segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Mendonça cumprimenta Édson Vieira pela vitória em Santa Cruz do Capibaribe


O deputado Mendonça Filho (DEM) parabenizou o tucano Édson Vieira (PSDB) pela vitória ao cargo de prefeito de Santa Cruz do Capibaribe contra o também deputado José Augusto Maia (PTB).
Vieira surpreendeu-se com o telefonema do ex-aliado, desejando-lhe “boa sorte” à frente da prefeitura, porque ele pediu votos na cidade para o candidato do PTB. O prefeito eleito era um histórico aliado do “grupo Mendonça” no município. “Dobrou” com ele nas duas últimas eleições, um disputando vaga na Câmara Federal e o outro na Assembleia Legislativa.
Este ano, entretanto, a aliança se rompeu porque Vieira se juntou ao deputado Diogo Moraes (PSB) e ao governador Eduardo Campos para disputar a prefeitura.
Mendonça, contrariado, apoiou a candidatura de José Augusto (PTB) e não terá mais palanque na cidade em 2014.
José Augusto será candidato à reeleição e o prefeito eleito vai votar num candidato indicado pelo governador.
Fonte: Blog do Inaldo Sampaio

DEM se recupera, mas fica na torcida por Eduardo Campos (PSB)




Paciente que dava sinais de estar num franco processo de falência respiratória, o Democratas renovou o fôlego com a conquista das prefeituras de Aracaju (SE) e Salvador (BA) nas eleições de outubro. No entanto, a reação ainda não dá ao partido condições de traçar planos e tomar decisões em relação ao futuro. Como um corpo que ainda convalesce, a legenda precisa se dar um tempo. E aproveita esta fase em que recupera forças para refletir, observar, exercitar a paciência. A discussão relacionada, por exemplo, à possível fusão com PSDB ou PMDB – situação cogitada ao longo da campanha – entra em banho-maria. O mesmo ocorre em relação à aproximação do partido, em Pernambuco, com o PSB. O assunto foi especulado meses atrás. Segundo informações que correram nos bastidores, o presidente estadual do DEM, deputado federal Mendonça Filho, teria chegado a conversar com o governador Eduardo Campos. O diálogo teria sido construído a partir de acertos relacionados à campanha deste ano – o parlamentar  concorreu, sem sucesso, à Prefeitura do Recife.

Mendonça frisa que tudo continua como antes. Ele e o partido, diz, permanecem na oposição no planos federal e estadual. E acrescenta que é difícil prever agora quais serão os desdobramentos dos bons ventos que sopram a partir de Sergipe e da Bahia. “Precisamos saber como tudo vai se configurar. Não vou me reposicionar em função do que ocorreu em 2012. Temos que olhar para o futuro”, disse. “Não se sabe como o PT vai se portar em Pernambuco e no Brasil em relação ao PSB por exemplo. Vai romper?”, indagou.

É esta incógnita sobre a rearrumação de forças que impõe ao partido “abrir a cabeça e ter calma”. A partir da reconfiguração futura é que o DEM vai se posicionar. “Reduzimos o nosso tamanho, mas dentro do quadro de fracionamento dos partidos podemos relativizar nossa importância. O tamanho não é ideal, mas temos duas capitais e isso é relevante. O que tem mais, tem cinco (o PSB)”, destaca. 

Também deputado federal pelo DEM pernambucano, Augusto Coutinho concorda que é hora de refletir, mas seu discurso guarda aflição. “É preciso fazer alguma coisa. Uma fusão, uma refundação. Não dá para fazer vista grossa”, salienta. Ele observa que as mudanças a que o partido se impôs, trocando de nome e de modo de se relacionar com sociedade, não surtiram efeito. A severidade com que o DEM agiu em casos de corrupção – José Roberto Arruda e Demóstenes Torres – não se reverteu em votos.  

Fonte: Diário de Pernambuco

IOB realiza o projeto “Viajando com o Conhecimento”



O Instituto Olavo Bilac realizou neste sábado (01) o projeto “Viajando com o Conhecimento”, que integrou alunos e professores da escola numa viagem cultural que aliou conhecimento e entretenimento.
O projeto foi idealizado por alunos do 7º   9º  anos que consistia na realização de ações que viabilizassem a viagem com os próprios alunos, supervisionado pelo professor Jonatas Lira.
“Esse projeto deu uma autonomia aos alunos, arrecadaram recursos, administraram e aplicaram no projeto. Matemática, finanças, trabalho em equipe foram algumas das áreas que o projeto envolveu”, revelou Lira.
Como resultado, os alunos visitaram as dependências do Centro de Artesanato de Pernambuco, o Marco Zero, Casa da Cultura, Zoológico e Instituto Ricardo Brennand.
Segundo Nery Mercês, diretora do Instituto Olavo Bilac, mais uma vez os alunos demonstraram seu potencial de organização. “Todas as etapas do projeto foram trabalhadas com os alunos, sob a supervisão do professor Jonatas. E com o encerramento essa maravilhosa viagem onde pais, alunos e professores puderam ter momentos de conhecimento”, disse Mercês.

G1 Pernambuco destaca o grande movimento na feira de Santa Cruz‏


A temporada de compras de Natal deve aumentar em 12% as vendas no Agreste de Pernambuco em relação ao mesmo período do ano passado. Em Santa Cruz do Capibaribe, uma das cidades do Polo de Confecções, o fim de semana após pagamento da primeira parcela do 13º salário foi proveitoso para os comerciantes da Feira da Sulanca. A movimentação do último domingo (2) confirmou as expectativas: de acordo com a administração local, quase 200 mil pessoas fizeram suas compras de Natal e Ano Novo.


No domingo (6), era possível ver que a cidade estava cheia logo na BR-104. Quem queria chegar até Santa Cruz do Capibaribe enfrentou congestionamento e precisou de muita paciência. No entanto, trouxe na bagagem muita alegria para os comerciantes do Polo de Confecções. Há aqueles que compraram presente pra família e outros, que fizeram compras para revender. A variedade e o preço baixo atraem todos os tipos de compradores, seja qual for o motivo.

Dono de um estabelecimento comercial em Sergipe, Antônio José dos Santos, entende a felicidade dos vendedores de Santa Cruz do Capibaribe. "Eu mesmo tenho uma lojinha e, visto que o preço aqui é convidativo, estou aproveitando pra fazer as compras do fim de ano", afirmou.

Para suprir a necessidade de vendas da época, a preparação começa com muita antecedência e vem das pequenas, médias e grandes empresas da região. "Depois do mês de julho a gente começa a se planejar pro fim do ano. Com trabalho, planejando, se organizando, pra ter uma produção adequada pro mês de dezembro", disse a comerciante Lucélia Quixabeira.


A também comerciante Cibele Cristina afirmou que o lucro vale a pena. "Num dia normal vendemos cerca de 500 peças. Hoje (no domingo) vendemos 2 mil. Aumenta muito", explicou.
Fonte: http://g1.globo.com

Junior Gomes será o candidato à presidência da Câmara‏



O prefeito eleito Edson Vieira (PSDB), reuniu na tarde deste domingo (02), sua bancada com os dez vereadores eleitos e o vice Dimas Dantas (PP), para confirmar o nome do vereador Junior Gomes (PSB) como o candidato do grupo à presidência para o próximo biênio da Casa José Vieira de Araújo.
Na ocasião, também ficou definida a composição dos demais integrantes da mesa diretora, onde a 1ª Secretaria da chapa ficou com vereador Professor Afrânio (PDT), na 2ª Secretaria Vânio Vieira (PSDB). Dentro da articulação política, o vereador Zezim Buxin (PSDB) será o líder da bancada.
Ainda não foi definida a liderança do governo que será anunciada no dia 14 deste mês, numa coletiva onde também vai ser apresentado o secretariado da gestão Edson Vieira. A divulgação provavelmente será realizada na Câmara Municipal.
Para o vereador Junior Gomes, a escolha reflete um reconhecimento do seu trabalho no legislativo municipal. “O grupo está unido e coeso, nosso nome foi colocado à disposição e foi aceito por todos. Sempre buscamos exercer nossa função com responsabilidade e muita dedicação. Em 2013 estamos prontos para dar continuidade a esse trabalho”, disse Gomes.
Segundo o prefeito eleito, a próxima legislatura vai ser parceira do governo municipal, principalmente neste momento de dificuldades que a gestão municipal enfrenta. Com relação a escolha de Junior Gomes, Vieira ressalta a importância da união do grupo nesta hora de definição.
“O nome foi colocado para apreciação e o nosso grupo aceitou de forma unânime. Junior já demonstrou sua competência no seu primeiro mandato, além disso, precisamos de um presidente que esteja em sintonia com o novo momento que a cidade vivencia”, relatou Edson Vieira.
 G2 Comunicação Integrada

O consenso de todos por um

"Eu acho que nossos políticos precisam voltar a tomar partido em bola dividida. A busca das coisas consensuais mata a política".

A frase acima foi dita pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, uma frase que retrata muito bem a atual situação política em Santa Cruz do Capibaribe.

Estou me referindo ao consenso dos políticos santacruzenses em prol do Governador Eduardo Campos. Em uma terra onde só existe aliados, deveria existir também um número  satisfatório de ações.

Nossa classe política deveria adotar o lema: Mais Apoio, Mais Trabalho.

Cruzeiros mais baratos atraem turistas do interior de Pernambuco


Em Pernambuco, cruzeiros com preços mais atraentes estão atraindo um público que nunca viajou de navio. Os preços são a partir de R$ 1.300,00, parcelados em 10 vezes. Às 10 horas desta segunda-feira, dia 3,1.185 turistas começam a embarcar no Porto do Recife no transatlântico Sovereign, da companhia Pullmantur, vindo de Málaga (Espanha) e com destino a Salvador, Rio de Janeiro e Santos. Muitos passageiros são de Caruaru e outras cidades do interior de Pernambuco, além do Recife e outras capitais do Nordeste. Já no último dia 23 de novembro, outros 1.083 turista embarcaram na capital pernambucana no navio  Empress, também da Pullmantur, para Santos, passando por Salvador e Rio de Janeiro.
         Segundo Manoel Ferreira, diretor da Agemar Transportes, empresa responsável pela logística de translado e embarque dos passageiros no Porto do Recife, esse público poderá aumentar ainda mais se as companhias marítimas passarem a oferecer no Nordeste mini-cruzeiros de três dias, como acontece em São Paulo e Rio de Janeiro. Essa alternativas são
procuradas por consumidores que querem economizar ou dispõem de pouco tempo para viajar. Além disso, são ainda uma forma de conhecer o serviço para, depois, investir em uma viagem mais longa.
         Segundo a Abremar (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos), entre as inúmeras vantagens de fazer um cruzeiro, está o conforto dos navios, que oferecem estrutura de lazer de alto nível e ambiente requintado.
            A segurança é um diferencial para os turistas, principalmente os que viajam em família, pois o ambiente do navio é como uma ilha de navegação cercada de segurança por todos os lados, o que fornece menor risco, mais conforto e qualidade de infraestrutura e serviços.