sexta-feira, 13 de março de 2015

Primeiro Motocross da Moda agita Santa Cruz do Capibaribe e região‏


Agitação, adrenalina, manobras radicais, ultrapassagens e muitas disputas são esperadas para o Primeiro Motocross da Moda em Santa Cruz do Capibaribe. Com participação de pilotos de todo país a corrida promete agitar a cidade e região neste próximo final de semana. 
O evento será realizado no Campo Municipal, Ari Barbosa de Lima (Arizão), na noite deste sábado (14) e todo o domingo (15). A corrida conta com apoio da prefeitura de Santa Cruz, através da Gerência de Esportes.
“Para a realização do Primeiro Motocross da Moda a prefeitura está disponibilizando iluminação nos dias de treino e competição, além de toda estrutura do campo municipal para realização da corrida. Nos dias do evento teremos a presença da Guarda Municipal dando apoio à segurança e fazendo o isolamento da área, teremos também ambulância com enfermeiro, prontos para qualquer emergência”, falou Rubens Monteiro, Gestor de Esportes.
Rubens Monteiro falou que o barro e a areia usados no Motocross serão reutilizados na melhoria do piso do campo municipal. “Contratamos um engenheiro para avaliar o piso do Arizão (campo municipal), o barro e areia vão servir tanto para a pista de Motocross, quanto na melhoria do piso do campo”.
“Agradeço todo o apoio da prefeitura de Santa Cruz para a realização do 1º Motocross da Moda, toda a infraestrutura para a realização da corrida a prefeitura nos cedeu, certamente sem a colaboração da prefeitura não haveria corrida”, falou Roberto Queiroz, coordenador do Primeiro Motocross da Moda.
No sábado à noite serão realizadas cinco provas, Convidados, Trilheiros, CG Pró, Local e Batom (categoria feminina). No domingo teremos mais 10 categorias, Mirim 65, Júnior 85, CRF Intermediário, Nacional Open, Nacional Pró, CRF 230, MX Open, MX Pró, Mx Amador e 125 a 200 CC.

6º Pedale e Plante reúne ciclistas de todas as idades‏


Projeto que une prática esportiva e sustentabilidade, a sexta edição do Pedale e Plante ocorrida na noite da última quinta-feira (12), contou com a participação de adultos, jovens e crianças, e brindou a cidade de Santa Cruz do Capibaribe com o plantio de doze caibeiras (ipês amarelos).
 Iniciada em 2013, a ação conjunta da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Meio Ambiente por meio da Gerência de Meio Ambiente com o Movimento BBIKE40 já plantou cerca de 30 árvores por vários pontos da cidade e de acordo com o Gestor de Meio Ambiente, Pablo Ricardo, até o final de 2015, a meta é chegar ao plantio de 100 árvores.  
“Chegamos à sexta edição de um projeto que é sucesso, a gente vê pessoas de todas as idades participando do Pedale e Plante que vem semeando a semente da sustentabilidade, o que nos deixa muito satisfeitos, pois sabemos que cuidar do meio ambiente e cuidar da cidade é a melhor forma da gente cuidar de si e cuidar de todos”, ressaltou Bruno Bezerra, secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Meio Ambiente.
O percurso iniciado na avenida 29 de Dezembro chegou a avenida Teonilo Silvestre e contou com ciclistas que demonstraram muita animação e satisfação de levar mais verde para a cidade.
“O projeto é uma junção de bicicleta com árvores, dois símbolos que representam muito bem a saúde e a sustentabilidade, é gratificante para todos nós ver as árvores que foram plantadas no nosso projeto”, contou Zena Rocha, integrante do Movimento BBIKE40. 
Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Santa Cruz do Capibaribe, Valdir Oliveira, que já participou de quatro edições do Pedale e Plante, deixar a cidade mais verde também influencia na questão comercial. "Se a cidade ficar mais bonita o turista que nos visitar vai achar a cidade mais aconchegante, vai voltar e indicar para outras pessoas, e consequentemente o comércio vai vender mais", disse. 

Ascap realiza curso de Legislação Trabalhista de 24 a 27 de março‏


Conselho Tutelar de Santa Cruz do Capibaribe recebe kit de equipamentos


Cinco computadores, uma impressora multifuncional, um refrigerador, um bebedouro e uma brinquedoteca. Foi este kit de equipamentos que a Prefeitura em parceria com a Câmara Municipal, através de emendas do então deputado Paulo Rubem, entregou na manhã desta sexta-feira (13), ao Conselho Tutelar de Santa Cruz do Capibaribe.
A cerimônia de entrega contou com a participação do prefeito Edson Vieira, presidente da Câmara de Vereadores, Afrânio Marques, Secretários de governo e conselheiros Tutelares, além da presença dos vereadores Dida de Nan, Junior Gomes, Narah Leandro, Ronaldo Pacas e Luciano Bezerra.
Para o presidente da Câmara, professor Afrânio Marques, a entrega destes equipamentos é um marco na história do Conselho Tutelar, desde a sua implantação na cidade. “Eu me sinto muito feliz de fazer parte de um grupo que realmente quer cuidar bem das pessoas, porque isso demonstra a nossa união em prol da sociedade. Quando a gente se une para realizar um evento como este, entrega de equipamentos para dar suporte do Conselho Tutelar trabalhar, nós consequentemente, estamos dando um respaldo a população que será melhor atendida por este Conselho”, disse o presidente Afrânio, que complementou seu discurso parabenizando ao prefeito Edson Vieira pela sensibilidade que ele tem em promover ações, junto a toda equipe em benefício de Santa Cruz do Capibaribe.

Procon de Santa Cruz do Capibaribe fará programação alusiva ao Dia do Consumidor


Na próxima segunda-feira, 16 de março, a unidade do Programa de Proteção ao Consumidor – PROCON de Santa Cruz do Capibaribe irá realizar uma ação comemorativa ao Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, celebrado anualmente no dia 15 de março. 
Um Balcão de Informações sobre os direitos do consumidor será montado na Avenida 29 de Dezembro, ao lado da Igreja São Cristóvão, e a partir das 9h, uma equipe de plantão irá conscientizar, passar informações, realizar encaminhamentos e distribuir panfletos educativos para às pessoas que se dirigirem ao local.   
O objetivo do evento é fazer uma ação de conscientização sobre os direitos básicos de cada consumidor, para que a partir do momento que ele tiver algum problema, saiba tomar as providências necessárias para garantir seus direitos. 
“Estaremos comemorando o Dia do Consumidor fazendo esse Balcão de Informações para levar ao conhecimento do consumidor alguns dos seus direitos básicos, muitas vezes desconhecidos, bem como, realizando encaminhamentos para solução de possíveis problemas”, informou a coordenadora do Procon de Santa Cruz do Capibaribe, Suzana Oliveira.
O evento será uma ação conjunta do Procon Pernambuco e unidade do Procon de Santa Cruz do Capibaribe. 

Secretaria de Educação promove audiência pública do Plano Municipal de Educação‏


A Secretaria de Educação de Santa Cruz do Capibaribe realizou na manhã desta quinta-feira (12), no auditório da Câmara de Vereadores, a terceira audiência pública sobre o Plano Municipal de Educação que tem como objetivo estabelecer as metas no setor para os próximos 10 anos. O tema debatido foi o Ensino Fundamental, através das metas 2 e 7.
A meta 2 consiste em universalizar o ensino fundamental para toda a população de 6 a 14 anos e garantir que pelo menos 95% dos alunos concluam esta etapa na idade recomendada. Já a meta 7, busca fomentar a qualidade da educação básica em todas as etapas e modalidades, melhorando o fluxo escolar e aprendizagem.
“Estamos construindo o Plano Municipal de Educação, tarefa difícil, porém gratificante e de suma importância para o futuro de nossas crianças, jovens e adolescentes, para isso contamos com a colaboração de varias entidades, professores, gestores e do público, pois juntos vamos fazer uma educação voltada para todos”, disse Joselito Pedro, Secretário de Educação.
O próximo encontro do Plano Municipal de Educação será no dia 26 de março, na plenária da câmara de vereadores.

Secretaria de Saúde realiza jornada municipal de prevenção das DST/HIV/ AIDS


A secretaria municipal de Saúde de Santa Cruz do Capibaribe, em parceria com a secretaria Estadual de Saúde, realizou nesta quinta feira 11/03 a semana municipal de prevenção as DST/AIDS. As palestras foram ministradas pelo médico Dr. François Figueirôa e Bethânia Cunha, responsável pelas políticas públicas estaduais de DST/AIDS.
O objetivo do evento foi debater e reforçar a capacitação dos agentes de saúde do município, como a sociedade em geral de como se prevenir sobre DST/HIV/AIDS e Hepatites, onde discutiram formas de realizar ações de combate ao crescente número de casos de HIV em todo Brasil. A jornada teve programação simultânea na câmara de vereadores e no auditório da secretaria de educação na parte da manhã.
Na ocasião estiveram presentes diretores, técnicos de enfermagem, secretário de saúde, secretária de inclusão social, de articulação política, sociedade, enfermeiros, médicos e representante do Conselho Tutelar. No auditório da Câmara de Vereadores a palestra iniciou as 9h00 e foi direcionada aos agentes comunitários de saúde, agentes de endemias, auxiliares de enfermagem e auxiliares de cirurgião dentistas, na intensão de conscientizar e realizar uma atualização em prevenção das doenças sexualmente transmissíveis. 
No período da tarde, foi promovida palestra realizada no auditório da secretaria de Educação, direcionada para lideranças comunitárias, secretários da prefeitura, conselhos municipais e toda a sociedade civil organizada. Em Pernambuco, mais de 2 mil pessoas são infectadas por ano, e 500 casos de morte por AIDS por ano no estado, um número que vem crescendo. Esses são números de pessoas que buscam tratamento, existem pessoas contaminadas que não sabem, por isso a importância de fazer o teste de HIV.

Casa das Juventudes receberá curso de Libras


A partir do próximo sábado (14), a Casa das Juventudes de Santa Cruz do Capibaribe estará recebendo o Curso Básico de Libras.
Os interessados deverão realizar suas inscrições na Casa das Juventudes, localizada na Rua São Paulo, nº 711, no horário das 8h às 13h.  
A formação gratuita terá duração de três meses e será ministrada pela professora Especialista em Libras das redes municipal e estadual de ensino, Janiele Espíndola.
As aulas acontecerão todos os sábados das 15h às 17h e terão vagas direcionadas para alunos a partir de 15 anos que ao final do curso receberão certificado.
“Toda a população está convidada para participar da aula inaugural do curso de Libras, no próximo sábado. Mesmo quem não está inscrito no curso pode comparecer para conhecer um pouco da linguagem de sinais”, ressaltou o coordenador da Juventude Valtency Vasconcelos. "É com muita satisfação que oferecemos esse curso que fortalecerá ainda mais a proposta inclusiva do projeto Casa das Juventudes", finalizou.