domingo, 27 de abril de 2014

Ações para o público LGBT marcaram o mês de abril em Santa Cruz do Capibaribe


Durante o mês de abril, o público LGBT de Santa Cruz do Capibaribe teve a oportunidade de participar do primeiro Seminário da Diversidade do município.
Em quatro encontros o Seminário abordou temas como saúde, religião, família, mercado de trabalho, educação, direitos e deveres.
Para o palestrante Rildo Veras, Assessor Especial para a Diversidade Sexual do governo do estado, o Seminário foi inovador: “não é uma temática fácil, pois encontra ainda algumas resistências, mas foi muito positivo e trabalhou a cidadania dessa população de forma ampla, incluindo pessoas que historicamente ficaram à margem da sociedade”.  
Dentro das ações realizadas neste mês, também aconteceu o Concurso de Talentos Diversidade em Cena, na última sexta-feira (25), no Teatro Municipal. Diversas apresentações artísticas e culturais fizeram parte do evento, o vencedor e classificado para a etapa estadual foi o santa-cruzense Luiz Carlos, interpretando Ney Matogrosso.
O secretário executivo de articulação política, Gilson Julião comemora o resultado dos eventos: “o público LGBT e as famílias lotaram o Teatro Municipal para prestigiar as apresentações, também houve uma grande participação no seminário e isso deixa a gestão municipal muito satisfeita e motivada a desenvolver outras atividades para o segmento”, finaliza.
Assessoria

Feira da cidadania oferecerá serviços gratuitos à população


Nesta segunda-feira (28) acontece a Feira da Cidadania, como parte da programação da Semana de Direitos Humanos, que está sendo vivenciada em Santa Cruz do Capibaribe.
A Feira oferecerá serviços gratuitos à população nas áreas de saúde e assistência social, como:
·         exames básicos;
·         emissão de carteira do SUS;
·         orientação de profissionais do NASF (educador físico, fisioterapeuta, psicólogo e fonoaudiólogo);
·         emissão de documentos;
·         balcão de informação do PROCON;
·         balcão de direitos;
·         orientação dos programas sociais CRAS, CREAS, Bolsa Família e Coordenadoria da Mulher;
·         projeto Sabão Caseiro da paróquia do Senhor Bom Jesus e São Miguel.
A Feira da Cidadania acontece na Praça dos Estudantes, das 8 horas ao meio dia e é promovida pela Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco e Secretarias Municipais de Saúde e de Cidadania e Inclusão Social. 

O “Gigante” cresce a passos largos‏


O Calçadão Miguel Arraes de Alencar é uma das mais importantes instalações públicas da cidade de Santa Cruz do Capibaribe, as obras bem adiantadas animam os confeccionistas que esperam nos próximos meses já comercializarem na ampla estrutura oferecida. O canteiro de obras recebeu nesta sexta-feira (25) a vistoria do deputado estadual Diogo Moraes (PSB). O socialista que representa o Governo do Estado na região saiu satisfeito com andamento dos trabalhos. “Essa é uma importante obra que dará mais dignidade ao povo que lá comercializa. Trabalhei junto ao Governo do Estado para que a construção do Calçadão de Confecções Miguel Arraes de Alencar fosse uma realidade”. Pontuou.
A obra é fruto de uma parceria do Governo com a Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe com investimento de R$ 13,3 milhões, e irá trazer mais trabalho e renda em benefício de mais de quatro mil famílias de Santa Cruz e será entregue nos próximos meses.
Assessoria

Mudanças políticas, mas sem prejuízos


O deputado estadual Diogo Moraes (PSB) prova a cada dia a força da sua candidatura à reeleição. Desta vez, o principal líder da oposição de Jataúba, Mamão, confirmou que mesmo apoiando a pré-candidatura de Armando Monteiro Neto (PTB) ao governo do estado, seguirá com o socialista na disputa para deputado estadual.
 
Mamão deixou bem claro que sua insatisfação com o ex-governador Eduardo Campos (PSB), não interfere no compromisso firmado com o deputado Diogo Moraes. “Não vou recuar. Tenho compromisso firmado com o deputado Diogo Moraes”, disse.
 
O deputado ratificou que o elo entre os dois em prol de ações para o munícipio segue firme.  “Tenho minha parceria com Mamão. Ela está cada vez mais forte e respeito a decisão dele. É uma questão de uma disputa local. Não considero uma traição, é compreensível dentro do processo municipal”, declarou Moraes.
 
Lero – há alguns dias o vice-prefeito de Taquaritinga do Norte, Lero (PDT), concedeu entrevista e confirmou que mesmo apoiando Armando Monteiro para o governo, não modificará seu apoio para deputado estadual, prosseguindo com Diogo Moraes.

Fonte: Blog Direto ao Ponto

Santa Cruz do Capibaribe recebe sete profissionais do Programa Mais Médicos‏


Na última sexta-feira, 25 de abril, Santa Cruz do Capibaribe, agreste pernambucano, recebeu sete médicos cubanos vinculados ao Programa Mais Médicos que somados aos dois profissionais que já atuam nos Postos de Saúde da Família, deixarão o município com metade das unidades com atendimento médico diário.
A Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde disponibilizará toda infraestrutura de alimentação, transporte, moradia e acolhimento dos nove profissionais que atuarão nas áreas com maior demanda populacional assistindo mais de 40 mil pessoas que terão médicos cumprindo uma carga horária de 40 horas semanais na Atenção Básica do município.
“Nós da Secretaria de Saúde, sobretudo a equipe da Atenção Básica e do Planejamento, juntamente com o prefeito Edson Vieira, desde que o programa foi lançado nos cadastramos e demonstramos junto ao Ministério da Saúde que tínhamos interesse em receber os médicos, mostrando que o município tinha as condições necessárias e cumpríamos todos os pré-requisitos para acolher esses profissionais com toda infraestrutura”, frisou Breno Feitoza, secretário de Saúde.
A chegada dos médicos promoverá melhorias nos indicadores de saúde através de uma atuação na prevenção que levará a diminuição da mortalidade infantil e um melhor acompanhamento da gestante, sobretudo na gravidez de risco, na Atenção Básica, bem como, proporcionará uma diminuição na demanda da procura de atendimento médico nas unidades hospitalares, levando uma melhor qualidade de saúde para os que mais necessitam.  
“Temos dois médicos do programa que já estão fazendo um belíssimo trabalho no município, e hoje, estamos vivenciando um momento histórico e de muita alegria para Santa Cruz do Capibaribe, recebendo sete profissionais que deixarão metade dos nossos PSF’s com atendimento médico diário, cuidando dos nossos santa-cruzenses com todo o amor e atenção que a nossa população merece”, ressaltou o prefeito Edson Vieira (PSDB).
Além da chegada dos profissionais do Programa Mais Médicos, em breve, a Atenção Básica do município receberá três Unidades de Saúde da Família reformadas e ampliadas nos bairros Cohab e Santo Agostinho e na Vila de Poço Fundo, e uma unidade nova construída no bairro Cruz Alta.  
Visita aos PSF’S
Na próxima segunda-feira, 28 de abril, às 10h, o prefeito Edson Vieira (PSDB) cumprirá uma agenda de visitações aos PSF’s, iniciando pela unidade do bairro Dona Lica, juntamente com o secretário de Saúde Breno Feitoza e os profissionais que integram o Mais Médicos no município.
Assessoria