domingo, 12 de janeiro de 2014

Caprinocultores participam de palestra sobre higiene e manuseio do leite de cabra‏


A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Meio Ambiente de Santa Cruz do Capibaribe com auxílio da Secretaria de Executiva de Agricultura realizou palestra com caprinocultores no sítio Magana sobre cuidados no manuseio do leite de cabra, criação e convívio com a seca no semi-árido.
Para Lenildo Araújo, Secretário Executivo de Agricultura, o encontro teve como objetivo principal melhorar o trabalho e higiene do leite de cabra. “Estamos trazendo constantemente experiência de outros lugares para melhorar a qualidade dos produtos dos criadores de Santa Cruz e melhorar a higiene do leite de cabra produzido aqui, desta forma ofereceremos a população um leite cada vez mais puro”.
O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Meio Ambiente, Bruno Bezerra, falou que o seu desejo não é só trabalhar o lado da criação e do manejo, mas abrir o mercado para os produtos e derivados da cabra como o leite, queijo, requeijão e carne. “O que a gente pode ver é que existem alguns criadores em nossa zona rural com uma produção expressiva, mas com dificuldade de colocá-la no mercado, com esses dados em mãos o poder público tem a finalidade de ajudar a desenvolver novos artigos com a retirada do leite de cabra como é o caso do queijo, iogurte e requeijão e agregar valor ao que é fabricado”.
Bruno Bezerra também falou que há interesses da prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe em inserir os produtos da agricultura familiar no cardápio da merenda escolar. “Queremos introduzir os produtos como leite de cabra na merenda escolar e o governo municipal tem esse interesse, assim o poder público além de melhorar a merenda escolar com produtos frescos estará gerando renda extra para os caprinocultures”.
Além da palestra com Lenildo Araújo e Bruno Bezerra, foram exibidos no encontro três filmes: Criação de Cabra e Fabricação de Queijo, Cuidados com Leite e Higienização e Como sobreviver com criação de cabra e convivência com a seca no semi-árido.

Estudantes contemplados pela Bolsa Universitária em 2013 também deverão se recadastrar para receber o benefício‏

No ano de 2013, o Programa Bolsa Universitária esteve beneficiando cerca de 150 estudantes universitários que se locomoveram para as cidades de Caruaru-PE, Campina Grande-PB e Belo Jardim-PE para cursar sua graduação.
Apesar de já terem sido contemplados com a bolsa, os estudantes veteranos devem ficar atentos aos prazos e efetuar o recadastramento para a Bolsa Universitária 2014.
Para realizar o recadastramento os estudantes veteranos devem providenciar a seguinte documentação:
Registro de matrícula;
Xérox da identidade e do CPF;
Preenchimento da Ficha de Inscrição, com informações sobre mudança de endereço ou qualquer alteração na condição sócio econômica e composição familiar, até a presente data para evitar que hajam contradições;
Vale lembrar que os estudantes que estão se inscrevendo pela primeira vez, deverão providenciar toda a documentação elencada no Edital da Bolsa Universitária, preencher sua Ficha de Inscrição e se dirigir ao Centro de Referência da Mulher situado na Rua José Morais da Silva nº 230, Centro, das 9h às 15h.   
Prazos
08/01/2014 a 17/01/2014 – Divulgação do Edital e Período de Inscrições
24/01/2014 - Resultado da Seleção
27/01/2013 a 29/01/2014- Entrega do Termo de Adesão dos Beneficiários
Os estudantes que tiverem sua solicitação indeferida terão um prazo de 5 dias subsequente ao dia da divulgação do resultado, para recorrer da decisão.
Segue o link para baixar o Edital da Lei da Bolsa Universitária e a Ficha de Cadastro:

Oficina de frevo reúne foliões para um momento de lazer e valorização da cultura


Todo início de ano é marcado pela busca da boa forma física, pessoas de todas as idades procuram realizar alguma atividade para alcançar as metas estabelecidas para chegar ao verão com o corpo que desejam.
Os moradores de Santa Cruz do Capibaribe, Agreste de Pernambuco, estão alcançando a boa forma através de uma combinação de lazer e cultura proporcionada pela oficina de frevo oferecida de forma gratuita pela prefeitura no teatro municipal, desde o último dia 07 de janeiro.
A estudante de Biomedicina de 19 anos, Malena Arruda encontrou no frevo uma forma de melhorar sua saúde e se preparar para o carnaval ao som do ritmo pernambucano que movimenta o corpo e proporciona alegria aos passistas.
O professor de dança, André Dibiasy, recifense de 27 anos, que há quatro anos trabalha com o PETI, ProJovem, CCI e instituições particulares do município, relatou que a ideia da oficina de frevo surgiu nas suas férias. “Inicialmente, eu iria oferecer aulas gratuitas de frevo no Parque Florestal, porém, após uma conversa com o Gestor de Cultura, Gilberto Geraldo, recebi todo o apoio da prefeitura para ampliar o número de alunos com uma oficina ministrada no Tetro Municipal”, disse, 
“É muito gratificante ver o aumento do número de alunos e o seu desenvolvimento no decorrer das aulas e vivenciar a cultura pernambucana retratada no frevo”, finalizou.
A turma de 66 alunos une profissionais, como a professora de Dança de Salão, Mariane Costa e aprendizes como a vendedora Amanda Constâncio, que juntos trocam experiências e se preparam para o carnaval.
“Santa Cruz do Capibaribe era uma cidade muito carente em ações culturais, iniciativas como essa da oficina de frevo, estão me oferecendo a oportunidade de conhecer uma nova cultura e aprender as técnicas do frevo que é um ritmo que dá resistência e fortalece a musculatura”, disse o estudante de balé clássico de  22 anos, Helton de Souza, que se prepara para participar de um seminário internacional de dança.
A oficina de frevo será ministrada, todas as terças e quintas-feiras, das 19h às 20h40, até o dia 27 de fevereiro e promete movimentar o período pré-carnavalesco dos santa-cruzenses que desejam entrar em forma e vivenciar a cultura pernambucana.