domingo, 6 de abril de 2014

O destino de Dantas


Um político conhecido por sua coragem, Dimas Pereira Dantas parece não fugir de desafios, Dantas mesmo contra sua vontade deixa a Secretária de Educação e volta a ser apenas vice-prefeito, mas agora com o desafio de fazer bom uso de seu cargo, não sendo vítima nem causador da omissão.

Outro desafio que vem acompanhado de mistério é a possível candidatura de Dantas ao cargo de deputado estadual nas próximas eleições, o mistério fica por conta dos apoios que serão declarados caso Dantas aceite entrar na disputa ou fortalecer seu nome para futuras disputas.

Uma coisa pode ser dada como certa na caminhada de Dantas para as próximas eleições, trata-se de seu indiscutível apoio ao deputado federal Eduardo da Fonte.

Por Joseilson Chagas

Universidade Aberta à Terceira Idade prorroga prazo de inscrições em Garanhuns‏

A Universidade Aberta à Terceira Idade (UNIATI), programa educacional voltado para pessoas idosas, vinculado ao grupo de estudo de Saúde Mental do Idoso e à Universidade de Pernambuco - Campus Garanhuns, prorrogou as inscrições para os interessados em participar da nova turma. Agora o prazo vai até o dia 11 de abril, sexta-feira.
As inscrições estão sendo realizadas na UPE Garanhuns, bastando apresentação
de cópias de RG, CPF e comprovante de residência, das 14:00h às 17:00h. Os inscritos devem ter acima de 60 anos de idade, ter concluído o ensino fundamental. Os inscritos serão submetidos a uma seleção e os resultados serão divulgados na Universidade de Pernambuco e no site da UNIATI. 
A UNIATI oferece atividades teóricas e práticas aos idosos da região, sob a coordenação e supervisão do Prof. Dr. José Antônio Spencer Hartmann Júnior . As atividades ofertadas contam com equipes
multidisciplinares e serão realizadas inicialmente nas segundas-feiras, no turno da tarde, na Universidade de Pernambuco-Campus Garanhuns. Após conclusão do curso que terá duração de 12
meses, os alunos serão devidamente certificados pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária.
Mais informações no site: http://uniatigaranhuns.wix.com/uniati

1ª Etapa da Copa União Nordeste de Bicicross foi Sucesso em Santa Cruz


Realizada no último domingo 30 de março, a 1ª etapa da Copa União Nordeste de Bicicross, em Santa Cruz foi um sucesso , tanto de pilotos como de publico.

A USPB (União Santacruzensse de Pilotos de Bicicross) e a ABSCC (Associação de Bicicross de Santa Cruz do Capibaribe) Agradecem a todos que colaboraram para a realização desse evento, aos pilotos e aos patrocinadores, SPORT COMPANY, BRILHO AVIAMEnTOS, VIA BOY,  ROTULO DO CORPO, J.A.S CONTABILIDADES, RS REPRESENTAÇÕES DE TECIDOS, SUPERMERCADO TIBÚRCIO, MJ CORRETORA DE VEÍCULOS, JUCA MIX, CASA DA SUBLIMAÇÃO, DR. ROBERON INÁCIO, RENATO CHURRASCARIA, ART'MOL, ACADEMIA GO UP e PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE.

Por George Chagas

Jornalistas santacruzenses participam de Congresso Nacional


Os jornalistas Gilberto Silva (G2 Comunicação Integrada), Magali Oliveira (Assessora de Imprensa da Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Capibaribe) e Melqui Lima (Blog do Melqui – Rádio Vale – Assessoria de Imprensa do Vereador Ronaldo Pacas) participam atém amanhã do 36º Congresso Nacional de Jornalistas.
O evento que acontece no Centro de Convenções Ruth Cardoso em Maceió desde a quarta-feira, 2 de abril, reúne grandes nomes do jornalismo e da academia brasileira, além de ter sido aberto com palestra do sociólogo francês Dominique Wolton, um dos mais conceituados da atualidade.
A grade do evento é formado por painéis, oficinas e mesas redondas voltados para o jornalismo na web, no rádio, na televisão, no jornal imprensa e na assessoria de imprensa. Entre os palestrantes estão Nelson Breve (presidente da EBC – empresa responsável pela produção da Voz do Brasil), Frederico Dantas ( desembargador eleitoral do TER – Al), Ascânio Seleme (Editor do Jornal O Globo), Luis Nassif ( jornalista, escritor e blogueiro), Aldo Rebelo (ministro do Esporte), Francisco José (jornalista e repórter da Rede Globo), Fabio Fernandes (jornalista e professor da PUC – SP), Jim Boumelha (presidente da Federação Internacional dos Jornalistas), Celso Schroder (presidente da Federação Nacional dos Jornalistas), Antônio Carlos Valadares (senador pelo PSB – SE, autor da PEC do Diploma) e Heródoto Barbeiro (jornalista, escritor e âncora da Record News).
Em busca de manter-se atualizados e adquirir novos conhecimentos, os quais serão implantados posteriormente em suas atividades profissionais, os jornalistas santacruzenses estão apenas iniciando uma série de participações em eventos desse tipo.
Reforço paraibano – completando o grupo está a jornalista pernambucana, radicada na Paraíba, e professora da Cesrei (Campina Grande) Silvana Torquato.

Presidente presente


O presidente da Câmara de Santa Cruz, Junior Gomes (PSB), esteve nessa quinta-feira (03) participando da entrega dos programas sociais: Telecentro, no Bairro da Acauã, que servirá para aulas de informática, Casa da Cidadania onde funcionará o Projeto Transformar, Vida Nova e 'Pernambuco no Batente, inaugurado no Cruz Alta. 

Para o vereador, as inaugurações comtemplam um conjunto de ações provenientes da secretaria de Inclusão Social, administrado pela primeira dama Alessandra Vieira e, transformado em realidade pela administração municipal. 
“Lembro que participamos da inauguração de uma rua que tinha um a faixa e dizia ‘quem quer faz!’,  e o que vemos é o prefeito querendo, fazendo e transformando essa cidade”. Disse. 

Similar ao CIDATEC, realizado pela Câmara, o projeto Telecentro instalado na Acauã, oferece cursos de informática, de forma gratuita para a população local e será  uma forma direta de incluir parte dessa população às novas tecnologias. 

Em entrevista, Junior Gomes falou da importância da continuidade e acompanhamento do Projeto Transformar, na localidade conhecida outrora como beco da cracolândia . “A primeira etapa foi a implantação da Guarda Municipal Civil na localidade, juntamente com a Polícia Amiga, agora a entrega da casa da Cidadania, além do programa Vida Nova e Pernambuco no Batente, para qualificar esse pessoal que precisa sair dessa situação. Acredito que essa união de todos os poderes e instituições seja o caminho para futuramente possamos ter uma sociedade livre das drogas”. Finalizou.

Assessoria

Comissões em destaque: Finanças e Orçamentos


Semanalmente as comissões permanentes se reúnem na Casa José Vieira de Araújo, para discutir e apresentar seus pareceres nos projetos que tramitam no legislativo.
A comissão de finanças e orçamentos é uma das mais importantes, por tratar de assuntos como a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), LOA (Lei Orçamentária Anual), PPA (Plano Plurianual), suplementações e assuntos de interesse financeiro do município.
A comissão que é presidida pelo vereador Afrânio Marques (PDT) sempre realiza audiências públicas para que as entidades possam participar ativamente dos debates, ouvirem e serem ouvidos. Atualmente a comissão trata do RPP (Regime de Previdência Própria) e na última sexta (28) realizou audiência para debater o tema com os servidores municipais.
“Em nossa comissão tramitam projetos que influenciam diretamente na vida dos santa-cruzenses, por isso sempre realizamos audiências para ouvir a sociedade. Tenho uma responsabilidade dupla, em ser vereador e presidir essa comissão”. Pontuou Afrânio. A comissão ainda conta com os vereadores Fernando Aragão - PROS (secretário), Narah Leandro – PSB (relatora) e Helinho Aragão – PTB (suplente).