sexta-feira, 20 de novembro de 2009

O novo candidato ou o candidato novo

Diogo Moares será o candidato a deputado estadual em 2010.

"Devemos nos retirar e unir forças na candidatura de Diogo" disse Oséas Moraes referindo-se as pré-candidaturas dele e de José Augusto Maia.

Sendo assim teremos uma disputa jovem em 2010.

Medicina em Cuba

Após o discurso do vereador Dimas Dantas na tribuna da Câmara, onde ele abordou o tema sobre Saúde Pública e fez uma explanação sobre a medicina em Cuba, fiquei curioso e ao mesmo tempo interessado então resolvi pesquisar e trazer mais informações aos leitores deste blog.
.
Governo cubano concede a cada ano cerca de 100 bolsas para estudos de medicina naquele país.
.
O principal programa de concessão de bolsas oferecido pelo governo de Cuba a brasileiros é destinado a estudos na ELAM (Escola Latino-americana de Medicina), em Havana, capital do país. A cada ano, até 100 brasileiros são selecionados para cursar medicina naquela instituição.
Todas as indicações de candidatos são feitas indiretamente por instituições oficiais do governo ou organizações políticas, sociais e religiosas brasileiras. Isto é, o interessado em estudar medicina em Cuba deve se informar junto a organismos governamentais, partidos políticos, ONGs (organizações não-governamentais), representações religiosas (como a Igreja católica) e outras instituições de ação social que são as responsáveis por indicar à representação diplomática de Cuba no Brasil os candidatos pré-selecionados às bolsas.
.
Após esta fase, autoridades representantes do governo cubano são incumbidas de analisar as candidaturas e selecionar aqueles que serão beneficiados pelo programa de bolsas.

Benefícios:

A bolsa prevê a concessão de moradia em Cuba, alimentação e estudos de forma gratuita, em iguais condições às dos bolsistas cubanos. Os custos das passagens aéreas de ida e volta correm por conta do estudante. Em alguns casos excepcionais, o governo de Cuba concede também a cobertura dos custos com as passagens aéreas, segundo informa a Embaixada de Cuba em Brasília.
Os estudantes devem ter no máximo 25 anos; ter concluído o Ensino Médio, que é o nível equivalente à educação pré-universitária cubana; pertencer a uma família de baixo poder aquisitivo; e demonstrar aptidão física e mental para acompanhar o curso. Os candidatos terão também avaliados seus conhecimentos gerais, tendo em vista a perspectiva de poderem se adaptar e acompanhar os estudos em Cuba.

Importante - Vale lembrar que o título de médico obtido na ELAM não é automaticamente reconhecido no Brasil. Os governos de Cuba e Brasil tentaram fechar acordo para o reconhecimento automático desses diplomas, mas a questão ainda está em discussão em nível diplomático. O próprio ministro da Educação brasileiro, Tarso Genro, já sinalizou que não deve ser aberta exceção para o caso. Em geral, as instituições de ensino superior brasileiras responsáveis pela revalidação de títulos obtidos no exterior podem exigir dos alunos formados em Cuba uma série de adaptações em instituições no Brasil em razão das diferenças de currículos entre os cursos ministrados lá e aqui.

Para obter mais informações, os interessados podem consultar os seguintes endereços:
Embaixada da República de Cuba no Brasil - http://www.embaixadacuba.org.br/SHIS QI 5, conj. 18, casa 1CEP - 71615-180 - Brasília / DF
Telefones: (061) 248-4710, 248-4130, 248-4517 e 248-4215Fax: (061) 248-6778
E-mail: embacuba@uol.com.br
Escola Latino-americana de Medicina - www.elacm.sld.cu/index.htm

O conflito, ciúme e perguntas.

Está se tornando cada vez mais visível o conflito entre os Maias e os Moraes, após diversas declarações que vão e vem a toda hora nas rádios da cidade como também na tribuna da Casa Legislativa e com estes conflitos ficam no ar diversas perguntas.

Será que a população está acreditando no discurso do vereador Ernesto, quando mesmo diz que a empresa de Cacimba de Baixo que era responsável pela merenda escolar não trouxe nenhum prejuízo aos cofres públicos?

Diogo Moares será o candidato em 2010?

Ernesto Maia vai conseguir ter acesso ao governo do estado no lugar de Diogo?

As contas rejeitadas do ex-prefeito serão votadas na próxima reunião?

Será que o prefeito irá gastar mais 125 mil com publicidade?

Será que os funcionários terão direito a livre escolha em 2010?

Estas e outras perguntas só o tempo nos dará as respostas certas.

Joseilson Chagas
Editor, Idealista e Sobrevivente.

O que rola no mundo

Londres suga sujeira com moto-cocô-boy

Uma solução prática e tranquila para enfrentar a sujeira deixada por cães e por seus donos que não dão a mínima para fezes espalhadas pelas ruas. O departamento de limpeza da Islington, no norte da cidade, conta com um serviço muito eficiente para eliminar a caca canina. O moto-cocô-boy – uma Honda de 125 cilindradas – dispõe de uma máquina adaptada que aspira o coco. O veículo passa pelo local e suga o cocô em segundos, jogando em seguina um jato de água misturada a um desinfetante, para eliminar marcas e aromas desagradáveis.
A máquina pode armazenar até 25 l de fezes. Moradores aprovaram a ideia, mas o Conselho de Islington avisa que vai intensificar propaganda contra os porcalhões e estudar como multá-los.

R7.com

SANTA CRUZ SERÁ PALCO DO PE CONHECE PE‏

O Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Capibaribe realizam neste sábado, 21, os shows da Rota da Moda, dentro do Projeto PE Conhece PE.
O evento acontecerá na estrutura montada em plena Avenida 29 de Dezembro e terá início às 20h.

PROGRAMAÇÃO:

19:30 horas - Maria Chuteira
21:00 horas - Banda Independente Jazz
22:30 horas - Vilões do Forró
12:30 horas - Jorge Aragão
02:30 horas - Os Cabras do Forró

Assessoria

Capacitação (secretaria de educação)‏

Durante todo o dia da quinta-feira, 19, a Secretaria de Educação de Santa Cruz do Capibaribe proporcionou mais uma capacitação para seus professores. O evento foi realizado no teatro Municipal e Teve como palestrantes, o professor da Universidade católica de Pernambuco Fernando Sckaff com o tema ”A arte de Saber Viver e educar” e Max Gunther com o tema “A diferença, a criatividade e a originalidade. Como Valorizar o professor que inova”.

As capacitações para os professores são de fundamental importância para a qualidade do ensino de nosso município e a certeza de colher bons frutos, a exemplo, de Leandro florentino da Silva, 13 anos, estudante da 6ª serie da escola Orlandina Aragão que foi o único representante de Santa Cruz do Capibaribe na etapa estadual do soletrando, que aconteceu no Recife esta semana, e ficou com o 3º lugar.

Assessoria

Confiram o site da G2 Comunicação