segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

AMUPE elege nova diretoria


José Patriota (presidente da AMUPE) ao lado dos amigos Evilásio e Jânio Arruda
Nesta segunda-feira (18/02), os prefeitos de Pernambuco elegeram a nova diretoria executiva que irá comandar os destinos da AMUPE (Associação Municipalista de Pernambuco) para o biênio 2013/2014.
O prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota (PSB), foi eleito por unanimidade presidente da entidade, numa eleição onde compareceram 110 dos 165 prefeitos aptos a votar na disputa, com todos votando no socialista, sendo este o maior quórum da história da AMUPE em se tratando de chapa única.
Patriota foi eleito com apoio total do Governador Eduardo Campos e pretende dar uma atenção maior à divulgação de informações sobre captação de financiamentos, pois as prefeituras passam por uma série de dificuldades, com a queda nas receitas, e precisam de ferramentas para aumentar a captação de recursos, sendo também uma de suas metas fortalecer as atuações dos consórcios municipais existentes em Pernambuco.
O Prefeito Evilásio Araújo (Taquaritinga do Norte) Presidente do CONIAPE, consórcio que congrega municípios de Pernambuco e da Paraíba, e aposta no sucesso do companheiro socialista a frente da AMUPE. “Patriota é um excelente quadro, um grande administrador e profundo conhecedor das necessidades dos municípios pernambucanos. Tenho certeza que sua gestão será muito participativa e que os consórcios municipais terão atenção especial e que poderemos, juntos, contribuir com o crescimento de nossos municípios e de nosso Estado”, declarou Evilásio.
A nova Diretoria Executiva da AMUPE tem a seguinte composição: Presidente: José Patriota Filho (Afogados da Ingazeira); Vice-presidente: Izaias Régis (Garanhuns); 1º Secretário: Lourival Simões (Petrolândia); 2° Secretário: Jorge Alexandre (Camaragibe); 1º Tesoureiro: Eduardo Tabosa (Cumaru) e 2º Tesoureiro: Genivaldo Menezes (Águas Belas). O Conselho Fiscal será composto pelos titulares Josenildo Leite (Cedro), Bruno Martiniano (Gravatá) e Belarmino Vasquez (Tracunhaém) e pelos suplentes Grinaldo Coutinho (Nazaré da Mata), Daniel Alves (Chã Grande) e Cristiano Martins (Quipapá).
Por Elisberto Costa

Diretor de Cultura de Santa Cruz do Capibaribe fala sobre os projetos para a cidade


Diretor de Cultura de Santa Cruz do Capibaribe fala sobre os projetos para a cidade
O diretor de Cultura de Santa Cruz do Capibaribe, Gilberto Geraldo, foi o entrevistado da manhã desta segunda-feira (18) no Espaço Aberto, da Comunidade FM. O responsável pela Cultura na gestão Edson Vieira falou sabre a realização do carnaval e dos projetos futuros.
De acordo com Gilberto, o planejamento inicial para a realização do carnaval era de R$ 75 mil, mas em função da situação financeira atual do município, a verba disponibilizada para a diretoria de Cultura foi de apenas R$ 6 mil.
“Para fazer um carnaval popular, é preciso apenas que haja disposição das pessoas para se divertir. Disponibilizamos uma orquestra de frevo e um carro de som, tivemos três bailes, um bloco paralelo ao Frevança Capibaribe. Além disso, tivemos os blocos em Poço Fundo e na Vila do Pará e o Bloco dos que não foram, no sábado. Cerca de 8 mil pessoas participaram dos eventos. No próximo ano, iremos fazer de tudo para incluir a cidade no calendário oficial do Governo do Estado”.
Sobre os novos projetos da pasta, Gilberto Geraldo adiantou que o próximo evento será o “Cultura nas Feiras”, projeto mantido pela Fundarpe, no qual artistas populares fazem suas apresentações nas feiras livres.  Com relação às outras festas, como o São João e o Bregaribe, estão sendo discutidas mudanças. Possivelmente, o São João não acontecerá no mesmo local onde ocorreu na gestão anterior. Estamos estudando a possibilidade de voltar para a Avenida 29 de Dezembro, ou até mesmo na Avenida Padre Zuzinha. Tudo vai depender de conversas com as autoridades.
Gilberto afirmou que está sendo discutido o lançamento de um edital de cultura, aberto à participação de todos os artistas, de todos os segmentos. Aproveitou para convidar todos os artistas para participarem do Seminário de Cultura, que será realizado amanhã, às 19:00h no Teatro Municipal, onde serão discutidos assuntos de interesse da categoria.
Fonte: www.comunidadefm.com

Partido Cristão é criado em Santa Cruz do Capibaribe


Um novo partido político foi criado em Santa Cruz do Capibaribe na última semana. Trata-se do Partido Cristão, uma nova agremiação política que já existe em nove estado brasileiros.
Em entrevista à Radio Comunidade na manhã desta segunda-feira (18), durante o Programa Opinião, o presidente da sigla, Gustavo Gomes, falou da criação do partido.
De acordo com Gustavo, o novo partido não está alinhado politicamente com o governo municipal, estadual ou nacional.  O objetivo da sigla é reunir a sociedade em torno de propostas para melhorar a vida das pessoas.
“Queremos reunir operários, costureiras, estudantes a outros setores da sociedade e não apenas cristãos. Estamos na fase de captar filiados para militar em torno do nosso projeto,” afirmou Gustavo.
Fonte: www.comunidadefm.com

Prefeito de Toritama enfatiza parceria com o deputado Diogo Moraes


Parceria firme – em entrevista ao programa “Nordeste em Foco”, o prefeito de Toritama, Odon Ferreira (PSB), ressaltou a importância do deputado Diogo Moraes (PSB) no início da nova administração da Capital do Jeans. “Diogo é um político parceiro, que não mede esforços para nos ajudar nas demandas e dificuldades que estamos encontrando neste começo de caminhada. Ele tem sido muito importante para a administração de nossa cidade”, disse Odon.

G2 Comunicação Integrada


Oficina gratuita “Sei Planejar” será ministrada nesta terça-feira, no Moda Center


Os empreendedores, especialmente os pequenos confeccionistas, estão sendo convidados a participar da oficina “Sei Planejar”, que acontece na tarde desta terça-feira (19), no auditório do Moda Center Santa Cruz.
A iniciativa faz parte de uma parceria entre o Moda Center e o Sebrae, que visa ajudar os empreendedores a desenvolver melhor os processos de produção e comercialização de seus produtos.
“É preciso que se dê a devida importância para o planejamento correto dos negócios. Só assim é possível alcançar as expectativas, metas e melhoria dos seus resultados”, disse Fátima Nascimento, uma das diretoras do Moda Center.
A oficina “Sei Planejar” tem como objetivo contribuir para o crescimento dos pequenos negócios, auxiliando os empreendedores a pôr em prática os objetivos e as metas almejados com o uso das ferramentas de planejamento.
O início da oficina está programa do para às 14h, com duração de três horas.
Os interessados devem se inscrever no SAC (Setor de Atendimento ao Condômino) ou ligar para o telefone (81) 3759-1018.
Elinaldo Ventura
Gerente de Comunicação do Moda Center Santa Cruz

Rede elétrica de prédios públicos, praças e ruas ganham reparos


A Secretaria de Infraestrutura está realizando manutenção na iluminação pública em vários pontos do município de Santa Cruz do Capibaribe. Até agora foram feitos reparos em prédios públicos, praças e postes de inúmeras ruas.
Entre os principais serviços realizados estão a troca de lâmpadas, arandelas e reatores queimados, aterramento em locais onde não existia, regularização de energia onde a mesma não passava pelo contador (gato), troca de fiação inadequada e exposta oferecendo riscos à população.
De acordo com o secretário Francisco Ricardo, os reparos elétricos realizados até agora foram na PE-160, Parque Florestal, Monumento Bíblico, praça da Igreja São Cristóvão, praça e postes da Rua 13 de Maio, Cemitério São Judas Tadeu, praça da Câmara de Vereadores, Academia das Cidades da Cohab, carreta de informática, Avenida Souza Aragão e inúmeras outras ruas da cidade.
Assessoria

Nota de Esclarecimento Guarda Municipal


A Secretaria de Defesa Social vem esclarecer sobre matérias veiculadas em meios de comunicação (blogs e rádio) sobre fatos ocorridos em Santa Cruz do Capibaribe.

 1º Não houve nenhum evento realizado oficialmente, ou seja, institucionalmente pela Guarda Municipal de Santa Cruz do Capibaribe;

2º O evento foi realizado por cinco integrantes da guarda que fazem parte do bloco carnavalesco denominado de Guarda Cem, que desfilam desde o ano de 2010 neste município, sempre no primeiro sábado após a quarta-feira de cinzas;

3º Com relação ao local e a perturbação do sossego este secretário ao tomar conhecimento prontamente agiu através do comandante da guarda e o som foi prontamente desligado.

4º Os  cinco integrantes da Guarda Municipal foram orientados para que no próximo ano o fato não se repita e que o planejamento do bloco seja providenciado com antecedência para que receba o apoio necessário dos poderes públicos do mesmo modo que foi dispensado as inúmeras entidades que solicitaram o apoio da Guarda Municipal e desfilaram com todo o aparato necessário para a animação dos foliões.

5º Por fim este secretário vem informar a Vsº , que a Guarda Municipal de Santa Cruz do Capibaribe é uma instituição que está diuturnamente servindo a sociedade santa-cruzense e que fatos isolados e não institucionais como este serão prontamente apurados e resolvidos para que não voltem a trazer transtorno à sociedade.

 Alexandre Souza - Secretário de Defesa Socia

Walmir José passará por cirurgia cardiovascular dia 1° de março


O gerente de Operações e Segurança do Moda Center Santa Cruz, Walmir José da Silva, permanece internado no Hospital Santa Efigênia. O comissário aposentado da Polícia Civil (PE) sofreu um infarto na madrugada da última quinta-feira (15), quando dormia em sua residência, no bairro Maria Auxiliadora, em Caruaru.
De acordo com a mulher dele, a enfermeira Laudijane Neves, era por volta da 1h30 quando Walmir acordou sentindo fortes dores nos braços e nas costas. Ele tomou um remédio para dor, pois pensou que se tratava de cansaço físico. Ao perceber que as dores não cessavam, a enfermeira o levou até o hospital.
Ainda na madrugada de quinta-feira, Walmir fez três exames eletrocardiogramas, que identificam um aumento progressivo do problema, confirmando o infarto agudo do miocárdio. Ele permaneceu na Unidade de Tratamento Intensivo até a tarde de sábado (16).
No próximo dia 1º de março, Walmir José será submetido a uma cirurgia de revascularização, quando serão colocadas duas pontes de safena e uma ponte mamária. Para diminuir os riscos da operação, até o dia da cirurgia, ele precisa reduzir o IMC (índice de massa corporal), controlar a pressão arterial e normalizar as taxas de colesterol e glicose. Segundo Laudijane, ele também está apresentando sinais de apreensão, nervosismo e ansiedade, o que também pode comprometer a redução dessas taxas.
Esse é o segundo infarto de que Walmir é acometido. Quando sofreu o primeiro, em 02 de novembro de 2007, ele precisou ser internado para colocação de um stent coronário (uma espécie de tubo expansível, em forma de malha, que ajuda a reduzir o estreitamento da artéria).
Após a cirurgia, ele deverá passar mais três dias na UTI e 10 dias no apartamento do hospital. Só depois de 60 dias ele deverá voltar às suas atividades normais. Durante esse período, a Gerência de Operações e Segurança do Moda Center ficará sob os cuidados do Coordenador de Operações, Edson Luiz Botelho de Almeida Filho, conhecido como Sargento Botelho.
Causas
Há 10 anos, Walmir José precisou fazer uma cirurgia de ligamento no joelho direito, o que o impossibilitou de praticar atividades físicas. Segundo Laudijane, o sobrepeso, aliado ao estresse, pode ter contribuído para o problema, já que não há casos de infarto na família.
Elinaldo Ventura
Gerente de Comunicação do Moda Center Santa Cruz

CDL Santa Cruz do Capibaribe recebe visita de Gerente Regional do SPC Brasil‏


A CDL da Capital das Confecções recebeu na semana passada a visita do Gerente Regional do SPC Brasil, Michel Queiroz. Ele que esteve visitando a entidade e demonstrando novos produtos do SPC Brasil. Em breve a CDL irá dispor de outros serviços e produtos, sempre de olho nas necessidades do lojista e a fim de fortalecer cada vez mais o comércio da cidade.

Assessoria

Biblioteca Indústria do Conhecimento de Santa Cruz do Capibaribe realiza mais uma Oficina voltada para empreendedores


Compreender a importância de praticar atitudes empreendedoras no seu negócio e reconhecer as atitudes empreendedoras praticadas no seu negócio, de modo a atribuir a si mesmo a responsabilidade pelas decisões tomadas, além de descobrir e aplicar o seu potencial empreendedor para o fortalecimento do seu negócio. Com esse objetivo a Biblioteca Indústria do Conhecimento de Santa Cruz do Capibaribe realizou mais uma Oficina voltada para os empreendedores da Capital das Confecções.
Com o tema “Saber Empreender”, o consultor Anselmo Alves do SEBRAE apresentou uma palestra a fim de despertar a capacidade de reconhecer, identificar e reforçar as características do comportamento empreendedor.
 A Biblioteca Indústria do Conhecimento de Santa Cruz do Capibaribe é uma das mais visitadas em todo Estado e foi implantada na cidade através de uma parceria da Rota do Mar com o SESI e apoio da CDL local.
Por Betto Aragão

Informe

  

Adiamento do ano letivo em duas escolas do município


A Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Capibaribe, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes vem informar que o reinício do ano letivo será adiado nas escolas Lindolfo Pereira de Lisboa (Pedra Branca) e Avani Lopes (Neco Aragão), devido as condições físicas das mesmas. As providências estão sendo tomadas de forma intensa para conclusão dos reparos necessários, diante disto a previsão para volta à normalidade está agendada para o próximo dia 25/02. Na demais escolas municipais as aulas terão seu início normalmente nesta segunda-feira (18).
Segue abaixo, laudo técnico do departamento de Projetos e Engenharia explicando os motivos do adiamento.
RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA - DIRETORIA DE PROJETOS            
Em vistoria técnica realizada nas escolas municipais Lindolfo Pereira de Lisboa situada no loteamento Pedra Branca e Avani Lopes situada no loteamento Neco Aragão, foram constatados vários problemas estruturais, danos na rede elétrica e hidráulica.

Na Escola Municipal Lindolfo Pereira de Lisboa, constatou-se fissuras nas paredes internas das salas de aula e nas paredes externas, problemas de fixação inadequada da cobertura, ou seja, grande parte da cobertura estava sem a devida fixação causando o deslocamento de parte das telhas e com isso causando danos em grande parte da área do forro de gesso que foi aplicado na referida escola. Os serviços de demolição do forro gesso foram iniciados, porém durante a execução, surgiram novos problemas na parte elétrica e na coberta.

Na Escola Municipal Avani Lopes, foram realizadas várias visitas técnicas nas quais, constataram-se problemas de fixação inadequada da cobertura, ou seja, grande parte da cobertura estava sem a devida fixação causando o deslocamento de parte das telhas e com isso causando danos em toda área do forro de gesso, provocando o fissuramento e até mesmo desmoronamento de parte do forro que foi implantado na referida escola. Constataram-se também problemas na parte hidráulica e na parte elétrica.

Com isso houve a necessidade da prorrogação do prazo de realização de serviços em 07(sete) dias, devido à situação caótica nas quais se encontraram as  respectivas escolas que, por coincidência, foram entregues a população há pouco mais de 01 (um) ano e considerando que o prazo de garantia da obra é de 05 (cinco) anos, as providências junto às empresas construtoras das referidas escolas  já estão sendo tomadas pelo setor jurídico .

Coube a esta diretoria a elaboração de planos de trabalho mais complexos e elaborados e mobilização de colaboradores para realização dos serviços de manutenção e recuperação das escolas, para viabilidade dos serviços e garantir a segurança e a integridade física dos pais e alunos que ali estão matriculadas e na expectativa para o início do ano letivo.



André Luis Bezerra

Diretoria de Projetos e Engenharia (Eng. Civil -Crea 9960/PB

O menino recebe a chance de jogar



Santa Cruz do Capibaribe está visivelmente sendo remontada, como em um jogo de quebra-cabeça cada peça deve ser cuidadosamente colocada em seu devido lugar, basta uma peça no lugar errado para impedir o bom andamento do jogo.

Observando o menino que está jogando e as peças que ele já montou, começo ficar com duvidas se ele conseguirá completar o jogo de forma rápida e satisfatória. Acredito que muitas peças serão removidas e naturalmente o menino precisará de ajuda para concluir todas as etapas deste jogo.

Talvez a pessoa que ajudará o menino, seja o seu mais novo colega, que aliás, contribuiu bastante para que o menino ganhasse este presente, quem sabe no futuro o menino possa retribuir ao colega com um presente federal.

A quem diga, que o grande problema na montagem deste jogo, seja o fato da super-proteção que circula o menino, deixando transparecer uma imagem de criança mimada e de poucos amigos, colocando em dúvida sua capacidade de enfrentar desafios.

Vamos dar mais um tempinho ao menino, levando em consideração a complexidade do jogo, no entanto fica o recado. “Cuidado com o número expressivo de pessoas que estão lhe rodeando, possa ser que no final  faltem peças importantes para concluir o jogo”.