quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Santa Cruz do Capibaribe implanta Conselho Antidrogas



O Conselho Municipal Antidrogas (COMAD) realizou na manhã desta quinta-feira (28), uma Audiência Pública para apresentar uma série de ações que serão realizadas na campanha “Santa Cruz sem Drogas” e convocar a população e as autoridades para integrarem do conselho.
“Essa não é uma ação exclusiva do Conselho Antidrogas, mas uma ação de cidadania para que juntos possamos ter uma Santa Cruz livre das drogas e com inclusão social”, disse o Prefeito Edson Vieira (PSDB), em discurso na abertura do evento.
De acordo com o Delegado Wagner Volpi, metade dos crimes de morte de 2012 teve relação direta com as drogas. “Em apenas dois meses dessa gestão, a luta e o esforço para reativação do conselho, que estava inativo há três anos, mostra o compromisso e a vontade de vencer esse mal”, frisou o delegado.
Ações repressivas e educativas como a proibição do consumo de bebidas alcoólicas pelas crianças e adolescentes, a realização de uma semana de palestras e distribuição de dvd’s e cartilhas educativas nas escolas municipais, estaduais e particulares (entre os dias 08 e 12 de abril), adesivação de carros e motos e realização de entregas de panfletos nos jogos do Ypiranga serão executadas em parceria com o Conselho Tutelar, as Polícias Militar e Civil, a Guarda Municipal, o COMDECA, entidades, associações, conselhos e a sociedade civil.
“A droga é um problema de utilidade pública”, pontuou o jornalista da TV Globo Nordeste Alan Garcia, que produziu a série crack que integrará os dvd’s que serão exibidos nas palestras dos conselheiros. Enquanto o Capitão Leandro que realizará capacitações pelo PROERD (Programa de Enfrentamento e Redução de Drogas) da Polícia Militar acrescentou que “a droga não é um problema de polícia, mas de toda a sociedade”.
A audiência também tratou da alteração da Lei nº 1.452/2004 que cria o COMAD, para que novas entidades como o Desafio Jovem, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e o CAPS (Centro de Assistência Psicossocial) também possam integrar o conselho.
“Vale ressaltar que as autoridades que não puderam comparecer a audiência tem até a próxima quarta-feira (06) para se inscrever e compor o Conselho Antidrogas, presidido interinamente pelo Vereador Klemerson Ferreira (Pipoca), na reunião marcada no Sispol às 14h”, informou o Secretário de Defesa Social Coronel Alexandre Souza.

Assessoria

Luciano Bezerra debate modelo de gestão com secretário Fred Amâncio‏


O vereador Luciano Bezerra (PR), que em breve assumirá a Secretaria de Estratégia Urbana e Gestão em Santa Cruz do Capibaribe, aproveitou o encontro dos prefeitos em Gravatá para coletar informações sobre o sistema de monitoramento utilizado pelo Governo Eduardo Campos para acompanhar as ações. Na ocasião, trocou figuras com o secretário estadual de Estratégia e Gestão, Fred Amâncio. “Uma gestão eficiente tem que acompanhar passo a passo todo andamento das ações do executivo, com isso a máquina pública se torna mais eficiente”, pontuou Bezerra. Já Fred Amâncio, colocou a disposição o programa para que Santa Cruz possa desenvolver seu acompanhamento nos moldes estaduais. “Nossos técnicos estão à disposição para fazer cursos com a equipe de Santa Cruz, esse é um modelo de gestão que prega o desenvolvimento das ações do serviço público, regidos pela eficiência”, relata Amâncio.

Assessoria

Edson Vieira e Geraldo Júlio debatem mobilidade‏


Desobstrução das Calçadas – O tema foi tratado pelos prefeitos de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira (PSDB), e do Recife, Geraldo Júlio (PSB), no encontro de prefeitos em Gravatá. “Temos que dar importância à questão da mobilidade urbana. O povo tem que ter acesso ao passeio público, temos que dar qualidade de vida para todos que tem o direito sagrado de ir e vir”, disse Vieira. Geraldo Júlio concordou como o prefeito e relatou que já está tomando medidas na capital pernambucana. “Estamos contratando arte educadores para uma campanha de conscientização e intensificando ações de valorização e respeito com os nossos pedestres”, pontuou Júlio.

G2 Comunicação Integrada

Espaço do Leitor


ÁGUA: 70% DA NOSSA VIDA


A melancia, tem 70% de água
Nosso corpo, tem 70% de água
O planeta, tem 70% de água.
E você, quanto tem de água em suas preocupações?
Segundo Einstein, “Tudo aquilo que o homem ignora, não existe para ele. Por isso o universo de cada um, se resume ao tamanho do seu saber”.
A água é um dos nossos recursos mais valiosos, mas está também a tornar-se num bem cada vez mais escasso e tudo indica que a situação se agrave no futuro. A quantidade reduzida de água disponível, o empobrecimento da sua qualidade e a crescente procura de água doce estão a criar desafios importantes. As alterações climáticas agravam a situação. Por conseguinte, importa considerar os problemas relacionados com a escassez de água, neste âmbito mais vasto. Especialmente numa região, como a nossa, de semiárido com uma precipitação anual média de 400 mm e castigada com evaporações em torno de 2.500 mm anuais.
As previsões de chuva, não nos são favoráveis, as reservas hídricas, estão em colapso, estamos em emergência e uma solução precisa ser encontrada. Assim, imediatamente, o quadro atual dificilmente sera mudado. Teremos que adotar medidas mitigadoras para o futuro, próximos períodos de estiagem e seca.
A utilização eficiente da água e a gestão eficaz dos recursos hídricos naturais neste cenário, em que os recursos hídricos estão submetidos a forte pressão, sugere a  criação de uma politica de gestão dos riscos de seca, destinadas a assegurar que os recursos hídricos naturais sejam sustentáveis, em termos de qualidade e quantidade, para satisfazer as necessidades humanas, da natureza e econômicas  através de uma gestão integrada das bacias hidrográficas e das infraestruturas adicionais de abastecimento de água. Iniciativas, nomeadamente de carácter legislativo, pró social.
Na perspectiva da evolução previsível da vulnerabilidade do meio hídrico, é necessário identificar as medidas e os instrumentos que serão necessários para fazer face às secas e gerir melhor a execução dos planos de gestão da política relativa à escassez de água, estudar as possibilidades de melhorar o planejamento e a preparação para assegurar a proteção dos recursos hídricos.
Paralelamente à procura de ações para melhorar a eficiência hídrica, as perdas e os desperdícios poderiam ser reduzidos através da promoção de uma cultura de poupança de água, na emergência, com recursos de tecnologias e práticas com boa eficiência hídrica. Essa solução deve ser imediatamente enquadrada, a fim de privilegiar as medidas alternativas de poupança de água e de assegurar a compatibilidade dessas medidas com as outras prioridades ambientais. ESTAMOS EM EMERGÊNCIA!
Por: PAULO ANDRÉ DIAS DA SILVA NETO
Rod. PE 160 Km 20 FAZENDA FIEZA

CDL Sênior e CDL Jovem de Santa Cruz do Capibaribe realizam primeira assembleia do ano


Iniciar o calendário de ações e intensificar as mesmas é o objetivo da CDL de Santa Cruz do Capibaribe. Com base nisso, a entidade realizou assembleias nesta semana com seus diretores.
Assembleia da CDL Jovem
A Presidente Laiane Nobélia apresentou o calendário de ações para esse primeiro semestre, onde será realizada uma palestra sobre sucessão familiar nas empresas. As datas para esse evento ainda não foram definidas, mas já está tudo muito bem encaminhado para a realização da palestra.
Outro evento que será desenvolvido pela CDL Jovem é o Dia da Liberdade de Impostos (DLI), campanha que será realizada em sintonia com a CDL Jovem Nacional, onde em todo o Brasil a ação acontecerá em paralelo com as outras CDLs Jovens do País.
Assembleia da CDL Sênior
A Assembleia da CDL Santa Cruz do Capibaribe contou com a participação do prefeito do município, Edson Vieira. Na oportunidade, o prefeito apresentou aos empresários, a situação atual da prefeitura. O prefeito falou aos empresários que será desenvolvido o Portal da Transparência da cidade e criado um canal de ouvidoria, onde a população poderá ligar e ter um canal direto com a prefeitura. Ao final, Edson colocou a prefeitura a disposição, e reiterou a importância das parcerias da CDL com o Poder Público Municipal.
Em seguida o presidente da CDL, Fábio Lopes apresentou aos demais diretores, as ações da CDL que já foram desenvolvidas este ano.
Betto Aragão

Vertentes: Diogo Moraes em busca de ações para o homem do campo‏



O deputado estadual Diogo Moraes (PSB), que é presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Política Rural, recebeu na manhã desta terça-feira (26) a visita de representantes do bloco de oposição da cidade de Vertentes. Estiveram com o socialista, o Procurador Federal da República, Dr. Paulo Lima e o ex-vereador Paulo de Lú.

Segundo Dr. Paulo Lima, o principal tema do encontro foi a busca por soluções para a situação enfrentada por agricultores de Vertentes, que sofrem com as consequências da seca.  “O povo da zona rural vive uma situação de flagelo. Buscaremos através de Diogo, ações que possam minimizar o sofrimento de centenas de famílias”.

Para Paulo de Lú, medidas urgentes terão que ser adotadas. “Muitas famílias estão passando necessidade, em decorrência da estiagem. Contamos com o empenho de Diogo Moraes, que é um grande parceiro de Vertentes, para que em breve a ajuda chegue aos nossos agricultores”, pontuou o líder político.

Diogo fez questão de frisar que os pedidos feitos serão encaminhados, em caráter de urgência aos setores competentes do Governo Estadual. “Ações como perfuração de poços, recuperação de dessalinizadores e distribuição de ração (cana de açúcar distribuída pelo Governo do Estado e assegurada pelo secretário Ranilson Ramos) para os animais serão adotadas o mais rápido possível, já que o homem do campo não pode mais esperar”, afirmou o deputado.

Assessoria

Palestra sobre design lota o auditório do Moda Center‏


Empresários da cadeia têxtil, estudantes e profissionais de design lotaram o auditório do Moda Center Santa Cruz na última quinta-feira (21) para assistir à palestra “A importância da identidade visual para o Polo de Confecções”, proferida pelo designer Emilio Augusto.
O palestrante, que é professor do curso de Design da UFPE, mestre e doutorando em Design pela UFPE/UNESP, deu início ao evento, expondo os conceitos básicos da profissão e sua importância para o sucesso das empresas num mercado cada vez mais competitivo.
Em clima descontração, ele apresentou alguns dos erros clássicos cometidos pelas empresas, especialmente do setor de confecções. “Nós temos um produto de excelente qualidade. Eu, por exemplo, só uso roupas do Polo de Confecções de Pernambuco. O que falta ainda, em muitos casos, é trabalhar de forma profissional a identidade visual dessas marcas”, ressaltou.
Emilio apresentou alguns dos sistemas de identidade visual e branding, desenvolvidos por sua equipe, para marcas de Pernambuco e do Ceará. Bastante aplaudido, ele finalizou a palestra explicando os conceitos de linguagem da nova logomarca do Moda Center. O professor também antecipou alguns dos aspectos que estão sendo discutidos para a nova sinalização interna e externa do parque.
A palestra foi promovida pelo Moda Center, em parceria com a Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe (Ascap).
Elinaldo Ventura
Gerente de Comunicação do Moda Center Santa Cruz

Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe é arrombada‏


Na madrugada desta quarta-feira(27), o Palácio Municipal Braz de Lira, sede do Governo Municipal de Santa Cruz do Capibaribe, agreste do estado de Pernambuco, foi arrombado.
De acordo com informações dos servidores que estiveram no local, os invasores vasculharam documentos importantes e espalharam material de trabalho, porém até o momento, só foi dado falta de um notebook que continha informações da gestão e uma CPU da Sala de Finanças e alguns documentos.
O Gabinete do Prefeito, a Sala da Tributação, a Sala de Finanças, a Sala da Chefe de Gabinete, a recepção e a cozinha foram os alvos dos invasores.
As Polícias Civil e Militar e a Guarda Municipal, estiveram no local e deram início às investigações.
O Prefeito Edson Vieira (PSDB), declarou que foi muito estranha à questão de não terem levado objetos de valor, pois só mexeram na documentação e furtaram o computador do gabinete e a CPU da sala das finanças. A possibilidade de crime político não foi descartada pelo prefeito.
O Secretário da Receita Municipal, Roberto Soares também comentou sobre o ocorrido. “Acreditamos que alguém pode estar querendo sabotar os órgãos da prefeitura”, disse.
Em virtude do arrombamento, a prefeitura terá suas atividades suspensas por um período de 48 horas. Tal medida servirá para que seja feito o trabalho investigativo, como também o levantamento preciso daquilo que foi roubado na ação criminosa.
Assessoria


Espaço do Leitor


Gente, estou consternada!!

Eu fui, a trabalho, a um serviço PÚBLICO de nossa cidade Santa Cruz Do Capibaribe e fui barrada na porta do local, impedida de entrar no mesmo.

Tive que ficar do lado de fora do estabelecimento, esperando no sol quente de meio dia!!

Só foi permitida minha entrada depois que o porteiro foi consultar o superior, disse o motivo de minha vinda, e então eu pude entrar na recepção.

O local foi tratado como algo privado, onde o (a) dono (a) era o gerente e coordenador do local.

Triste saber que este tipo de administrador de um serviço público tem uma visão retrógrada, pequena e desumana assim. Onde está a humanização? Precisa-se aprender a lidar com seres humanos, com todo o respeito à dignidade que cada um merece.

Que triste fato.

Por Anne Karolynne

Nós que fazemos o Blog Opinião, lamentamos que fatos como este ainda aconteçam em nossa cidade, deixamos o espaço do leitor a disposição de cada cidadão que queira expressar sua indignação sobre os abusos de alguns  funcionários públicos.

Atenção prefeito fiscalize o serviço público e garanta o bom atendimento ao cidadão!

Produtores da Série Crack da TV Asa Branca confirmam participação na Audiência Pública do COMAD



A Audiência Pública do Conselho Municipal Antidrogas (COMAD) que acontecerá, amanhã (28), às 09:00h da manhã, na Câmara de Vereadores, para confirmação e atualização das entidades que vão integrar o Conselho, lançamento da campanha Santa Cruz sem Drogas e uma capacitação dos Conselheiros pelo PROERD (Programa de Enfrentamento e Redução de Drogas) da Polícia Militar.
Também contará com a presença da equipe da TV Asa Branca que produziu a série Crack, integrada pelo repórter Alan Garcia (jornalista da rede globo Nordeste) e a Editora da série Genny Machado. Na ocasião os jornalistas vão falar sobre os males que as drogas causam e compartilhar suas experiências adquiridas na produção da série.
Assessora de Comunicação