Como é fácil distorcer as coisas
Que houve pressão dos presidentes das entidades Ascap e CDL, houve. Eles defenderam o projeto e pressionaram a diretoria, alegando que o Moda Center tinha responsabilidade com a economia da cidade, afirmação que nem é preciso comentar. A Diretoria tem apoiado eventos e atletas das mais variadas formas, justamente por entender que o Moda Center tem esta responsabilidade com a sociedade santacruzense.
Segundo o projeto das entidades, apresentado no ano passado, o valor inicial era de R$20 mil reais. Está em Ata de Reunião da Diretoria, a apresentação do pedido e a decisão de liberar R$15 mil reais, valor que eles resolveram aceitar muito a contragosto.
Quanto à acusação de que houve chantagem por parte do síndico, para que eles apoiassem a intenção de aumentar o condomínio, o próprio patrocínio fala por si ou será que o síndico, se estivesse chantageando, iria pagar antes de receber o benefício? O que o sindico disse, foi: “Estamos passando por dificuldades financeiras, precisamos realizar uma campanha publicitária e podemos contar com o apoio de vocês? As entidades podem nos apoiar, para conseguirmos o aumento?”
A resposta de Walmir e Fábio foi curta e grossa: “Não temos nada a ver com o condomínio, as entidades não têm como participar disso. Este é um problema de vocês e que vocês devem resolver”.
Interessante:
1º- O Moda Center possui cerca de 700 lojas. Destas, uma grande parte é associada da CDL e da Ascap. Precisa dizer mais alguma coisa ou as entidades só têm responsabilidade com os lojistas e confeccionistas do centro da cidade?
2º- Do patrocínio a Ascap precisava, mas zelar pelo crescimento econômico e ajudar com responsabilidade o Moda Center não?
3º- Porém, uma vez mais caíram em contradição, ao afirmarem que não podiam interferir nas decisões do Parque.
No dia 02 de Outubro do ano passado, o Blog da CDL publicou uma nota sob o título “Polêmica no reajuste condominial do Moda Center” (Veja em: http://blogdacdlscc.blogspot.com/2009/10/polemica-no-reajuste-condominial-do.html), divulgando uma entrevista de uma senhora chamada Aríete Neves, contrária ao aumento do condomínio, numa clara intenção de contrapor os interesses do Moda Center e uma matéria inegavelmente politiqueira.
4º- Nunca houve tal tentativa de chantagem, apenas pedimos apoio no reajuste, porque achávamos que a Ascap e a CDL eram isentas de movimentos politiqueiros. Se o síndico quisesse mesmo chantagear as entidades, o Moda Center não teria pago antecipadamente o patrocínio do evento, ou estou errado?
5º- A aprovação de verba para o tal Guia de Compras, ou para qualquer outro patrocínio, sempre é feita dentro de uma reunião de diretoria, com todos os presentes votando e não como decisão unilateral do sindico, isto não acontece no Moda Center.
6º- A tal exigência, da qual a diretoria não abriu mão, para que os compradores da Rodada de Negócios visitassem o Moda Center, tinha e tem por finalidade, prestar contas de que as verbas estão sendo bem aplicadas e, sempre que possível, proporcionar negócios aos condôminos.
7º- O presidente da Ascap ainda se refere à exigência, assim: “Agora ele (O síndico) foi quem exigiu que os compradores fossem visitar o escritório dele para ouvir toda a sua história, atrapalhando as compras”.
Mas espera ai, a visita não era para o síndico, era para o Parque e a promessa do presidente da Ascap, era de que viriam mais de 100 compradores e que eles visitariam o Moda Center por dois dias.
Isto nunca aconteceu, apenas cerca de 10 pessoas compareceram, após muito esforço de uma senhora da organização, a pedido do sindico José Augusto Maia, para pelo menos justificar o patrocínio. Inclusive, o presidente da Ascap sequer apareceu no Parque, talvez envergonhado pela falha ou porque estava ocupado demais com a Rodada de Negócios.
E mais, a história do Parque precisa ser divulgada, por ser único, moderno, exemplo nacional e que mudou para melhor a economia do município e toda a região.
O que ficou de todo este polêmico caso, foi a sensação de que a organização da Rodada de Negócios, jamais demonstrou o mínimo de preocupação em retribuir o patrocínio conforme estava prometido, eles queriam só o dinheiro.
Então, houve ou não houve descaso com os condôminos do Moda Center?
8º- Quanto à não interferência alegada pelos responsáveis das entidades CDL e Ascap, ficam duas perguntas:
1ª) Por que a CDL publicou aquela entrevista, interferindo diretamente nos interesses do Moda Center, se disseram que era um assunto interno do Parque e por isso, não poderiam apoiar à diretoria?
2ª) Usando o mesmo tratamento, por que a CDL não se manifestou contra as falhas cometidas pela Ascap durante a realização da Rodada de Negócios?
Ou seja, se é para prejudicar um adversário eu me manifesto, agora se vai prejudicar um aliado eu me calo. Depois dizem que não fazem política.
9º- Finalmente, para quem possa pensar que exista política ou politicagem nas decisões da diretoria, pode tirar o burro da chuva. Já patrocinamos eventos e atletas, sem importar se eram do lado “A”, “B” ou “C”. O caso em pauta é a maior prova disto.
Guaraci Baldi
Nenhum comentário:
Postar um comentário