quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Espaço do Leitor


ÁGUA: 70% DA NOSSA VIDA


A melancia, tem 70% de água
Nosso corpo, tem 70% de água
O planeta, tem 70% de água.
E você, quanto tem de água em suas preocupações?
Segundo Einstein, “Tudo aquilo que o homem ignora, não existe para ele. Por isso o universo de cada um, se resume ao tamanho do seu saber”.
A água é um dos nossos recursos mais valiosos, mas está também a tornar-se num bem cada vez mais escasso e tudo indica que a situação se agrave no futuro. A quantidade reduzida de água disponível, o empobrecimento da sua qualidade e a crescente procura de água doce estão a criar desafios importantes. As alterações climáticas agravam a situação. Por conseguinte, importa considerar os problemas relacionados com a escassez de água, neste âmbito mais vasto. Especialmente numa região, como a nossa, de semiárido com uma precipitação anual média de 400 mm e castigada com evaporações em torno de 2.500 mm anuais.
As previsões de chuva, não nos são favoráveis, as reservas hídricas, estão em colapso, estamos em emergência e uma solução precisa ser encontrada. Assim, imediatamente, o quadro atual dificilmente sera mudado. Teremos que adotar medidas mitigadoras para o futuro, próximos períodos de estiagem e seca.
A utilização eficiente da água e a gestão eficaz dos recursos hídricos naturais neste cenário, em que os recursos hídricos estão submetidos a forte pressão, sugere a  criação de uma politica de gestão dos riscos de seca, destinadas a assegurar que os recursos hídricos naturais sejam sustentáveis, em termos de qualidade e quantidade, para satisfazer as necessidades humanas, da natureza e econômicas  através de uma gestão integrada das bacias hidrográficas e das infraestruturas adicionais de abastecimento de água. Iniciativas, nomeadamente de carácter legislativo, pró social.
Na perspectiva da evolução previsível da vulnerabilidade do meio hídrico, é necessário identificar as medidas e os instrumentos que serão necessários para fazer face às secas e gerir melhor a execução dos planos de gestão da política relativa à escassez de água, estudar as possibilidades de melhorar o planejamento e a preparação para assegurar a proteção dos recursos hídricos.
Paralelamente à procura de ações para melhorar a eficiência hídrica, as perdas e os desperdícios poderiam ser reduzidos através da promoção de uma cultura de poupança de água, na emergência, com recursos de tecnologias e práticas com boa eficiência hídrica. Essa solução deve ser imediatamente enquadrada, a fim de privilegiar as medidas alternativas de poupança de água e de assegurar a compatibilidade dessas medidas com as outras prioridades ambientais. ESTAMOS EM EMERGÊNCIA!
Por: PAULO ANDRÉ DIAS DA SILVA NETO
Rod. PE 160 Km 20 FAZENDA FIEZA

Nenhum comentário: