domingo, 4 de maio de 2014

MARACATU NAÇÃO CAPIBARIBE, EMBORA COM ALGUMAS DIFICULDADES SE MANTÉM VIVO, TRANSMITINDO CULTURA, DIVERSÃO, CIDADANIA E LAZER Á POPULAÇÃO DE SANTA CRUZ E REGIÃO.


O Maracatu Nação Capibaribe continua vivo, apesar dos boatos que o Projeto Maracatu Capibaribe teria acabado devido a falta de recursos e conhecimento por parte da sociedade, mas este não terminou. Ultimamente tem "se arrastado" para conseguir sair do lugar mas não fechou suas portas tampouco sessou o som de cultura.

O projeto visa uma ocupação da mente das crianças e ensina a cultura de raízes nordestina (forró, coco, ciranda, xote, baião, frevo entre outros). Isso de nenhum modo interfere no aprendizado escolar das crianças participantes do Maracatu Capibaribe.

O mesmo conta com aulas práticas aos sábados das 10:00 às 12:00 na Associação de Moradores do Bairro São Jorge, e tem como meta arrecadar recursos com o intuito de construir sua sede própria. A criança que quiser participar, deve levar xerox de Certidão de Nascimento e Comprovante de Residência, a idade mínima é de oito anos até os quinze anos aproximadamente.

Se você deseja ser um colaborador do Maracatu Nação Capibaribe pode entrar em contato com o senhor Alencar Lopes, coordenador do projeto, pelo telefone: 9293-1969 ou procurar a Associação de Moradores da comunidade.

Víctor Silva, Colunista de Cultura e eventos

Desenvolvimento na zona rural


O deputado estadual Diogo Moraes (PSB) esteve neste final de semana na zona rural de Santa Cruz do Capibaribe, onde participou com o prefeito Edson Vieira (PSDB) de ações para o desenvolvimento, através da reativação da Feira de Poço Fundo.
“Estes investimentos na região são importantes porque valorizam a agricultura familiar e incrementam a economia local”, disse Moraes.
O parlamentar também visitou o comércio de confecções realizado no Clube do Nina, através de uma representação, onde os produtos variados são expostos, estreitando laços entre vendedores e compradores.
Trilha das mães – Seguindo agenda, Diogo Moraes participou ainda no domingo (4) da Trilha das Mães, que reuniu centenas de amantes dos esportes radicais na zona rural de Santa Cruz do Capibaribe.
Assessoria

PREFEITURA REVITALIZA FEIRA LIVRE DE POÇO FUNDO


Com o propósito de impulsionar os pequenos negócios na zona rural de Santa Cruz do Capibaribe, a prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Meio Ambiente reativou a Feira de Mangaio de Poço Fundo neste domingo (4).
O prefeito Edson Vieira (PSDB) foi conferir de perto a implantação da feira juntamente com o secretário Bruno Bezerra, o sub-prefeito da localidade, Val, vereador Dida de Nan (PSDB) e o deputado estadual Diogo Moraes (PSB).
“A energia de nossa equipe é direcionada para projetos simples, mas que causam impactos rápidos e positivos em inúmeros negócios, e temos como bom exemplo esta reativação de hoje”, disse Bruno Bezerra.
Também foi  criada uma representação de confecção, com 30 comerciantes que será realizada periodicamente para estimular o aquecimento da economia local.
Para o prefeito Edson Vieira (PSDB), Poço Fundo se desenvolve em ritmo acelerado e precisa de atenção especial do executivo municipal. “Esta ação veio movimentar a economia de uma forma geral, com a feira de mangaio e também a representação comercial. Temos o exemplo positivo da feira do Santo Agostinho, que já tem mais de 100 bancos, e vamos trabalhar pra que este crescimento também chegue aqui”. Na ocasião, Vieira falou que o projeto para a nova Central de Abastecimento já está adiantado, ele será financiado com recursos do FEM 2.
Além do comércio, a abertura da feira contou com apresentações artísticas do Cultura Livre nas Feiras, projeto da Fundarpe em conjunto com a Gerência de Cultura do município.
Assessoria

Carrapicho Velho comemora 20ª Festa de São José


A comunidade de Carrapicho Velho encerrou, na tarde de sábado (03) as festividades da 20ª edição da Festa de São José, com procissão até a capela na comunidade onde foi celebrada missa campal com o padre Joselito.
Autoridades marcaram presença no evento como o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira (PSDB), o deputado estadual Diogo Moraes (PSB), o presidente da Câmara Junior Gomes (PSB), e o vereador líder do governo, Dida de Nan (PSDB).
Durante a celebração, o padre Joselito utilizou exemplos do trabalho na região das confecções fazendo um paralelo com o ofício de São José, que conforme as escrituras, era carpinteiro. “O trabalho em Santa Cruz é intenso, então as pessoas tem que saber lidar com o seu ofício, buscar sempre fazer o melhor, José é o ‘homem justo’, e devemos seguir seu exemplo na dignidade com que resolvemos os desafios do cotidiano”, disse o pároco.
O prefeito Edson Vieira reforçou o evento que já é tradição na zona rural do município. “A prefeitura através da Gerência de Cultura dá total apoio a este evento, que a cada dia cresce como exemplo de força e fé do nosso povo”,  disse.
Assessoria

Rota do Mar amplia campanha Madeixa Feliz e mobiliza Santa Cruz do Capibaribe para a doação de cabelos‏


Ação nesta segunda (5) arrecadará mechas para a produção de perucas destinadas a pessoas em tratamento contra o câncer
A solidariedade vai ‘tomar conta’ de Santa Cruz do Capibaribe graças a uma grande ação da Rota do Mar. Depois da bem-sucedida repercussão entre os funcionários da empresa, a direção decidiu ampliar para todo o município a campanha Madeixa Feliz. Lançada na semana passada, a mobilização pretende arrecadar cabelos que serão destinados a pessoas em tratamento contra o câncer. Nesta segunda-feira (05), será montado um espaço exclusivo para quem quiser colaborar com a causa. A estrutura funcionará no estacionamento do Rota do Mar Complex, na Avenida Bela Vista, das 9h às 17h.
A ação contará com a atuação de quatro cabeleireiros profissionais. Eles produzirão os ‘rabos de cavalo’ e realizarão cortes de cabelo nas mulheres que aderirem à campanha. Os homens que quiserem demonstrar apoio à ação poderão raspar a cabeça. A participação é gratuita e aberta a qualquer pessoa que compareça ao local, seja ou não moradora da cidade.
“O engajamento social é parte da nossa filosofia. Desde a fundação da empresa criamos e incentivamos ações que tenham como foco a promoção do bem estar dos nossos colaboradores e da população em geral. A campanha Madeixa Feliz é um gesto de amor ao próximo, uma iniciativa simples que deverá trazer melhora na autoestima de quem enfrenta uma doença séria”, afirmou Marta Ramos, diretora-presidente da Rota do Mar.
Todos os fios de cabelo arrecadados durante a campanha serão doados para o Icia - Instituto do Câncer Infantil do Agreste, sediado em Caruaru, e para o Imip – Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira, do Recife. A entrega do material coletado para as entidades será na primeira quinzena de maio.
Segundo Fernanda Leite, analista de Recursos Humanos da companhia, mais de 300 colaboradores da companhia doaram madeixas ou rasparam os cabelos em prol da campanha. A intervenção entre os funcionários contemplará todas as lojas e fábricas da Rota do Mar em Santa Cruz do Capibaribe, Caruaru, Toritama e Brejo da Madre de Deus – todas no Agreste de Pernambuco.
A campanha Madeixa Feliz está sendo divulgada no site oficial e nas redes sociais da Rota do Mar. Para aumentar o alcance da iniciativa, foi criada a #MadeixaFeliz, que marca a adesão do público e a realização de ações ligadas à iniciativa.
Saiba mais – A doação de cabelos pode ser feita por qualquer pessoa independentemente da faixa etária. A maior exigência é que as madeixas tenham, no mínimo, 10 centímetros de comprimento. São aceitos quaisquer tipos de fios, mesmo os que possuem alguma química. As mechas devem estar limpas no momento do corte. Se a ideia é recorrer a um salão de beleza para as ‘tesouradas solidárias’, é preciso avisar ao profissional sobre a intenção de doar para que ele tome as providências necessárias.
--
Larissa Correia - Signo Comunicação
Assistente de Comunicação

Côrte Real almoça com grupo de Jadiel Braga em São Caetano


O deputado federal Jorge Côrte Real (PTB-PE) esteve neste sábado (03), 
no município de São Caetano, a convite do ex-prefeito da cidade, Jadiel 
Braga (PTB). O ex-gestor reuniu cerca de 10 lideranças num almoço em sua casa para receber o parlamentar e o pré-candidato a deputado estadual Álvaro Porto, também do PTB.

O prato principal do encontro foi a pré-candidatura do senador Armando 
Monteiro ao governo do Estado. O grupo coeso e experiente esta fechado 
com Armando e pretende trabalhar bem o palanque nas eleições.

“Estamos unidos em torno de um projeto maior que é a candidatura do 
senador Armando. Fortalecendo o palanque em São Caetano com a união de 
lideranças faremos uma grande campanha”, lembrou Côrte Real.

Estavam presentes no almoço, os vereadores Rogério do Leite (PSB), 
Lindinho da Lotação (PT), Maurício Batista (PTB), Everaldo da Saúde 
(PSL), Everaldo do Retiro (PSC), Olímpio José (PTB), Caio Braga , o 
vice-prefeito Deda,o maestro da Orquestra Sinf^onica Meninos de São 
Caetano, Mozart Vieira, e o prefeito de Canhotinho, Felipe Porto (DEM)

-- 
Izabel Melo
Assessora de Comunicação
Dep Federal Jorge Côrte Real