quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Ele tá chegando...



O senador Armando Monteiro chegará em breve ao município de Santa Cruz do Capibaribe , depois de um longo período afastado por motivos ainda desconhecidos, Armando vem para resgatar o titulo de "Amigo de Santa Cruz" titulo este, que em outrora foi propagado por toda cidade.

A data e a oficialização da visita ainda não foi confirmado, mas com certeza será uma visita que irá balançar as bases do partido denominado Taboquinha, este balanço pode ser positivo ou negativo dependendo unicamente das declarações que serão proferidas pelo senador Armando Monteiro.

Alguns questionamentos, já começam circula na pauta política, como por exemplo; 

Toinho do Pará é de fato o estadual de Armando aqui no município? 

Será que desta vez Armando se pronunciará a respeito dos desencontros no grupo Taboquinha?

Por fim, há uma notável possibilidade do senador não interferir nos assuntos locais e buscar apenas se manter como o político "Amigo de Santa Cruz" visando claro sua trajetória rumo ao governo do estado assim como fez Eduardo Campos unindo gregos e troianos.

Santa Cruz supera metas do Bolsa Família


Intensificando as visitas realizadas nos primeiros seis meses de 2013, as Unidades de Saúde da Família de Santa Cruz do Capibaribe, conseguiram ultrapassar a meta de atendimentos estabelecida pelo programa Bolsa Família, do governo federal.
Um levantamento recente da Secretaria Municipal de Saúde mostrou que o volume total de famílias acompanhadas pelo setor já atingiu 86,75% do total de beneficiários cadastrados na cidade, número que supera o limite mínimo exigido.
Além de garantir a continuidade do programa no município, o resultado também coloca Santa Cruz entre as localidades brasileiras com o melhor desempenho na gestão dos recursos repassados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
Segundo o secretário de saúde, Breno Feitoza, as famílias beneficiadas pelo Bolsa Família na cidade são acompanhadas por grupos de profissionais da Estratégia de Saúde da Família. "Os atendimentos são realizados através de uma ação conjunta do Núcleo Técnico de Nutrição e da Atenção Primária à Saúde nas dezoito Unidades de Saúde da Família da cidade", explica. "O trabalho é desenvolvido pelas equipes de enfermagem, mas principalmente pelos agentes de saúde, que são os responsáveis pelas abordagens aos assistidos e pelas convocações periódicas", falou o secretário.
Programa Bolsa Família
O Bolsa Família é atualmente o maior programa de transferência de renda direta da história do país e beneficia cerca de 13 milhões de famílias em situação de pobreza em todo o Brasil. Além do repasse do benefício financeiro, a iniciativa também prevê o acesso da população aos direitos sociais básicos - saúde, alimentação, educação e assistência social. Em Santa Cruz do Capibaribe, o programa é desenvolvido através da parceria entre as secretarias de Saúde, Assistência Social e Educação e coordenação do Bolsa Família, e já beneficia cerca de 12 mil famílias.
Critérios
Para receber o benefício, as famílias devem atender aos seguintes critérios:
- Manter atualizado o cadastro junto aos Centros de Referência da Assistência Social (Cras);
- No caso de gestantes, realizar o pré-natal e participar de atividades educativas;
- As mães ou responsáveis de crianças com até sete anos de idade devem cumprir o calendário de vacinação, participar de atividades educativas e levar a criança à unidade de saúde para a avaliação do crescimento e desenvolvimento;
- As crianças e adolescentes (com idades entre 6 e 15 anos) devem estar matriculados na escola e ter frequência mínima mensal de 85%.
Em 2010, o índice de cobertura do Bolsa família em Santa Cruz ficou nos 33,89%;
Em 2011, o índice ficou em 53,52%;
Em 2012, o índice ficou em 55,52%;
E em 2013, na primeira vigência do governo Edson Vieira, o índice atingiu os 86,75%, mostrando resultados positivos na gestão.
Assessoria

Entrega das casas do projeto: Minha Casa, Minha Vida


A Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste, em parceria com a Caixa Econômica Federal, vai fazer a entrega de 335 casas populares no loteamento Jaçanã, onde foram construídas as residências.
As famílias contempladas estavam cadastradas na Secretaria de Desenvolvimento Social da cidade e foram consideradas pelo laudo social emitido pela instituição como em situação de risco. Algumas delas moravam em localidades conhecidas como Favela da Cohab e do Papelão, regiões que, de acordo com a assessoria, serão extintas assim que a desocupação acontecer.
Os imóveis subsidiados pelo Governo Federal possuem sala, cozinha, dois quartos, banheiro e área de serviço. Por eles, as famílias vão pagar a quantia mensal entre R$ 25 e R$ 80.
A solenidade de entrega das chaves acontece às 16h, no local onde foram construídas as residências.
Por Manoela Ramos

Reabertura da Fazenda Matutinha


CDL Santa Cruz do Capibaribe reúne SEBRAE e Poder Público em prol da revitalização do centro


Um projeto pioneiro no Estado de Pernambuco. A CDL Santa Cruz do Capibaribe reuniu na manhã desta terça-feira (30), representantes do SEBRAE Pernambuco na pessoa da gerente da unidade do SEBRAE de Caruaru, Débora Florêncio e do Coordenador de Projetos do Departamento de Comércio e Serviços do SEBRAE, Gilson Gonçalves.
A reunião teve como objetivo a apresentação de um projeto elaborado pelo SEBRAE, onde na oportunidade o mesmo foi demonstrado ao presidente da CDL, Fábio Lopes, que convidou o Poder Público municipal, representado pelos Secretários de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Bruno Bezerra, de Mobilidade Urbana, José Cueca e de Planejamento, Luciano Bezerra.
Os objetivos da revitalização são de aumentar a competitividade dos empreendimentos situados no local a ser revitalizado, de modo que traga para o mesmo, as características de shopping center, capaz de atrair e influenciar consumidores, aumentando a competitividade e atratividade do espaço, além de aumentar a percepção de valos dos negócios que são comercializados na rua revitalizada e promover o aumento de renda e geração de empregos.
Para o presidente da CDL, a entidade tem muito boa vontade em contribuir para o desenvolvimento da cidade, e a revitalização de ruas comerciais dará uma maior visibilidade tanto para o comércio como para a cidade como um todo.
A diretora do SEBRAE, Débora Florêncio, falou que esse projeto de revitalização só foi implantado no Sul do País, e que o SEBRAE tem interesse sim em auxiliar na implantação do projeto em Santa Cruz do Capibaribe, desde que haja empenho das partes envolvidas.
Bruno Bezerra ressaltou que o projeto é de fundamental importância, e que o que estiver ao alcance da secretaria de Desenvolvimento Econômico, tudo será viabilizado. A CDL deverá identificar empresários de uma determinada rua, onde será desenvolvido o projeto, onde a mesma será utilizada como modelo para as demais. O projeto deve acontecer nos moldes de parceria entre o público e o privado.
Assessoria de Comunicação da CDL

Comissão de Agricultura fiscaliza ações do Governo no combate à seca


Num ano em que o Estado vive uma das piores secas de toda a sua história, a Comissão de Agricultura da Assembleia vem atuando no sentido de fiscalizar as ações do Executivo no combate aos efeitos da estiagem. Uma das atividades do colegiado no primeiro semestre de 2013 foi uma audiência pública com o então secretário de Agricultura e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco, Ranilson Ramos.
Os parlamentares foram informados sobre o programa de distribuição de alimentos para animais, sobre investimentos em estrutura hídrica, além do projeto rural sustentável, que objetiva fortalecer as cadeias produtivas e a atuação da agricultura familiar. Essas e outras ações estão sendo implementadas pelo Governo do Estado para minimizar o sofrimento do homem do campo.
Ao longo do período, a Comissão ainda realizou três audiências públicas em outros municípios. A primeira aconteceu em Petrolândia, com o objetivo de debater a situação das Agrovilas do município, onde são desenvolvidos projetos de irrigação. O colegiado foi informado sobre as necessidades dos assentados e solicitou à Codevasf que elabore um sistema de irrigação a fim de melhorar as condições de trabalho dos agricultores.
O colegiado também realizou audiência pública em Araripina para discutir a influência da seca na bacia leiteira do município de Bodocó, em ação conjunta com a Comissão Especial de Acompanhamento às Medidas de Enfrentamento à Seca e Obras Estruturadoras do Semiárido.
A terceira audiência promovida pelo grupo aconteceu em Pesqueira para debater o Plano Estadual de Convivência do Semiárido. Na mesma data, a Comissão, presidida pelo deputado Diogo Moraes, do PSB, realizou visita às comunidades que foram contempladas com tecnologias de enfrentamento à seca, na zona rural do município de Buíque.
As duas atividades foram solicitadas pela ONG ASA, Articulação do Semiárido Brasileiro, formada por mil organizações da sociedade civil que atuam na gestão e no desenvolvimento de políticas de convivência com o Semiárido.

G2 Comunicação Integrada

Escola Dr. Adilson comemora 15 anos em grande estilo


Na manhã desta terça-feira (30), aconteceu na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe a abertura de um conjunto de atividades que serão realizadas até o final do ano, em comemoração aos 15 anos da Escola Dr. Adilson Bezerra de Souza.
O evento começou com uma palestra proferida pela professora Ana Maria Barros, Doutora em Ciências Políticas pela Universidade Federal de Pernambuco com o tema: Escola Pública - Inclusão ou Exclusão? 
O evento foi direcionado para os gestores da educação pública estadual e municipal.Drª Ana Maria falou sobre o papel desempenhado pela escola pública de Pernambuco, onde repassou suas experiências ao longo de anos de sala de aula e trouxe para os participantes o papel da escola associada às políticas de direitos e obrigações do cidadão.
Além da diretora da Escola,a vereadora Jéssyca Cavalcanti (PTC), se fizeram presentes o vereador presidente da Casa, Júnior Gomes (PSB), o vice-prefeito e secretário de Educação, Dimas Dantas, Luciene Cordeiro presidente do Sindicato dos Professores, Soraia Veloso representando a GRE, professores da própria escola e da Escola da Maria do Socorro, além de secretários municipais.
Para o vereador Junior Gomes, a Câmara é o lugar onde devem ser debatidos todos os assuntos importantes para população a exemplo da educação. “A vereadora Jéssyca foi muito feliz em ter iniciado as comemorações alusivas aos quinze anos da escola Dr. Adilson por essa Casa. Aqui devem ser discutidos todos os assuntos relevantes para a sociedade, a educação é muito mais que quatro paredes e um quadro, porque interfere diretamente na vida do cidadão e deve está sempre em discursão”, lembrou o parlamentar.
Jéssyca falou da importância da palestrante para os gestores e professores da rede pública de ensino e enalteceu as qualidades da palestrante. “Ninguém mais apropriado que a professora Ana Maria para discorrer sobre os assuntos que permeiam a educação pública. Estamos debatendo educação e visando o futuro, no ano em que Santa Cruz completa sessenta anos de emancipação e a Escola Dr. Adilson faz quinze anos”, comentou a diretora.
A Drª Ana Maria falou dos problemas que afetam a educação pública na atualidade e teceu duras  críticas à superlotação das escolas. “Salas de aula com cinquenta, sessenta alunos não é sala de aula, é confinamento de pessoas.Professora que diz que dá aula numa sala com mais de quarenta alunos, não dá aula, faz discurso, ela só dá aula quando sabe o nome de cada aluno e sabe os problemas que afligem cada um deles”,finalizou a palestrante. 

G2 Comunicação Integrada

Vereador Júnior Gomes acompanha ações em Santa Cruz do Capibaribe


O vereador Junior Gomes (PSB) tem acompanhado várias ações da administração pública municipal.  Junior, que preside a Câmara de Vereadores santa-cruzense, tem se mostrado atento e disposto a colaborar com o governo do prefeito Edson Vieira.
Nesta terça Junior acompanhou o prefeito Edson Vieira na assinatura dos contratos do programa “Minha Casa Minha Vida”. A solenidade aconteceu no Cabana Clube e contou com a presença de todos os contemplados pelo programa e que habitarão as casas do Conjunto Jaçanã I, que também foi visitado e vistoriado pelo presidente da Câmara, ao lado de secretários municipais, vereadores, engenheiros e pelo prefeito Edson.

Ainda na terça-feira (30) Junior esteve com os secretários Luciano Bezerra (Planejamento e Gestão) e Francisco Ricardo (Serviços Urbanos) e também com o diretor de esportes, Rubens Monteiro. A comitiva acompanhou a obra de calçamento da entrada do campo municipal, que é administrado por Boy.
Assessoria