sexta-feira, 26 de outubro de 2012

TCE adverte prefeitos quanto a ilícitos praticados depois das eleições



O presidente em exercício do Tribunal de Contas, conselheiro Carlos Porto, alertou ontem através de nota que o órgão tomará todas as medidas que estiverem ao seu alcance, em parceria com o Ministério Público, contra prefeitos que suspenderam a prestação de serviços públicos essenciais objetivando criar dificuldades para os seus sucessores.

Nas últimas 48 horas, segundo ele, estiveram no TCE para protocolar denúncia contra os atuais gestores os prefeitos eleitos dos municípios de Ibirajuba, Lajedo, Palmeirina, Agrestina e Bezerros.

Todos manifestaram preocupação com a interrupção de serviços públicos essenciais, bem como com a demissão em massa de médicos, enfermeiros e outros profissionais da área de saúde.

Em razão disso, o Conselho deliberou em reunião administrativa acionar o Departamento de Controle Municipal a fim de verificar, "in loco", a situação dos municípios em que as irregularidades foram praticadas.

Além disso, acionará também o Ministério Público para que tome as providências que se fizerem necessárias no sentido de impedir a dilapidação do patrimônio público e a prestação de serviços essenciais como educação, saúde, limpeza urbana, transporte escolar, etc.

Fonte: Diário de Pernambuco

Edson Vieira marca presença na abertura do 2º Salão Imobiliário de Santa Cruz


O Deputado Estadual e Prefeito eleito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira (PSDB), participou na tarde desta quinta-feira (25), da abertura do 2º Salão Imobiliário, realizado nas dependências do clube Ypiranga.
O evento é uma realização da CDL em conjunto com a Câmara Setorial dos Corretores Imobiliários da cidade.
Em um breve discurso, o prefeito eleito falou que o evento tem fortalecido o setor imobiliário do município e região, como também se colocou a disposição e se comprometeu a ajudar e solidificar cada vez mais este empreendimento em Santa Cruz.
De acordo com os organizadores Flávio Dunda e Glaucia Arruda, o evento tem uma expectativa de fluxo de negócios em torno de 20 milhões de reais, superando o volume de negócios do ano passado.

Sonho da casa própria será realizado no 2º Salão Imobiliário de Santa Cruz do Capibaribe


O sonho de sair do aluguel pode ser realizado a partir desta quinta feira (25) no 2º Salão Imobiliário de Santa Cruz do Capibaribe. O evento está sendo aberto ao público que vai poder conferir as inúmeras possibilidades de realizar o sonho da casa própria. O evento é realizado pela CDL Santa Cruz do Capibaribe, através da Câmara Setorial de Corretores de Imóveis.

De acordo com o Coordenador da Câmara Setorial, Flávio Dunda, serão ofertados imóveis com valores iniciais de R$ 70 mil , além de outros produtos com valores mais elevados, que irão atender a demanda de todos os tipos de clientes. O evento vai acontecer no Clube Ypiranga, onde está sendo montada toda uma estrutura para receber a população. O espaço vai contar com 19 empresas, entre construtoras, lojas de materiais de construção, arquitetura e móveis planejados.

A Corretora e Secretária da Câmara Setorial dos Corretores de Imóveis da CDL, Gláucia Arruda, destaca a documentação que é preciso levar para realizar a compra de um imóvel. “É preciso levar identidade, CPF e comprovante de residência. Caso a pessoa more em casa alugada, deve levar o contrato de aluguel e os últimos três recibos. Se for casado, a pessoa deve levar a certidão de casamento. Se a pessoa é fichada só precisa levar a carteira de trabalho, juntamente com o contracheque. Para os autônomos pode comprovar renda através de decore”, explicou a corretora.

Outra novidade para o evento deste ano é a parceria firmada com a Caixa Econômica Federal, onde estará com toda estrutura bancária montada para fazer simulações ou financiamentos na hora. O público que for para o evento vai poder conferir a oferta de 400 casas dentro do Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal.

O salão começou no dia (25), às 3 horas da tarde, e se estende até às 10 da noite. Amanhã, o Salão começa às 4 horas da tarde até as 10 da noite. No sábado (27), o evento é aberto das 10 da manhã às 10 da noite

Anatel impõe 9º dígito em todo o país para evitar transtornos


A decisão de aumentar em um dígito os números dos telefones celulares de todo país terá como objetivo principal manter um padrão nacional para as discagens, segundo relatório técnico da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
Hoje, a medida é válida apenas em São Paulo, onde teve de ser criada devido ao iminente esgotamento de novas possibilidades de combinações numéricas para ativação de linhas móveis.
Estudo feito pela reguladora e obtido pela Folha revela que, como a medida teve de ser adotada para os usuários de DDD 11, "estabeleceu-se uma situação de despadronização", "prejudicando a compreensão dos usuários" e "podendo ter como consequência o encaminhamento das chamadas para destinos indesejados", diz o documento da Anatel.
Para evitar que os usuários tivessem dificuldade de completar as chamadas, a agência considerou necessário expandir a medida para todo país, até 2016.
A obrigatoriedade evita que, no futuro, outros Estados precisem ser incluídos no mesmo modelo, cada um a seu tempo, o que poderia criar uma situação ainda mais complicada de entendimento pela população.
A agência defende que este problema pode ser dado como certo, uma vez que é "constante o crescimento da base de usuários do serviço móvel", principalmente por meio da "oferta de novas aplicações e funcionalidades, especialmente com o desenvolvimento das redes 4G".
Ainda de acordo com a proposta montada pela área técnica da agência, o ano de 2013 será aproveitado para que o interior do Estado de São Paulo faça adesão ao uso de nove dígitos nos números dos telefones celulares.
Até 31 de dezembro de 2014, será a vez de o Rio, o Espírito Santo, o Amapá, o Amazonas, o Maranhão, o Pará e de Roraima se adequarem.
Até o fim de 2015, devem ser incluídos os Estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Sergipe, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.
A inclusão do número 9 diante do telefone ocorrerá apenas em 2016 nos Estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Acre, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins e Rondônia.
Conforme a Folha adiantou, todos os números de celular do país devem ter nove dígitos até o final de 2016.
Hoje, o conselho diretor da agência irá discutir se aprovará na integra e sem ressalvas as recomendações do grupo técnico.
JULIA BORBA
DE BRASÍLIA
Colaboração de Wendell Galdino