sexta-feira, 1 de junho de 2012

Estudantes visitaram aterro sanitário de Santa Cruz do Capibaribe



Estudantes da Escola Estadual Malaquias Cardoso de Santa Cruz do Capibaribe, visitaram na tarde desta terça-feira (29) o aterro sanitário da cidade. Os alunos tiveram uma aula diferente sobre drenagem do gás, dreno de chorume, meio ambiente e como reciclar o lixo em casa.
Aterro sanitário é um depósito onde são descartados resíduos (lixo) das residências, indústrias e construções. Porém, como a coleta seletiva ainda não ocorre plenamente, é comum encontrarmos nos aterros sanitários plásticos, vidros, metais e papéis.
O administrador do aterro de Santa Cruz do Capibaribe, Alencar Lopes, falou da grande importância de um local como esse para a cidade. “O aterro dá um destino final ao lixo que antes ficaria a céu aberto e soluciona os problemas causados pelo excesso de lixo que ficaria nas ruas ou em local inapropriado”, disse Alencar.
Os aterros sanitários são construídos em locais distantes das cidades por causa do mau cheiro e da possibilidade de contaminação do solo. Alencar ainda ressalta sobre a separação do lixo em casa. As pessoas devem ter consciência da separação do lixo orgânico que é resto de carne, frutas, verduras e outros alimentos do lixo reciclado, que são papéis, plásticos, metais e vidros.
O aterro sanitário fica no sitio Pintor, na estrada que dá acesso ao sitio Cacimba de baixo, zona rural de Santa Cruz do Capibaribe e está aberto para visitas. Para maiores informações, (81)9293-1969/9387-6827 ou pelo e-mail: alencarcatoloco@hotmail.com

Em Toritama: Vereador cobra retirada de carros velhos nas margens da PE 90‏



Na reunião desta quinta - feira o vereador da cidade de Toritama, o petebista Edijan Enildo pediu providências quanto a alguns veículos velhos abandonados , uma espécie de ferro velho, nas imediações da Rua Elpídio Florêncio, e nas margens do perímetro urbano da PE 90, que estão atrapalhando a visibilidade dos que trafegam naquela área, tanto os pedestres, quanto motoristas, além do mais está servindo de lixeiro publico acumulando ratos,baratas e outros insetos que vem causando alguns transtornos a população daquela área e serve até de esconderijos para vândalos e andarilhos.
Pedimos que a prefeitura tome alguma providência no que compete a mesma quanto aos órgãos estaduais, já que a rodovia citada está passando por reformas, que sejam tomadas providências quanto a isto. Pedimos em nome da nossa sociedade e dos que por ali residem e trafegam que seja resolvido o mais rápido possível.



Fonte: Wendell Galdino - Assessor.

Edson Vieira presta contas das emendas parlamentares e ações com o Governo do Estado


Em entrevista realizada à Rádio Comunidade FM, o deputado estadual Edson Vieira (PSDB) realizou um balanço das emendas parlamentares que direcionou para ações de infraestrutura, esporte, além de contemplar também entidades de interesse social e zona rural. Entre as verbas destacou.
400 mil reais para o asfaltamento urbano em Santa Cruz do Capibaribe
250 mil reais Secretaria de Esportes
200 mil Secretaria de Agricultura
50 mil reais Fundação Padre Zuzinha
50 mil reais para Adessc
25 mil reais Fundação Altino Ventura
25 mil reais para o AACD

Além destas emendas que tem direito a destinar como deputado estadual, Vieira elencou as ações junto ao Governo do Estado, entre concluídas ou em andamento, bem como as que estão em fase de projeto.

Redução de ICMS no Pólo das confecções (10% para 4%);
Publicidade para o Pólo no momento da crise do Lixo Hospitalar (2,5 milhões);
Apoio aos eventos como o Moda Santa Cruz (show de Santana);
Escola Técnica (5,5 milhões);

Construção do Fórum (após inúmeras reuniões no TJPE juntamente com representantes da OAB e da comarca local);
Escola Referência Luiz Alves (Apresenta elevado índice de aprovação no vestibular das Universidades Federais e Estaduais)
Esgotamento Sanitário (após problemas com a empresa vencedora da licitação, a obra está em vias de ser destravada e está orçada no valor de 49 milhões. Será a maior ação de infraestrutura realizada no município);
Mais de 2 mil horas de trabalho com máquinas, construção de açudes e barragens, além de sementes e perfuração de poços na zona rural ( 700 mil reais)
Duplicação da PE-160 (Já foram liberados 1,3 milhões para o projeto executivo, os trabalhos dos topógrafos esta em fase de conclusão).