terça-feira, 4 de junho de 2013

Preparativos do São João da Moda em Santa Cruz do Capibaribe​


As ruas de Santa Cruz do Capibaribe já respiram o São João, a Avenida 29 de Dezembro recebe a estrutura para os 17 dias de festa que este ano homenageia Letinho Monteiro e Compadre Neto. No palco principal no Polo do São João da Moda artistas de renome nacional como Cesar Menotti e Fabiano, Jorge de Altinho, Magníficos, Garota Safada, Amazan e Cavaleiros do Forró e artistas locais como Zero Bala, Bidinga do Acordeon, Toinho Catanha, 100% Forró, Orquestra Sanfônica dos Oito Baixos que ao lado de mais de 40 artistas santa-cruzenses, também irão se apresentar no São João.

Assessoria

Comunicado - Intervençõ​es no Trânsito


A Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe informa que a partir da próxima terça-feira (04/06) iniciará ações no centro da cidade com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana. 

Nesta primeira etapa as ações serão realizadas na área compreendida entre a Avenida João Francisco Aragão, Mercado Público Municipal e Avenida Padre Zuzinha. As seguintes ações serão realizadas: 

1. Desobstrução de Calçadas  - Retirada de metralhas, materiais de construção, bicicletários, motocicletas, manequins, mercadorias, dentre outros objetos que obstruam o passeio público;

2. Vias - Retirada de cavaletes, cones, barracas, tendas, ou qualquer outro objeto que reserve vagas de estacionamento em vias públicas;3. Trânsito - Melhoria e mudança no fluxo de trânsito das seguintes ruas e avenidas:            

3.1 - Na Avenida João Francisco Aragão será permitido estacionamento apenas do lado direito da via;            

3.2 - Nas ruas Raimundo Francelino Aragão, treze de maio e Avenida Jatobá, fica terminantemente proibido estacionar veículos automotores nos canteiros;            

3.3 - Do início da Rua Cabo Otávio Aragão, por trás do Banco do Brasil até a altura da Avenida Rosemiro Alves da Rocha, o trânsito será em sentido único, sendo permitido estacionamento apenas no lado direito da via. Contamos com a colaboração de Todos. Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, Construindo uma cidade melhor para todos.

Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Capibaribe

Professore​s de Santa Cruz do Capibaribe aderem ao PNAIC



Professores do 1º ao 3º ano do ensino fundamental da rede municipal de Santa Cruz do Capibaribe estão sendo capacitados para participar do PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Uma vez por mês, 95 profissionais, divididos em quatro turmas, recebem a capacitação da qual o resultado chegará às crianças em idade de alfabetização.  

A gestão municipal através da Secretaria de Educação ofereceu toda a estrutura necessária para adesão ao pacto. “Em Santa Cruz, a secretaria viabilizou a contratação de quatro orientadores de estudo, que também são professores da rede municipal, os quais realizam uma capacitação continuada dos professores que atuam na alfabetização dos alunos”, observou a Coordenadora do PNAIC Municipal, Fátima Neves.

O programa oferecido pelo Governo Federal tem o objetivo de efetuar um melhoramento na aprendizagem dos alunos que estão em fase de alfabetização, em especial nas disciplinas de língua portuguesa e matemática, para que eles possam desenvolver seu aprendizado na idade certa.

De acordo com a Orientadora de Estudo do PNAIC Conceição Gomes, as capacitações baseadas em estudos teóricos de diferentes autores como Paulo Freire e Magda Soares, servirão para melhorar o trabalho dos professores em sala de aula. “O conhecimento adquirido nas capacitações proporcionará mudanças significativas para facilitar a aprendizagem do aluno, para que ele possa ter o direito de ser alfabetizado na idade certa”, frisou Conceição.

Por Geraldo Moura

Coordenado​ra da Mulher de Santa Cruz participa de audiência em Brasília


Em viagem a Brasília na última semana, a Coordenadora da Mulher de Santa Cruz do Capibaribe, Clarissa Carvalho, participou de reuniões na Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República e na Nova Central Sindical. 

As assessoras da ministra-chefe da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Eleonora Menicucci, Denise Feitosa, Flávia Roberta e Valéria Moraes receberam a comitiva que também contou com a participação da Secretaria da Mulher de Caruaru Elba Ravane, a pesquisadora do Polo das Confecções Sandra Roberta, a Diretora das Mulheres Sônia Zerino e a Diretora de Ensino da Nova Central Sindical de Trabalhadores, Ledja Austrilino. 

Na ocasião, as assessoras apresentaram projetos desenvolvidos pela Secretaria de Mulheres e pontuaram a importância de aplicá-los em municípios com as características do Polo das Confecções, uma vez que, mesmo tendo um alto índice de crescimento econômico, precisam avançar consideravelmente na qualidade de vida das mulheres. 

“Considero muito importante no início de nossa gestão conhecer e iniciar o diálogo com a Secretaria Nacional de Política para as Mulheres para que possamos estar inseridos na discussão nacional sobre igualdade de gênero e com isso, fortalecer a estrutura de representação e atendimento às mulheres da nossa cidade”, disse a Coordenadora da Mulher Clarissa Carvalho. 

De acordo com Clarissa, o encontro serviu para articular a implementação do projeto "Diálogo Social" sobre educação previdenciária e seguridade social focado nas costureiras.

Assessoria

Santa Cruz Cidadã e Prefeitura apoiam Pedalada da Paz



O Programa Santa Cruz Cidadã e a Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe apoiaram a Pedalada da Paz, que aconteceu no último sábado (01). O evento, realizado pelo Conselho da Paz do município, teve como objetivo arrecadar alimentos para ajudar as entidades que cuidam de crianças e adolescentes e fazem parte do COMDECA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente). 

De acordo com Alessandra Vieira, coordenadora do Santa Cruz Cidadã, a arrecadação com a troca de camisas foi de mais de uma tonelada de alimentos não perecíveis, que serão distribuídos para a Associação Cleóstenes Pacas, Casa da Criança Dona Arlinda Monteiro, Associação Alcançando Crianças, Creche Olavo Bilac, Associação de Moradores do Bairro São Jorge, Associação de Assistência ao Deficiente (AADESC), Desafio Jovem e Espaço Ampliando Saberes. 

“O Santa Cruz Cidadã e a Prefeitura apoiam o trabalho de todos os conselhos da cidade e não poderiam ficar de fora de um evento que irá beneficiar tantas crianças”, frisou Alessandra.

Assessoria

Forro dos Taboquihas