sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Video sobre campanha Ficha Limpa

Gráfica Plural nega responsabilidade no vazamento da prova do Enem 2009

SÃO PAULO - A direção da Gráfica Plural, em São Paulo, responsável pela impressão das provas do Exame Nacional do Ensino Médio 2009 (Enem), acaba de divulgar nota em que nega ter responsabilidade no vazamento das provas, que levou ao cancelamento do exame que aconteceria neste final de semana em todo o país, com a participação de mais de 4 milhões de alunos. Na nota, a gráfica diz que todos os profissionais envolvidos na operação, inclusive "impressores que trabalharam em máquinas e os profissionais de acabamento, assinaram termo de responsabilidade de sigilo e declaração de não participação deste certame do Enem". Segundo a gráfica, onde é impresso o jornal "Folha de S. Paulo", o processo de impressão da prova demorou 36 dias e foi finalizado no último dia 29.

'As áreas de equipamentos de impressão e acabamento foram isoladas, com acesso restrito e utilização de detector de metais. todo resíduo industrial de impressão foi triturado na presença de representantes do consórcio escolhido pelo MEC para a impressão das provas. As matriza de produção foram embaladas, lacradas em caixas e entregues aos representantes do consórcio', diz a nota da Plural. A empresa diz que está disposta a colaborar no esclarecimento dos fatos e diz que pode 'entregar os 122 DVDs com imagens da operação da produção das provas nas suas diversas fases'. A gráfica esclarece que foi contratada pelo Consórcio Nacional de Avaliação e Seleção (Connasel) para 'impressão e acabamento de 2 provas, cada uma delas em diferentes versões, num total de aproximadamente 9,4 milhões de exemplares'. Ainda segundo a nota da Plural, pelo contrato, a empresa iria imprimir as provas, grampeá-las e intercalar as diferentes versões em lotes, para posterior embalagem em caixas separadas por Estado. Não coube à Plural a separação das provas por escolas e salas de provas', diz a nota, acrescentando:

'A equipe de segurança do consórcio acompanhou, 24 horas por dia, todo o processo produtivo, inclusive a guarda de produtos semi-acabados, em áreas especialmente determinadas para esse fim', garantindo não ser de responsabilidade da gráfica o transporte e a distribuição das provas.

Fonte: Globo.com

O dia "D"

Nesta sexta-feira (02), será realizado um mutirão marcando o Dia ‘D’ da 2ª etapa do projeto Sistema de Monitoramento e Controle Populacional do Aedes aegypti, em Santa Cruz do Capibaribe. A ação - que tem como principal objetivo reduzir o índice de infestação do mosquito transmissor da dengue no município - terá início às 10h na Escola Sevy Barros, no bairro Santa Tereza.

No local, serão entregues à população mil e cem ovitrampas de controle, que foram doadas pelo Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães (CPqAM), para serem instaladas nas áreas de foco do mosquito.
Esse projeto é desenvolvido por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz, em parceria com a Prefeitura da cidade, Câmara de Vereadores, Secretarias Municipais de Saúde e Educação e Secretaria Estadual de Saúde.
O evento contará com a presença de autoridades, pesquisadores do CPqAM, técnicos e demais profissionais da Secretaria Estadual de Saúde, além de diretores, professores e alunos da rede municipal de ensino.