domingo, 24 de fevereiro de 2013

Taquaritinga será contemplada com Conexão banda larga



Pernambuco ganhará sua própria versão do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL). No recente encontro com os prefeitos de Pernambuco, o Governador Eduardo Campos assinou, na cidade de Gravatá, o decreto que institui o Programa de Inclusão Sociodigital – CONEXÃO CIDADÃ. O principal objetivo da iniciativa é estimular o investimento privado na implantação de infraestrutura de banda larga em todas as regiões do Estado, de modo a reduzir a lacuna de mercado, ofertando ambientes públicos e gratuitos de acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação. A ideia, assim, é dotar da banda larga de alta velocidade as sedes de todos os municípios do Estado com IDH menor que 0,7 e nos núcleos urbanos de todos os distritos rurais com mais de 1.000 (um mil) habitantes.
O programa será iniciado a partir de abril e irá criar pontos de acesso gratuito nas sedes de 172 municípios de Pernambuco com índice de desenvolvimento humano (IDH) menor que 0,7 e em distritos rurais com menos de mil habitantes, que juntos formarão uma rede de centros de inclusão sociodigital – a Rede de Espaços Conexão Cidadã – especialmente voltada para o atendimento dos pernambucanos residentes nas áreas socialmente vulneráveis, geograficamente afastadas e carentes de infraestrutura de banda larga. Orçado em cerca de R$ 20 milhões anuais, a iniciativa deverá estar plenamente implantada em 12 meses.
"Vamos contratar infraestrutura para 240 pontos de acesso. Mas queremos que o projeto torne-se autossustentável em dois anos", diz o secretário de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Marcelino Granja. O secretário diz que, com a criação de pequenos provedores, o governo quer induzir a criação de um mercado para a banda larga no interior. "É o plano pernambucano de banda larga", brincou Granja.
O Programa Conexão Cidadã será executado de forma descentralizada. O Governo de Pernambuco, por intermédio da Secretaria de Ciência e Tecnologia, lançará um edital de chamada pública que realizará a seleção de projetos das Administrações Públicas Municipais para a execução descentralizada do Programa. Essa chamada pública deverá ocorrer após o lançamento de edital para o fornecimento da estrutura de dados necessária, pela Secretaria de Administração. A seleção sob a responsabilidade da Sectec se refere especificamente a projetos para parcerias que permitam a implantação, a administração e a manutenção de ESPAÇOS CONEXÃO CIDADÃ (ECC).
Caberá aos municípios oferecerem espaço físico que apresente estrutura adequada ou passível de adequação, até a data da instalação do ECC, inclusive, no que se refere às normas de acessibilidade para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. Estes espaços devem ainda dispor de, no mínimo, 11 computadores, 10 bancadas/mesas, 11 cadeiras, 1 mesa para o coordenador, 1 um “switch”, os quais deverão estar interligados por rede lógica estruturada de acordo com as normas vigentes.
Taquaritinga (sede) e o Distrito de Pão de Açúcar serão contemplados com o programa.  No encontro do governo do Estado com os prefeitos, o Prefeito Evilásio Araújo já deu os primeiros passos para a participação da Dália da Serra tendo assinado a pré-inscrição e a adesão ao programa. Jurandir Coelho, o Secretário de Gestão Pública, avaliou de suma importância à contemplação de Taquaritinga no programa. ”este programa trará amplos benefícios ao nosso município e vai proporcionar, principalmente aos jovens, melhores condições de acesso à internet e isto sem onerar com manutenção os cofres do município, sendo apenas necessário arcarmos com as das instalações”, declarou.
Por Elisberto Costa

Aula inaugural do Projovem Adolescente


“Inclusão Social”, essa foi à palavra usada pelo prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira (PSDB) na abertura da aula inaugural do Projovem Adolescente, realizado no complexo esportivo da Rota do Mar na manhã deste sábado (24).
Edson Vieira falou que “além de um excelente mecanismo de inclusão social o Projovem prepara os adolescentes para a vida, dando a todos a oportunidade de desenvolver uma modalidade esportiva ou cultural que irá ajudar no crescimento pessoal”.
Já para o secretário de Desenvolvimento Social, Gilson Julião, o Projovem Adolescente será um celeiro de novos atletas e artistas. “Espero em um futuro breve encontrar nas práticas esportivas e culturais desenvolvidas aqui no nosso Projovem não apenas pessoas dignas, mais verdadeiros campeões”, disse o secretário.
O estudante Gabriel Ferreira (14) vai praticar Jiu Jitsu, ele ressaltou que fora do horário escolar não fazia nada, mas agora com o Projovem terá a oportunidade de praticar um esporte e quem sabe “representar nossa cidade em algumas competições pelo estado”.
O Projovem Adolescente que é uma atividade extra-escolar que irá atua com adolescentes entre 14 e 18 anos em atividades culturais, noções básicas de Informática e esportivas tem como objetivo oferecer alternativas para afastar os jovens das situações de vulnerabilidade social, desenvolver suas potencialidades, estimular o convívio social, familiar, participação cidadã e formação técnica para o mercado de trabalho.
A coordenação do Projovem declara que já passou dos 300 inscritos, mas ainda há vagas e para quem quiser se escrever os documentos necessários são:
Identidade do Responsável (pai ou mãe);
Registro de Nascimento do adolescente;
Comprovante de residência;
Declaração escolar;
Cartão Bolsa Família (Se o aluno não tiver o cartão, também poderá participar).
Os cursos e oficinas oferecidos são:
Teatro; Dança Popular; Judô; Karatê; Jiu Jitsu; Percussão Recicláveis; Informática; Ciclismo, entre outros.
G2 Comunicação Integrada

Mais um Round: Romero versus Evilásio‏



Em sua página no facebook, o ex-prefeito das Vertentes e pré-candidato a deputado estadual, Romero Leal, apresentou cópia de uma matéria do TCE, que relata rejeição das gestões fiscais de algumas cidades dentre elas Taquaritinga do Norte. Uma forma de rebater as criticas feitas pelo gestor daquele município a uma matéria deste mesmo tribunal quando constatou algumas irregularidades da gestão de Romero. E naquela ocasião o gestor da "Dália da Serra", aproveitou para expor e fazer críticas duríssimas a Romero Leal, que sempre afirmou de que durante sua gestão não havia irregularidades.

Agora Romero aproveita para rebater o gestor da Dália da Serra e assim desmentir o atual gestor taquaritinguense, quando dizia não ter problemas com nenhum órgão de fiscalização, expondo a matéria do TCE. 

É sem dúvidas mais um capítulo acalorado desse embate político regional, podemos até chamar o embate do gestor de maior aprovação de seu governo, versus o "Obama" pernambucano, o revolucionário da política taquaritinguense.

Será que Evilásio, está aproveitando o momento para galgar vôos mais alto, caso Diogo Moraes seja mesmo indicado pelo governador Eduardo Campos, para a disputa Federal, como se começa a cogitar nos corredores do Palácio do Campo das Princesas?!

Bom, pelo menos as ultimas notícias de bastidores no Palácio, dão conta de que Eduardo Campos, irá lançar sua esposa para deputada federal, juntamente com o seu pupilo o jovem e atuante deputado estadual Diogo Moraes, seria um projeto do governador para a câmara federal, em 2014.

Em conversa informal disse que já está pronto para apresentar seu recurso de defesa, no próximo dia 04 de março, onde ela apresentará a sua defesa e irá mostrar que as nomeações a menores aconteceu em gestões passadas e que jamais pagou benefícios a pessoas já falecidas.

Segundo Romero o mesmo não teme e na data prevista para apresentar a sua defesa ele estará lá e á fará de maneira convincente e verdadeira e que jamais teve a intenção de prejudicar nenhum cidadão vertentense, nem o município e nem alto-beneficiá-se com algo. Mostrará que tudo não passou de uma pequena falha no sistema, o que pode se chamar de equívoco. Garantiu Romero.

O mesmo não perdeu tempo e disse; Agora vamos ver qual será a defesa dele, depois de ter feito várias críticas a minha questão e se colocar como uma gestão exemplar. Agora o que irá dizer a população taquaritinguense? Perguntou Romero Leal, que disse: "QUANTO AO EVILÁSIO, ELE GANHOU A REELEIÇÃO, TROCANDO EMPREGO POR VOTOS. EM VERTENTES, ESTAMOS A 43% DO LIMITE DA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL. TAQUARITINGA 64%, COMO JUSTIFICAR? LIMITE PRUDENCIAL 54%. MULTA DO EVILÁSIO: A MAIOR INICIALMENTE, SEM PREJUÍZO DAS CONTAS QUE NÃO SERÃO APROVADAS, GERANDO UM FICHA MANCHADA OU NÃO? NÃO QUERO POLÊMICA DIRETA" e ainda disse mais:"SE EU FOR ENTREVISTADO, FALO SOBRA A LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL E SEUS LIMITES. Indagou e
ENTREVISTA PAULO LIMA, SOBRE ESTA QUESTÃO DO EVILÁSIO?".

Fechando o assunto Romero Leal, nos afirmou que está tranquilo e vivendo neste instante um bom momento na região.

Por Wendell Galdino.

Lançamento da Campanha “Sou da Paz, Sou Tolerante” reúne poderes, imprensa e sociedade civil



A população de Santa Cruz do Capibaribe vivenciou na manhã desta sexta-feira (22), no Plenário da Câmara Municipal, o lançamento da primeira campanha promovida pelo Conselho da Paz – CONPAZSCC reativado no dia 17 de janeiro pelo Secretário de Defesa Social, o Tenente Coronel Alexandre Souza.

Na ocasião, foi apresentado o título da campanha “Sou da Paz, Sou Tolerante” e os kits com camisas, adesivos para carro e moto, DVD didático e um folder contendo os “Dez motivos pelos quais o cidadão não deve portar arma de fogo”, material inicial financiado pelo Legislativo Municipal.

“A população pode ser voluntária multiplicando a cultura da paz, atuando como patrocinadora ou agente participante”, frisou a presidente Interina do CONPAZSCC, vereadora Narah Leandro.

Durante o encontro, representantes dos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, meios de imprensa, entidades representativas, associações, gestores de escolas, órgãos públicos, classe religiosa e sociedade civil assistiram a uma palestra da equipe da TV Asa Branca que produziu a série de reportagens intituladas “Vítimas da Intolerância” que abordou os crimes de proximidade e o sofrimento causado às famílias. A meta da campanha é reduzir o índice dos crimes no município e implementar uma cultura de paz.

O próximo passo da campanha será a promoção de uma semana de palestras (11 a 15 de março) nas escolas, associações e entidades que desejarem receber as apresentações. E distribuição de material da campanha nos jogos do Ypiranga no Campeonato Pernambucano.

“Só nas escolas municipais vamos ter 45 palestras, é só multiplicá-las pela quantidade de pessoas que vão ter essas informações e passarem a refletir, com certeza vamos ter uma mudança de cultura em Santa Cruz do Capibaribe”, revelou o Secretário de Defesa Social.

No próximo dia 06 de março, às 09h da manhã, haverá uma reunião na Secretaria de Educação para dividir as tarefas dos palestrantes e voluntários e definir o roteiro com locais e datas das palestras.
Assessoria