sábado, 4 de outubro de 2014

Imagem do dia

Sistema eletrônico do TSE é alvo de hackers 'cotidianamente', diz Toffoli

O presidente do TSE, ministro Dias Toffoli, em cerimônia em Brasília  (Foto: Henrique Arcoverde)

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), José Dias Toffoli, afirmou neste sábado (4) que o sistema eletrônico usado nas eleições é alvo de ataques de hackers “cotidianamente”, mas destacou que as tentativas de invasão são facilmente identificadas e contidas pelo aparato de defesa do tribunal. 

Nesta manhã, o TSE realizou testes no chamado “sistema de gerenciamento e totalização”, que recebe os dados das urnas eletrônicas e contabiliza os votos.
“É comum cotidianamente ataques que o TSE recebe em seu sistema. Para isso, temos um sistema enorme de defesa e de clones, de tal forma que, quando começam a atacar esses clones, o sistema tem uma proteção. Acontece cotidianamente”, afirmou o ministro.
De acordo com reportagem da edição deste sábado do jornal “O Globo”, o sistema tecnológico do TSE sofreu um ataque de hackers há duas semanas, em que foram feitas 200 mil tentativas de acesso por segundo. Conforme o jornal, a ofensiva foi detida, mas se a operação tivesse êxito poderia prejudicar a totalização dos votos nas eleições de domingo (5).
Toffoli confirmou a atuação dos hackers, mas disse que eles não chegaram a alcançar o sistema tecnológico do TSE, porque a invasão foi rapidamente identificada. “Não chegaram a entrar exatamente no sistema, porque nosso sistema de defesa fez a proteção”, afirmou o ministro.
De acordo com a assessoria de imprensa do tribunal, a tentativa de ataque ocorreu no sistema da Justiça Eleitoral que interliga o TSE com os Tribunais Regionais Eleitorais.
O presidente do TSE garantiu que a urna eletrônica é “segura” e que não haverá fraudes nas eleições de domingo. As seções eleitorais abrirão às 8h e receberão eleitores até às 17h. A partir deste horário serão contabilizados os votos. A previsão é de que o resultado da eleição para presidente da República seja conhecido por volta das 20h e que todos os votos sejam apurados até as 23h.
“A votação é segura e nós fizemos a verificação junto a todos os tribunais regionais eleitorais do sistema de totalização dos votos e de gerenciamento dos votos. Esse sistema funciona para receber de cada urna eletrônica o seu resultado, fazer a soma desse resultado. E há também um software que faz a análise, de acordo com a legislação eleitoral brasileira, daqueles que vão ser eleitos, do quociente eleitoral”, afirmou.
Fonte: http://g1.globo.com/politica/eleicoes/2014/noticia/2014/10/sistema-eletronico-do-tse-e-alvo-de-hackers-cotidianamente-diz-toffoli.html

Não corra o risco de esquecer, anote os números dos seus candidatos

Aplicativos disponibilizados pelo TSE facilitam a vida do eleitor

O acompanhamento da apuração dos votos, e locais de votação e justificativa podem ser consultados através dos aplicativos disponibilizados de forma gratuita pelo TSE. O mais recente deles "Apuração 2014" feito para dispositivos móveis como tablets e smartphones, que utilizam os sistemas operacionais IOS e Android, acompanha em tempo real a contagem dos votos em todo o Brasil através de consulta nominal .

Além de indicar os candidatos eleitos e os que foram para o segundo turno (caso de presidente e governador), o eleitor pode selecionar os candidatos favoritos para visualizá-los com destaque. É possível acompanhar o desempenho nas urnas do candidato a presidente em cada Estado, visualizar o número de votos e acompanhar o percentual de apuração das seções como também compartilhar essas informações nas redes sociais.

Outro aplicativo "Onde votar ou justificar" direciona o eleitor ao seu local de votação com a solicitação do número do título, data de nascimento e nome da mãe e também a lista dos locais de justificativa, selecionando Estado e município. Este serviço conta, em alguns casos, com mapas do google maps. Mais duas plataformas já foram disponibilizadas anteriormente como o sistema "Divulga" na versão desktop e o "DivulgaWeb".

O "Divulga" oferece resultados de votação de candidatos, partidos e coligações das eleições e permite ao usuário consultar os resultados de todo País, bem como a votação no exterior e a votação em trânsito para o cargo de presidente. Já o "DivulgaWeb" apresenta o mesmo conteúdo que o aplicativo "Apuração 2014", somente não fornece dados de votação em trânsito, de votação no exterior para o cargo de presidente, nem de votação de candidatos indeferidos ou cassados com recurso.

A divulgação dos aplicativos serve como complemento ao serviço Disque Eleitor, oferecido pelo TRE-PE, pois facilita o acesso do eleitor a informações sobre o dia das eleições de forma mais ágil. Para baixar os aplicativos de dispositivos móveis, acesse as lojas Google Play e iOS App Store. Ainda há outras alternativas presentes no site, Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco para consulta de locais de votação e informações sobre candidatos, indo na aba eleições e no link registro de candidatura.
Fonte: http://www.tre-pe.jus.br/