segunda-feira, 22 de julho de 2013

Fibra ótica da Oi rompe e deixa o Moda Center sem internet e telefone



O rompimento de um cabo de fibra ótica, no último sábado, no município de Caruaru, está afetando o funcionamento dos telefones e do serviço de internet prestados pela operadora Oi ao Moda Center Santa Cruz.

De acordo com informações do setor de atendimento a clientes coorporativos, os técnicos ainda estão no local, porém a empresa ainda não tem uma previsão para o restabelecimento dos serviços.

Com essa falha nos serviços de dados e voz, milhares de comerciantes e clientes do Moda Center estão sendo prejudicados, visto que o problema acontece no período da feira.

“Precisamos dos serviços de telecomunicação para as vendas com cartão de crédito, a emissão de nota fiscal eletrônica e a comunicação entre o condomínio, as fábricas e os clientes, sem contar que os próprios departamentos administrativos também estão sendo prejudicados”, disse José Bezerra, gerente geral do moda Center.

A administração do condomínio está buscando, junto à Oi, uma maior brevidade na normalização dos serviços. O parque possui mais de 10 mil unidades comerciais, entre boxes, quiosques, lojas, restaurantes e hotéis, que funcionam em sua totalidade no período de domingo à terça-feira.


Comunicação e Marketing

Moda Center Santa Cruz

Turmas do CIDATEC repetem sucesso do primeiro semestre


O CIDATEC (Projeto de Inclusão Tecnológica e Cidadania) é uma iniciativa do Poder Legislativo de Santa Cruz do Capibaribe com o apoio da Prefeitura Municipal, e visa à qualificação de jovens e adultos através da inclusão tecnológica. O projeto, que é gratuito, atende atualmente 125 alunos distribuídos em 12 turmas com aulas de segunda à sexta nos cursos de informática básica (Windows, Word, Excel e Power Point) , que teve início no dia 1º de Julho e tem prazo previsto o final do mês de Outubro.

O vereador Junior Gomes (PSB) falou do sucesso que é o projeto e da satisfação de poder inserir parte da população no processo de inclusão digital. “Para nós que fazemos o Poder Legislativo, na condição de presidente da Casa, é gratificante saber que a procura pelos cursos oferecidos continuam atendendo as expectativas, é uma prova que o serviço oferecido é de boa qualidade, fazendo com que nossa população possa se qualificar”. Frisou o parlamentar.

G2 Comunicação Integrada

Gestão de Meio Ambiente faz balanço das atividades‏

O gestor de Meio Ambiente e do Rio Capibaribe, Pablo Ricardo, que é vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Agricultura, realizou apresentação das ações de sua pasta, com destaque dos trabalhos realizados no Parque Florestal, Aterro Sanitário, participações em reuniões e capacitações.





Parque Florestal:

Diagnóstico de problemas estruturais; Rede elétrica danificada; Brinquedos quebrados; Pássaros em excesso e doentes; Lagoa com problemas estruturais e com peixes morrendo, plantas mortas ou morrendo por falta de água e falta de funcionários; Poda e adubação de diversas espécies de plantas; Descoberta de poço artesiano e aquisição de bomba; Funcionamento do (pluviômetro) depois de mais de 6 meses parado junto a APAC; Podas ornamentais e estruturais de cerca de 25 plantas; Capinação da parte interna e externa do Parque; Conclusão do jardim frontal com mais de 60m2; Recebimento de mais de 150 litros de óleo usado para posterior produção de sabão ecológico e doação de 55 mudas de nim, canafístula e plantas frutíferas.

Praças e Áreas Verdes:

Catalogamento das 22 praças e 2 canteiros centrais de avenida; Limpeza e capinação da praça Ciríaco Ramos e preparo do solo para plantio de mudas; Poda de 25 plantas no Parque Florestal, 2 no Pólo Multicultural e Avenida do Forró, 14 árvores na Avenida Padre Zuzinha, inclusive poda da praça da estátua do Padre Zuzinha e poda de árvore do Hospital Materno-infantil

Fiscalização Ambiental:

19 notificações verbais a cerca de poda irregular de árvores; 02 flagrantes de populares jogando lixo as margens da PE-160; Visitação a 4 empresas para a emissão de declarações de inexigibilidade; Apreensão e remoção para o IBAMA do Recife de 2 carcarás e 1 tamanduá-mirim; Ações em conjunto com a 7ª e a 10ª Companhia de Engenharia de Combate para a realização da Operação Seca; Averiguação de 2 casos de maus tratos a animais, realização da primeira multa ambiental no município referente a jogar lixo em local público e denuncia junto ao Ministério Público quanto ao desmatamento e retirada de areia de forma ilegal no riacho do Pará.

Projetos:

Projeto de coleta seletiva e apoio a Associação de Catadores de Lixo; Levantamento de informações de área para construção do Parque Janelas para o Rio; Pesquisa de espécies bem como de locais onde se poderão receber diversas mudas; Viabilidade da criação de ECOPONTOS onde poderá recolher resíduos especiais como, óleo de cozinha, lâmpadas fluorescentes e baterias e pilhas; Trabalho de conscientização sobre o uso racional da água; Estudo para implantação de Estação Meteorológica e pluviômetros em locais estratégicos no município.

Semana do Meio Ambiente:

Doação de mudas de diversas espécies; palestras realizadas com temas voltados a conscientização ambiental e resíduos sólidos; Produção de sabão ecológico a partir de óleo usado; Retirada de cerca de 144 toneladas de lixo nas margens da PE-160 e realização de plantio de mudas de ipê-amarelo em uma área de aproximadamente 60 metros.

Projeto Pedale & Plante:

Ação conjunto com o grupo de ciclistas denominados BBBike, onde se plantou gameleira na Avenida Padre Zuzinha e Ipês-amarelo nas margens da PE-160

Aterro Sanitário e Resíduos Sólidos:

Diagnóstico de situação do Aterro Sanitário; Organização e contratação de funcionários em turnos; Elaboração de normas de funcionamento baseado em normas ambientais; Análise de formação de preço do manuseio do lixo no aterro; Reuniões constantes com catadores da Associação de Catadores de Lixo de Santa Cruz do Capibaribe; Parceria firmada com Conselho Tutelar para rondas e trabalho social com catadores de menor de idade no Aterro e Fiscalizações constantes no funcionamento do aterramento de resíduos sólidos no Aterro.

“Encerramos nosso primeiro semestre a frente da Gerência de Meio Ambiente e do Rio Capibaribe sabendo que muito temos que fazer, os desafios e a cobrança são imensas, porém, o empenho e a vontade de prosseguir buscando o melhor para nossa cidade teremos sempre”, disse.

Pablo Ricardo também participou neste primeiro semestres da reunião da ANAMMA – PE (Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente), onde Santa Cruz do Capibaribe foi eleita como representante do Agreste Setentrional e participou de capacitação junto ao Tribunal de Contas de Pernambuco de Gestores de Meio Ambiente e Fiscais de Aterros com temas relacionados ao funcionamento adequado de Aterros Sanitários.
G2 Comunicação Integrada

A idolatria na Política


A política é de fato uma caixinha de surpresas onde um anônimo se transforma em líder político e ídolo de seus eleitores, mas também ocorre o caminho contrário e desta feita o ídolo começa perder seu brilho e seus fãs.

Em se tratando da política local, posso citar dois nomes que alcançaram a condição de ídolos políticos, ambos lideres de grupo que atingiram o auge da idolatria política em nosso município.

Ernando Silvestre pelo grupo denominado Boca Preta, já percorreu todo o caminho, o "galeguinho do olhos azuis" como era carinhosamente conhecido por seus fãs e aliados hoje já não é mais o ídolo que foi um dia.

José Augusto Maia pelo grupo denominado Taboquinha, está vivenciando a ultima etapa da caminhada na idolatria política, levando em consideração as ultimas derrotas sofridas pelo mesmo e a dificuldade em manter a união do grupo entendemos que o número de fãs assim como sua liderança está diminuindo gradativamente e assim como ocorre em todo reinado a chegada de um novo nome ao trono é questão de tempo.

Particularmente sou favorável a extinção da idolatria política pois vejo na mesma a principal responsável pelo atraso e pelos desmandos existentes nos governos.

Na política tenho percebido que todos aqueles  que idolatram seus representantes acabam perdendo seu bom senso, seu amor próprio e por fim seus direitos como cidadão.

Por Joseilson Chagas

Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano realiza primeira reunião


Foi realizada na última semana, a primeira reunião do CDU (Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano). O evento, que é uma realização da Secretaria de Planejamento e Gestão, aconteceu na sala de reuniões do Moda Center Santa Cruz e contou com diversos órgãos e representantes da sociedade civil organizada.

Luciano Bezerra, Secretário de Planejamento e Gestão, destacou a sua satisfação após o término do primeiro encontro. “Saio com a sensação de dever cumprido, porque nós esperávamos a implantação do Conselho de Desenvolvimento Urbano desde 2007, quando a lei foi aprovada, sem falar que nunca havia acontecido uma reunião deste conselho, tanto que este foi o primeiro encontro, como podemos perceber com a presença maciça dos vários segmentos da cidade, classes produtoras, empresariais, participação do poder público, participação de entidades ligadas ao trânsito”, disse o secretário.

Para Vanessa Oliveira, representante do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), o Conselho é fundamental, pois irá planejar a cidade para o futuro. “Essa reunião do CDU foi muito gratificante onde as ideias apresentadas neste encontro no futuro iremos desfrutar delas,” disse a representante do MTST.  

Já o presidente da associação dos mototaxistas de Santa Cruz, Kenedy Ferreira, falou da importância do Conselho para sua classe. “Este encontro é de grande importância, pois juntos, sociedade e classe dos mototaxistas, vamos melhorar o trânsito de nossa cidade, isto de uma forma que não prejudique a categoria como também possamos contribuir com a população e a comunidade Santa Cruz”, frisou.

G2 Comunicação Integrada

Segurança Pública em Taquaritinga do Norte: "Um dilema"

Na terça-feira (16/07) uma comitiva composta por vereadores e o vice-prefeito de Taquaritinga do Norte, Ivanildo Mestre (Lero) visitaram o 24º Batalhão da PM em Santa Cruz do Capibaribe para cobrar ações que resolvam o problema da falta de segurança na Dália da Serra. Após o encontro, opiniões diferentes foram expostas sobre a visita e as providências que deverão ser tomadas para a solução deste problema que a cada dia se torna mais preocupante no município. 

Esperando

“Foi um encontro muito proveitoso, pois precisávamos levar ao conhecimento das autoridades os problemas que temos enfrentado com a segurança em nosso município, após a reunião ficamos satisfeitos, pois percebemos que nossos pleitos serão atendidos e o nosso povo poderá ter uma vida mais tranquila e segura com as ações que serão postas em prática dentro de pouco tempo”.
(Entrevista concedida a César Mello) 





Situação Preocupante

"O batalhão é uma das coisa mais tristes que a gente viu, não esperamos segurança vindo do batalhão, por que a situação lá é caótica, é díficil. 
A população está abandonada pelo poder público, todos tem responsabilidade em combater a criminalidade e proporcionar segurança para o povo, a responsabilidade maior, todos sabem, que é do Governo do Estado e no caso de Taquaritinga, também do Governo Municipal, pois só para lembrar, quando da implantação da Patrulha Rural em Gravatá do Ibiapina o Prefeito deste município, fez uma festa na Cidade e outra no Distrito, fez discurso enaltecendo a sua gestão e "elogiando" aquela que seria uma solução, agora "foge da raia" e tem se negado inclusive a formar uma guarda municipal, que ajudaria na prevenção da violência. É preciso que a voz do povo chegue até o governador Eduardo Campos urgente!
Por enquanto é rezar e pedir a Deus que nos livre de qualquer tipo de violência."

(trecho do discurso na câmara de vereadores no dia 18/07/2013 e trecho de matéria publicado no blog de Janio Arruda.)

A população espera soluções urgentes, constantes assaltos e roubos vem perturbando a tranquilidade da população norte-taquaritinguense, que aponta Segurança, queda no Turismo e Saúde pública como os maiores problemas existentes no município atualmente.

Escrito por Paulo Pereira
do PEmais