domingo, 18 de maio de 2014

Quem pode, pode!


Fiquei surpreso ao ver que a Br-104 está sendo recapeada no trecho que cruza a nobre cidade de Caruaru, vale salientar que trata-se de uma obra concretizada a pouquíssimo tempo e cá entre nós nem deu tempo de ficar desgastada, mas é valido a preocupação dos governantes com o bem estar dos caruaruenses.


Só lamento que, em Santa Cruz do Capibaribe a realidade é outra, somos obrigados a aceitar migalhas que chegam em bacias tão pequenas que passam anos para suprir a necessidade da população por mais básica que seja, enquanto isto vamos realizando grandes manobras para desviar dos inúmeros buracos localizados em nossas estradas e no orgulho de cada santacruzense.

Mas sorriam todos, afinal temos um candidato a presidente que vai gerir o Brasil como geriu nosso lindo Estado, ah não ser que o povo lembre-se a força que tem na hora do voto.

Por Joseilson Chagas

Retiro de cura e libertação, que acontecera nos dia 23 a 25 de maio na casa da criança.
inscrições nos Grupos de Oração, Secretarias Paroquiais e pelos fones 9310-5173 / 9707-3178 . valor das inscrições a partir de R$ 5,00.
Realização MOVIMENTO CATÓLICO BENTO XVI

Escola Municipal Professora Donatila da Costa abre os festejos juninos da Educação em Santa Cruz do Capibaribe‏


A Escola Municipal Professora Donatila da Costa Lima, Bairro COHAB, abriu os festejos juninos das unidades de ensino de Santa Cruz do Capibaribe, na tarde desta sexta-feira (16).
O prefeito Edson Vieira externou sua alegria ao iniciar as comemorações do São João da Moda 2014. “Estou feliz por começarmos bem os festejos juninos de Santa Cruz, é importante ver que todos estão participando, estudantes, professores, gestores e comunidade, porque juntos podemos mais, e unidos estamos construindo uma cidade cada vez melhor para todos”.
Josefa de Assis, Gestora da Escola Professora Donatila da Costa falou que está realizada ao abrir os festejos juninos da educação e feliz com a presença da comunidade no São João da escola. “É com imenso prazer e alegria que estamos abrindo os festejos juninos da educação de Santa Cruz. Estamos muito contentes com a presença do povo do Bairro da COHAB, pois sempre estão participando de nossos eventos”.
“A Secretaria de Educação sempre estará presente nestes momentos onde a cultura nordestina for lembrada. Parabenizamos a todos da Escola Donatila, professores, alunos, pais e gestores pela belíssima festa”, disse Joselito Pedro, Secretário de Educação.
Além da tradicional quadrilha e casamento matuto, comidas típicas, desfile da Rainha do Milho, forró pé de serra, apresentação de Lampião e Maria Bonita, marcou presença também o homenageado do São João da Moda, o poeta Amaro Dias.

Vila de Poço Fundo recebe nova UBS e Posto Comunitário dos Correios‏


Na noite deste sábado (17), a população de Poço Fundo, zona rual de Santa Cruz do Capibaribe, recebeu dois equipamentos públicos para servir a comunidade.
O prefeito Edson Vieira (PSDB) entregou uma Unidade Básica de Saúde (UBS), totalmente reconstruída e ampliada em três vezes sua área que recebeu investimentos na ordem de 150 mil reais (recursos federais e municipais), e um Posto Comunitário dos Correios, ao lado do deputado estadual Diogo Moraes (PSB), vereadores, secretários, subprefeito Val Alves e população da localidade.
A nova UBS que conta com atendimento de um profissional do Programa Mais Médicos, enfermeira, dentista e técnico de enfermagem e acolherá a demanda de mais de 1,6 mil atendimentos mensais com amplo espaço e inovará ao funcionar sete dias por semana com plantonista da ambulância dormindo na unidade de saúde.
“Ao nos mobilizarmos para entregar uma UBS totalmente reformada, ampliada, com novos equipamentos e funcionamento diário estamos mostrando a população onde está sendo investido o dinheiro do povo”, frisou Vieira, que também elencou ações na Vila de Poço Fundo conquistadas na sua gestão como a ambulância 0 Km, pavimentação de três ruas, construção de mais de 600 metros de saneamento e entrega do Posto Comunitário dos Correios, com o qual a população não precisará mais se deslocar para a sede do município para enviar e receber correspondências e encomendas.
Para o deputado Diogo Moraes, os investimentos nas áreas da saúde e infraestrutura serão primordiais para um desenvolvimento ainda maior da vila. “Com a entrega de equipamentos da saúde e da comunicação estamos dando a oportunidade de levar a esse povo ordeiro e trabalhador o desenvolvimento que é sem dúvidas, a marca desse governo”, ressaltou.
Assessoria

UJS-PE declara apoio a Paulo Câmara

Pré-candidato participou do 15° Congresso Estadual da entidade, neste domingo (18)
O pré-candidato da Frente Popular de Pernambuco ao Governo do Estado, Paulo Câmara, recebeu na manhã deste domingo (18) o apoio da União da Juventude Socialista (UJS) de Pernambuco. A formalização se deu em um ato no Centro de Tecnologia da UFPE, durante o 15° Congresso Estadual da entidade. O evento também marcou a primeira manifestação pública de engajamento oficial do PCdoB na campanha, com a presença dos comunistas Luciano Sequeira, vice-prefeito do Recife; Luciana Santos, deputada federal; e Marcelino Granja,ex-secretário estadual de Ciência e Tecno
Agradecendo o apoio, Paulo Câmara convidou a UJS-PE para participar da elaboração de seu Programa de Governo, que será apresentado no final de junho.  "O seu papel é fundamental, porque em breve serão vocês que conduzirão os destinos de Pernambuco. Portanto, vocês têm que opinar sobre o que querem para o futuro do Estado. E nós vamos continuar trabalhando para entregar um Pernambuco melhor do que recebemos. Podem ter certeza que este apoio vai ser recompensado com muito trabalho, a partir de 2015", assegurou.
O pré-candidato lembrou os avanços obtidos pelo Governo Estadual para a juventude nos últimos sete anos, especialmente na Educação, como a gratuidade do ensino da Universidade de Pernambuco (UPE), a ampliação da rede de escolas de referência e de ensino integral e o Programa Universidade para Todos em Pernambuco.  "Fizemos muito. Mas é preciso avançar ainda mais. Vamos criar a Rede Integrada de Educação e Qualificação Profissional, interiorizando o conhecimento e formando, a partir de 2015, 50 mil jovens que terminarão a formação com a garantia de ingressar no mercado de trabalho. Também vamos atacar o problema da mobilidade. Por exemplo, implantaremos o bilhete e a tarifa únicos nos ônibus, propiciando um transporte público mais barato, rápido e eficiente", pontuou o socialista.
Presidente estadual da UJS, Thiara Milhomem, lembrou que a entidade estudantil reúne 14 mil filiados em Pernambuco, distribuídos por 45 municípios de todas as regiões do Estado. "A juventude será chamada novamente a tomar um papel de protagonismo nas eleições deste ano. Sabemos dos avanços que tivemos nas políticas para os jovens na gestão do PSB e sabemos que ainda é preciso avançar. Vamos fazê-lo dentro deste projeto vitorioso que é a administração socialista", ressaltou.
Amanda Melo, secretária de Organização e candidata à presidência da UJS-PE, conclamou os colegas a se engajarem em massa na campanha eleitoral, para garantir a continuidade do governo que vem mudando o Estado. "É essa galera que vai estar na rua para eleger Paulo Câmara governador já no primeiro turno", afirmou.
Luciano Siqueira ressaltou a semelhança entre o perfil de Câmara e dos estudantes presentes ao ato. "A escolha feita pelo ex-governador Eduardo Campos (PSB) não foi à toa. Ela representa a confiança em um jovem que até pouco tempo estava na universidade como vocês. Ele alia essa juventude à experiência de quem conhece a máquina estadual e à competência de quem sabe por onde caminhar para manter as mudanças", analisou o vice-prefeito comunista.
"Esta juventude não vai negar fogo. Vai para as ruas angariar votos para eleger esta chapa. Levando adiante o processo de transformação de Pernambuco, com investimento na inovação e no bem-estar social", garantiu a deputada federal do PCdoB, Luciana Santos.
Assessoria de Imprensa do PSB

18 de Maio - dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes.

O que fazer quando souber de um caso de abuso sexual a crianças/adolescentes? Com quem contar? Existe rede de proteção? Por que a data 18 de maio? Tudo isto explicado em forma de poesia.



Um tema bem delicado:
Abuso sexual
À criança e adolescente,
Violência imoral;
Situação de tormento.
Você diz: eu só lamento...
Ou tem atitude real?

O sofrimento é calado
Pois geralmente o agressor
É família da criança:
Pai, irmão, tio, avô.
Mas quando a boca se cala
Com certeza o corpo fala
Demonstrando a sua dor.

Situações de abuso
Ocorrem no dia-a-dia
E se a gente se depara
Constata ou desconfia
Apoio devemos dar
Para o disk 100 ligar
E exercer cidadania.

O conselho tutelar
É o órgão competente
Que se receber denúncia
Age anonimamente
Faz todo o encaminhamento
À criança fica atento
Faz trabalho eficiente.

Não se omitir neste casos
É responsabilidade
Da família, do Estado
De toda a sociedade
E agir como cidadão
Promovendo a transformação 
Desta triste realidade.


Anne Karolynne S. Negreiros

Enfermeira especialista em saúde mental
Neurocientista
Cordelista

Mãe

Cordel escrito durante o II Simpósio do Agreste Combate ao Abuso e Violência sexual contra crianças e adolescentes, um evento idealizado pela vereadora Narah, na cidade Santa Cruz do Capibaribe.

Vem ai...