quinta-feira, 13 de novembro de 2008

O presidente Lula fez a escolha


O presidente Lula fez a escolha e o PT já concordou: a candidata do partido à sucessão presidencial em 2010 será mesmo a ministra Dilma Roussef, como afirmou o próprio presidente em entrevista a jornais italianos, nesta quinta-feira. Será a primeira eleição presidencial desde a redemocratização sem o nome de Lula da Silva na cédula eleitoral.
O PT já escreveu até o roteiro do lançamento da candidatura: será em fevereiro de 2010, quando o partido estará completando 30 anos. O PT pretende realizar um Congresso e discutir o chamado “pós-Lula”, e, ao mesmo tempo, formalizar a escolha do candidato e a plataforma da campanha petista.
No fim do ano que vem, o PT vai realizar mais um PED - Processo de Eleição Direta - para a escolha do novo presidente do partido. O único nome lançado até agora é o de Gilberto Carvalho, chefe da gabinete da Presidência da República, e o homem mais ligado ao Lula dentro do Palácio do Planalto.
A eleição de Gilberto para a presidência do PT seria a garantia de que Lula não pretende ser contrariado em sua escolha da candidata à presidência, em 2010. Se alguma tendência do partido faz restrições à indicação de Gilberto, até agora não se pronunciou publicamente. Da mesma forma, até agora não se viu uma tendência do PT cogitar outro nome para a disputa presidencial de 2010.
O presidente Lula tem dito aos amigos que Dilma Roussef está seguindo os seus conselhos, fazendo as aparições políticas necessárias, enfim, cumprindo o roteiro. Ele mesmo emendou:
- A bichinha está gostando … disse ele, referindo-se à Dilma, durante uma viagem no aerolula.
É verdade que ainda falta muito tempo para a campanha e a crise financeira pode até mudar a condição do presidente de ungir pessoalmente uma candidatura, mas até agora, é o que está posto.

O que fazer com o projeto

Após um dia inteiro de conversação com o vereador Aguinaldo Xavier a votar a favor do projeto que permitiria a reeleição na Câmara de Vereadores, o vereador Ernesto Maia pediu visto na reúnião e terá mais uma semana por que será que ele não quis que o projeto fosse para votação nesta reúnião?

"Bom Aguinaldo já declarou que vota contra, vamos aguardar e ver aonde terminara esta novela política".

Dimas Dantas é destaque em site do interior paulista



O presidente da câmara, Dimas Dantas, após ser citado no Jornal Nacional da Rede Globo pelo episodio em que tomou o cartão vermelho das mãos de um juiz de futebol, foi entrevistado pelo site Futebol Interior (http://www.futebolinterior.com.br/) e falou sobre o que ocorreu no já distante ano de 1986 e revelou um pouco da sua vida.

O site ainda destaca o papel de Santa Cruz do Capibaribe no cenário econômico do estado.

Confira com exclusividade a matéria veiculada do Futebol Interior.

Exclusivo: Ex-jogador revela como expulsou juiz em 1986

Campinas, SP, 6 (AFI) – Até o Jornal Nacional deu destaque, nesta quinta-feira à noite, ao lance inusitado ocorrido quarta-feira em que o zagueiro André Luis, do Botafogo-RJ, pegou o cartão amarelo do juiz no duelo entre Botafogo e Estudiantes, da Argentina, pela Copa Sul-americana. Mas o interior paulista já teve seu “peitudo” e que fez história.

É Dimas (foto), volante do XV de Jaú, que foi mais arrojado em 1986 ao mostrar o cartão vermelho para o juiz Antonio Carlos Saraiva, já falecido. Bem articulado ao usar as palavras, o agora político Dimas falou com exclusividade ao Portal Futebol Interior, nesta noite, depois de presidir uma sessão na câmara municipal de Santa Cruz do Capibaribe-PE.

“Na verdade fiz aquilo como um protesto de uma arbitragem que estava a serviço do poderoso (no caso o Corinthians)", conta Dimas, que antes tinha passado dois anos jogando no Santos e “sabia como o tratamento era diferente para os grandes. Na época, aconteciam muitas injustiças entre os grandes e pequenos”.

Juiz ladrão e burro

Ainda sobre o lance, especificamente, Dimas reconhece que tinha o temperamento forte, mas que não se conformou com tanto injustiça num só jogo. E o juiz estava ainda prestes a cometer um erro craso, ao expulsar um jogador errado. O meia Níveo tinha cometido uma falta violenta e o juiz acabou expulsando Vanzela.

”Não tive dúvida e fui logo em cima dele dizendo:Você é tão burro e ladrão que não sabe nem expulsar o jogador certo.”.

E garante que não fez aquilo para fazer graça ou aparecer:

”Não foi algo engraçado, mas uma reação de revolta. Tanto que até a torcida do Corinthians começou a aplaudir o meu ato”, concluiu.

Repercussão na Imprensa

O fato inédito, naturalmente, chamou a atenção da Imprensa. Aquele final de semana tinha sido muito ruim para a arbitragem paulista, com outros jogos confusos, onde sempre os grandes eram favorecidos. Na época, o então apresentador da Rede Globo, Fernando Vanucci, tinha acabado de mostrar os erros dos juízes e lascou um comentário:

“Pensando bem, o Dimas tinha razão em fazer o que fez”.

Dimas lembra também que o narrador Osmar Santos colocou ao vivo na Rádio Globo os dois personagens da história.

”O Saraiva disse que eu era desequilibrado, mas eu respondi à altura e disse que desequilibrado era ele de fazer tanta bobagem em campo. No final, ele (Saraiva) até aceitou minhas explicações e me deu razão”, conta.

E diz que sempre ouviu dizer que "o Saraiva logo encerrou a carreira, porque onde ele ia era gozado por ter sido expulso".

Dimas acha que o fato não mudou sua carreira, porém “revelou a minha personalidade”.

A carreira

O garoto alagoano com 15 anos já defendia o ASA, de Arapiraca. Aos 16 anos estava no Náutico, onde sua carreira deslanchou. Aos 20 anos estava no Santos, onde ficou por dois anos. Depois passou por outros clubes como o Taubaté-SP (na época na Primeira Divisão), Comercial, do Mato Grosso, Figueirense-SC e XV de Jaú.

E foi no próprio XV de Jaú que ele encerrou a carreira precocemente, com apenas 27 anos, em 1988.

”Aos 20 anos eu imaginava chegar à Seleção Brasileira com 25 anos. Não consegui. Quando passei pelo Figueirense, quase fui jogar no São Paulo, indicado pelo técnico Cilinho, com quem eu tinha trabalhado em Jaú. O negócio não deu certo. Depois disso, percebi que não teria maiores chances profissionais e resolvi encerrar a carreira”, explica sua decisão.

”Eu sabia que o futebol é um período muito curto para se fazer a vida, ainda mais na década de 80, naquele período inflacionário. Achei que dali só iria para baixo e teria que me sujeitar a muitas aventuras, porque o futebol é festa hoje e um drama amanhã”, completa.

Assim, Dimas pendurou as chuteiras e voltou a estudar. Se formou em Direito pela Faculdade Estadual de Campina Grande-PB.

Longe do futebol

Dimas revela ainda que depois que abandonou a profissão, pouco se relacionou com os antigos “amigos da bola”, preferindo “seguir minha vida, mais pacata, com a família, com meu dia-a-dia”. E deixa claro que sua decisão foi bem pensada:

”O futebol não me deixou. Foi eu quem deixou ele...” diz feliz, certo de que tomou a medida mais correta e que jamais se sentiu “frustrado” como muitos ex-jogadores que “param de jogar bola e vivem de passado”.

Das boas lembranças do futebol, Dimas cita dois técnicos de Campinas: Zé Duarte e Cilinho (foto). O primeiro era um “paizão” e o segundo, na opinião dele, “o melhor técnico que conhecei no mundo da bola. Ele era avançado para a época, porque fazia palestras, usava a psicologia e ensinava os jogadores a se comportarem em campo e fora dele. O Cilinho, com certeza, não só me influenciou profissionalmente como na minha vida pessoal".

O que aconteceu em 1986

No dia 10 de julho de 1986, no estádio do Pacaembu, em São Paulo, jogavam Corinthians e XV de Jaú, até então um jogo normal, não fosse a atitude do volante Dimas do XV, que aos 25 minutos do segundo tempo, inconformado com a atuação do árbitro, fez o que todos nós pelo menos uma vez já tivemos muita vontade de fazer.

O árbitro Antonio Carlos Saraiva, estava prestes a expulsar o segundo jogador do XV na partida, mas quando ele exibiu orgulhoso o seu cartão, Dimas o pegou de sua mão, e literalmente expulsou o árbitro de campo. Depois de feito isso, Dimas é quem foi expulso. O jogo terminou 1 a 0. Dimas pegou depois dois jogos de suspensão, mas por sua expulsão, uma vez que na época não havia punição para tal ato de indisciplina.

Agora é homem da lei

Aos 47 anos (15/01/1961), formado em direito, Dimas agora é um vereador, portanto, um homem que faz leis. Há três mandatos, desde 1997, Dimas é vereador em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste de Pernambuco.

Atual presidente da câmara municipal, nas últimas eleições, ele foi o terceiro candidato mais votado, com 2912 votos, pelo PTB (Partido Trabalhista Brasileiro). Ficou apenas atrás de Deomedes (3.385) e Zezin Buxin (3.336). Dimas, pretende dar apoio ao prefeito Toinho do Pará, também do PTB, que conseguiu 21.500 votos.

Casado, pai de três filhos, Dimas tem ainda um comércio de confecção na cidade, onde, segundo ele “80 dos 100 mil habitantes vivem da confecção”.

A Capital da Confecções

Dimas vive na cidade de Santa Cruz do Capibaribe, de quase 100 mil habitantes, a terceira maior cidade do agreste pernambucano, atrás apenas de Caruaru e Garanhuns. Além de ser uma cidade pólo é a maior produtora de confecções de Pernambuco segundo o Senai e, possuí o maior parque de confecções da América Latina em sua categoria, o Moda Center Santa Cruz.

É também conhecida como a Capital da Sulanca ou Capital das Confecções. Santa Cruz do Capibaribe é o principal ponto de escoação e vendas de confecções de Pernambuco, que com Toritama e Caruaru formam o destacado Triângulo das Confecções.

Obrigado leitores e parceiros do Blog Opinião

Pernambuco orgulho do Brasil


Pernambuco foi uma das primeiras áreas brasileiras ocupadas pelos portugueses. Em 1535, Duarte Coelho torna-se o donatário da Capitania, fundando a vila de Olinda e espalhando os primeiros engenhos da região.

No período colonial, Pernambuco torna-se um grande produtor de açúcar e durante muitos anos é responsável por mais da metade das exportações brasileiras. Essa riqueza atrai novos colonos europeus que constróem no estado um dos mais ricos patrimônios arquitetônicos da América Colonial.

A riqueza de Pernambuco foi alvo do interesse de outras nações. No século XVII, os holandeses se estabelecem no estado. Entre 1630 e 1654, Pernambuco é administrado pela Companhia das Índias Ocidentais. Um dos seus representantes, o príncipe João Maurício de Nassau, traz para Pernambuco uma forma de administrar renovadora e tolerante. Realiza inúmeras obras de urbanização no Recife, amplia a lavoura da cana, assegura a liberdade de culto.

No período holandês, é fundada no Recife a primeira sinagoga das Américas. Amante das artes, Nassau tem na sua equipe inúmeros artistas, como Frans Post e Albert Eckhrout, pioneiros na documentação visual da paisagem brasileira e do cotidiano dos seus habitantes.

Os pernambucanos se orgulham de sua participação altiva na História do Brasil, sempre mantendo altos ideais libertários, como na Guerra dos Mascates, entre 1710 e 1712; a Revolução Pernambucana, em 1817; a Confederação do Equador, em 1824; a Revolta Praieira, em 1848.

Com o advento da República, Pernambuco procura ampliar sua rede industrial, mas continua marcado pela tradicional exploração do açúcar. O Estado moderniza suas relações trabalhistas e lidera movimentos para o desenvolvimento do Nordeste, como no momento da criação da Sudene. A partir de meados da década de 60, Pernambuco começa a reestruturar sua economia, ampliando a rede rodoviária até o sertão e investindo em pólos de investimento no interior do estado. Na última década, consolidam-se os setores de ponta da economia pernambucana, sobretudos aqueles atrelados ao setor de serviços (turismo, informática, medicina) e estabelece-se uma tendência constante de modernização da administração pública.

Aniversário do Moda Center ocorrerá nos dias 12, 13 e 14 de dezembro.



A festa de aniversário do Moda Center Santa Cruz, deverá mesmo ocorrer nos dias 12, 13 e 14 de dezembro.Em relação às atrações recebemos a confirmação da TFM Produções(empresa de produções caruaruense que é responsável pelos contratos das bandas que irão se apresentar na festa do Moda Center esse ano )sobre as atrações oficiais da festa.
Confira:Dia 12 (sexta-feira): Eduardo Costa e Banda MAGNÍFICOS;Dia 13 (sábado): Calcinha Preta e Edu & Maraial;Dia 14 (domingo): Aviões do Forró e Geraldinho Lis Elétrico (esse é novidade já que o cantor sempre trabalhou mais ligado às tradições e vem agora com uma tentativa nova de apresentação. O que pode dar certo ou não).
Em relação às atrações musicais da terra a divulgação não foi feita ainda. Bem com essas informações ficam dizimados os comentários a respeito da não realização da festa, afinal um empreendimento como esse (que é responsável pela nossa economia e é o maior do Brasil) não pode ficar sem comemorar seu aniversário.

Reflexão diária

"Raros são os Políticos preparados para o poder. O poder seduz, os fazem fortes para receberem aplausos, mas tímidos para atender as necessidades do Povo"
-Martin Luther King-