quarta-feira, 26 de novembro de 2014


Curral Municipal recebe benfeitorias


O curral municipal de Santa Cruz do Capibaribe recebeu nesta última semana melhorias na sua estrutura. Benfeitorias na cobertura e reforma dos cochos foram alguns avanços que já podem ser vistos no local.

A ação é uma realização da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Meio Ambiente através do departamento de Apreensão de Animais.

“Fizemos os reparos necessários. O local onde os animais ficam é adequado, amplo, dispõe de água, cocho, alimentos e de uma coberta bem ampla que dá para eles ficarem o dia inteiro na sombra”, falou a veterinária, Carolina Monteiro.

Lenildo Araújo, Secretário Executivo de Agricultura, falou que o trabalho do departamento de apreensões além de retirar animais das ruas, evita acidentes. “Com a seca a gente percebe que o número de animais soltos nas ruas tem aumentado, eles são apreendidos e ficam sobre os cuidados da prefeitura. Tirando animais das ruas, evitaremos acidentes com carros e motos”.

De acordo com Lenildo Araújo, o código de postura do município exige que qualquer animal que esteja solto nas ruas tem que ser capturado e conduzido ao departamento de apreensão, o tempo de abrigo desses animais deve ser no máximo sete dias, em seguida eles poderão ser colocados para leilão.

Casa das Juventudes forma primeira turma do Curso de Formação de Jovens Lideranças


Na manhã desta terça-feira (25), aconteceu no Auditório Artur da Silva Correia na Casa das Juventudes em Santa Cruz do Capibaribe, a entrega dos certificados dos 20 alunos formados pelo 1º Curso de Formação de Jovens Lideranças.

A cerimônia contou com a participação da secretária executiva de Articulação Política, Jéssyca Cavalcanti que esteve representando o prefeito Edson Vieira.  

O curso composto por seis encontros para discussão dos temas de política, cidadania, cultura, gênero e como a juventude santa-cruzense está inserida neste contexto, teve duração de quatro semanas e deixou como resultado a elaboração de propostas dos alunos, como a expansão dos encontros para outras localidades de Santa Cruz e a produção de uma cartilha de divulgação dos espaços de apresentações culturais no município.      

“A partir desse curso percebi que posso liderar grupos, e até formar um grupo de mulheres na minha comunidade. O curso de jovens lideranças me fez perceber que eu posso ir além das minhas fronteiras”, contou a moradora da Palestina, concluinte do curso, Cida Anjos.

Para o coordenador da Juventude, Valtency Vasconcelos, foi de fundamental importância trabalhar esse aspecto de formação de jovem liderança em Santa Cruz do Capibaribe, uma vez que a coordenadoria tem a responsabilidade de estar renovando o quadro das pessoas que irão discutir as propostas para nosso município com novos posicionamentos e pontos de vista. “Essa turma superou as expectativas e para 2015 nosso objetivo é ampliar e levar essas discussões para mais pessoas”, ressaltou Vasconcelos.

Os coordenadores da Juventude, Valtency Vasconcelos e da Mulher, Clarissa Carvalho, o vereador Afrânio Marques e a assistente social Maria Tereza Ávila, atuaram como mediadores das temáticas oferecidas pelo 1º Curso de Formação de Jovens Lideranças que foi realizado através de uma ação conjunta das duas coordenadorias.   

Programação da Campanha 16 dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra a Mulher será iniciada nesta terça-feira em Santa Cruz


Em entrevistas concedidas às rádios da cidade, na manhã desta segunda-feira (24), a coordenadora da Mulher de Santa Cruz do Capibaribe, Clarissa Carvalho, convocou à população para participar da Campanha 16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra a Mulher.

Lançada a nível mundial desde 1991, a campanha visa alertar sobre os diversos tipos de violência contra a mulher e contará com uma programação especial em Santa Cruz do Capibaribe, que será iniciada na terça-feira (25) e se estenderá até o dia 9 de dezembro.
Realizada pela Prefeitura Municipal através da Coordenadoria da Mulher, a campanha contará com diversas atividades como palestras, oficinas e capacitações com alunos das escolas públicas e servidores municipais e se encerrará com o lançamento do Manual da Rede de Atendimento a Mulher em Situação de Violência Doméstica de Santa Cruz do Capibaribe, que acontecerá no dia 9 de dezembro, no Fórum de Santa Cruz.

“No período da campanha vamos realizar várias atividades que visam chamar a atenção para as diversas formas de violência praticadas contra a mulher, dialogando com estudantes, mulheres e homens, e também, lançaremos o Manual da Rede de Atendimento a Mulher que é fruto de um trabalho que reuniu 20 instituições de Santa Cruz e do Governo do Estado e representa uma grande conquista na luta pela mulher”, ressaltou a coordenadora da Mulher, Clarissa Carvalho.  

Segue a programação completa da Campanha dos 16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra a Mulher:
Dia 25, às 14h, oficina pedagógica “Maria da Penha vai à escola”, na Escola de Referência Luiz Alves da Silva;

Dia 1º de dezembro, às 9h, palestra “Discutindo Direitos Sexuais e Reprodutivos de Meninas e Mulheres”, na Biblioteca Municipal;
Dias 2 e 3 de dezembro, a partir das 9h, oficina com o tema “As mulheres transexuais e o direito ao nome social”, no Auditório da Secretaria de Educação;
Dia 4 de dezembro, realização de uma atividade de capacitação da equipe técnica do Centro de Referência da Mulher;
Dia 8 de dezembro, palestra “Onde eu escondo o meu machismo?”, na Escola Malaquias Cardoso;
Dia 9 de dezembro, a partir das 9h, no Fórum de Santa Cruz, palestra “Mecanismos para redução da violência contra a mulher”, com o promotor Dr. João Maria Rodrigues Filho, coordenador do Núcleo de Apoio a Mulher no Ministério Público de Pernambuco e lançamento do Manual da Rede de Atendimento a Mulher em Situação de Violência Doméstica de Santa Cruz do Capibaribe.