quarta-feira, 7 de outubro de 2009

História de Santa Cruz do Capibaribe


Sua história remonta a 1750, quando o português Antônio Burgos, que por recomendações médicas procurava um local que favorecesse sua saúde, construiu uma cabana de taipa para se alojar com sua família e escravos na confluência do rio Capibaribe com o riacho Tapera. O seu nome se origina da grande cruz de madeira que colocou em frente a uma capela que mandou construir próxima a sua casa, a partir da qual teve início o povoamento. O crucifixo é conservado até hoje na igreja matriz.

O distrito de Santa Cruz foi criado pela lei municpal nº 2, de 18-04-1892, subordinado ao município de Taquaritinga. Pelo decreto-lei estadual nº 952, de 31-12-1943, o distrito de Santa Cruz passou a denominar-se Capibaribe e o município de Taquaritinga a denominar-se Taquaritinga do Norte. Foi elevado à categoria de município com a denominação de Santa Cruz do Capibaribe, através da lei estadual nº 1818, de 29-12-1953, data anualmente comemorada.
Em 1953, Santa Cruz do Capibaribe de vila se tornou cidade. Como tantas que sobrevivem do feijão, milho e outras culturas de sobrevivência e já existindo as tradicionais colchas de retalhos, saiu da rotina, alguém de forma inteligente, ao separar os retalhos de tecidos, usou os de maior tamanho para confeccionar shorts, que desta forma, lhe daria mais lucro. A nova idéia se multiplicou em todas as costureiras da região e, por se tratar, na época, de algo reciclável, o preço daquele produto era irresistível, ganhando qualquer concorrência. Como o produto era de fácil venda, os homens se transformaram em mascates e percorreram inúmeras feiras do nosso nordeste, vendendo os produtos, enquanto as mulheres em casa, usando de criatividade, inovavam produzindo outros artigos de vestuário, como: saias, blusas, camisas, conjuntos infantis, anáguas e outras.

Nos anos 90, novos mercados eram conquistados, e se tornou O Maior Pólo de Confecções do Nordeste e hoje Santa Cruz do Capibaribe é uma cidade exemplo de empreendedorismo, trabalho e conquista.

Internet grátis para todos


A Prefeitura da cidade gaúcha de Campo Bom, a 70 km de Porto Alegre está oferecendo acesso grátis à internet sem fio para toda a população e até para a cidade vizinha. Em diferentes pontos da cidade onde foram implantadas 14 torres de distribuição de sinal e 72 pontos de acesso.
Para acessar a rede basta se cadastrar na prefeitura e pegar a senha. O acesso é oferecido 24h, todos os dias.

“É uma iniciativa exemplar, que sirva de exemplo não só para os municípios gaúchos, mas sim para todo território nacional.”

Vale salientar que a cidade de Campo Bom tem aproximadamente 60.000 habitantes o que deixa a dica para Santa Cruz do Capibaribe que tem cerca de 80.000.

Entrevista Coletiva

Acontecerá nesta sexta dia 09, uma entrevista coletiva que se realizará no prédio da Sispol, onde estarão presentes os responsáveis pela Controladoria Municipal, Procuradoria Municipal, Secretaria Municipal de Administração e Gabinete do Prefeito. A entrevista tem o objetivo de levar ao conhecimento da população, as razões dos atos administrativos desta Prefeitura quanto à redução do quadro de funcionários públicos municipais, bem como, a diminuição dos subsídios e vencimentos de secretários e demais cargos comissionados em atendimento ao princípio da legalidade contido na Lei de Responsabilidade Fiscal, Lei de Diretrizes Orçamentárias, em vista da necessidade de contenção de despesas por parte dessa administração.

Nós que fazemos o Blog Opinião e Jornal O Popular, marcaremos presença neste tão importante acontecimento.

Jornada Pró-infantil(secretaria de educação)‏


Nesta ultima terça-feira, a Jornada Mensal do Pró-infantil de Santa Cruz do Capibaribe. O evento foi realizado no CESAC durante tarde e Noite. Vala salientar que o pró-infantil é um projeto financiado pelo Ministério da Educação em parceria com as Secretarias Estadual e Municipal de Educação e que Santa Cruz é a cidade sede do Pró-infantil na região. O evento contou com professores e tutores e coordenadores do Pró-infantil na região.
Para Débora Kéti, articuladora pedagógica do pró-infantil, o Projeto é de extrema importância, pois vem profissionalizar os educadores infantis que não tem uma formação superior, mas que se encontra em sala de aula e a realização da jornada mensal faz com que se tenha uma visão de como o projeto está sendo realizado para que os frutos continuem sendo colhidos.

Informação errada ou tem gente fingindo ser o que não é?

Deu no Blog do magno:

Bom exemplo - O prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Toinho do Pará, agiu diferente dos seus colegas que fazem oposição com o fígado. Levou para Brasília seis dos 10 vereadores do município para fortalecer o pedido de empenhos de emendas, junto à bancada federal, no valor de R$ 12 milhões. As chances de resolver são maiores.

- Somando os parlamentares de Santa Cruz do Capibaribe, que foram a Brasília totalizaramos 4 sendo eles:

Ernesto Maia, Diogo Moraes, Deomedes Brito e Dr. Nanau.

Resta Saber o seguinte quem está se passando por vereador em Brasília ou qual a fonte que passou esta informação ao jornalista Magno Martins.

Atenção internautas

Mais de 30 mil contas de email do Google atacados

Google afirmou que seu correio eletrônico - o Gmail - foi alvo de "hackers" que usaram sites e endereços falsos para tentar obter informações pessoais dos usuários.

Nunca use seu email para envio de senhas bancarias.

O que acontece no mundo


Escritora atira no pai, erra e lamenta ter acertado no gato

Lisa Reardon já havia publicado três livros - todos eles a respeito de crimes, tratando de famílias complicadas, violentas, abuso infantil, adultério e alcooolismo. Apesar disso, sua vida era, na maior parte do tempo, uma vida normal.Isso até o mês passado quando ela surtou e, empunhando um rifle, atirou contra seu pai, em Ann Harbor, terra de Iggy Pop, em Detroit (EUA). Felizmente para o pai, Lisa é melhor escrevendo que atirando. Ele mal se feriu.


- Não acredito que errei. Nunca mais vou ter outra chance dessa, disse ela ao ser presa. Mesmo diante da possibilidade de passar o resto da vida na cadeia, Lisa lamenta mais não ter tido a oportunidade de enterrar seu gato, Godfrey, que tinha 17 anos e morreu logo depois dela ter sido presa.

Gato prova que tem sete vidas e sobrevive a flechada na cuca


Os gatos não se cansam de mostrar que realmente têm sete vidas. Mais um bichano sobreviveu após ter sido atingido por uma flecha. Depois de Marmite, no ano passado, Dave e Brownie, neste ano, foi a vez do pobre BC ser vítima de um caçador com o dedo torto.

O gatinho vive em Learned, uma pequena cidade no Mississipi, nos Estados Unidos. Ele estava passeando e praticava suas atividades felinas quando foi atingido por uma flecha na cabeça. O caçador procurava perus e veados – sem duplo sentido – mas acabou acertando o bichano.

O dono do gatinho, Randolph Henderson, também é caçador e ficou surpreso com a reação do animal.

- Eu fiquei assustado, mas o gato nem ligou. Ele saiu e foi tentar comer um pouco, mas a flecha não deixava a cabeça chegar ao pratinho de comida.

O veterinário que atingiu BC contou que a flecha atravessou o crânio, mas não atingiu o cérebro. O doutor aproveitou a internação para castrar o gatinho duplamente azarado.
R7

Joseilson Chagas na Vale






Hoje às 10:00 hrs na Rádio Vale do Capibaribe
Ronaldo Pacas e Melqui Lima
entrevistam
Joseilson Chagas
Abordaremos assuntos sobre o jornal O Popular
e os principais fatos da Politica local.
Não Percam...

Domingo da Garotada

Domingo (11) muita alegria e diversão irão tomar conta da sede social da AABB. Será realizado o Domingo da Garotada, um evento especial para comemorar o dia das crianças, a partir das 10h toda criança que seja sócia ou dependente está convidada a se divertir, com palhaços, pipoca, cama elástica, e muito mais.

Trânsito volta à pauta parlamentar


A demora para a municipalização do trânsito em Santa Cruz do Capibaribe e a falta de planejamento foram ressaltados pelo deputado Edson Vieira, do PSDB, em entrevista concedida ao programa Espaço Aberto, apresentado pelos radialistas Ney Lima e Silvio José.
O parlamentar elencou ações que tem realizado em busca de melhorias para o trânsito, apesar das dificuldades apresentadas devido ao seu alinhamento com a oposição ao governo do estado.
“Estamos atuando através de indicações para implantação de lombadas eletrônicas, sinalização semafórica, e programas de educação para o trânsito, mesmo sendo de oposição, trabalhamos naquilo que seja melhor para a população”, destaca Vieira.
O deputado realizou solicitações ao atual presidente do Detran, Manoel Marinho, com o objetivo de que Santa Cruz do Capibaribe receba total apoio logístico do estado para a municipalização do trânsito.
Outro problema apontado como crítico pelo deputado é a situação do perímetro urbano da PE-160. Conforme o parlamentar, está em busca de apoios para formação de uma frente de legislativa que atuará ligada diretamente à duplicação da via até o Moda Center Santa Cruz, aproveitando as obras de duplicação da BR-104, que estão inclusas no PAC, avaliadas em R$ 319 milhões.
Além da busca de ações, uma medida que já está em vigor é a lei do DPVAT, idealizada por Vieira, que torna obrigatória a inclusão de informações nos boletins de ocorrências para os usuários, com o propósito de excluir atravessadores no processo com a seguradora em eventuais acidentes de trânsito.


G2

Informe secretaria‏


No dia de ontem (06/10), o Secretário de Infraestrutura Galego de Mourinha esteve visitando as obras de reforma do Cemitério São Judas Tadeu, no bairro São Cristovão. Os serviços de limpeza e calçamento, no interior do mesmo, e de reforma da entrada principal serão concluídos ainda este mês, a fim de evitar transtornos aos visitantes durante o dia de finados.
O secretário também se mostrou sensibilizado com a situação das senhoras que trabalham aguando as plantas do cemitério, devido ao fato de elas terem que se deslocar para pegar água num único tanque existente no local, e prometeu envidar esforços para construir um reservatório maior com torneiras distribuídas em pontos estratégicos para melhorar o abastecimento no local e viabilizar o trabalho destas senhoras.