sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Blog Opinião támbem é cultura

1ª) Qual é o plural de PRETO-VELHO?
Em palavras compostas formadas por um substantivo + um adjetivo, os dois elementos vão para o plural: PRETOS-VELHOS, guardas-civis, cachorros-quentes, bóias-frias, altos-relevos, altas-horas, curtas-metragens…

2ª) Qual é o plural de LUA-DE-MEL?
Em compostos com a preposição “de”, somente o primeiro elemento vai para o plural: LUAS-DE-MEL, pés-de-moleque, copos-de-leite, donas-de-casa, pores-do-sol, pães-de-ló…

3ª) LUAL ou LUAU?
Aquela festa informal que se realiza na praia à noite é LUAU.

4ª) Ficção-científica OU ficção científica?
O correto é escrever FICÇÃO CIENTÍFICA sem hífen, pois não se trata de uma palavra composta. Temos duas palavras independentes: um substantivo (ficção) qualificado por um adjetivo (científica).

5ª) PARA ou PÁRA?

1ª) PARA (sem acento) é preposição: “O avião vai para Brasília”;
2ª) PÁRA (com acento) é a terceira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo PARAR: “O ônibus não pára nesta rua”.

Na frase “Agitação em vôo para (OU pára) o Recife”, teríamos as duas possibilidades. Se o avião ia para o Recife (= destino do vôo) ou se a agitação no vôo parou a cidade.Com o novo acordo ortográfico, a forma verbal PÁRA perderá o acento agudo. Assim sendo, a preposição e a forma verbal deverão ser grafadas sem acento: PARA.

Serra, Lula e Dilma Roussef

Chamou atenção em Brasília a declaração do governador José Serra em defesa da redução das taxas de juros, logo depois de uma audiência com o presidente Lula. A foto do encontro mostra Serra, Lula e Dilma Roussef muito sorridentes.
Para assessores do presidente, Serra tem tentado nos últimos dias se colocar claramente num contraponto da política econômica. Primeiro, ele criticou o que chamou de excesso de gastos do governo, e até recebeu resposta do Ministro Guido Mantegra. Agora, ele critica os juros.
Justiça se faça: Serra sempre criticou a gastança do governo e os juros altos do BC.

Dia Nacional da Saúde Mental

Marcando o Dia Nacional da Saúde Mental, a Secretaria Estadual de Saúde promoveu ontem (10/10) um encontro, na Faculdade Frassinetti do Recife(Fafire), na Boa Vista, para debater a assistência psiquiátrica em Pernambuco. Quem abriu o evento, às 14h, foi o psiquiatra e ex-ministro da Saúde Humberto Costa, que atualmente ocupa o cargo de secretário estadual das Cidades. Costa fez uma exposição sobre a trajetória da reforma psiquiátrica no País e em Pernambuco.Realizado em parceria com a Prefeitura do Recife, o evento também teve uma mesa-redonda composta pelos gerentes de Saúde mental do Estado, Ivo Andrade Lima, da capital, Maria Hygina Fonseca, do Cabo, João Marcelo Ferreira, de Camaragibe, Rosicléia Ramalho, e um representante do programa + Vida/Redução de Danos. Às 16h, antes do encerramento, houve uma apresentação do grupo teatral do Centro de Apoio Psicossocial álcool e drogas (Caps AD) Pastor Armando José Silva, do Cabo de Santo Agostinho. O grupo exibe a peça "Uma história comum".

Zezin Buxin e Diogo Moraes

Segundo Diogo após elogiar Zezin como sendo um dos vereadores mais inteligente na Câmara por sua postura e simplicidade. Ele convocou Zezin para juntos em um futuro próximo discutirem sobre alguns projetos que o futuro vereador Diogo vai apresentar.

“Espero que esta nova composição da Câmara beneficiei verdadeiramente a população Santa-Cruzense”

Já começou o disse me disse

Se tudo ocorrer conforme a lingua do povo, um suplente de vereador assumirá enquanto o parlamentar renunciará e assumirá outro cargo.

E só aguardar pra ver o que acontece.