terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Secretaria de serviços públicos realiza Operação Limpeza


A prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, através da Secretaria de Serviços Públicos, iniciou nesta semana uma grande operação de limpeza em todos os terrenos baldios da cidade.
Máquinas e agentes de limpeza estão trabalhando recolhendo resto de material de construção, entulhos e todo lixo acumulado nos terrenos.
A secretaria vem atuando de forma parceira da população ampliando ações em todos os bairros do município.  "Estamos fazendo a limpeza, vamos promover um trabalho para educar a população, e depois vamos cobrar dos proprietários dos terrenos que mantenham seus terrenos limpo. Com relação a calçamento, em 2013 recuperamos mais de 3 mil metros de calçamento, pois quando assumimos a secretaria com Francisco Ricardo, em janeiro do ano passado, 90% dos calçamentos de Santa Cruz tinham reparos para serem feitos ", falou o secretário Pedro Ramos.

COMUNICADOS DE UTILIDADE PÚBLICA- SECRETARIA DE SAÚDE‏

COMUNICADO DA SECRETARIA DE SAÚDE PARA DISTRIBUIDORES DE ÁGUA E PROPRIETÁRIOS DE CARROS PIPA 

A Secretaria de Saúde de Santa Cruz do Capibaribe, através do departamento de Vigilância em Saúde, convoca todos os proprietários de caminhões pipas e distribuidores de água para participar de uma reunião de treinamento e orientação sobre o monitoramento da qualidade da água.

A reunião acontecerá nesta quarta-feira, 22 de janeiro, às 9 horas, na Câmara de Vereadores e as orientações serão passadas por técnicos da Vigilância Sanitária e representantes da Polícia Civil, Polícia Militar e Ministério Público. 

A presença de todos os proprietários de caminhões pipas e distribuidores de água da cidade é muito importante, pois terá início na cidade um trabalho de fiscalização de qualidade da água dos distribuidores e caminhões pipa. 

CONTINUA A CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA O SARAMPO 

A Secretaria de Saúde de Santa Cruz do Capibaribe está realizando, até o dia 30 deste mês, a campanha de vacinação contra o Sarampo no município. Devem ser imunizadas crianças com idades de 6 meses até 4 anos e 11 meses.

A campanha está sendo realizada na cidade e na zona rural e as vacinas são oferecidas em todos os 18 postos de saúde do município e na policlínica Dr. Walter Aragão. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar mais de 6 mil crianças, equivalente a 99% do público alvo.

Assessoria

COHAB e Bela Vista recebem investimentos em pavimentação


Os bairros da COHAB e Bela Vista também foram contemplados com o programa de pavimentação da prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, as Ruas Olavo Bilac, Maria Eunice Chagas e Severino Barros de Lima foram calçadas.
 “Demorou mais saiu, estamos felizes, o calçamento veio para mudar a paisagem em nossa rua, como também vai agregar valor a nossa casa,” falou o autônomo Leandro Souza, morador da Rua Severino Barros de Lima.
Já o secretário de Planejamento e Gestão Luciano Bezerra conta que problemas com lama e poeira não faz mais parte da realidade dessas vias. “Chuva e poeira maltratam os residentes que não tem a pavimentação em sua rua, com a chegada do calçamento solucionamos este problema e valorizamos os imóveis da localidade”. 
Assessoria

“Pernambuco será no futuro o que o sistema educacional for nos próximos anos”, avalia Armando Monteiro


O senador Armando Monteiro avalia que Pernambuco tem dois importantes desafios nos próximos anos para continuar crescendo: ampliar os investimentos em infraestrutura e 
melhorar a qualidade do sistema educacional. Para isso, além da manutenção e ampliação das parcerias com o governo federal, é necessário um governo estadual proativo, com capacidade de articulação e mobilização das forças sociais.
 
Na opinião de Armando, é preciso que projetos fundamentais na infraestrutura sejam priorizados, a exemplo da construção do Arco Metropolitano, rodovia essencial para o escoamento da produção industrial do novo polo em implantação no Litoral Norte, onde está sendo instalada a Fiat e diversos outros empreendimentos de grande porte.
 
Armando cita também outras obras federais importantes que precisam ser concluídas, como a BR-104, a duplicação da BR-423 e a Ferrovia Transnordestina – visto que o modal ferroviário é fundamental para a nova logística de Pernambuco. Deve-se ainda completar uma série de obras de infraestrutura hídrica, como a Adutora do Pajeú, a duplicação da Adutora do Oeste, o Ramal de Entremontes, a Adutora do Agreste. “A manutenção dessa parceria com o governo federal é fundamental pra Pernambuco completar e qualificar essa infraestrutura”, acrescenta.
 
Mas outro ponto crucial para o desenvolvimento de Pernambuco, segundo o senador, é a requalificação e reorientação da matriz educacional do Estado, que, na opinião dele, está com desempenho insuficiente no ensino médio e fundamental. “Nós estamos com um desempenho no ensino fundamental que ainda é insuficiente e nós precisamos conectar o ensino médio com o ensino técnico-profissional. Eu diria o seguinte: Pernambuco será no futuro aquilo que o sistema educacional for nos próximos anos. Isso vai condicionar inteiramente, isso vai moldar o desenvolvimento de Pernambuco”, afirma Armando.

Assessoria

Em um ano de gestão, conquista da quarta creche de Santa Cruz do Capibaribe beneficiará mais 240 crianças‏


A educação, elencada como uma das prioridades do Poder Público do município de Santa Cruz do Capibaribe, no agreste, celebrou a conquista da quarta creche da administração, que será instalada no bairro Dona Lica e servirá a 240 crianças da localidade e áreas vizinhas.      
A aprovação da construção da creche oriunda do PAC-2 do Governo Federal em convênio com a prefeitura, se juntará as unidades dos bairros Acauã e Cruz Alta totalizando mais de 5 milhões em investimentos na educação infantil do município para o ano de 2014. As unidades de ensino irão beneficiar não só as crianças, mas todas as mães, que terão um equipamento pronto para receber seus filhos de zero a três anos.  
Em outubro de 2013, a Creche Severino Amaro da Silva, adquirida através do convênio da prefeitura com o governo do estado que equipou toda a unidade, foi entregue aos moradores do bairro Oscarzão levando melhorias para 80 crianças da localidade, com idade entre zero e três anos.  
“Conquistar quatro creches para as nossas crianças em pouco mais de um ano de administração nos deixa satisfeitos e com ânimo para lutar por mais equipamentos que darão a tranqüilidade das nossas mães saírem para trabalhar e saber que seus filhos estão sendo bem cuidados e acolhidos em um local projetado para proporcionar educação e lazer dignos de cidadãos santa-cruzenses”, ressaltou o Prefeito Edson Vieira.  


As obras das creches do programa Proinfância dos bairros Dona Lica, Acauã e Cruz Alta têm início previsto para o primeiro semestre de 2014 e juntas irão atingir até 720 crianças residentes no município, funcionando nos períodos matutinos e vespertinos. 
“A cidade de Santa Cruz do Capibaribe apresenta uma deficiência de equipamentos prontos para cuidar das crianças de pais que trabalham fora, com a aprovação e construção de mais três creches daremos um avanço de mais de 20 anos nesse setor”, assegurou o secretário de Educação, Dimas Dantas.