terça-feira, 18 de outubro de 2011

Bancários encerram a greve na maior parte do País


Em assembleias realizadas nesta segunda-feira (17), 21º dia de greve nacional, a maioria dos sindicatos de bancários do país aprovou a nova proposta apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), bem como as específicas do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. As três propostas foram aceitas em São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Bahia, Mato Grosso, Pernambuco, Alagoas, Campinas, Uberaba, Londrina, Criciúma, Blumenau, Teresópolis, Vitória da Conquista, Dourados e Campina Grande, entre outros sindicatos.

Fonte: Contraf-CUT

Edson Vieira defende Polo de Confecções de Pernambuco



Preocupado com as denúncias de compra de tecido proveniente de lixo hospitalar dos Estados Unidos, por empresas localizadas no Polo de Confecções de Pernambuco, o deputado estadual Edson Vieira (PSDB) sai em defesa da sua região. 
Vieira conseguiu para esta terça-feira (18), às 17 horas, uma audiência na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, com a presença de representantes das cidades de Santa Cruz do Capibaribe, Toritama e Caruaru. 
Na audiência serão buscadas as melhores saídas para que as vendas das indústrias de confecção da região não sejam prejudicadas.
Também nesta terça, o deputado Edson Vieira irá fazer um pronunciamento a respeito do mesmo assunto no grande expediente da Assembleia Legislativa de Pernambuco. 

Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual Edson Vieira

Fiscais localizam em Caruaru terceiro local com suposto lixo hospitalar


Uma extensa rede de revenda de lençóis sujos provenientes de hospitais norte-americanos está sendo desvendada. Depois das cidades de Santa Cruz do Capibaribe e Toritama, foi descoberto um terceiro galpão onde o tecido oriundo de lixo hospitalar contrabandeado era preparado para a venda, desta vez na mais importante cidade do Agreste pernambucano, Caruaru. Às 17h20, munidos de um mandado de busca e apreensão, policiais e agentes da Apevisa entraram no Império de Forro de Pano, na Avenida Brasil, bairro Universitário. Na sexta e sábado, outros dois galpões da mesma empresa foram interditados.

Em Caruaru, a porta precisou ser arrombada. Lá dentro, cerca de 10 toneladas de tecido. Parte cortada para a venda, alguns lençóis inteiros embalados para a comercialização, entulhos e sacos com tecidos. Muitos com manchas similares a sangue. Batas inteiras e recortes de tecidos que lembram uniformes hospitalares também foram encontrados. O estabelecimento foi interditado e está sendo vigiado pela Polícia Militar. O local tem 450 m2 e pode permanecer fechado por até 90 dias. Placas afixadas no local mostram que lençóis inteiros, com ou sem elástico, eram vendidos a R$ 10. Mesmo preço do quilo de diferentes tipos de forros. Império do Forro de Pano é o nome fantasia da empresa Na Intimidade.

Os técnicos da Apevisa coletaram 15,9 quilos de amostras de tecidos com 10 diferentes nomes de instituições de saúde norte-americanas. O de pelo menos um deles, Angelica, também foi identificado nos dois contêineres interceptados pela Receita Federal, no Porto de Suape, semana passada. O material será enviado para o IC para análise. Os dois computadores e alguns documentos encontrados na sala administrativa foram recolhidos pela delegada Ana Elisa Sobreira, titular da 2ª Delegacia de Caruaru. Um inquérito foi aberto pela Polícia Civil e irá se somar à investigação que está sendo conduzida pela Polícia Federal.

Apesar das apreensões, a delegada desconfia que pode não encontrar informações relevantes, já que há indicativos de que documentos importantes foram retirados do galpão antes da chegada da polícia. O material que estava no galpão foi suficiente para configurar crime contra a saúde pública, previsto no artigo 278 do Código Penal.

Avisado por vizinhos, o dono do galpão, Jonas Thadeu de Figueirôa Júnior, 33, foi ao local. Ele disse que a construção foi concluída há três meses e que o local foi alugado logo em seguida. Jonas afirmou não recordar o nome da pessoa que o alugou, mas há informações de que teria sido Althair Teixeira de Moura. No livro de controle do estabelecimento consta que seis pessoas trabalham lá. A funcionária com o maior salário recebe R$ 800. Eles são as pessoas mais expostas a riscos de saúde.

Reunião - Também ontem, procuradores do Ministério Público Federal (MPF), representantes da Receita Federal, da Anvisa e da Apevisa articularam a atuação de cada órgão. Após a reunião, as autoridades decidiram manter sigilo sobre o que foi decidido.

O MPF requisitou à Polícia Federal a instauração de inquérito. A procuradora da República Carolina Furtado, responsável pelo caso, informou que somente após a coleta e análise das informações relativas ao fato é que o Ministério Público poderá definir as possíveis medidas a serem adotadas. A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Cruz do Capibaribe também se reuniu ontem com representantes da prefeitura e Câmara Municipal. Eles criaram um comitê de combate à entrada de lixo hospitalar no município e suspenderam o alvará da empresa responsável pela importação do material. (Juliana Colares)
Do DIARIO DE PERNAMBUCO

Rota do Mar nas Redes Sociais

Dono do Lixo hospitalar


Altair Teixeira de Moura (Foto), sócio da empresa Na Intimidade Ltda, empresa que importou de maneira irresponsável o lixo hospitalar para o polo de confecções do agreste de Pernambuco. Altair ainda não se pronunciou sobre o caso.

Fonte: Diário da Sulanca

Informe publicitário

Deputado Edson Vieira proporciona alegria às crianças no final de semana


Dia das Crianças

Em comemoração ao Dia da Criança, o deputado estadual Edson Vieira (PSDB) realizou entrega de brinquedos para crianças de Santa Cruz do Capibaribe neste final de semana. Creches, associações de moradores e instituições foram os locais de distribuição.
Aproximadamente 4 mil brinquedos foram distribuídos pelo deputado com a presença da sua esposa e suas filhas, na Creche Cleóstenes Pacas, Creche Olavo Bilac, Vila do Pará, Vila de Poço Fundo e Associação de Moradores do Bairro Santo Agostinho. 
De acordo com o deputado, o objetivo da ação foi proporcionar momentos de alegria às crianças. “É muito gratificante ver a alegria no rosto de cada criança ao receber o brinquedo”, disse o deputado.

Edson Vieira comemora aniversário na comunidade do Santo Agostinho

Aniversário do deputado Edson Vieira

O deputado estadual Edson Vieira (PSDB) comemorou seu aniversário neste domingo (16), durante a distribuição de presentes em comemoração ao Dia das Crianças no bairro de Santo Agostinho. A festa foi realizada pelos moradores, que em forma de agradecimento pelo seu trabalho na comunidade, prestaram uma homenagem ao deputado que faz idade nova nesta segunda (17). “Meu aniversário não poderia ser comemorado em lugar melhor, junto do povo que sempre me trata com tanto carinho”, disse o deputado, em seus agradecimentos na festa.

IOB faz bonito em torneio recreativo



O Instituto Olavo Bilac, juntamente com as escolas do bairro Santo Agostinho e da localidade de Cacimba de Baixo (zona rural), participaram de um torneio recreativo de futebol de salão, realizado no último sábado 15, no Centro Esportivo do bairro Cruz Alta.
As categorias foram divididas em mirim, pré-mirim e infantil. Onde, das três categorias, o IOB venceu pré-mirim e infantil, e na categoria mirim ficou com o segundo lugar.
O professor de Educação Física Arthur, juntamente com os professores Danusa e Ademir ficaram responsáveis pela organização do torneio que contou com a arbitragem do estudante de educação física, Anderson Chagas.

José Augusto Maia sai em defesa do Polo de Confecções


DISCURSO DE JOSÉ AUGUSTO MAIA EM BRASÍLIA QUE ESTARÁ CONSIGNADO NOS ANAIS DA CÂMARA FEDERAL PARA A IMPRENSA DE TODO O BRASIL:

Senhor Presidente, caros Deputados e Deputadas, imprensa escrita e falada deste país.

Desde que estreei nesta tribuna, venho chamando a atenção para o exemplo que é nossa região, em especial, minha cidade, Santa Cruz do Capibaribe, mas nestes últimos dias notícias de uma empresa sediada em minha cidade, empresa esta com menos de dois anos de existência, que importou dos EUA lixo hospitalar para fazer forro de bolso, colocou nossa região na agenda negativa das notícias deste país, onde alguns órgãos de imprensa erradamente generalizaram o erro desta empresa como um problema de toda uma região.

Santa Cruz do Capibaribe em Pernambuco encontrou uma solução para o problema da seca, desemprego e a falta de políticas públicas para região. Esta solução foi o surgimento da indústria de confecções que fez com que nossa região se transformasse no segundo maior Polo de confecções deste país.

Devido ao pleno emprego da região, aqueles irmãos nordestinos que antes procuravam o Sul maravilha, onde muitas vezes engrossavam os bolsões de miséria e as favelas de São Paulo e Rio de Janeiro,hoje se deslocam para nossa região,onde devido aos costumes parecidos ajudam nossa região a ser a que mais cresce no estado por quatro décadas seguidas.Para ser ter uma ideia de nosso crescimento,minha cidade em 1980 tinha aproximadamente 21.000 habitantes hoje nos aproximamos dos 100.000 moradores.

Nossa economia é de pequenas e micros empresas, muitas familiares, que fazem com que a distribuição de renda seja muito mais justa, fazendo que os indicadores sociais e econômicos sejam os melhores do estado.

O problema que aconteceu da empresa que enlameou o Estado de Pernambuco deve ser punido exemplarmente, já que é principalmente um problema de saúde pública, e não de evasão fiscal, a má ação desta empresa não pode ser generalizada para todo o polo de confecções, onde a criatividade de nossas empresas fizeram que até concorrentes de peso, como a China, não conseguissem desbancar os produtos do Polo de Confecções do Agreste Pernambucano.

Santa Cruz do Capibaribe clama uma resposta dura e imediata aos envolvidos no referido caso, mas quer deixar bem claro que os mais de 15000 Empreendedores do seu Polo continuam fazendo moda e não podem ser prejudicados pelo deslize de apenas uma empresa.

Assessoria do deputado federal José Augusto Maia