quarta-feira, 11 de março de 2015

SENADO FEDERAL APROVA FIM DE COLIGAÇÕES EM ELEIÇÕES PARA DEPUTADOS E VEREADORES


O Senado aprovou nesta terça (10), em primeiro turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 40, que acaba com as coligações eleitorais em eleições proporcionais. Elas valerão apenas para as eleições majoritárias. A PEC 40 é uma das que fazem parte da reforma política.

Na prática, a PEC estabelece que os partidos só poderão se coligar nas eleições para cargos do Executivo – federal, estadual e municipal – e para o Senado. Dessa forma, ficam proibidas as coligações para as disputas à Câmara dos Deputados, assembleias legislativas, Câmara Legislativa do Distrito Federal e câmaras de vereadores.

Pela proposta, não será mais possível, por exemplo, que dois partidos que não alcançaram o número necessário de votos para atingir o coeficiente eleitoral se unam para eleger um candidato. Também não haverá mais substituição de parlamentar eleito por suplente de outro partido.

A PEC foi aprovada em primeiro turno, mas somente o texto-base, sem a análise das emendas apresentadas. Um calendário especial para a conclusão da votação de primeiro turno e para o segundo turno também foi aprovado pelos senadores. A expectativa é que a votação final ocorra na próxima semana, quebrando os interstícios das três sessões de discussão necessárias para a sua votação.

Com informações da Agência Brasil

Projeto Pedale e Plante acontece nesta quinta-feira em Santa Cruz do Capibaribe


Na próxima quinta-feira (12), Santa Cruz do Capibaribe, agreste pernambucano, receberá mais uma edição do Projeto Pedale e Plante, que mistura estímulo à saúde com a preocupação ambiental.
A ação realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Meio Ambiente por meio da Gerência de Meio Ambiente em conjunto com o Movimento BBIKE40 (grupo de ciclistas que realizam uma pedala noturna toda quinta-feira), plantará 12 mudas de caibeira (ipê amarelo) por trás da Escola de Referência em Ensino Médio Luiz Alves.
“A ideia é que daqui a alguns anos tenhamos naquele trecho um túnel verde, o que será muito bom para pedestres e ciclistas”, contou Bruno Bezerra, secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Meio Ambiente.    
A concentração do Pedale e Plante ocorrerá a partir das 19h30, na Avenida 29 de Dezembro, próximo ao semáforo da Igreja São Cristóvão.
Todos os ciclistas estão convidados para participar desse projeto que almeja levar saúde, lazer, preservação ambiental e qualidade de vida para os moradores de Santa Cruz do Capibaribe.  

Câmara de Vereadores se reúne para 3ª Sessão Extraordinária


Adiantar os trabalhos, discutir e votar leis e fiscalizar projetos que tenham relevância e impacto social são atividades inerentes ao Poder Legislativo, no qual estão inseridos os vereadores de Santa Cruz do Capibaribe, estes que, por sua vez, se reúnem categoricamente para cumprir a função que o povo lhe confiou.
É com esse mote que acontece nesta manhã de terça-feira (10), a 3ª Sessão Extraordinária, da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe, na Sala de Reuniões da Casa Dr. José Vieira de Araújo.
Em pauta, vários requerimentos apresentados, vereadores de ambas as alas interagindo e participando das discussões e votando os requerimentos e projetos de lei, como por exemplo, o Projeto de Lei nº 036/2014, do Poder Executivo, que trata da criação de um selo de qualidade a serviço da Inspeção Municipal e os procedimentos de inspeção sanitária em estabelecimentos que produzem produtos de origem animal e vegetal.
De acordo com o Presidente da Câmara, professor Afrânio Marques (PDT), a reunião foi convocada a fim de possibilitar um adiantamento dos trabalhos, sobretudo, a apresentação, discussão e votação de vários requerimentos, com o objetivo de que os mesmos não atrasem. Na Reunião, todos os vereadores estão sendo contemplados com a apresentação dos seus requerimentos.

Ensino Fundamental entra em debate no Plano Municipal de Educação


Continuando a debater a educação de Santa Cruz do Capibaribe para a próxima década, a Secretaria de Educação está realizando nesta quinta-feira (12), a 3ª audiência pública do Plano Municipal de Educação (PME). A reunião está obedecendo à legislação e ao dever cívico democrático, discutirá as metas 2 e 7 do PME, será realizada a partir das 8h no auditório da Câmara de Vereadores. 

“Para buscarmos melhorias na educação não há outra forma, temos que planejar, por isso estamos nos reunindo com professores, gestores, entidades e a população em geral para analisar o ensino fundamental de Santa Cruz. Não tenho dúvidas que juntos vamos colaborar com a educação de nossa cidade”, falou Joselito Pedro, Secretário de Educação.

O objetivo do Ensino Fundamental é a formação básica do cidadão. Desde 2006, a duração do Ensino Fundamental, que até então era de 8 anos, passou a ser de 9 anos. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9395/96) foi alterada em seus artigos 29, 30, 32 e 87, através da Lei Ordinária 11.274/2006, ampliando a duração do Ensino Fundamental para 9 anos.

Comunicado Sindilojas Santa Cruz do Capibaribe


SINDILOJAS – SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE CONVIDA as empresas enquadradas nos segmentos do COMÉRCIO VAREJISTA, ATACADISTA de BENS e SERVIÇOS para ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA, a ser realizada, amanhã, dia 11 de março,  às 18 horas em 1ª convocação e às 19 horas em 2ª convocação no auditório do MODA CENTER SANTA CRUZ

Na reunião serão discutidos pontos como o da articulação de CONTRA-PROPOSTA à PAUTA DE REIVINDICAÇÕES DA CONVENÇÃO TRABALHISTA 205/2016, apresentada pelo Sindicato dos Empregados de Santa Cruz do Capibaribe, além de deliberar escolha da comissão de negociação patronal, que acompanhará a negociação coletiva e outros assuntos de interesse da categoria patronal.

O Sindilojas reforça a importância da participação de todos, pois o que for decidido, estarão todos os empresários de Santa Cruz do Capibaribe, obrigados a cumprir.
Para maiores informações: (81) 3731-2850