sábado, 2 de março de 2013

Operação Seca chega a Santa Cruz do Capibaribe



Os frutos da visita do Secretário de Agricultura Ranilson Ramos, no início do governo de Edson Vieira (PSDB), já puderam ser observados por mais de 150 famílias da zona rural do município, que estão sendo castigadas pela estiagem que assola o semiárido do estado de Pernambuco.
Através do programa de ações de convivência com o semiárido dos Governos Federal e Estadual, denominado Operação Seca, obras e ações emergenciais chegaram em tempo de extrema necessidade e auxiliaram no combate à seca.   
Para o agricultor Lourival Gustavo de 61 anos, morador do Sítio Carrapicho Velho, contemplado com um poço da Operação Seca, “o sofrimento acabou. Agora não terei que andar mais de 1 Km em busca de água para socorrer meu rebanho e minha família”. Em apenas quatro meses de seca, o agricultor perdeu 13 das 28 cabeças de gado do seu rebanho.   
Além da família de seu Lourival, o poço beneficiará mais de 60 pessoas que moram próximo à localidade que somadas aos nove poços que foram perfurados (Sítios Cachoeira de Cirilo, Cacimba de Baixo, Cachoeira do Escondido,Travessão, Poço da Lama, Pará de Cima, Poço Fundo e Barra da Cruz), totalizam mais de 150 famílias que terão água para consumo e para cuidar dos rebanho e das lavouras.
De acordo diretor de Agricultura Lenildo Araújo, só o poço da Barra da Cruz, resultou numa vazão de 24 metros cúbicos por hora, número impressionante uma vez que, “daria para abastecer diariamente uma população equivalente a 3 mil habitantes” relatou o diretor.
Assessoria

COCA-COLA SUSPENDE PRODUÇÃO EM PE DEVIDO À FALTA D'ÁGUA


A Refrescos Guararapes, produtora da Coca-Cola e de outras bebidas no Estado, teve sua produção paralisada ontem. Devido à falta d'água na área de Suape durante a semana, a empresa teve que contratar caminhões-pipa para a produção.


Mas em testes realizados internamente, foi verificado que a água não estava dentro dos padrões de qualidade da empresa. 

Em nota, a Refrescos Guararapes informa está buscando alternativas de abastecimento que atenda aos padrões de qualidade da empresa, afim de minimizar os impactos de abastecimento de seus produtos no mercado. O fornecimento das bebidas no Estado não será afetado.

Informa o JC ONLINE

Câmara de Santa Cruz do Capibaribe tem quinta feira movimentada



A Casa José Vieira de Araújo teve mais um dia repleto de atividades. Na parte da manhã duas importantes Comissões Permanentes estiveram reunidas deliberando sobre projetos encaminhados a casa, a Comissão de Educação, Cultura e Saúde e a Comissão de Finanças e Orçamento.

Ainda na parte da manhã a Casa de Leis recebeu a reunião da reativação do Conselho Municipal Antidrogas que contou com um bom público no plenário da Câmara.


As 20h foi iniciada a terceira Sessão Ordinária do ano onde os dezessete vereadores fizeram o uso da tribuna, levando informações aos presentes e aos ouvintes das rádios.
Vários projetos entraram em pauta, alguns foram aprovados, outros tiveram pedidos de vista e outros foram apresentados e enviados para as comissões competentes. 

Destaque para o relatório do Tribunal de Contas do Estado referentes as contas do ano de 2009, da administração do ex-prefeito Toinho do Pará (PTB). O processo do TCE com o número (1040097-7) recomendou a aprovação com ressalvas. No Legislativo local, a apreciação ocorreu em primeira e única votação.

O resultado da votação terminou empatado. Votaram pela aprovação das Contas: Ernesto Maia (PTB), Deomedes Brito (PT), Galego de Mourinha (PTB), Fernando Aragão (PTB), Carlinhos da Cohab (PSL), Zé Elias (PTB), Helinho Aragão (PTB) e Afrânio Marques (PDT).
Pela rejeição das Contas votaram: Luciano Bezerra (PR), Zé Minhoca (PSDB), Junior Gomes (PSB), Vânio Vieira (PSDB), Zezin Buxin (PSDB), Ronaldo Pacas (PSDC), Dida de Nan (PSDB) e Pipoca (PMN).

A vereadora Narah Leandro (PSB) não participou da votação, pois teve que se ausentar antes do término da sessão para viajar com a chapa que concorre para a nova diretoria da UVP.

Assessoria