quarta-feira, 2 de março de 2011

Poluição visual

Faixas e banners na Av. 29 de Dezembro

A poluição visual está por toda cidade, são inúmeros materiais de propraganda de eventos e política que não são recolhidos após a realização  de seus respectivos eventos.

Quem são os reais responsáveis pela fiscalização e consequente retirada deste material?

O poder público do município deveria encontrar uma forma de punição e controle das propagandas fixadas em espaço público.

Já nas bancas

Jornal Gazeta de Santa Cruz

Câmara de Vereadores incentiva combate à dengue

A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe (PE), através de uma parceria bem-sucedida com a Prefeitura Municipal, possibilitou a implantação do sistema de ovitrampas (armadilhas contra a dengue, feitas com garrafas plásticas, pintadas de preto e revestidas com pano), implantado desde 2009, por recomendação da então Secretária de Saúde, Drª. Cândida.


A construção das ovitrampas foi possível através de transferência de recursos da Câmara para a Prefeitura, do incentivo para que as escolas educassem a população para o combate constante ao mosquito Aedes aegypt, além apoio à realização de gincanas interescolares para arrecadar 36.000 (trinta e seis mil) garrafas PETI, organizado pela Secretária de Educação, Socorro Maia, e a doação de um microcomputador para a escola campeã.

Na ocasião, o Presidente da Câmara, Fernando Aragão, falou sobre a importância da educação da população para o combate à dengue e das parcerias realizadas entre a Câmara e Prefeitura, em prol da população. Além do apoio e participação das Secretarias de Saúde e Educação.

A Fundação Osvaldo Cruz, em Pernambuco, tem monitorado o sistema e recomendou a sua implantação em todo o país.

--

Monicky Araújo

Reunião define esquema de segurança para o período de Carnaval em SCC‏


Em uma reunião realizada na manhã desta terça-feira (01), na 3ª Companhia Independente de Polícia Militar - CIPM, foram discutidas as medidas de segurança que vão nortear os trabalhos da Polícia em Santa Cruz do Capibaribe em 2011, sobretudo, no período carnavalesco que vai desta quinta-feira (03) até o domingo (13).


Basicamente o esquema será o mesmo dos anos anteriores com a integração entre as polícias Civil, Militar, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Ministério Público, judiciário e a população.

A Prefeitura Municipal irá disponibilizar a Secretaria de Defesa Social e todo o apoio Necessário para o bom andamento da operação. Na reunião estiveram prasentes: Carlos Lisboa (Chefe de Gabinete do Prefeito), Major João Bosco (Comandante da 3ª CIPM), Tenente Sena e Capitão Washington, da PM, Tenente-Coronel José Edson Alves (Secretário Municipal de Defesa Social) e Lincoln de Lima Carvalho (Procurador Municipal).

Entre os temas abordados, destacam-se:

· Redução do índice de criminalidade na área da 3ª CIPM em 2011;

· Criação do Batalhão de Polícia Militar em Santa Cruz do Capibaribe;

· Reforço de 60 homens no efetivo policial da 3ª CIPM ;

· Trabalho em parceria entre a Prefeitura e as polícias Civil e Militar, Ministério Público, Judiciário, Conselho Tutelar e Corpo de Bombeiros;

· Renovação do sistema de segurança no período de carnaval/2011, envolvendo as polícias, a Guarda Municipal e a população de nossa cidade.


Contatos:

ASCOM da PMSCC

Risoní Santos – 9439.2006 / Jota Oliveira – 9193.8241

3ª CIPM: 3759.8201 e 190 / SISPOL 3759.3000

Santa Cruz tem piso maior que o Nacional

O novo piso salarial dos professores da rede pública foi anunciado no último dia 24/02/2011 pelo Ministério da Educação (MEC). O valor foi reajustado em 15,85%, chegando a R$ 1.187 para profissionais que cumprem 40 horas semanais.

O destaque é que mesmo com reajuste o piso nacional ficou abaixo do piso pago pelo município de Santa Cruz do Capibaribe-PE que é mais de 1.188 reais. Vale ressaltar que o município de Santa Cruz do Capibaribe foi um dos primeiros municípios a implantar o piso salarial dos professores no estado.

Adiamento da reunião do MOVPAZ‏



Em virtude das proximidades do período carnavalesco, nós que estamos a frente do MOVPAZ-SCC decidimos por adiar as reuniões e atividades temporariamente. Porém, acreditamos que logo após este período poderemos nos organizar melhor e trazermos mais novidades e ações pazeadoras.

Queremos agradecer a presença de todos que estiveram presentes na última reunião, realizada no dia 23/02/2011, e também a presença do Major João Bosco e do Capitão Washington que, mesmo em operações especiais, mantiveram o compromisso com a causa e irem pessoalmente justificar a rápida passagem.

Para quem quiser ficar mais inteirado a respeito das ações do MOVPAZ, assim como o Projeto Paz pela Paz, a Caminhada da Paz e demais atividades, deixo o link do MOVPAZ-Recife: www.movpazrecife.org.br.

Como diz o lema do Movimento Internacional Paz pela Paz, "a Paz do mundo começa em mim", então desejamos a todos que as ações e a força da paz estejam sempre presentes em vossos corações e mentes, para que, assim, possamos construir e solidificar uma Cultura de Paz, primeiro em nós, depois em nossos lares, em nossa cidade...

Um bom carnaval a todos, divirtam-se, previnam-se e pazeiem-se.


Atenciosamente,
Andréa Dantas, Lúcia Nascimento, Ulisses Nascimento e Anne Karolynne.

Distrito de Pão de Açúcar estará em festa

Várias cidades e comunidades da região estão em festa neste mês de março, comemorando o dia de São José. E o Distrito de Pão de Açúcar é uma delas que tem como padroeiro o esposo da Mãe de Jesus. Por esse motivo, de 11 a 20 de março a capital da camisa estará repleta de alegria com as festividades em devoção ao santo.


Este ano a festa tem como tema “São José: Homem justo” e será aberta com a procissão da bandeira, que acontecerá às 19 horas do dia 11, saindo da Casa da Mãe Rainha na localidade Serrinha em direção a Igreja de São José, onde acontecerá a celebração da santa missa e novena.

O auge das festividades será no domingo (20) com o dia repleto de homenagens ao padroeiro. Logo pela manhã as crianças pagãs irão receber o sacramento do batismo. Já ao cair da tarde, acontecerá à procissão com a imagem de São José percorrendo as principais ruas do Distrito. Em seguida será celebrada a Santa Missa pelo Bispo Diocesano Dom Bernadino Marchió, com a participação do corão São José.

Todas as noites da festa acontecerão à oração do terço, celebração da santa missa e novena. A festa profana acontecerá no mês de abril, depois de uma negociação entre o Padre Erandir e a população.

Henrique Figueirôa
Assessor de Imprensa e Marketing