quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Votos de pesar


Santacruzenses. A morte de dona Carminha Assunção Maia, sem dúvida, marca a partida de mais uma pessoa ilustre de nossa cidade. Ao lado de seu Pepêu, soube conduzir a sua família de cinco filhos ensinando-os a ter amor pela nossa cidade. Atuou como esposa, mãe, avó e, sobretudo, amiga daqueles que frequentaram a casa do Casal Tavares Maia.
            Nossos pêsames aos familiares e parentes desta destemida mãe de família santacruzense.
  
Toinho do Pará
Prefeito de Santa Cruz do Capibaribe

Velório e sepultamento D. Carminha‏ mãe de José Augusto Maia


Faleceu hoje (18), no Hospital Municipal Raimundo Francelino Aragão, às 17h30min, Maria do Carmo Assunção Maia (D. Carminha), 83 anos, mãe de José Augusto Maia, em decorrência do Mal de Alzheimer.
O velório acontecerá na residência da família, na Avenida Dep. Enídio Cavalcante, 206, bairro Dona Dom, Santa Cruz do Capibaribe (PE). O sepultamento está previsto para às 16 horas da quarta-feira (19), no cemitério novo.

Nota da Secretaria de Saúde de Santa Cruz do Capibaribe com esclarecimentos sobre o óbito do menor Derquian Thiago Leite de Oliveira.


No dia 14 de setembro do corrente, o referido menor, segundo a equipe médica que o recebeu no Hospital Materno Infantil, deu entrada na unidade de saúde com quadro de febre muito alta e vômitos, estando em período pós-operatório de amidalectomia (cirurgia quase ambulatorial).

Devido aos sintomas acima apresentados, não se esperava que o quadro de saúde fosse tão grave, o que levou a equipe a ministrar medicamentação para vômito e febre. No entanto, a febre não cedeu, e diante disso foi feito envoltório, mas a criança começou a convulsionar, devido à febre muito alta.

Diante disso, foi solicitada a ambulância e senha com regulação para transferência do menor. Na unidade também havia duas gestantes precisando ser transferidas, mas na chegada da ambulância do SAMU, a equipe médica decidiu que Derquian seria transferido primeiro, devido à gravidade do seu quadro. Porém, o quadro da criança agravou-se e ao ser colocado na ambulância. O mesmo sofreu parada cardio-respiratória, sendo reanimado, tendo mais duas paradas até chegar a Caruaru, no Hospital Regional do Agreste. Nesta Unidade de Saúde, ele ainda sofreu mais três paradas. Ratificamos que em nenhum momento Derquian ficou desassistido pelo médico assistente, sem lençol, fraldas e teve toda assistência médica.

Realmente o falecimento da criança foi uma fatalidade, pois pela sintomatologia apresentada no ato da internação no Hospital Materno Infantil não teria a menor possibilidade de haver um agravamento do caso tão rapidamente, até porque crianças com sintomas de febre e vômito são atendidos mais de 100 casos todos os dias.

Após o óbito, o corpo foi encaminhado ao SVO – Serviço de Verificação de Óbito, órgão competente para apontar a causa morte da criança. No laudo foi detectado morte por infecção generalizada.
Como foi mencionado anteriormente, a criança havia passado por um procedimento cirúrgico recentemente, o que leva a crer que no ato da cirurgia ou após, ainda dentro da unidade hospitalar onde foi realizado o procedimento, essa criança foi acometida por uma infecção hospitalar proveniente de bactéria bastante potente. Desta forma, quando os pais procuraram o serviço de saúde, a infecção já estava em um estágio bem avançado de septsemia, onde a sobrevida era mínima diante do tamanho da gravidade.

Porém, para que possamos ter maiores informações e esclarecimentos sobre o caso, a equipe de Vigilância Epidemiológica hoje fará visita a família para fazer investigação sobre o óbito. Foi falado com a mãe por telefone onde a mesma disse que só poderia atender a equipe de epidemiologia da Secretaria de Saúde às 17:00 horas, pois estava bastante ocupada com seus afazeres .

Ressaltamos ainda, que não houve atraso no atendimento, tão pouco negligência médica. Lamentamos pela família, porém, lamentamos também a atitude de alguns políticos, que querem se aproveitar do caso, tentando colocar palavras na boca da família para denegrir o nome do Hospital Materno Infantil e das pessoas que lá trabalham.
Gostaria ainda de esclarecer que estamos à disposição da família para prestar maiores esclarecimentos, juntamente com o Dr. Thiago que atendeu e acompanhou a criança até Caruaru.



Maria Izalta Lopes Gama
Secretária Municipal de Saúde

Moda Primavera-Verão 2012/2013 é tema de palestra nesta quarta-feira‏


Os empresários do Setor de Confecções estão convidados a participar da palestra Tendências de Moda Primavera-Verão 2012/2013, que será ministrada pelo palestrante Kassio Lopes, com participação do estilista Nildo Pessoa.

O evento acontecerá nesta quarta-feira (19), às 19h30, no auditório da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe.

A palestra é uma realização da Matéria Prima, indústria especializada na fabricação de fivelas, plásticos e etiquetas metalizadas, com o apoio da Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe - Ascap e Rossini Indústria Metalúrgica.

Mais informações na Ascap: (81) 3731-2818.

“É dessa forma que faremos política”‏



Essa foi a afirmação do candidato a prefeito de Santa Cruz Edson Vieira (PSDB) após o término da sabatina promovida pelo EJC. Com uma campanha baseada em propostas e sem ataques pessoais, Edson e Dimas estão crescendo a cada dia.

A sabatina ocorreu na Casa da Criança, nesta segunda (17) e contou com a participação de centenas de jovens que questionaram os candidatos sobre diversos temas “É dessa forma que faremos política, participando de importantes sabatinas como essa, a organização está de parabéns. O jovem está mais do que nunca participando de nossa política e será peça fundamental para a mudança dessa cidade” pontuou.

Edson respondeu todos os questionamentos e foi aplaudido pelos jovens que atentamente observaram as posturas dos candidatos. Em suas palavras de encerramento agradeceu a oportunidade e pediu uma chance aos jovens de Santa Cruz “Eu não peço que as pessoas mudem de lado ou de partido. Peço uma chance para Santa Cruz” finalizou Edson.

G2 Comunicação Integrada