sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Jornalista BORIS CASOY mostra sua falta de humildade



Lamentamos ver vários absurdos como este ficarem impunes no Brasil

Nota do Síndico‏

Eu gostaria de fazer um resumo de tudo o que aconteceu até hoje no que se refere ao Moda Center sobre reajuste de taxas de condomínio, duas Assembléias tumultuadas, troca de acusações nos blogs entre Moda Center, entidades ligadas à confecção e um partido político:

1º - Se você observar com os olhos da consciência e da sensatez, vai ver que, o que nossa Diretoria tem feito até o momento é melhorar os estacionamentos, equipar o Parque com lixeiras e reformas gerais dos sanitários e prédios internos. Com os aportes advindos da segunda etapa, fizemos as coberturas dos vãos centrais e marquises de frente e laterais de proteção para chuva e sol, combate permanente aos vendedores irregulares nos estacionamentos e dormitórios do Parque. Por fim, a grande campanha publicitária que, com certeza, foi a maior de nossa história em recursos, área de cobertura e número de sacoleiras e compradores, que neste final de ano invadiram o nosso Parque, comprando à vista aos nossos condôminos, permitindo o melhor final de ano de todos os tempos.

2º - Todas estas ações, obras e serviços tornaram nosso Parque mais limpo, mais seguro, mais organizado e mais competitivo, inclusive, dando uma queda muito grande no nosso maior concorrente: Caruaru.

O que nos deixa tristes e perplexos é que algumas entidades, que ganham e lucram, diretamente com o sucesso e o crescimento do Moda Center, ao invés de contribuir e ajudar esta Diretoria para que possamos investir mais, fazermos mais propaganda e zelarmos pelo nosso Parque, façam o contrário, se deixando envolver ou dar ouvidos a uma tal de ASPROMOC e alguns políticos fracassados, junto a uma oposição esdrúxula, decadente, arcaica e atrasada, que nada fez até hoje, senão participar de campanhas contra o Parque, com denúncias infundadas, que paralisaram por um ano a construção do Moda Center.

Não sou o mais correto de todos, o mais sábio e infalível. Sou passivo de erros e acertos. Tenho alegrias, como também tristezas. Apenas com relação ao Moda Center todos sabem e vivenciaram a minha luta e dedicação, para que este gigante fosse erguido e mudasse a vida dos santacruzenses para melhor. Neste tempo todo, nunca vi um elogio por parte da CDL e muito menos da Ascap, por tudo o que foi feito para colocar a nossa cidade, como destaque de empreendedorismo e exemplo nacional de desenvolvimento econômico, assim como, as ações da diretoria do Moda Center, citadas acima, que tanto vem contribuindo para este crescimento.

E o quê pude observar, até agora, vindo destas entidades: Da Aspromoc, junto com um partido de políticos decadentes, foram campanhas destrutivas, algazarras, vandalismo e tumulto, coisa de quem nunca aceitou o sucesso do Moda Center. Da CDL, foi divulgar a entrevista de uma condômina em seu site, que também por motivos políticos e ódio pessoal se mostrou contra o reajuste, usando como argumento mentiras e falsas informações, especialmente sobre a segurança do parque, tentando destruir a imagem do Moda Center. Da Ascap, mesmo tendo recebido ajuda financeira do Moda Center, na última assembléia seu presidente se colocou de forma irresponsável. Ao lado dos que lá estavam só para vaiar e tumultuar, usou de fisiologismo ao perguntar se os condôminos queriam propaganda de graça, só para ganhar aplausos.

Não é possível que alguém ou entidade, ache que uma empresa tão grandiosa como o Moda Center, localizada numa área de 32 hectares, com 80 mil m² de área coberta, com 4 praças de alimentação, 6 baterias de sanitários, 6.200 boxes, 528 lojas, estacionamento para 4 mil veículos, 16 dormitórios, que recebe um publico, entre vendedores e compradores, de aproximadamente 30 mil pessoas por semana, consumindo energia, água, material de limpeza, material de expediente, manutenções, cerca de 260 funcionários que receberão mais um aumento salarial neste mês, tenha condições de passar mais de um ano, com tudo tendo seus aumentos e consiga sobreviver sem que haja um reajuste para poder enfrentar e dar as condições necessárias de perfeito funcionamento do parque, para todos que o utilizam, vendendo ou comprando.

Será que nestas entidades, que hoje apóiam os que não aceitam o reajuste, têm condições em suas organizações de manter suas administrações, por mais de um ano, sem reajustes? Será que lá não tem aumento salarial? Não gastam energia, água, material de limpeza, telefone e outros custos operacionais?

Finalizo afirmando a todos que esta Diretoria tem se esforçado ao máximo para o bom andamento do nosso parque. Depois de um ano de nossa administração podemos contabilizar um crescimento em todos os sentidos, inclusive prestando contas mensalmente aos condôminos e, além da nossa organização, que vem atendendo aos que compram e vendem no nosso parque, a maior de todas as conquistas, o aumento muito acima do normal de novas sacoleiras e compradores em potencial.

Meu recado para as entidades é que não guardo rancor ou ressentimentos e que a nossa diretoria sempre esteve e estará aberta, para aceitar propostas e sugestões, desde que sejam respeitosas, construtivas e contribuam para o crescimento e desenvolvimento do nosso Moda Center.

Gostaria também de dizer que não fui o único a lutar, junto comigo está uma Diretoria de homens e mulheres aguerridos, que se dedicam gratuitamente o tempo inteiro e uma equipe de funcionários e trabalhadores que, dia e noite, lutam e se dão as mãos para atender, da melhor forma, a todos os que utilizam este grande empreendimento.


José Augusto Maia

Nota do Moda Center

Como é fácil distorcer as coisas


Que houve pressão dos presidentes das entidades Ascap e CDL, houve. Eles defenderam o projeto e pressionaram a diretoria, alegando que o Moda Center tinha responsabilidade com a economia da cidade, afirmação que nem é preciso comentar. A Diretoria tem apoiado eventos e atletas das mais variadas formas, justamente por entender que o Moda Center tem esta responsabilidade com a sociedade santacruzense.


Segundo o projeto das entidades, apresentado no ano passado, o valor inicial era de R$20 mil reais. Está em Ata de Reunião da Diretoria, a apresentação do pedido e a decisão de liberar R$15 mil reais, valor que eles resolveram aceitar muito a contragosto.


Quanto à acusação de que houve chantagem por parte do síndico, para que eles apoiassem a intenção de aumentar o condomínio, o próprio patrocínio fala por si ou será que o síndico, se estivesse chantageando, iria pagar antes de receber o benefício? O que o sindico disse, foi: “Estamos passando por dificuldades financeiras, precisamos realizar uma campanha publicitária e podemos contar com o apoio de vocês? As entidades podem nos apoiar, para conseguirmos o aumento?”


A resposta de Walmir e Fábio foi curta e grossa: “Não temos nada a ver com o condomínio, as entidades não têm como participar disso. Este é um problema de vocês e que vocês devem resolver”.


Interessante:

1º- O Moda Center possui cerca de 700 lojas. Destas, uma grande parte é associada da CDL e da Ascap. Precisa dizer mais alguma coisa ou as entidades só têm responsabilidade com os lojistas e confeccionistas do centro da cidade?

2º- Do patrocínio a Ascap precisava, mas zelar pelo crescimento econômico e ajudar com responsabilidade o Moda Center não?

3º- Porém, uma vez mais caíram em contradição, ao afirmarem que não podiam interferir nas decisões do Parque.

No dia 02 de Outubro do ano passado, o Blog da CDL publicou uma nota sob o título “Polêmica no reajuste condominial do Moda Center” (Veja em: http://blogdacdlscc.blogspot.com/2009/10/polemica-no-reajuste-condominial-do.html), divulgando uma entrevista de uma senhora chamada Aríete Neves, contrária ao aumento do condomínio, numa clara intenção de contrapor os interesses do Moda Center e uma matéria inegavelmente politiqueira.

4º- Nunca houve tal tentativa de chantagem, apenas pedimos apoio no reajuste, porque achávamos que a Ascap e a CDL eram isentas de movimentos politiqueiros. Se o síndico quisesse mesmo chantagear as entidades, o Moda Center não teria pago antecipadamente o patrocínio do evento, ou estou errado?

5º- A aprovação de verba para o tal Guia de Compras, ou para qualquer outro patrocínio, sempre é feita dentro de uma reunião de diretoria, com todos os presentes votando e não como decisão unilateral do sindico, isto não acontece no Moda Center.

6º- A tal exigência, da qual a diretoria não abriu mão, para que os compradores da Rodada de Negócios visitassem o Moda Center, tinha e tem por finalidade, prestar contas de que as verbas estão sendo bem aplicadas e, sempre que possível, proporcionar negócios aos condôminos.

7º- O presidente da Ascap ainda se refere à exigência, assim: “Agora ele (O síndico) foi quem exigiu que os compradores fossem visitar o escritório dele para ouvir toda a sua história, atrapalhando as compras”.

Mas espera ai, a visita não era para o síndico, era para o Parque e a promessa do presidente da Ascap, era de que viriam mais de 100 compradores e que eles visitariam o Moda Center por dois dias.

Isto nunca aconteceu, apenas cerca de 10 pessoas compareceram, após muito esforço de uma senhora da organização, a pedido do sindico José Augusto Maia, para pelo menos justificar o patrocínio. Inclusive, o presidente da Ascap sequer apareceu no Parque, talvez envergonhado pela falha ou porque estava ocupado demais com a Rodada de Negócios.

E mais, a história do Parque precisa ser divulgada, por ser único, moderno, exemplo nacional e que mudou para melhor a economia do município e toda a região.

O que ficou de todo este polêmico caso, foi a sensação de que a organização da Rodada de Negócios, jamais demonstrou o mínimo de preocupação em retribuir o patrocínio conforme estava prometido, eles queriam só o dinheiro.

Então, houve ou não houve descaso com os condôminos do Moda Center?

8º- Quanto à não interferência alegada pelos responsáveis das entidades CDL e Ascap, ficam duas perguntas:

1ª) Por que a CDL publicou aquela entrevista, interferindo diretamente nos interesses do Moda Center, se disseram que era um assunto interno do Parque e por isso, não poderiam apoiar à diretoria?

2ª) Usando o mesmo tratamento, por que a CDL não se manifestou contra as falhas cometidas pela Ascap durante a realização da Rodada de Negócios?

Ou seja, se é para prejudicar um adversário eu me manifesto, agora se vai prejudicar um aliado eu me calo. Depois dizem que não fazem política.

9º- Finalmente, para quem possa pensar que exista política ou politicagem nas decisões da diretoria, pode tirar o burro da chuva. Já patrocinamos eventos e atletas, sem importar se eram do lado “A”, “B” ou “C”. O caso em pauta é a maior prova disto.


Guaraci Baldi