briga) no gabinete do prefeito que aliás, segundo o radialista, sua fonte de informação teria sido o próprio prefeito.

Os nomes citados na briga foram dos vereadores Dr. Nanau e Ernesto Maia, após a afirmação do radialista o vereador Ernesto Maia se pronunciou e negou os fatos.

Vamos aguardar os demais pronunciamentos das partes envolvidas nesta discussão para saber a veracidade dos fatos. Caso contrário não poderemos opinar sobre este assunto lamentável.

EM SÃO BENTO DO UNA: ADOLESCENTE DE 15 ANOS É ASSASSINADO PELO COLEGUINHA DE 14

Wendson Felipe (15 anos)

Um crime de morte chamou a atenção dos moradores de São Bento do Una. Um adolescente de 15 anos foi assassinado a facadas, Wendson Felipe da Silva Nunes, que morava no sítio Agra, zona rural de São Bento do Una.
O homicídio foi praticado pelo vizinho de apenas 14 anos, que está foragido. O motivo segundo os familiares da vítima, foi porque na ultima quarta-feira o acusado jogou refrigerante nos pés da vítima que não gostou e reclamou com o acusado que na noite desta quinta montou uma tocaia e matou a vítima a golpes de punhal.
O corpo do garoto foi encaminhado ao IML de Caruaru.
 
Fonte: Adielson Galvão


Ação integrada de Cidadania movimentou a cidade

A Ação Integrada de Cidadania, que aconteceu nos dias 10 e 11 de fevereiro, no Parque Florestal em Santa Cruz do Capibaribe foi um sucesso. Realizada pela Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Social em parceria com a Secretaria de Defesa Social do Estado, além de outras secretarias do município.
 
 
A Secretaria de Saúde disponibilizou em seus estandes testes de glicose, exames de mama, aferição de pressão arterial, orientação nutricional entre outras atividades. Um salão de beleza improvisado atendeu centenas de mulheres com corte de cabelo e escova, como a estudante Marcela Clemente, moradora da Palestina, que foi atendida pela cabeleireira Silvaneide da Silva, voluntária do projeto.
A Defensoria Pública colocou quatro profissionais à disposição para orientar a população sobre questões como pensão alimentícia, divórcio, investigação de paternidade entre outros assuntos. O coordenador do estande, Clodoaldo Batista, disse que é importante um evento como este para deixar as pessoas conscientes dos seus direitos. Além da orientação, também era possível dar entrada em processos gratuitamente.
 
 
Um dos setores mais procurados do evento foi o da emissão de carteiras de identidade, filas imensas foram formadas nos dois dias, muita gente chegou cedo para garantir o documento, como a dona de casa Rosilda da Silva, 36 anos, moradora do Cruz Alta, que chegou ao Parque Florestal às 4h da manhã. Rosilda foi renovar o “Bolsa Família”, aproveitando para levar sua filha Taline Marques, 13, e sua amiga Edilaine Luminato, 18, para tirar a carteira de identidade. “Estou feliz porque hoje consegui finalmente tirar minha carteira de identidade”, comemorou Taline.
Quem também apareceu por lá foi a aposentada Genir Alves, 62 anos, moradora do Centro. “Eu cheguei aqui às 6h da manhã, aferi a pressão e agora estou esperando para fazer o teste de mama”. Dona Genir afirmou que a iniciativa deveria se repetir mais vezes.
A dona de casa Juliana Souza, 20 anos, foi ao Parque Florestal com seu filho pequeno Alisson Gustavo, para tirar a segunda via do registro de nascimento e a primeira via da carteira de trabalho. Natural de São Bento do Una, mas morando em Santa Cruz do Capibaribe há dois anos, elogiou muito a iniciativa da prefeitura. “Nunca vi algo parecido com isso, é uma demonstração de preocupação com a população.” concluiu. 
 
 
A secretária de Desenvolvimento Social, Ajosiene Ramos, avaliou como muito positiva a ação, e anunciou para os dias 27 e 28 de Abril mais uma edição do evento. O prefeito Toinho do Pará esteve no Parque Florestal acompanhando os atendimentos à população, conversou com os moradores sobre os problemas da cidade, anunciando as ações em andamento e as futuras ações do governo.
Os visitantes da Ação Integrada também puderam visitar os estandes da Secretaria de Meio Ambiente, da Coordenadoria da Mulher, CTA, COMDECA, FEMUP, além dos espaços destinados à sociedade civil organizada, como o MovPaz e a Feira de Mulheres Empreendedoras.

Blogueiro evidencia boa fase de Ernesto Maia


Eleições 2012 - O grupo taboquinha tem dois candidatos que estão em busca de apoio: Dr Nanau e Ernesto Maia. Eles estão ocupando os espaços para a escolha da candidatura a prefeito de Santa Cruz do Capibaribe.

Zé Elias também disse que está pleiteando a candidatura a prefeito, porém, apesar de ser vice prefeito, não acredito que consiga aglutinar apoios sólidos para ser o candidato taboquinha.
Nos últimos dias, Ernesto maia vem consolidando apoios importantes como o PHS e o PT. Ernesto veio aos poucos se consolidando como um forte pré-candidato e hoje está muito forte e acredito que deve ser o candidato taboquinha.
O apoio de Deomedes, vereador mais votado na última eleição municipal, fortaleceu bastante a pré-candidatura do Vereador Erenesto.
Apesar de ser sobrinho de José Augusto, não temos ouvido falar sobre a ingerência do tio na escolha do representante taboquinha para a vaga de prefeito.
Dr Nanau tem conseguido alguns apoios, porém os de Ernesto maia têm sido mais consistentes.
A disputa está acirrada e que vença o melhor. No lado “boca preta”, já está definida a pré-candidatura do Deputado Edson Vieira e estão buscando um vice.
Ouvi alguns comentários em alguns blogs que Nara está na disputa para vice. Nara é inteligente, educada, simpática e bonita, acredito que vai dar trabalho para poder sair do páreo, pois tem predicados que a credenciam para tal. Vamos aguardar o desenrolar dos fatos.

Por: Denizio Januário Crítico Literário do Blog “Agreste Notícia”