sexta-feira, 9 de maio de 2014

Santa Cruz do Capibaribe começa a se vestir para o São João da Moda 2014‏


A Avenida 29 de Dezembro, principal via da cidade de Santa Cruz do Capibaribe, agreste setentrional, está recebendo cerca de 2,5 mil metros de bandeirolas que marcam o início da decoração da cidade para o São João da Moda 2014.
Sucesso de público e organização em 2013, a segunda edição do festejo junino que leva o nome da moda, em homenagem a principal atividade econômica do município, está sendo planejado e preparado para superar as expectativas do público de mais de 500 mil pessoas que prestigiaram o evento no ano passado.
“Santa Cruz do Capibaribe fica no meio da rota dos dois maiores festejos do Nordeste e está sendo preparada com toda infraestrutura e atrações de renome nacional, para mais uma vez, ser uma ótima opção para quem quer aproveitar o aconchegante São João do interior”, ressaltou a coordenadora do São João da Moda, Priscilla Ferreira.

Santa Cruz do Capibaribe terá novo binário na PE-160‏


A prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe está implantando um novo binário como alternativa para melhorar a mobilidade do município, na PE-160, na altura dos bairros Bela Vista e Cruz Alta.
O binário eixo norte/sul contará com uma via exclusiva que vai da passagem molhada de São Domingos até a estrada da Vila do Pará, com acesso pela Rua Amaro Manoel das Chagas. Outra via exclusiva da Estrada do Pará até o final do Bairro Cruz Alta.
Para complementar serão instalados semáforos na PE-160, na altura dos bairros Bela Vista e Cruz Alta.
O trânsito será modificado nas ruas Josefa Maria de Jesus e José Chagas, no bairro Cruz Alta, Pedro e Paulo Alves da Rocha e João Glicério do Nascimento, no Bela Vista. Também serão instalados semáforos para controle do fluxo e segurança dos pedestres.
 “É uma ação que visa melhorar a mobilidade urbana, a qualidade de vida da população e evitar acidentes naquele trecho”, diz o secretário de Planejamento e Gestão, Luciano Bezerra.
O binário é um sistema em que há divisão de vias principais, no qual cada uma segue em um sentido. De acordo com o secretário de Defesa Social e Mobilidade Urbana, Fábio Aragão, essa era uma cobrança antiga dos santa-cruzenses que agora está sendo viabilizada.
A ação da Secretaria de Defesa Social e Mobilidade Urbana e Secretaria de Planejamento e Gestão tem previsão de estar concluída até o final de maio.

Homenagem marca cerimônia de entrega dos certificados do CIDATEC‏

Família Glicério do saudoso Mané do Blog 

A noite foi especial, além das entregas dos certificados houveram apresentações do grupo da melhor idade e uma homenagem ao jornalista Emanoel Glicério (in memoriam), pois num reconhecimento aos trabalhos desenvolvidos à comunicação digital em Santa Cruz, a Câmara resolveu denominar o espaço de qualificação de “CIDATEC Jornalista Emanoel Glicério”. Os pais do jornalista e familiares prestigiaram a cerimônia e ficaram agradecidos com a homenagem. “Onde ele estiver, está feliz em dar nome a um projeto voltado a informática, pois ele foi um dos primeiros a investir no jornalismo digital em nossa cidade”, disse Laércio Glicério, irmão do jornalista.
O presidente da Câmara Júnior Gomes (PSB) avaliou a cerimônia “A noite foi especial, pois além das entregas dos certificados pudemos homenagear o jornalista Emanoel Glicério. Recebemos os familiares do jornalista, que muito nos honra em dar seu nome ao CIDATEC, um projeto que está crescendo a cada dia e tem proporcionado o acesso a informática por parte de todos os cidadãos santa-cruzenses”, afirmou Junior.
As matrículas para as próximas turmas do CIDATEC Jornalista Emanoel Glicério acontecerão do próximo dia 12 até o dia 30 deste mês. “Continuaremos ampliando o CIDATEC, na próxima etapa teremos mais uma inovação, que será a oferta de aulas no período da noite, para que assim, mais pessoas possam ter acesso aos conteúdos dos cursos”, finalizou Junior Gomes.
Também participaram da cerimônia, os vereadores Dida de Nan (PSDB), Professor Afrânio (PDT), Pipoca (PMN), Jéssyca Cavalcanti (PTC), Carlinhos da COHAB (PSL), Zé Elias (PTB), Zezin Buxin (PSDB) e Narah Leandro (PSB).

No Araripe, Paulo Câmara garante ações para o desenvolvimento da região



O pré-candidato da Frente Popular de Pernambuco ao Governo do Estado, Paulo Câmara (PSB), começou, nesta sexta-feira (9), mais uma maratona pelo Sertão pernambucano, desta vez por municípios do Araripe. No primeiro destino do itinerário, Araripina, o socialista reiterou seu compromisso de intensificar as ações para o desenvolvimento da região. "Participei intensamente dos sete anos do Governo Eduardo Campos e ajudei a montar esse modelo de gestão que mudou a cara de Pernambuco. Quando ainda era candidato, o ex-governador dizia que faria uma gestão para o Estado como um todo, 'do cais ao Sertão'. E foi o que ele fez. Eu posso garantir a vocês que vou governar do Sertão para o Cais", declarou, em entrevista à Rádio Arari FM.

Ainda em Araripina, Câmara se reuniu com membros do Sindicato das Indústrias de Gesso de Pernambuco (Sindusgesso), e ouviu deles as demandas do setor. Os empresários pediram reforço nas ações de regularização da atividade, principalmente na parte do transporte da produção. O socialista garantiu prioridade para o tema e marcou para a próxima semana uma reunião de representantes da cadeia produtiva do gesso e a equipe que está elaborando seu Plano de Governo, a ser apresentado até junho. "Teremos um olhar especial para o Polo Gesseiro do Araripe, pois sabemos o que ele representa para Pernambuco e para o Brasil."

"Para intensificar ainda mais o desenvolvimento da região, que vem crescendo aceleradamente nos últimos sete anos, é preciso apostar na inovação e na profissionalização da mão-de-obra. Vamos criar uma Rede de Educação e Qualificação Profissional, com as 40 escolas técnicas que o Estado terá até o fim do ano e uma Faculdade Técnica que vamos criar, direcionado a formação dos alunos de acordo com as demandas de cada região", ressaltou Paulo Câmara.

O investimento em Infraestrutura também será prioridade para o socialista, tanto no abastecimento de água quanto na melhoria da malha viária para o escoamento da produção. Ele lembrou o reforço que será feito para ampliar a capacidade da Adutora do Oeste e se comprometeu com o prefeito Alexandre Arraes (PSB) a pavimentar a estrada para o distrito de Lagoa do Barro, um pleito antigo da cidade, além de outras vias estratégicas. 

RECEPÇÃO - A chapa majoritária da Frente Popular que, além de Paulo Câmara, tem Raul Henry (PMDB), na Vice, e Fernando Bezerra Coelho (PSB), no Senado, foi recebida com euforia pela população de Araripina.

"Nesses 60 dias em que temos visitado os municípios do Estado para nos apresentar e ouvir as demandas de cada região, poucas vezes fomos recebidos com tanto carinho e animação. Isso mostra o reconhecimento do trabalho feito pelo Governo do Estado e que as pessoas sabem que nós daremos continuidade a esse projeto. Manifestações como essa redobram a minha determinação em concretizar esse projeto", agradeceu Paulo Câmara. Em Trindade, o pré-candidato reuniu-se com o grupo político do prefeito Doutor Everton Costa (PR) e concedeu entrevista à uma rádio. Ele ainda se reunirá com outras lideranças do município antes de seguir para Ipubi e Ouricuri.

Assessoria

Programa Saúde na Escola leva ação de saúde bucal para alunos da Creche Terezinha Figueirôa de Siqueira‏


Ressaltando a importância da integração entre a saúde e a educação, o Programa Saúde na Escola (PSE) que une as Secretarias de Saúde e Educação de Santa Cruz do Capibaribe, levou ações de saúde bucal para 160 crianças, entre zero a três anos, da Creche Terezinha Figueirôa, bairro Nova Morada.
Seis dentistas e seis auxiliares de saúde bucal instruíram os alunos da instituição com apresentação de palestras com noções de higiene oral, aplicação de flúor e escovação supervisionada.
Um trabalho de conscientização dos professores para reforçar atividades de higienização bucal no cotidiano das crianças também foi realizado pela equipe.
“Tornar a escovação um hábito rotineiro das crianças em formação, ajuda a formar adolescentes e adultos com uma maior qualidade de saúde bucal e auxilia na prevenção de inúmeras doenças causadas pela má higienização oral”, disse a Coordenadora da Saúde Bucal do Município, Naiara Tabosa.
Todos os alunos da Creche Terezinha Figueirôa receberam uma escova como forma de incentivar uma cultura de higienização.  
Além de ações de saúde bucal, o PSE oferece avaliações antropométricas (cálculo de IMC) e de saúde ocular (com a realização do teste de Snellen que verifica a capacidade visual das crianças), bem como, realiza palestras de conscientização alimentar em creches e escolas (municipais e estaduais) durante o ano letivo. 

PAULO CÂMARA CONVERSA COM EMPRESÁRIOS SOBRE GESTÃO PÚBLICA


O pré-candidato da Frente Popular de Pernambuco ao Governo Estadual, Paulo Câmara (PSB), participou nesta quinta-feira (8), do encontro da Rede Gestão, que ocorre todos os meses no restaurante O Pátio Café, no bairro das Graças, no Recife. Ao lado do seu vice, Raul Henry (PMDB), o socialista falou para empresários das mais diversas áreas sobre o modelo de gestão que ajudou a implantar no Governo Eduardo Campos, baseado em planejamento, monitoramento e cumprimento de metas.  Paulo falou ainda da sua passagem pelas secretarias da Administração, do Turismo e da Fazenda, ouviu sugestões e respondeu aos questionamentos dos empresários.


Na sua apresentação "Pernambuco:Gestão, Resultados e Visão do Futuro", o socialista mostrou, em números, os avanços alcançados em Pernambuco a partir do modelo de gestão que foi implantado. Ele mostrou que a taxa acumulada do PIB industrial em Pernambuco é hoje de 14,3%, ganhando destaque no Nordeste e no Brasil, já que os percentuais do Ceará e da Bahia chegam a 8,9% e 5,0%, respectivamente, e a do Brasil não ultrapassa os 2%.
"Esse crescimento gerou em Pernambuco, entre 2006 e 2013, cerca de 565 mil empregos, dos quais 150 mil no interior do Estado. É esse nosso compromisso, de continuar avançando e expandindo os 'negócios' em todas as regiões pernambucanas", ressaltou.
Na sua passagem pela secretaria da Fazenda, Paulo lembrou que ajudou a aumentar, em seis vezes, a capacidade do Estado investir. Atualmente, 21,5% da Receita Corrente Líquida estão direcionados para investimentos públicos. "Isso mostra que otimizando os gastos, conseguimos investir em grandes obras, em muitas melhorias", disse.
Sobre a segurança pública, o pré-candidato relatou que Pernambuco foi o Estado da Federação que mais diminuiu os índices de criminalidade. "Diminuímos em quase 50% o numero de os homicídios em Pernambuco, graças ao Pacto pela Vida".
Outros temam que mereceram destaque na fala do socialista foram a educação e a saúde. Paulo defendeu as escolas Técnicas e de Referência e garantiu ampliá-las. Segundo ele, ao final deste ano, Pernambuco terá 40 Escolas Técnicas e em 2015 serão 50 mil alunos matriculados. "Vamos ainda, dentro da nossa política educacional, implantar uma Rede Integrada de Educação e Qualificação Profissional, com uma Faculdade, Escolas Técnicas e Unidades de apoio aos municípios de menor porte, de modo que todos tenham direito a se qualificar e ingressar no mundo do trabalho", destacou.
Sobre a saúde, ele ressaltou que a área é uma das mais problemáticas do país e, consequentemente, de Pernambuco. Falou sobre a mortalidade infantil, que apesar do Estado apresentar um índice de redução de 47,5% entre os anos de 2007 e 2011 - percentual melhor do Nordeste - ainda é preciso avançar.
Por fim, o pré-candidato reafirmou seu compromisso em fazer uma gestão ainda melhor que o do ex-governador Eduardo Campos, avançando em todas as áreas, mas mantendo as premissas do modelo de gestão desenvolvido até aqui, priorizando a otimização dos gastos e desenvolvendo o plano de governo que está construindo neste período de pré-campanha. "Não tenho dúvida que vamos avançar em todos os sentidos, em todas as áreas. Estamos construindo nosso plano de governo ouvindo as pessoas. Estamos visitando todos os municípios do Estado, conhecendo as dificuldades da população e onde devemos ficar nossas prioridades futuras", finalizou.
Assessoria