terça-feira, 10 de junho de 2014

Teatro de Marionetes e Política, alguma semelhança?


O teatro de marionetes é uma antiga forma de expressão artística, originada há milhares de anos. Desde então, os bonecos são usados para animar, comunicar ideias e expor de certa forma as necessidades de várias sociedades.

Em resumo a apresentação é feita pelo manuseamento de bonecos, movimentados por alguém que se encontra fora do alcance visual do espectador.

O fascínio desta pratica é indiscutível, assim como a real semelhança com o cenário político. Tal semelhança me faz questionar se a política em geral sempre fez uso desta arte?.

Será que existe bonecos soltos na política, e se existem quanto tempo conseguirão se manter livres? Se é que existe liberdade na política!

Sinceramente não vejo problema na forma similar com a qual é conduzido o teatro de marionetes e a política, desde que haja um objetivo coerente na pratica de cada um. No teatro o objetivo é agradar o público e na política beneficiar a sociedade.

O único e grande problema é quando o artista desvaloriza o brilho dos bonecos e começa brincar de ser Deus, com o pensamento de que tudo pode.

Infelizmente isso vale também para o cenário Político.

Por Joseilson Chagas