sábado, 6 de agosto de 2011

Opinião do leitor


Blog é jornalismo?

Estive lendo um texto no blog Belo Jardim Net, onde a pessoa que enviou o texto questiona se blog é jornalismo ou não. 

Primeiro eu posso perguntar se televisão é jornalismo ou não, pois existem TVs abertas que falam só sobre feira de gado, outras católicas, outras evangélicas e então nós não podemos confundir informação com jornalismo, pois existem vários meios de informação que não são jornalismo. 

E o que caracterizaria um blog ou uma televisão ou outro meio que seria jornalismo? O que caracteriza se um meio de comunicação é jornalístico ou não é a intencionalidade. No blog em que li o texto, o autor do texto questiona o uso da língua vernácula, ou seja, acredito que ele quis dizer usar a língua dentro dos padrões cultos, dentro das regras formais. 

Blog é jornalismo quando tem a intenção de informar, de noticiar, porém se o blog vai usar uma linguagem culta ou não vai depender dos recursos lexicais (palavras, significados, etc,) de que quem escreve dispõem. O escritor Ivan Ângelo escreveu um livro chamado A Festa, onde todo o livro é narrado a partir de textos de jornais, certidões e outros fatos que aconteceram e foram noticiados. É uma obra literária baseada em textos jornalísticos, porém a intencionalidade era torná-la uma obra literária e não reproduzir um texto com informações jornalísticas, essa técnica narrativa é chamada de técnica de colagem. 

Devemos entender que o que vai determinar se um blog é jornalístico ou não é a intenção com a qual ele foi criado, se é para informar ou não, pois existem blogs só para divulgação de filmes, músicas, receitas, dentre outros tópicos, porém se o autor do blog domina a língua materna já é outra coisa que foge ao desejo da pessoa e está ligada à competência linguística e de expressão da mesma, fato que só é conseguido com o exercício diário da leitura, escrita e estudos.

Denizio Duarte, Professor de Português e Latim, Crítico Literário e Formado em Teologia.

Prefeitura empossa 89 agentes comunitários de saúde


A saúde de Santa Cruz do Capibaribe recebeu um grande reforço com a contratação de 89 agentes de saúde. A solenidade aconteceu na última quarta-feira, na Câmara de Vereadores e contou com a presença do prefeito Toinho do Pará, do vice-prefeito José Elias, do chefe de gabinete Carlos Lisboa e dos secretários Jozimar Clemente e Izalta Gomes.

A secretária de saúde abriu a cerimônia declarando que a contratação dos agentes foi um dos maiores desafios da sua pasta, devido às limitações no orçamento, mas que nunca desistiu, foi várias vezes ao ministério, conversou com o prefeito e uma solução foi encontrada.

Hoje o município consegue cobrir os atendimentos da atenção básica na sua totalidade. O vereador Nanau Marques parabenizou o prefeito Toinho do Pará pela contratação dos agentes: “Toinho está fazendo um grande bem para Santa Cruz, sobretudo para a população mais carente”. Fernando Aragão fez coro com Nanau, ressaltando a coragem do prefeito em efetivar os agentes, em função da escassez de recursos e do rígido controle fiscal exercido pelo Tribunal de Contas.

Já o vereador Dimas Dantas lembrou aos novos funcionários públicos a responsabilidade do cargo que estão aceitando: “Há uma idéia equivocada de que os funcionários públicos podem fazer o que querem por causa da estabilidade, mas essa mentalidade tem que acabar”. Por fim, o vereador Deomedes Brito parabenizou o prefeito Toinho do Pará, lembrando que além de garantir mais qualidade no atendimento de saúde, existe um ganho social no ato administrativo, pois garante emprego e renda para muitas famílias”.A solenidade foi concluída com o prefeito recepcionando cada um dos agentes contratados e finalizada com um coquetel para celebrar o ato.

ASCOM - PMSCC

NÃO PERCAM, NESSE MÊS DE AGOSTO...

Dica de música: Lenine - Paciência


Paciência
Composição: Lenine e Dudu Falcão


Mesmo quando tudo pede
Um pouco mais de calma
Até quando o corpo pede
Um pouco mais de alma
A vida não para...
Enquanto o tempo
Acelera e pede pressa
Eu me recuso faço hora
Vou na valsa
A vida é tão rara...
Enquanto todo mundo
Espera a cura do mal
E a loucura finge
Que isso tudo é normal
Eu finjo ter paciência...
O mundo vai girando
Cada vez mais veloz
A gente espera do mundo
E o mundo espera de nós
Um pouco mais de paciência...
Será que é tempo
Que lhe falta para perceber?
Será que temos esse tempo
Para perder?
E quem quer saber?
A vida é tão rara
Tão rara...
Mesmo quando tudo pede
Um pouco mais de calma
Até quando o corpo pede
Um pouco mais de alma
Eu sei, a vida não para
A vida não para não...
Será que é tempo
Que lhe falta para perceber?
Será que temos esse tempo
Para perder?
E quem quer saber?
A vida é tão rara
Tão rara...
Mesmo quando tudo pede
Um pouco mais de calma
Até quando o corpo pede
Um pouco mais de alma
Eu sei, a vida não para
A vida não para...
A vida não para...

Serak Consultoria: A psicologia nas organizações



Por Betânia Rinaldi¹ e Juliana Mello²


A psicologia do trabalho destaca-se por ser uma área que lida com a prevenção e promoção da saúde do trabalhador no ambiente em que está inserido.

Algumas das atribuições do psicólogo organizacional refere-se a promoção da saúde mental do trabalhador, no sentido de ser um facilitador entre o entendimento e a delimitação dos diversos papeis e grupos que compõem a instituição, levando sempre em consideração a subjetividade dos indivíduos e contextualizando essa subjetividade na prática laboral diária.

Atualmente a psicologia organizacional volta sua atenção para as relações humanas no meio organizacional que envolve discussões e práticas de liderança, motivação, formulação de políticas de desenvolvimento de pessoas, saúde integral, trabalho em equipe, bem estar, entre outros, que possam indicar as fontes de tensão, estresse e adoecimento, facilitando assim os processos elementares para o gerenciamento de uma empresa.

A psicologia vem auxiliar neste gerenciamento com conhecimentos acerca do comportamento humano, possibilitando assim a prevenção, promoção e controle de processos adversos que possam alterar o processo de produtividade dentro da empresa.

Inicialmente o psicólogo deve identificar e pontuar as reais necessidades da empresa, para posteriormente elaborar seus planos de ações.

¹ Graduada em Psicologia e Pós-graduada em Saúde Mental.
² Graduada em Psicologia e Pós-graduada em Neuropsicologia

Deputado Diogo Moraes defende a filiação do ex-prefeito João Mendonça ao PSB


O deputado Diogo Moraes (PSB) conversou no Palácio das Princesas com o chefe da Casa Civil, Tadeu Alencar, sobre o quadro político de Belo Jardim.
Ele é radicalmente favorável à entrada do ex-prefeito João Mendonça (ex-DEM) no PSB dizendo que ele está identificado com o governo Eduardo Campos e reúne amplas condições de unificar as oposições para derrotar o prefeito Marcos Coca Cola (DEM).
“João candidato e as oposições unidas vai quebrar a cabeça de muita gente”, disse o deputado Diogo Moraes. A entrada do ex-prefeito no PSB não é bem vista pelo ex-deputado Cintra Galvão, que no entanto não tem poder de veto porque é filiado ao PTB.
Para Diogo, o PSB precisa de uma presença forte em Belo Jardim por se tratar de um município com mais de 40 mil eleitores e a “bola da vez” é João Mendonça porque Cintra é de Armando (Monteiro) e Coca-Cola é do DEM (Mendonça Filho).

Assessoria do deputado

Deputado cumpre agenda em Brasília



Emancipações de distritos e política pernambucana estiveram na pauta do deputado estadual Edson Vieira (PSDB) em sua ida à Brasília, nesta quarta-feira, 3 de agosto.
  
O primeiro compromisso do parlamentar na Capital Federal foi uma reunião com o presidente nacional do PSDB, deputado federal Sérgio Guerra e com o deputado estadual Daniel Coelho (PV), o encontro teve a finalidade de debater a política pernambucana. Logo após, o deputado esteve no lançamento da Frente Parlamentar em favor da criação de novos municípios. À tarde, participou de uma reunião no Palácio do Planalto com a Subchefia de Assuntos Federativos para discutir os critérios das emancipações.

Vieira falou que as emancipações dos distritos de São Domingos (Brejo da Madre de Deus) e Pão de Açúcar (Taquaritinga do Norte) estão entre suas reivindicações: “é uma luta desde a minha primeira legislatura, estou sempre buscando levantar essa discussão, acredito que esses distritos já possuem capacidade para se tornarem cidades”, disse.

Assessoria do deputado

UESCC abre inscrições para curso de Teatro


A União dos Estudantes de Santa Cruz do Capibaribe, inicia neste sábado (6), mais uma oficina de teatro. Para participar, o estudante precisa está matriculado, regularmente em escola pública ou particular. As oficinas irão acontecer todas as tardes de sábado, das 15 às 17 horas, na sede da UESCC, que fica por trás da Escola Padre Zuzinha. O Curso é ministrado pelo ator, Eudes Selem, e tem duração de quatro meses. Participe!

Aguardem vem ai o 1º PLANET DANCE - SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE


A balada será realizada no dia 03 de Setembro no Centro Esportivo Pele Bronzeada, contará com a presença de um Dj de Patos (Dj Eclys) e um DJ de Rio de Janeiro (DJ Harrison Gustaf) e o Dj Squash e uma super estrutura de som e iluminação com o som de Tio Chico e a iluminação e estrutura da CI iluminação.

Curso de Ciências Contábeis da FADIRE recebe portaria de Reconhecimento



Os profissionais formados em Ciências Contábeis pela Faculdade de Desenvolvimento e Integração Regional (FADIRE), de Santa Cruz do Capibaribe já podem comemorar. Esta semana a Instituição de Ensino Superior (IES), recebeu a portaria 268, do Ministério da Educação, onde por meio dessa portaria, o curso é reconhecido pelo MEC. Boa notícia para os profissionais da FADIRE como também para os estudantes que se formaram na IES.
De acordo com o Diretor Acadêmico, Carlos Malafaia, esta portaria só vem agraciar e alavancar ainda mais o crescimento da FADIRE, colaborando assim, com o desenvolvimento da região. O professor enfatizou a importância de um profissional qualificado para poder se inserir no mercado de trabalho. “O impacto maior é no campo pessoal. O aluno ao se formar, ele precisa ter uma mudança na sua vida. Para a região, é importante se qualificar, porque não existe mais vaga no mercado para amadorismo. A própria duplicação da BR 232, traz para a região um fluxo maior de empresas e certamente vai precisar de pessoal qualificado”, explicou.
Beto Aragão

José Augusto Maia participa de Seminário sobre Políticas de Orçamento e Financiamento da Segurança Pública

O deputado federal José Augusto Maia (PTB-PE) participa nesta sexta-feira (05) de um Seminário sobre Políticas de Orçamento e Financiamento da Segurança Pública. O encontro acontece em São Luis, capital do Maranhão e conta com a presença de congressistas de todo o país.
José Augusto Maia é presidente da Sub-Comissão de Políticas de Orçamento e Financiamento da Segurança Pública na Câmara Federal, além dele participa do evento o relator desta Comissão, Lourival Mendes (PTdoB-MA).

Segundo o deputado pernambucano, o tema, segurança pública exige das autoridades brasileiras atenção máxima, por isso, Seminários, nos mesmos moldes do que ocorre hoje em São Luis percorrerão todo o Brasil.
Entrevista ao vivo – ainda na manhã desta sexta, o deputado José Augusto Maia concedeu entrevista à TV Mirante (filiada a Rede Globo no Estado do Maranhão). Ao lado do deputado federal Mendonça Prado (DEM), José Augusto frisou a importância do encontro de hoje. “Buscaremos a partir de Seminários como o de hoje, soluções para problemas relacionados a segurança pública, que afligem a maior parte dos municípios brasileiros”, finalizou.

Assessoria do deputado