terça-feira, 1 de maio de 2012

Santa Cruz do Capibaribe é referência em vacinação em Pernambuco



A Secretaria de Saúde de Santa Cruz do Capibaribe inaugurou no último dia 27, um novo espaço para o setor de vacinação, que funciona na Policlínica, ao lado do Hospital Materno Infantil. Na ocasião, a diretora do PNI, Gilvânia Maria, apresentou a nova aquisição do departamento: um moderno refrigerador, adquirido para conservar as vacinas utilizadas no Hospital Raymundo Francelino, no Materno Infantil, na Policlínica e nos postos de saúde da família.
“O programa de vacinação do município é um dos mais eficazes de Pernambuco, aqui disponibilizamos uma quantidade muito grande de vacinas, inclusive algumas raras, por isso precisávamos de uma melhor estrutura de acondicionamento das vacinas, além da ampliação do espaço físico do departamento, pois atendemos uma grande quantidade de pessoas outras cidades", afirmou Izalta Lopes, secretária de Saúde do município.
Para a coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI), Gilvânia Maria, as mudanças representam um grande avanço. “Temos contribuído de forma decisiva para a promoção da saúde no município Santa Cruz do Capibaribe, que hoje é referência na IV GERES. Temos todos os tipos de vacinas, tanto nos hospitais quanto nos dezoito PSF’s. Estamos rigorosamente dentro dos parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde”.
O ex-chefe de gabinete da Prefeitura Municipal, Carlos Lisboa, presenciou o ato de inauguração do novo espaço e elogiou o trabalho desenvolvido pela equipe. Lisboa foi secretário de saúde no último mandato de José Augusto Maia e conhece de perto a realidade da pasta. “Com 44 anos do Programa Nacional de Imunização pelo Ministério da Saúde, Santa Cruz do Capibaribe se destaca por ultrapassar em mais de 18% a meta estabelecida na aplicação de vacinas em crianças e adultos. Outro aspecto positivo é o mesmo tratamento dado ao teste do pezinho, por mim implantado quando fui secretário de saúde. Fico muito feliz em ver a seriedade do trabalho de todos na Secretaria de Saúde”, finalizou Lisboa.

Técnicos aceleram trabalho na PE-160



Técnicos da empresa vencedora da licitação para duplicação da PE-160, Norte Consult, estiveram percorrendo o trecho urbano de Santa Cruz do Capibaribe para o estudo topográfico do projeto. Ao final dos trabalhos, serão realizados três relatórios que serão enviados ao governador Eduardo Campos, em meados de maio.

Com a presença dos técnicos, o  deputado Edson Vieira (PSDB) está satisfeito com o andamento da obra. “Muitos torcem para que a duplicação da PE-160 não saía do papel, fazendo uma política do atraso e do quanto pior melhor. Estes mesmos que duvidam, amanhã vão ter que reconhecer o nosso trabalho pois o cronograma da obra está em dia, etapa por etapa está sendo realizada”,colocou.

Deputado Diogo Moraes presente no aniversário de São Bento do Una



A convite do prefeito Pe. Aldo Mariano (PMDB) e do presidente da câmara André Valença (PSB), o deputado Diogo Moraes (PSB) participou das comemorações dos 152 anos de São Bento do Una.

As 7h Moraes participou da Missa de Ação de Graças, em seguida do hasteamento dos Pavilhões e do desfile das escolas municipais e da 10ª Companhia de Engenharia e Combate. Sob sol forte, Moraes discursou para milhares de moradores sobre o novo tempo que São Bento vive, e como o Pe. Aldo foi fundamental para esse bom momento da cidade. “Ele é um administrador competente, a prova disso são seus índices de aprovação, o povo está satisfeito com essa fase em São Bento”, afirmou.



Um bolo gigante marcou a passagem da data, foram convidados para partir o bolo Diogo, Pe. Aldo e André Valença.

Dia do Trabalhador

Aos trabalhadores de Santa Cruz do Capibaribe. Uma homenagem em literatura de cordel.

Dia daquele que trabalha

De quem é trabalhador
De quem labuta na vida
Com todo o seu esplendor
Dia primeiro de maio
Merece ter seu valor.


Feliz daquele que tem 
Onde possa trabalhar
Que doa um pouco de si
E faz algo funcionar
E o melhor é quem trabalha
Para o outro ajudar.


Labuta no dia a dia

Garantindo o rendimento.

Há trabalho voluntário,
Precioso servimento.

Quem trabalha no que gosta
Consegue ser cem por cento.




Todos os trabalhadores
Respeitados hoje, são
Alegres por ter um dia
Bom pra comemoração
Andam em sua direção
Lazer, em vez de trabalho
Hora de ter um atalho
Onde não pedem permissão.


Anne Karolynne Santos de Negreiros
Enfermeira e cordelista

Dia do Trabalhador

1º de Maio: Dia de festa para o Trabalhador


Quem faz do trabalho um prazer na vida, vê que só tem a lucrar, pois além de manter-se com orgulho e honestidade, não tem vontade, nem tempo para a ociosidade, que quase sempre leva a maus hábitos.

Parabéns a você Trabalhador!

Do vereador e amigo Zezin Buxin

1º de Maio: Dia Internacional do Trabalho


Hoje em quase todo o mundo celebra-se o Dia Internacional dos Trabalhadores. A origem desta comemoração está ligada ao assassinato, tortura e prisão de trabalhadores que decretaram uma greve geral na cidade de Chicago, um dos principais polos industriais dos Estados Unidos, palco de grandes lutas operárias. Em 1º de maio de 1886, eles lutavam por melhores salários e condições de trabalho e pela redução da jornada de trabalho de 13 horas para 8 horas diárias, quando foram brutalmente reprimidos.
Aqui no Brasil, a data foi oficializada em 1º de maio de 1925, pelo então presidente Getulio Vargas. Hoje todas as conquistas no campo do trabalho foram fruto das históricas lutas dos trabalhadores da cidade e do campo. Frente à expansão tecnológica, às novas formas de exploração do capital sobre o trabalho e às sucessivas crises do modo de produção capitalista no mundo, quanto maior for o nível de conscientização e organização dos trabalhadores, maiores serão as possibilidades de manutenção e aplicação de conquistas, sobretudo a garantia do trabalho (emprego).
Neste marcante dia da história da humanidade deixo meu abraço fraterno aos trabalhadores de Santa Cruz do Capibaribe e do mundo.

Baixe camisa verm.jpg (54,7 KB)
Abraço fraternal, Carlos Lisboa

Projeto promove casamento coletivo e beneficia cônjuges da Zona Rural de Santa Cruz



O último dia 27 de abril marcou a vida de 12 casais que puderam oficializar a sua união perante a lei, através do programa gratuito de oficialização de casamentos da comunidade, idealizado pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Cruz do Capibaribe. O Juiz de Direito da Segunda Vara Civil de Santa Cruz do Capibaribe, Paulo César, em conjunto com a tabeliã do Cartório Civil Alice, celebrou o casamento civil dos noivos que receberam suas certidões de casamento, numa cerimônia simples e emocionante ao lado de suas testemunhas e familiares na Capela de Santo Antônio, localizada na Vila de Poço Fundo.
A parceria entre a Câmara Municipal de Vereadores e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais possibilitou a realização do primeiro casamento coletivo gratuito para população e contemplou moradores da Vila do Pará e de Poço Fundo. “Me sinto orgulhoso de ter contribuído para que esse programa pioneiro se concretizasse e permitisse que mais de 10 lares saíssem da informalidade diante da lei”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal, Francisco Ricardo.           
Dentre os contemplados pelo projeto, estão o casal da Vila do Pará Bento Correia, 86 anos e Severina Costa, 62 anos que moravam juntos há 25 anos e não tinham sua certidão de casamento, “estou muito feliz por ter me casado, nunca é tarde para realizar esse sonho, exclamou Severina.
De acordo com o Presidente da Sindicato, Val de Poço Fundo, mais dez casamentos já estão programados para o mês de maio, e dessa vez o local será a Vila do Pará.
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Vereadores

Dia do Trabalhador


Dia do Trabalhador