quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Santa Cruz adere ao projeto Caminhos do Cuidado‏


Santa Cruz do Capibaribe está vivenciando no período de 09 de janeiro à 13 de fevereiro, o curso de formação do projeto Caminhos do Cuidado, que tem como objetivo capacitar Agentes Comunitários de Saúde do município.
O projeto que é uma iniciativa conjunta do Ministério da Saúde, da FioCruz (RJ) e da Fundação Hospitalar Conceição (RS), tem por objetivo a formação de agentes comunitários de saúde e auxiliares e técnicos de enfermagem da Estratégia de Saúde da Família para a prevenção ao uso de crack, álcool e outras drogas.
Para o secretário, Breno Feitoza,  o Caminhos do Cuidado vai trazer mais aperfeiçoamento aos agentes, e vai refletir em um melhor atendimento à população. Em Santa Cruz do Capibaribe os responsáveis em capacitar os agentes Comunitários de Saúde são os tutores Anne Karolynne e Ulisses Nascimento com o apoio da atenção básica.
O programa tem Carga Horária total de 60 horas, das quais, 40 horas são de atividades presenciais, e 20 horas nas áreas de atuação dos ACS´s.
“Estamos preocupados com o usuário de drogas, mais também com os familiares, vítimas diretas de todo este processo. Sempre falei que, trabalhamos sempre focando a prevenção e a melhoria de uma saúde melhor para todos”, disse Feitoza.
Para o prefeito Edson Vieira, é muito importante essa ação conjunta entre os órgãos de saúde de todo o Brasil. “O município trabalha incessantemente no melhoramento da saúde de Santa Cruz, capacitações e qualificação dos nossos colaboradores tudo isso para melhorar efetivamente o atendimento, isso reflete a nossa filosofia de humanização do atendimento".
Assessoria

Santo Agostinho recebe ações e melhora qualidade de vida da comunidade


O bairro Santo Agostinho, localizado a três quilômetros do Centro de Santa Cruz do Capibaribe, recebeu um trabalho intenso de ações e melhorias que beneficiaram os moradores da localidade e bairros vizinhos.
As ruas do bairro Santo Agostinho apresentavam problemas estruturais de falta de saneamento e manutenção dos existentes. Para sanar este problema que afetava a saúde pública da população, o Poder Executivo construiu e reparou mais de 1,5 mil metros de saneamento.
A pavimentação de mais de 15 ruas no Santo Agostinho e 3 vias no Acauã pelo Programa Cidade Pavimentada, a Academia das Cidades que estava deteriorada foi totalmente reformada e iluminada para receber as pessoas para a prática de atividades físicas e tornar-se uma opção de lazer para as famílias.   
A implantação da feira livre da localidade foi mais uma ação que além de facilitar o acesso a hortifrutigranjeiros, que antes gerava despesas com transporte para a feira do Centro, também possibilitou a criação de uma nova fonte de trabalho e renda para os moradores da localidade e bairros vizinhos.
A entrega do primeiro CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) que atenderá o Santo Agostinho e bairros vizinhos beneficiará a população que agora terá acesso a um serviço de proteção e atendimento integral à família que visa promover o acesso e usufruto de direitos e contribuir para a uma melhor qualidade de vida. O centro leva o nome do campeão de MotoCross Julio César Bonifácio Xavier e possibilitará a realização de um trabalho intenso do Sistema Único da Assistência Social em uma das áreas mais carentes do município.
O PSF do Santo Agostinho e o prédio da Escola Lindalva Aragão de Lira foram reestruturados. Bem como, foi iniciada a reforma e construção da cobertura da quadra da instituição que além de atender aos alunos ficará a disposição da comunidade. O oferecimento de merenda de qualidade e água mineral no primeiro dia de aula, entrega de bebedouros industriais e atuação da Guarda Municipal com palestras nas escolas também foram ações que melhoraram a educação das crianças da localidade.
A ampliação do Programa da Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e realização de ações sociais com mutirões para a emissão de documentos, cadastramento do Bolsa Família, realização de exames médicos, aplicação de vacinas, palestras e eventos comemorativos do dia da mulher, das mães e da criança levou cidadania aos moradores da localidade. 
A construção do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), modelo III, no loteamento Armando Aleixo será uma obra de fundamental importância para qualidade de vida dos jovens moradores dos bairros Santo Agostinho, Acauã, Nossa Senhora, Gavião I e II, Neco Aragão, Pedra Branca, Santa Filomena e Jaçanã que terão acesso à prática de inúmeras atividades esportivas e ficarão longe das drogas.
Assessoria

Coordenadoria da Mulher apresenta balanço de ações realizadas e aponta projetos para 2014


No ano de 2013, a Coordenadoria da Mulher de Santa Cruz do Capibaribe realizou um trabalho pautado no fortalecimento das políticas públicas de gênero e intensificação de ações de prevenção e combate à violência contra a mulher no município.
O aparelhamento profissional do Centro de Referência da Mulher que recebeu toda infraestrutura com  assistente social, a conquista de uma advogada para receber as denúncias das mulheres vítimas de violência na Delegacia Municipal e um amplo trabalho de divulgação da Coordenadoria e Centro de Referência da Mulher, levou a um aumento considerável no número de denúncias, passando de 19 casos no ano de 2012, para 110 casos em 2013.
“Esse aumento não significa que os casos de violência cresceram, mas sim, que as mulheres estão encontrando meios de buscar ajuda através de um local seguro de apoio e acolhimento, no qual elas possam sair da condição de violência em que se encontram”, comemorou a Coordenadora da Mulher Clarissa Carvalho.
Através de convênios com o SENAR (Serviço Nacional de aprendizagem Rural), a coordenadoria também atuou na realização de capacitações e cursos de informática, corte e costura e plantas medicinais na sede e Zona Rural do município. Palestras nas escolas e capacitações de professores sobre igualdade de gêneros também integraram as ações da gestão, assim como, a realização da campanha de não divulgação de imagens e nomes das mulheres agredidas pela imprensa local, junto ao Ministério Público. 
A atuação no Projeto Mulheres Costurando Direitos em conjunto com as Secretarias da Mulher de Caruaru e Toritama, levou a discussão das condições trabalhistas das mulheres costureiras para os estudantes do SENAI e das faculdades do Polo das Confecções.  
A Campanha 16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra a Mulher, realizada em convênio com a Secretaria da Mulher de Caruaru com palestras e capacitações pelo enfrentamento a essa violência, culminou com a realização do mutirão para o julgamento de mais de 120 casos pendentes da Lei Maria da Penha em conjunto com o judiciário e a CEAPA (Central de Penas e Medidas Alternativas).
“Nosso trabalho é pautado na valorização da mulher e dos seus direitos, sobretudo no entendimento das suas várias dimensões no papel de mulher trabalhadora ou cidadã. Nós da gestão municipal temos um compromisso de criar e fortalecer políticas que atendam necessidades e transformem as condições das mulheres santa-cruzenses”, ressaltou a coordenadora.
Assessoria

Hoje o dia é dele



Completando mais um ano de vida, desejamos ao vice prefeito e secretário de educação Dimas Dantas, paz, saúde e sucesso, que o amigo consiga conduzir-se sempre rumo as realizações.

Finalizamos com a seguinte mensagem...

Aniversário, um momento especial de renovação para sua alma e seu espírito, porque Deus, na sua infinita sabedoria, deu à natureza, a capacidade de desabrochar a cada nova estação e a nós capacidade de recomeçar a cada ano. 

FELIZ ANIVERSÁRIO!

2014 traz um grande desafio para Edson Vieira

O clima de campanha eleitoral já toma conta do cenário politico local, e neste compasso observamos alguns nomes da base do atual gestor, iniciando um atrito que poderá chegar a dimensões incontroláveis e prejudiciais ao bom convívio do grupo situacionista. 

O grande desafio do atual prefeito e líder do grupo de situação  Edson Vieira e fazer prevalecer a democracia onde cada membro de seu grupo fica livre na escolha do seu candidato a deputado federal, porém mantendo o grupo unido afim de evitar ataques internos entre seus aliados o que causaria um desgaste desnecessário ao seu governo.

Atenção senhores vereadores o livre arbítrio tem seu preço, assim como o prefeito, lembrem-se que o desafio de vocês não é apenas eleger o candidato que escolheram, mas também fazer com que eles não se tornem figurinhas carimbadas que só aparecem em tempo de eleição.

Por Joseilson Chagas