segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Transposição do rio São Francisco

Joseilson Chagas conhecendo de perto o Canal da Transposição

transposição do rio São Francisco se refere ao polêmico e antigo projeto de transposição de parte das águas do rio São Francisco, "Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional". O projeto é um empreendimento do Governo Federal, sob responsabilidade do Ministério da Integração Nacional– MI. Orçado atualmente em R$ 4,5 bilhões, que prevê a construção de dois canais que totalizam 700 quilômetros de extensão. Tal projeto, teoricamente, irrigará a região nordeste e semi-árida do Brasil. A polêmica criada por esse projeto tem como base o fato de ser uma obra cara e que abrange somente 5% do território e 0,3% da população do semi-árido brasileiro e também que se a transposição for concretizada afetará intensamente o ecossistema ao redor de todo o rio São Francisco. Há também o argumento de que essa transposição só vai ajudar os grandes latifundiários nordestinos pois grande parte do projeto passa por grandes fazendas e os problemas nordestinos não serão solucionados. O principal argumento da polêmica dá-se sobretudo pela destinação do uso da água: os críticos do projeto alegam que a água será retirada de regiões onde a demanda por água para uso humano e dessedentação animal é maior que a demanda na região de destino e que a finalidade última da transposição é disponibilizar água para a agroindústria e a carcinicultura.

Com previsão de beneficiar 12 milhões de pessoas, o projeto prevê a captação de 1,4% da vazão de 1.850 m³ /s do São Francisco, dividida em dois eixos de transposição

Eixo Norte: Constitui-se em um percurso de cerca de 400 km, com ponto de captação de águas próximo à cidade de Cabrobó-PE. As águas seráo transpostas aos rios Salgado e Jaguaribe até os reservatórios de Atalho e Castanhão no Ceará; ao Rio Apodi, no Rio Grande do Norte; e Rio Piranhas-Açu, na Paraíba e Rio Grande do Norte, chegando aos reservatórios de Engenheiro Ávidos e São Gonçalo, na Paraíba, ambos na Paraíba e Armando Ribeiro Gonçalves, Santa Cruz e Pau dos Ferros, no Rio Grande do Norte. Em Pernambuco, prevê-se a disponibilização de água para atender a demanda dos municípios banhados pelas bacias dos rios Rio Brígida, Rio Terra Nova e Rio Pajeú, que compartilham a Bacia do São Francisco. Na região de Brígida, uma ramificação do canal de transposição com de 110 km de extensão está previsto para conduzir parte das águas até os açudes de Entre Montes e Chapéu. O projeto prevê uma vazão máxima de 99 m³ /s e uma vazão de operação de 16,4 m³ /s. Segundo o Ministério da Integração Regional, a capacidade máxima será utilizada em períodos de escassez de água nas bacias receptoras e quando Sobradinho esteja em regime de espera para contenção de cheias ou com 94% de sua capacidade.

Eixo Leste: As águas deste eixo percorrerão a distância de 220 km, a partir da barragem de Itaparica, no município de Petrolândia (Pernambuco), alcançarão o rio Paraíba, na Paraíba e deverão atingir os reservatórios existentes nas bacias receptoras: Poço da Cruz, em Pernambuco, e Epitácio Pessoa (Boqueirão), na Paraíba. Ramificações serão construídas para transferir parte da vazão para as bacias do Rio Pajeú, do Rio Moxotó e para região agreste de Pernambuco, através da construção de um ramal de 70 km que interligará o Eixo Leste à bacia do rio Ipojuca. A vazão máxima prevista é de 28 m³ /s, mas a vazão média operacional será de 10 m³ /s. De forma similar ao Eixo Norte, prevê-se que o sistema possa operar na vazão máxima em períodos de necessidade da bacia receptora e quando Sobradinho esteja em regime de espera para contenção de cheias ou com 94% de sua capacidade.

Com informações do wikipedia.org

Rapidinhas do Opinião

Novo Conselho - A eleição para Conselheiro Tutelar está próxima e tudo indica que 60% do atual Conselho, será renovado devido o grande poder de interferência dos grupos políticos que já estão se articulando nos bastidores.

O rejeitado - O Conselheiro Tutelar Laércio Glicério, está com dificuldades na sua reeleição por conta do seu grupo político que está lhe tratando como um rejeitado, o que é lamentável já que se trata de um excelente Conselheiro Tutelar.

Em boa fase - O Vereador Junior Gomes, vem conseguindo se manter na mídia com bons resultados e com isto seu nome repercute ainda mais para 2012.

O Invisível - Depois de ser chamado por diversos apelidos, o prefeito Toinho do Pará começa a ser chamado de "O Invisível", o motivo deste novo apelido é que segundo alguns populares já se passaram dois anos e Toinho ainda não conseguiu aparecer.

Entrada de Pão de Açúcar ainda sem solução

O início da Avenida José Joventino, uma das principais avenidas de acesso ao distrito de Pão de Açúcar, ainda não foi concluída. Desde o início da campanha deste ano que as obras começaram, e até agora nada. Alguns moradores já estão chamando a obra de eleitoreira. Segundo o vice prefeito Lero, o deputado estadual Diogo Moraes, prometeu que a obra será concluída até o final de 2010, vamos torcer para que o deputado não esteja colocando doce em nossas bocas.

Por: Alberes Xavier parceiro do Opinião

Posse de Diogo Morais é adiada


A posse do vereador Diogo Morais como presidente da câmara de vereadores que aconteceria hoje foi adiada para a próxima quinta feira, quando contará com a presença de todos os vereadores, tendo em vista que muitos ainda estão em viajem de férias.

Com informações do Sulanca News